20 - SETEMBRO AMARELO - 24

Setembro Amarelo  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

TEXTO

MENSAGEM

Setembro tem se tornado mundialmente o mês de prevenção ao suicídio. O mundo todo, nas datas desse mês, se volta para a divulgação de materiais, frases, músicas e propagandas para conscientizar as pessoas de que elas não estão sozinhas, de que a morte não é a solução e que é possível encontrar uma saída melhor em vida.
Esse esforço mundial pela preservação de pessoas que desistiram de viver, de pessoas que já não conseguem ver mais beleza na vida, motivos para continuar, de pessoas que já perderam toda a esperança, de pessoas que estão sofrendo tanto que tudo o que querem é acabar com a sua dor ainda que ao custo de sua própria vida, esse esforço tem se intensificado a medida que vemos a humanidade mergulhando ainda mais em seu próprio sofrimento.
O que boa parte do mundo não percebe é que a principal causa de nossas dores é o pecado. O pecado que está no mundo e afeta a tudo e todos e também os nossos pecados individuais.
Nem sempre o sofrimento vem por causa de um pecado específico, Jó é um exemplo disso, Elias ao desejar a morte também.
Mas em todos os casos, o pecado é o autor direto ou indireto do nosso sofrimento. Por causa do pecado somos assediados por traumas, desequilíbrios químicos e hormonais, etc.
Um dos primeiros passos para entender a nossa dor é saber a sua origem.

MOTIVOS PELOS QUAIS AS PESSOAS ESTÃO CADA VEZ MAIS SEM ESPERANÇA

A FALTA DO DESCANSO
Exodus 16:29 NAA
29 Vejam! O Senhor deu a vocês o sábado; por isso, ele, no sexto dia, lhes dá alimento para dois dias; cada um fique onde está, ninguém saia do seu lugar no sétimo dia.
Quando Deus deu os dez mandamentos ao povo por meio de Moisés, ele fez questão de deixar um mandamento específico sobre descanso.
Nos nossos dias, temos visto cada vez mais o porque disso. Jesus vai afirmar aos fariseus que interpretavam de modo errado o sábado:
Mark 2:27 NAA
27 E Jesus acrescentou: — O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.
Deus deu o dia de descanso para o homem porque o homem precisaria desse dia. Mas o homem procurou se fazer escravo do sábado, como se o sábado fosse sagrado e o homem o seu servo.
O sábado que era para descanso, virou um dia de fardo religioso sobre todo o povo.
Falamos tanto sobre ter tempo, sobre arrumar tempo.
As pessoas estão cada vez mais cansadas da vida da cidade e estão abandonando tudo para ir em busca do campo e uma vida tranquila.
A realidade de muitos é acordar as 5 da manhã, ficar 2 horas no trânsito ou dentro de um ônibus/ metrô sem espaço para se mexer ali dentro, seguidos de 8 até 12 horas de trabalho em ambientes muitas vezes estressantes pra só então ter que enfrentar mais 2 horas para retornar pra casa e repetir essa rotina por 5, 6 e as vezes até 7 vezes por semana.
No último ano tem crescido o movimento que luta pelo fim da escala 6x1 não pela escala em si, mas por ser uma escala que está presente, em geral, nos trabalhos mais desgastantes, cansativos e mau remunerados.
Essas pessoas, depois de tanta luta, tanto trabalho, no único dia que tem para o seu descanso elas ainda precisam organizar a casa, comprar o que tiver que comprar, resolver burocracias, ir ao médico quando preciso, isso sem falar de filhos, família, etc, etc.
Como se vive uma vida que é resumida a trabalhar? O sentido da vida de muitos é produzir mais e mais e mais porque se não produzir o que estão pedindo você é substituído pelo próximo e corre o risco de passar fome.
Nosso sistema está fadado ao fracasso, à opressão porque é isso que o ser humano faz com o seu próximo. Quantos não foram escravizados em prol de uma nação socialista que pregava a igualdade e só entregou miséria? Quantos são escravizados em prol de uma nação capitalista onde são sugados até o último dia para produzir coisas que talvez eles nunca tenham acesso?
A falta do descanso é um veneno para o ser humano, e agora que estamos competindo com máquinas, inteligencias artificiais, estamos começando a ver o abismo que espera a humanidade que deposita todas as suas esperanças de uma vida melhor no trabalho.
A SATISFAÇÃO NOS PRAZERES
1 Corinthians 6:19 NAA
19 Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo, que está em vocês e que vocês receberam de Deus, e que vocês não pertencem a vocês mesmos?
Muitas pessoas, a maioria inclusive, vive uma vida edonista. Buscam os prazeres para se sentirem vivos, para se sentirem realizados, para poder dizer: “zerei a vida”.
Prazeres não são apenas o sexo embora ele seja o que o ser humano mais busca geralmente. Mas muitos se perdem ao idealizar o emprego perfeito.
Fazemos de nós mesmos, do nosso corpo de nossas experiências os motivos de realização e alegria.
Ignorando que nossa vida não nos pertence mas que como diz o catecismo, nosso fim principal, nossa razão de existir é glorificar a Deus e desfrutá-lo para sempre, ignorando essa realidade, buscamos tudo para colocar no lugar do Único que pode satisfazer o desejo de nossa alma.
A gente persegue tudo e todos em busca de paz, pertencimento, realização e no fim, não encontramos nada além de ansiedade e insuficiência.
A BUSCA POR SENTIDO/ SEGURANÇA
O professor Clóvis disse uma vez:
Desde criança fomos adestrados a amar a moda de Platão.
Já ouviu falar em amor platônico? Pois bem!
O amor de Platão é o amor na falta, na ausência, o amor do que ainda não se tem ou não se pode ter.
Na escola diziam que o primário é a preparação para o ginásio.
No ginásio agora é um professor pra cada matéria, agora finalmente você escreve de caneta no caderno, agora você não é mais criança, agora sim vai ser tudo maravilhoso.
No ginásio você descobre que ele é preparação para o ensino médio.
No ensino médio sim você não precisa mais de uniforme, agora você vai aprender a ser adulto, vão poder escolher o que querem fazer da vida dali por diante. Agora a vida vai valer a pena, você mudou até de prédio onde só os adultos entram.
No ensino médio entra o coordenador Gerson Trevisan, com seus olhos pequenos e sua voz de palestrante nato e anuncia: o ensino médio é a preparação pro vestibular.
Você então entra na faculdade e pensa ter todos os motivos do mundo pra se sentir realizado(a), agora ninguém segura, agora tu é o bichão memo. Uma infinidade de cursos pra escolher, tem curso pra tudo que é gosto, alguns meia boca, tu pode fazer as vezes 3 ao mesmo tempo.
Eis que surge o orientador do seu curso e te diz que até o quinto semestre você terá que arrumar um estágio porque a faculdade é pra te preparar pro seu emprego porque a faculdade só vai te ensinar o básico, tu vai aprender de verdade mesmo quando estiver ali, segurando a enxada, na prática da profissão.
Depois de sair como um maluco atrás de um estágio, eis que você é contratado. 6 horas por dia, na sua área de estudo. AGORA SIM! Finalmente a minha vida está valendo a pena, finalmente eu cheguei no caminho certo, mais de 12 anos me preparando, finalmente a vida vai valer a pena.
No meio do seu estágio alguém vira pra você e diz: O estagiário, se tu não for efetivado, isso aqui não vai valer de nada. Agora o objeto de desejo é a CLT assinada, a efetivação, o nome no quadro de funcionários. Depois de trabalhar como um condenado como todo estagiário, finalmente você consegue. Você está oficialmente empregado.
Por algum motivo sabe-se lá qual, mais de 17 anos, você começa a desconfiar que tem algo errado.
No seu primeiro dia você recebe caneca de bem vindo, um docinho com um bilhete, talvez uma pelúcia com o mascote da empresa e um moletom maravilhoso de confortável. Maravilha! Agora é só sucesso, agora é a vida de gente grande, finalmente sou adulto.
O chefe olha pra você e diz: viu, a empresa tem 15 níveis e você obviamente ta no 15. Enquanto você não passar pelo menos do nível 14, você não existe, não tem vaga nem pra sua bicicleta e se surgir alguém minimamente mais qualificado, você é o primeiro que vão trocar. Mas se você fizer tudo certinho, atingir as suas metas, vestir a camisa da empresa, você vai poder alcançar uma vida profissional de sucesso.
Você vai subindo, subindo, subindo, meta após meta e você chega no G8, seu chefe já ta no G3.
Você encontra esse chefe numa bela tarde de almoço na empresa e pergunta: viu, só por curiosidade. Depois de tanta meta atrás de meta, aonde isso vai parar?
Ele responde: vai ter um dia que vão te fazer uma festa pra você e quando fizerem uma festa pra você, vão fazer uma placa também! Obrigado perseguidor de metas! foram trinta anos que as metas foram seu foco e tiraram de você todo o vigor da sua juventude. Parabéns, muito obrigado, mas vamos substituir você por alguém mais jovem e mais iludido.
Aí você começa a pensar: Quando eu me aposentar, finalmente serei feliz, a vida terá valido a penas, vou descansar e aproveitar todo o meu trabalho. Mas agora, a vida ta chegando no fim.
Você vai e compra um carro quatro portas, automático, tamanho família, compra uma casa no Ninho Verde, no Manacá, no Jatobá, um sítio modesto em uma cidadezinha no interior.
E quando você estiver com 80 anos, a família chorando em volta nas últimas, pode ser que chamem alguém que carrega um livro preto na mão que poderá dizer: se acalme, o melhor ainda está por vir!
E você terá passado 80 anos sem ter percebido que há algo de errado no reino deste mundo, neste mundo tenebroso, nessa vida de sombras na parede Platão.
Sempre haverá algo que falta, sempre haverá um produto que você não tem e persegue com desejo ardente para ter. Sempre haverá um prazer a mais para se experimentar, até que não sobre mais nada, até que nada mais satisfaça, até que nada mais pareça ter sentido.
Porque aquele que dá sentido a todas as coisas, Aquele em quem tudo subsiste, Aquele que é a razão de todas as coisas, foi deixado de lado em meio a tantas opções nesse mercado que é a vida. Não percebemos que não pertencemos a nós mesmos.

O TRATAMENTO PARA O QUE INQUIETA AS NOSSAS ALMAS

CIÊNCIA
Deus tem cuidado de nós não apenas nos curando milagrosamente mas também enquanto provê graciosamente meios naturais pelos quais podemos nos tratar. Se tudo o que devêssemos fazer diante de uma depressão e ansiedade diagnosticada fosse orar e esperar um milagre dos céus Paulo não teria dito a Timóteo:
1 Timothy 5:23 NAA
23 Não beba somente água; beba também um pouco de vinho, por causa do seu estômago e das suas frequentes enfermidades.
O apóstolo que curava dia sim e dia também, incentivou Timóteo a tratar sua doença com o que a medicina da época dizia porque Deus nos trata, nos abençoa e nos cura também através das mãos de médicos.
Deus não está apenas no sobrenatural, mas muito mais frequentemente no natural, no ordinário, no comum. Se confiamos em Deus, confiamos que ele irá nos sustentar e se quiser nos curar seja por um milagre, seja por meio de remédio ou tratamentos.
Se tratar não é ter falta de fé, mas é caminhar com confiança de que o Senhor está me sustentando e me dando recursos para suportar a vida de forma mais leve.
A COMUNHÃO DOS SANTOS
Colossians 3:13 NAA
13 Suportem-se uns aos outros e perdoem-se mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem também uns aos outros.
Estar entre irmãos, estar entre amigos, estar juntos como igreja é uma das armas mais poderosas que temos para lutar contra a falta de esperança, de fé, o desânimo da vida.
É na comunhão dos santos onde encontramos consolo, acolhimento, carinho, proteção mas também advertência, correção, instrução. Tudo o que Deus instituiu na sua criação foi para que o ser humano fizesse proveito disso e glorificasse a Deus.
A igreja é uma escola onde aprendemos a ser como Jesus. Jesus não andou sozinho, Jesus não cativou multidões com seus milagres e sermões e depois se retirou sozinho como um andarilho solitário. Jesus fez questão de se relacionar até mesmo com um de seus inimigos e o chamou de amigo.
Ninguém é capaz de aprender a ser tolerante e paciente apenas consigo mesmo. Eu não sou capaz de vencer a minha ansiedade ou a depressão sozinho. Quando Deus nos chama a não deixar de congregar como está no livro de hebreus, quando Deus através de Paulo nos chama de corpo, ele está dizendo que todos nós devemos viver juntos.
Não existe espaço para individualismo na igreja. Se todos nós tivéssemos noção do bem que faz a socialização com grupos que compartilham do mesmo interesse, a gente buscaria isso como buscamos um remédio pra dor de cabeça.
Na igreja Deus não só atua em nós através dos meios de graça e da vida dos irmãos e irmãs, mas também atua através de nós.
2 Corinthians 1:4 NAA
4 É ele que nos consola em toda a nossa tribulação, para que, pela consolação que nós mesmos recebemos de Deus, possamos consolar os que estiverem em qualquer espécie de tribulação.
Pessoas que passam por depressão e períodos de ansiedade muito forte precisam não apenas serem lembradas disso, mas precisam de nós. Não podemos como igreja sermos omissos com relação aqueles que passam por essas lutas porque a luta é deles e não nossa.
Quando você pega uma gripe, é apenas a garganta quem sofre? Não são também as juntas que doem? Ou a cabeça? Ou mesmo a febre que atinge todo o corpo?
Como pode então um irmão, membro do mesmo corpo estar sofrendo e eu, sabendo disso, viver como se nada estivesse acontecendo?
Se quisermos ser tratados contra a ansiedade portanto é importante também a ajuda mútua. Buscar ajuda é importante, mas também é importante buscar quem precisa de ajuda e não consegue pedir.
MEIOS DE GRAÇA
Além dos sacramentos, nós temos 2 meios pelos quais Deus transmite a sua graça a nós.
Eles são o arroz e feijão do cristão, o ar que se respira e a água que se bebe.
Leitura das escrituras e a oração.
Leitura das Escrituras
Como eu conhecerei o poder restaurados de Deus, a sua graça e misericórdia, o caráter santo e perfeito dele se eu não o conhecer?
Como eu posso ser íntimo de alguém que eu não conheço?
Como eu vou conhecer alguém de quem eu não ouço falar?
Deus mandou escrever uma carta aberta sobre quem ele é, do que gosta, o que não gosta, o que espera de nós, o que tem pra nós e tudo isso está a uma distância de alguns cliques, mais fácil do que nunca.
Qual a primeira coisa que fazemos quando nos interessamos por alguém? Justamente pegar o contato pra conversar, para descobrir quem é o outro.
Como eu espero conhecer a Deus e ter segurança em sua mão pra vencer as minhas lutas e descansar confiando no seu cuidado se eu não me importo com quem ele é?
Eu to esperando o que? Eu criar uma consciência sobre Deus por osmose, por telepatia?
Será que estou esperando Deus fazer uma transferência via wifi da nuvem sobre quem ele é pra que eu não precise pegar aquele livro super chato que chamam de bíblia?
Oração
Se Deus deixou uma carta aberta com tudo o que precisamos saber sobre ele e como viver com ele, ele também deixou a si mesmo disponível para nos ouvir e se relacionar conosco.
Deus não está apenas em seu trono distante enquanto assiste a humanidade perdida de camarote.
Deus está neste momento ouvindo e se relacionando com todos os que vão até ele em sinceridade.
Quando o povo de Deus foi exilado para a Babilônia, o profeta Jeremias profetizou que aquilo duraria 70 anos.
Pense você, 70 anos após ver sua cidade saqueada, milhares de pessoas assassinadas, outras milhares levadas como prisioneiras, incluindo você.
70 anos vivendo em uma terra onde você não conhece ninguém, não sabe a cultura, onde falam outro idioma e onde você é visto como alguém inferior, que foi conquistado.
Quem disse que o exílio é apenas físico? Quantas vezes nós não enfrentamos desertos na alma? Exílios no coração? Quantas vezes não vivemos o que a bíblia chama de dia mau?
Nessas horas Deus diz aquele povo e a nós que lemos a sua palavra:
Jeremiah 29:11–13 NAA
11 Eu é que sei que pensamentos tenho a respeito de vocês, diz o Senhor. São pensamentos de paz e não de mal, para dar-lhes um futuro e uma esperança. 12 Então vocês me invocarão, se aproximarão de mim em oração, e eu os ouvirei. 13 Vocês me buscarão e me acharão quando me buscarem de todo o coração.
As lutas que nós enfrentamos hoje em dia não são só nossas! Não somos os mais sofredores, tantos outros passam ou passaram ou passarão pelos mesmos desafios.
Mas o próprio Deus que se compadece de nós e conheceu nossas aflições na sua carne venceu todas elas e nos prometeu estar conosco até o fim.
Você pensa que sabe o que te espera? Deus é que sabe os pensamentos que tem a respeito de cada um de nós! Ele quer nos dar paz e não mal!
Deus não vai te esquecer no meio da dificuldade, Deus vai caminhar conosco em meio a dificuldade para que tenhamos paz no sofrimento.
E aí ele declara que quando nós o invocarmos em oração, quando buscarmos de todo o coração, ele nos ouvirá e nós o encontraremos.
O maior remédio para as nossas ansiedades é encontrarmos o Senhor.
Mas pra isso eu preciso procurá-lo.
RESULTADO
Por fim, ao encontrarmos a Deus então poderemos dizer:
Philippians 4:11–13 NAA
11 Digo isto, não porque esteja necessitado, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. 12 Sei o que é passar necessidade e sei também o que é ter em abundância; aprendi o segredo de toda e qualquer circunstância, tanto de estar alimentado como de ter fome, tanto de ter em abundância como de passar necessidade. 13 Tudo posso naquele que me fortalece.
Só aí confiaremos em Deus o suficiente pra entender inclusive o seu não:
2 Corinthians 12:8–9 NAA
8 Três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. 9 Então ele me disse: “A minha graça é o que basta para você, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.” De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.
E por último, ao encontrarmos Deus no dia da aflição, buscaremos em primeiro lugar o seu Reino e a sua justiça sem nos preocuparmos de mais com o que será do nosso futuro.
Jesus o homem mais rejeitado da história, foi desprezado e mesmo os que o viram, escolheram ignorá-lo.
Mas você sabe o que ele carregava em silêncio naquela via cruci?
As nossas dores. As suas lutas e as coisas que você esconde no coração.
Ele levou tudo sobre si, mas ainda assim, o mundo o via como um derrotado.
Cada ferida que ele sofreu foi por nossa causa, por nossas falhas.
Nossos erros exigiram um preço.
Porque você ainda acha que Cristo não se importa com você?

APLICAÇÃO

O sábado foi dado por Deus por um motivo: precisamos de descanso!
Pensar de mais nos seus problemas não vai resolvê-los
Pare de tentar buscar a paz e a realização em coisas e situações
A ciência e a medicina é Deus nos tratando através da mão dos homens
Faça uso dos meios de graça, eles não estão disponíveis por capricho de Deus
Olhe pra Deus, Pedro afundou quando deixou de olhar para Cristo pra prestar atenção na tempestade que estava ao seu redor.
Um dia as primeiras coisas terão passado, não perca de vista a esperança que você recebeu em seu Senhor.
Related Media
See more
Related Sermons
See more