A Parábola da Candeia

Marcos   •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 17 views
Notes
Transcript
Acabamos de estudar a Parábola dos Solos e vimos que Jesus nos diz que a diferença entre os solos (corações) que nada produzem e os solos que são produtivos é ouvir a verdade, no sentido de crer nela e obedecê-la. Isso é o que diferencia os filhos de Deus dos demais homens.
O que distingue um verdadeiro crente é a capacidade de ouvir, entender, crer e responder à verdade divina com obediência. Ela encontra um lugar em seu coração.
Portanto, a marca distintiva dos verdadeiros cristãos é que eles ouvem e creem na verdade. (Só lembrando que crer é se responsabilizar).
E nosso Senhor deixa isso bem claro em muitas passagens. Por exemplo, no Evangelho de João, Ele disse:
João 10 14 Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, 26 Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. 27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. 28 Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.
Nos versos 4 e 5, Jesus diz:
… Elas [as ovelhas] o seguem, porque lhe reconhecem a voz; mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.
A propósito, a parábola está falando sobre cristãos frutíferos, que dão muito fruto.
Então, se você está entre aqueles que podem ouvir, nosso Senhor diz: “Ouça!”. Marcos 4:10 diz que Jesus estava ali tratando apenas com seus seguidores. No verso 24, Jesus diz: “Atentai no que ouvis”. No sentido do original grego, Ele estava falando sobre compreender e considerar a verdade. Ele quis dizer: “Perceba a Palavra de Deus com atenção e cuidado”.
Esse é o coração e a alma desta passagem. Então, em torno disso, o Senhor tem algumas coisas a dizer e quer que as entendamos. Estamos prestes a ser instruídos sobre como devemos ouvir.
Você teve o privilégio de receber a revelação de Deus, a verdade divina e se comprometer com ela? Então para você, foram dados os mistérios do reino de Deus, e o que está oculto do mundo, o que o mundo nunca entenderá, você compreende perfeitamente. Esse é um imenso privilégio, e você deve ouvir com verdadeira compreensão.
Como podemos ser bons ouvintes? Como devemos ouvir a Palavra de Deus? Particularmente, a Palavra de Deus nesse contexto é uma instrução sobre nossas vidas como testemunhas. Esse é o objetivo principal de nossas vidas.
Então, como devemos ouvir o Senhor para tirar o máximo proveito de nosso chamado e comissão? Aqui estão quatro características de como ouvir o Senhor e a Sua Palavra: com obediência, afeição, dependência e confiança.
Em primeiro lugar, devemos ouvir obedientemente
Devemos aplicar a verdade em nossas vidas, ou seja, responder obedientemente a ela.
Marcos 4 21 Também lhes disse: Vem, porventura, a candeia para ser posta debaixo do alqueire ou da cama? Não vem, antes, para ser colocada no velador? 22 Pois nada está oculto, senão para ser manifesto; e nada se faz escondido, senão para ser revelado.
Em outras palavras, o que nosso Senhor está dizendo é que se você for a luz, você deve deixá-la brilhar. Se você recebeu a semente, você deve semeá-la. Isso é parte integrante de brilhar a luz. Se temos a luz e a verdade, é nossa responsabilidade bíblica resplandecê-las para o mundo.
§ A candeia era uma pequena vasilha de barro com um bico para segurar um pavio, contendo alguns gramas de óleo que servia como combustível.
§ Alqueire era uma vasilha usada para medir quantidade de grãos e outros produtos secos.
§ O velador, nas casas mais pobres, era uma prateleira presa à parede. Em casas mais abastadas, eram pedestais ornamentados.
Era o único meio de luz, como se fossem as lâmpadas hoje.
E a candeia servia para iluminar. Ninguém pegava uma candeia e colocava um alqueire em cima dela ou a colocaria embaixo de uma cama. Isso não faria sentido. A luz deve brilhar. E assim, a implicação é que se você recebeu a luz, você precisa deixá-la resplandecer. Você precisa colocá-la no velador, ou seja, em evidência na sua vida.
Os discípulos conheciam o Velho Testamento, conheciam textos como o Salmos 119:105, que diz: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos”. Eles sabiam que Jesus estava falando da verdade de Deus. Temos a ordem de deixar a luz do evangelho brilhar intensamente através de nós.
Essa é a grande comissão dos santos, como Jesus falou em Mateus 28: 18-20, Atos 1:8 etc. Jesus disse: “brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5:36). Recebemos a luz para que ela resplandeça para os outros.
Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (Efésios 5:8)
Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; (1 Pedro 2:9)
A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz. (Romanos 13:12)
Jesus usa figuras diferentes para ensinar a mesma lição: os corações férteis assemelham-se a lâmpadas luminosas. É a Palavra de Deus que produz brilho nas vidas ao estabelecer sua influência nelas. A Palavra é simbolizada pela semente e também pela lâmpada. Os rabinos estavam escondendo aquela palavra debaixo de um sistema elaborado de tradições humanas e ações hipócritas. Hoje, muitas pessoas ainda escondem a palavra debaixo do alqueire e da cama, símbolos do lucro e do prazer.
Jesus fala sobre essa parábola para esclarecer o que havia dito nos versículos 11 e 12, ou seja, a verdade não é para ser escondida. A lâmpada deve voltar a brilhar com todo o seu esplendor. Ela não pode ser colocada debaixo do alqueire nem debaixo da cama, mas no velador. O mistério do Reino deve ser revelado e não escondido.
Que implicações essa parábola de Jesus tem para a igreja hoje:
Em primeiro lugar, nós devemos proclamar a verdade do Reino para os outros (4.21,22). Não podemos receber conhecimento da Palavra e guardá-lo apenas para nós mesmos, escondendo essa luz debaixo do alqueire ou da cama. Não faz sentido ter uma lâmpada escondida numa casa. A luz da verdade não nos é dada para ser retida, mas para ser proclamada. Precisamos repartir com outros essa luz. Precisamos compartilhar com os outros os tesouros da graça de Deus. Não podemos nos calar nem nos omitir covardemente.
Com a figura da lâmpada, Jesus se distanciou de modo veemente do esoterismo. O Reino de Deus não é uma religião de mistério nem uma doutrina fechada, mas uma verdade para sair do esconderijo e alcançar os telhados do mundo.
Um filho do Reino precisa ser um embaixador do Reino, um anunciador de boas-novas, um arauto da verdade, um facho de luz a brilhar diante do mundo. A igreja é o método de Deus para alcançar o mundo. A evangelização dos povos é uma tarefa imperativa, intransferível e impostergável. Precisamos dizer aos famintos que encontramos pão e dizer aos perdidos que encontramos o Messias. Precisamos pregar a tempo e a fora de tempo e aproveitar as oportunidades.
William Barclay diz que o propósito da verdade é que ela seja vista. Quando Lutero decidiu enfrentar a Igreja Romana, se propôs a combater primeiro as indulgências. Em Wittemberg havia uma igreja chamada “a igreja de todos os santos”, muito ligada à Universidade. Sobre a porta da igreja fixavam-se notícias da Universidade, assim como os temas das discussões acadêmicas. No dia 31 de outubro, Lutero fixou suas 95 teses sobre a porta da igreja, pois no dia seguinte, 1° de novembro, era o dia de Todos os Santos e coincidia com o aniversário da igreja.
Lutero queria que o maior número de pessoas pudesse ler. Ele havia descoberto a verdade e não podia guardá-la apenas para si. Precisamos colocar a lâmpada da verdade no velador, para que todos possam vê-la.
Em segundo lugar, nós devemos entender que a verdade jamais pode ficar escondida (4.22). Há algo indestrutível na verdade. Os homens podem resisti-la e negá-la, mas não destruí-la.
A verdade vai prevalecer sempre. No dia do juízo, aqueles que escaparam da lei, que saíram ilesos dos tribunais ou aqueles que praticaram os seus pecados longe dos holofotes, terão seus pecados anunciados publicamente. A verdade pode demorar a revelar-se, mas ela jamais será sepultada no esquecimento.
O ensino de Jesus nunca teve o propósito de ficar restrito a um pequeno círculo de seguidores. Era responsabilidade dos discípulos comunicar o evangelho do Reino ao mundo todo.
E essa plenitude da comissão veio após a cruz e a ressurreição. Antes de Sua subida aos céus, Jesus disse: “recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra” (Atos 1:8). A luz deve estar brilhando, não escondida. A semente deve ser semeada, não armazenada.
PRINCÍPIO DA RECIPROCIDADE
Marcos 4
24 Então, lhes disse: Atentai no que ouvis. Com a medida com que tiverdes medido vos medirão também, e ainda se vos acrescentará. 25 Pois ao que tem se lhe dará; e, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado.
Este é o princípio da reciprocidade – nós obtemos o que colocamos. Reciprocidade é responder a uma ação positiva com outra ação positiva, recompensando na mesma moeda. Toda vez que você recebe a Palavra de Deus com entusiasmo, abertura e obediência, Deus lhe dará mais verdade.
O comando “ Tome cuidado ” (4:24) é a chave para o restante do segundo parágrafo. Se uma pessoa escuta atentamente e aceita as palavras de Jesus, ela receberá mais ensinamentos. E se ela responder favoravelmente a isso, ela receberá ainda mais ( Mc 4:25 ).
Comentário Holman NT - Ouvir na Bíblia também carrega o significado de “agir de acordo com”. Jesus estava nos dizendo para prestar atenção ao que ouvimos e tomar cuidado com a forma como agimos de acordo com isso.
“Com a medida com que tiverdes medido vos medirão também, e ainda se vos acrescentará.”
Qual é o padrão de medida no contexto? Certamente parece que o padrão de medida se refere à nossa audição. Se tivermos boa audição (como solo bom), seremos receptivos às Suas palavras e receberemos de volta ainda mais ( reciprocidade ). Responda à verdade de Deus e mais verdade seguirá.
Devemos prestar bastante atenção ao que ouvimos. Quanto mais você ouvir o que está sendo dito, mais entendimento você ganhará. (Mattoon)
Provérbios 9:9 registra uma verdade semelhante: "Dê instrução ao sábio, e ele se tornará ainda mais sábio; ensine o justo, e ele aumentará seu conhecimento."
Aqui significa que ouvir atentamente os ensinamentos de Jesus será recompensado por Deus. Então Jesus acrescenta que pela graça de Deus a recompensa excederá o esforço. Deus nos dará ainda mais entendimento. Há uma superabundância de riquezas para aqueles que buscam a Palavra cuidadosamente.
Se a medida da sua audição for boa, rica, receptiva à Palavra, você a receberá de volta e ainda mais. De fato, "aquele que tem (v. 25), mais, será dado." Observe a repetição nos v. 24 e 25. - "ainda mais será adicionado" (v. 24) - "ainda mais será dado" (v. 25)
"A ideia aqui é que aqueles que ouvem o que o Senhor está lhes dizendo, e obedecem a Ele pela fé, O verão revelar ainda mais verdade a eles. Se você realmente quer conhecer as coisas profundas de Deus, reserve um tempo para compartilhar as coisas que você já sabe. Dê o que Ele lhe deu!... À medida que você dá a verdade que o Senhor lhe revelou, Ele lhe dará mais verdade. Se você acumular a verdade e guardá-la para si mesmo, o Senhor não tem razão para lhe dar mais verdade. O Evangelho é a única mercadoria que se torna mais valiosa à medida que você a dá. Quanto mais você compartilha a verdade com os outros, mais o Senhor compartilhará Sua verdade com você. À medida que compartilhamos nossa fé, estamos fazendo um investimento nos outros e em nosso próprio crescimento espiritual. Somos chamados a ser "rios de água viva", João 7:38 . Devemos deixar a verdade fluir de nós. Muitos cristãos agem como se fossem lagoas. A verdade flui para dentro e nada flui de volta para fora. Como resultado, sua vida estagna.
“Pois ao que tem se lhe dará; e, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado.” Verso 25
A quem tem, mais será dado - A questão é que somente quando Seus discípulos compartilhassem a luz que haviam recebido é que eles seriam capazes de receber mais luz espiritual.
A obediência implica bênção; mas a desobediência desemboca em prejuízo.
Aquele que é iluminado pela verdade e despreza esse privilégio está cometendo um grave pecado e perdendo uma grande oportunidade. A preguiça e a indolência são combatidas severamente nas Escrituras. A Bíblia diz: O preguiçoso deseja, e nada tem, mas a alma dos diligentes se farta (Pv 13.4).
Esse é um princípio para uma vida bem-sucedida. Assim como os músculos são fortalecidos pelo exercício, de igual forma, fortalecemo-nos espiritualmente pela prática da vida cristã. Conhecimento sem prática gera obesidade e flacidez espiritual. A maneira de termos uma vida cristã robusta é exercitarmos o que recebemos, aproveitando as oportunidades.
ILUSTRAÇÃO - O valor obtido pelo exercício regular. Os resultados de parar de se exercitar! Seus músculos atrofiarão. Use-os ou perca-os! O paralelo espiritual superior é visto no comando de Paulo ao jovem Timóteo - ( 1 Tm 4:7-8 + ).
Não tome como garantido o relacionamento que você tem hoje. Tudo pode ser perdido amanhã." (Daniel Akin).
Chris Benfield - Ao estudar as Escrituras, fica evidente que a economia de Deus opera de forma muito diferente da do homem. Jesus declarou que aqueles que possuem sabedoria, desejando-a sinceramente, têm a promessa de receber mais; enquanto aqueles que não têm sabedoria, sem desejo de obtê-la, perderão o pouco que têm. A verdade de Cristo está disponível para todos que a desejam, mas devemos buscá-la. Isso apresenta um desafio para cada crente ser um bom administrador de tudo o que o Senhor providenciou. Ele dá sabedoria para o nosso bem e Sua glória. Espera-se que usemos a sabedoria que possuímos atualmente para obter mais. Eu certamente desejo possuir tudo o que o Senhor tem a oferecer. Oro para que todos sejamos bons administradores daquilo que o Senhor nos confiou.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.