Salmo 34.8
Exposição dos Salmos • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
O Rev. Sérgio Paulo, de saudosa Memória, brincava, sempre que alguém falava de alguma comida que fazia, dizendo: “Eu só acredito se provar”.
A despeito de sua brincadeira, de fato, só é possível conhecer certas coisas efetivamente se provarmos.
A doçura do mel ou a amargura do mel só podem ser efetivamente descritas se as experimentarmos.
Esta é uma passagem em que Davi diz que a bondade de Deus precisa ser provada para que seja experimentada de fato.
Não há teoria para se ensinar a andar de bicicleta; Há um aspecto na relação com Deus que exige a experiência verdadeira.
Aos que não acreditavam na mensagem de Jesus, ele dizia algo semelhante:
16 Respondeu-lhes Jesus: O meu ensino não é meu, e sim daquele que me enviou. 17 Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo. 18 Quem fala por si mesmo está procurando a sua própria glória; mas o que procura a glória de quem o enviou, esse é verdadeiro, e nele não há injustiça.
ELUCIDAÇÃO:
ELUCIDAÇÃO:
Trata-se de um acróstico, com cada um de seus versículos começando com uma letra do alfabeto hebraico. Omite-se o “vav” e se adiciona um “pe” extra para começar o último versículo.
Trata-se de um cântico de ações de graças;
O Contexto da passagem é apresentado já no título do salmo que funciona como uma epígrafe contextual que indica quando o fato aconteceu, a saber, o tempo em que Davi compareceu perante Abimeleque, fingindo-se de louco. É provável que o título Abimeleque, que significa “meu pai é rei”, seja um título dos reis filisteus, tal como Faraó era para os egípcios. Então, assim, deve se referir ao rei Aquis, cuja referência dos livros históricos é a passagem seguinte:
10 Levantou-se Davi, naquele dia, e fugiu de diante de Saul, e foi a Aquis, rei de Gate. 11 Porém os servos de Aquis lhe disseram: Este não é Davi, o rei da sua terra? Não é a este que se cantava nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares? 12 Davi guardou estas palavras, considerando-as consigo mesmo, e teve muito medo de Aquis, rei de Gate. 13 Pelo que se contrafez diante deles, em cujas mãos se fingia doido, esgravatava nos postigos das portas e deixava correr saliva pela barba. 14 Então, disse Aquis aos seus servos: Bem vedes que este homem está louco; por que mo trouxestes a mim? 15 Faltam-me a mim doidos, para que trouxésseis este para fazer doidices diante de mim? Há de entrar este na minha casa?
Gate era uma cidade principal dos filisteus, que ficava na fronteira sul da Palestina. O gigante Golias era de Gate, conforme 1Samuel 17.4
4 Então, saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, da altura de seis côvados e um palmo.
O que Davi quer dizer com provar e ver?
O que Davi quer dizer com provar e ver?
Os sentidos ajudam nossa compreensão, pois o discurso racional por si só nao é suficiente para ilustrar tudo o que passa ou que os outros passem.
Muitas pessoas têm a oportunidade de estaremo próximas de provar e rejeitam: o jovem rico estava próximo de Cristo; mas não quis prová-lo; o leão em cujo corpo refugiou-se as abelhas que fizeram uma colmeia de abelhas, cujo doce não pode provar ele mesmo.
Comentários do Antigo Testamento: Salmos (2. Um Testemunho de Livramento (vs. 4–10))
Resultando de sua experiência pessoal com o Senhor, o salmista agora convoca outros a obterem experiência semelhante (v. 8). “Provar” é usado aqui, como em Provérbios 31.18, para discernimento (lit., “Ela [a esposa] percebe [heb., prova] que seu comércio é proveitoso”). Na igreja primitiva, por causa da idéia de provar, este versículo veio a ser apropriado à Ceia do Senhor. A referência de que o Senhor é bom se ajusta bem ao salmo como um todo, o qual, por seu constante uso do nome divino, enfatiza o caráter pactual da relação. É significativo que “bom” ou “bondade” é termo usado no Antigo Testamento para descrever as coisas prometidas por uma aliança. A pessoa que busca refúgio no Senhor lonhecerá deveras a bem-aventurança que ele outorga a seus filhos.
Em 1Pedro 2.1-10, Pedro nos chama para experimentarmos a presença do SEnhor
1 Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências, 2 desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação, 3 se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso. 4 Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, 5 também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo. 6 Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado. 7 Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular 8 e: Pedra de tropeço e rocha de ofensa. São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos. 9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 10 vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.
O que significa falar da bondade de Deus?
O que significa falar da bondade de Deus?
DEFINIÇÃO: Deus é o parâmetro definitivo do que é bom e tudo o que Ele faz é digno de aprovação.
O ser de Deus e seus atributos é digno da aprovação de quem?
Em certo sentido, da nossa aprovação;
Em sentido pleno, da aprovação d’Ele mesmo.
Qual é a prova bíblica da bondade de Deus?
Qual é a prova bíblica da bondade de Deus?
•esus afirmou: “Ninguém é bom, senão um, que é Deus” (Lc. 18.19);
•Os Salmos repetem diversas vezes: “O Senhor é bom” (Sl. 34.8
8 Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia.
5 Porque o Senhor é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade.
1 Aleluia! Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua misericórdia dura para sempre.
1 Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom, e a sua misericórdia dura para sempre.
Deus é o parâmetro do que é bom:
Deus é o parâmetro do que é bom:
•O que é bom? Tudo o que Deus aprova.
•Exatamente por causa disso o pecado é mau, porque Deus o desaprova.
•Deus é o nosso padrão de ética e estética.
O QUE DEUS FAZ É BOM:
O QUE DEUS FAZ É BOM:
•Na Criação:
“E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom [...]” (Gn. 1.31; Cf. Sl. 104)
•Nos seus atos divinos:
“Tu és bom e fazes bem; ensina-me os teus estatutos.” (Gn. 1.31; cf. Sl. 106 e 107)
106 e 107)
•Na sua vontade:
“boa, perfeita e agradável vontade de Deus.” (Rm. 12.2)
A FONTE DA BONDADE
A FONTE DA BONDADE
•Deus é a fonte da bondade. (Tg. 1.17; cf. Sl. 145.9; At. 14.17);
•Deus faz coisas boas pra seus filhos (Sl. 84.11; Cf. Rm. 8.28,32)
APLICAÇÕES
APLICAÇÕES
Podemos orar confiando na soberania de Deus:
11 Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?
Podemos nos submeter à disciplina do Senhor:
10 Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade.
Porque Deus é bom devemos dar graças em tudo
18 Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
Devemos fazer o bem para reproduzir a bondade de Deus (Mt. 5;
10 Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.
Deus é o bem último que desejamos
25 Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra. 26 Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre.