Hábitos que glorificam a Deus

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

Introdução

Irmãos, hoje quero falar sobre algo que é muito importante na vida de todo mundo; não importando se você chegou agora na fé ou já caminha à muito tempo… Nesta noite gostaria de trazer algo que é muito prático, talvez se assemelhe à um estudo bíblico. Vou abordar sobre a forma que nós estamos vivendo a nossa vida diante de Deus, mais basicamente sobre os nossos hábitos, coloquei como tema da mensagem de hoje: “Hábitos que glorificam a Deus”.
É fato que nós somos seres formados por hábitos, hábitos são repetições de coisas que nós fazemos diariamente, eu li em um artigo cientifico que os hábitos eles servem para que o nosso cérebro poupe menos energia pensando em cada coisa que nós fazemos no dia-a-dia, dessa forma hábitos vão se tornando coisas automáticas para que o nosso cérebro economize energia para faze-los. Então podemos basicamente dividi-los em hábitos bons e hábitos ruins.
E o intuito dessa mensagem é mostrar que os nossos hábitos é resposta direta a graça de Deus, à tudo aquilo que ele fez por nós, a morte e o sacrifício de Jesus na cruz do calvário para nos salvar dos nossos pecados.
Efésios 5.15–17 (NAA)
15 Portanto, tenham cuidado com a maneira como vocês vivem, e vivam não como tolos, mas como sábios,
16 aproveitando bem o tempo, porque os dias são maus.
17 Por esta razão, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.
Pra contextualizar essa passagem, Paulo inicia esse argumento no capítulo 4 de Efésios, onde ele fala sobre a nova e a velha natureza; A velha natureza se dá pelo fato de termos se tornado insensíveis e com isso fomos entregues a toda libertinagem para cometer todo tipo de impureza e pecado que nos afasta de Deus; vivendo contra Deus. Paulo, porém, contrasta com o fato de termos conhecido a Jesus Cristo e fomos então vestidos com uma nova natureza. Paulo a partir do versículo 25 ele argumenta o seguinte: Efésios 4.25-32
Efésios 4.25–32 NAA
25 Por isso, deixando a mentira, que cada um fale a verdade com o seu próximo, porque somos membros do mesmo corpo. 26 Fiquem irados e não pequem. Não deixem que o sol se ponha sobre a ira de vocês, 27 nem deem lugar ao diabo. 28 Aquele que roubava não roube mais; pelo contrário, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o necessitado. 29 Não saia da boca de vocês nenhuma palavra suja, mas unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. 30 E não entristeçam o Espírito de Deus, no qual vocês foram selados para o dia da redenção. 31 Que não haja no meio de vocês qualquer amargura, indignação, ira, gritaria e blasfêmia, bem como qualquer maldade. 32 Pelo contrário, sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando uns aos outros, como também Deus, em Cristo, perdoou vocês.
Efésios 5.1–2 NAA
1 Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados. 2 E vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós, como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.
Paulo, contrasta duas natureza: A Velha Natureza que é corrompida pelo pecado, que vive a vida se entregando a paixões desenfreadas, entregues ao pecado, vivendo uma vida contra a vontade de Deus; E a Nova Natureza que é revestida pelo Espirito Santo, que é transformada por Deus para realizar as boas obras às quais ele preparou para nós, como foi dito no capitulo 5.1 para sermos imitadores de Deus. É claro que essas duas natureza elas lutam diariamente entre si, como Paulo destaca em Romanos capítulo 7, Por isso, o Apostolo ele nos exorta sobre a maneira como nós vivemos diante de Deus.
Como foi lido no inicio:
Versículo 15: Parte A
15 “Portanto, tenham cuidado com a maneira como vocês vivem
Esse “Portanto” que Paulo usa aqui é uma inferência ou seja uma conclusão a tudo aquilo que ele disse anteriormente, à qual nós lemos no capítulo 4, basicamente Paulo está querendo dizer: Vocês conheceram a Cristo, foram revestidos da Nova Natureza, Jesus Cristo ele nos amou e se entregou por nós como oferta de sacrifício, nos libertou do pecado para vivermos Nele na Luz.
Então Paulo fala: “Por isso, por esta razão, diante de tudo isso: Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem”
Paulo, nos chama a visualizar/pensar/imaginar sobre a forma como nós estamos vivendo a nossa vida, “tenham cuidado”. E a pergunta nessa noite é quais hábitos estamos cultivando no nosso dia-a-dia? São hábitos que glorificam a Deus? ou são hábitos que excluem a Deus e serve apenas para alimentar a vontade da nossa carne? E isso é algo MUITO importante pra gente levar em consideração e realmente refletir nessa noite: “Como EU estou vivendo a minha vida?” “O que eu posso mudar / melhorar para agradar a Deus?” Lembrando que Paulo fala tudo isso considerando o que ele disse anteriormente, ou seja, as coisas que fazemos é resposta à graça de Deus em ter nos salvado por meio de Jesus Cristo.
Versículo 15: Parte B
15 “e vivam não como tolos, mas como sábios”
Paulo coloca dois grupos de pessoas 1º Os tolos / Insensatos / néscios e 2º Os Sábios.
O primeiro grupo dos tolos são aqueles que ‘ainda’ estão vestidos com a Velha Natureza, portando eles vivem afastados da vontade de Deus. Seguindo suas próprias paixões e desejos do coração. Então o “Tolo” é quem vive buscando satisfações momentâneas, como por exemplo: Ficar preenchendo o coração com coisas para satisfazer a carne, vícios, relacionamentos superficiais e como diz o Salmista “Diz o tolo em seu coração: ‘Não há Deus’.” ou seja, vivem a vida sem considerar as consequências espirituais e emocionais das suas ações.
O segundo grupo são os sábios, e o sábio conforme o contexto de Efésios é viver como “filhos da Luz”, ele evita o pecado e busca agradar a Deus em todas as áreas da vida. E o sábio então segue a ordem de Paulo em “Ter cuidado sobre a forma como nós vivemos”
Um exemplo prático disso nós encontramos em Mateus 7 quando Jesus vai ilustrar sobre o Sábio e o Tolo; Onde ele diz que o Tolo / insensato ele constrói a casa dele sobre a areia, sem fundamentos, sem alicerces, sem pensar nas consequências de se construir uma casa sobre a areia; A palavra diz que então “Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e bateram com força contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína” ou seja, o tolo colhendo a consequência das suas más ações.
Por outro lado, vemos o sábio, onde Jesus diz que são os que “Ouve e Pratica a suas palavras” que é comparado a um homem prudente que construiu a casa sobre a rocha, sobre um alicerce firme, pensando nas consequências da suas ações… E a palavra diz que aconteceu as mesmas coisas: “Chuva, os rios transbordaram, sopraram os ventos, e bateram com força sobre aquela casa… Mas a casa permaneceu intacta, pois foi construída sobre um firme alicerce, ou seja chuva forte; os rios transbordarem; os ventos fortes soprando e batendo com força sobre a nossa “casa” vai acontecer tanto para o tolo quanto para o sábio, a diferença é sobre onde estamos alicerçados, sobre como estamos construindo a nossa “casa”… E quando falamos sobre construir casa nós nos lembramos dos materiais necessários, que são:Tijolos, areia, cimento, argamassa, depois vem os revestimentos com os pisos, tinta e etc… E essas coisas para se construir uma casa é uma ilustração dos hábitos que fazemos na nossa vida, hábitos que ira refletir se estamos vivendo como tolos ou como sábios, hábitos esses que fazemos diariamente que serve para construir a nossa casa espiritual; Ouvindo e praticando os ensinamentos de Jesus, lendo e meditando na Palavra de Deus, conversando com o nosso Pai por meio da oração, congregando com os nossos irmãos e etc tudo isso nos ajuda a construir uma casa espiritual, forte e saudável. Vai vim a chuva e o vento forte batendo contra nossa casa, mas pela graça de Deus ficaremos intactos, pois estamos construindo nossa casa na rocha!
Versículo 16: Parte A
16 aproveitando bem o tempo
Algumas traduções colocam como “Aproveitando ao máximo cada oportunidade” nas versões mais formais está como “Remindo o tempo” e essa palavrinha ela é importante de ser enfatizada aqui pois ela significa literalmente “resgatar” ou “comprar de volta”. Então gostaria de trazer uma ilustração para ficar mais fácil para nós compreendermos o que Paulo está querendo dizer.
“Imagina um leilão onde, a cada segundo, surgem vários itens valiosos para serem comprados, mas você tem apenas uma certa quantidade de dinheiro. Cada item representa uma oportunidade única: Uma chance de ajudar alguém, ou de fazer algo produtivo ou até mesmo de crescer seu relacionamento com Deus - Vamos colocar aqui como se fosse um leilão com coisas cristãs e etc - Então, um comprador sábio ele vai observar atentamente cada item, vai passando itens importantes e itens que não importantes e quando ele vê uma oportunidade valiosa, ele vai usar seus recursos para compra-lo; Por outro lado, temos um outros comprador, que está distraído, perdendo tempo conversando, se distraindo com coisas fúteis ou correndo atrás de itens que não são tão importantes. Quando ele percebe, as melhores oportunidades já passaram, e ele perdeu a chance de “comprar” algo de verdadeiro valor.”
E assim é a vida. As oportunidades surgem a todo momento, mas o sábio é aquele que “resgata” ou “compra de volta” o tempo perdido, usando de maneira produtiva e significativa toda e qualquer situação para agradar a Deus.
Então por isso Paulo fala isso: Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; sejam como sábios e não tolos, “resgatem o tempo, comprem o tempo de volta” não deixem que coisas paralelas, coisas não importantes roubem o tempo valioso de vocês. Aproveitem bem o tempo; Aproveitem ao máximo cada oportunidade; Sejam como sábios remindo o tempo… Paulo está querendo dizer, parem de perder tempo com coisas inúteis que apenas satisfazem a sua carne, cultive hábitos que glorifiquem o nome de Jesus, Palavra de Deus vai dizer: “Sejam santos assim como o nosso Deus é Santo!”
Versículo 16: Parte B
16 Porque os dias são maus.
Irmãos, a missionaria Cristina, falou alguns domingos atrás sobre algo muito forte e real que o Senhor já está ministrando ao meu coração já há bastante tempo. E ela falou sobre estarmos perdendo tempo com celular, internet e várias outras coisas e estamos distraídos dos nossos “hábitos espirituais” leitura da Palavra, oração, jejum, congregar e etc… E isso é pura verdade. Um tempo atrás eu assisti um vídeo com a minha esposa basicamente sobre isso e no vídeo fala sobre as redes sociais, sem querer demonizar redes sociais, séries, filmes e etc mas nós como cristãos devemos ter cuidado sobre a forma como nós consumimos essas coisas, como Paulo vai dizer em 1 Corintios “Nós podemos todas as coisas mas nem tudo convém e não me deixarei ser dominado por nenhuma delas” Mas existe um risco muito grande disso, existe um ditado que diz que a diferença entre um remédio e o veneno é a dosagem. Repetindo, não estou dizendo que redes sociais, filmes, series, musicas e etc seja errado, claro que devemos FILTRAR MUITO BEM o que consumimos, mas o grande problema é que essas coisas podem facilmente se tornarem vícios nas nossas vidas, a palavra “entretenimento” significa “aquilo que distrai; entretém; distração”. E como Paulo disse: “Os dias são maus” Jesus disse que “O mundo jaz no maligno”. Então, é uma guerra espiritual enorme de Satanás contra o povo de Deus. Em Efésios capítulo 2 Paulo vai dizer que Satanás é o “Príncipe desse mundo, que atua nos filhos da desobediência” Mundo aqui nesse contexto se refere ao sistema, ou seja, ele governa sobre esse sistema, sistema esse que faz de tudo para nos distrair e preencher o nosso coração momentaneamente com diversas coisas que tiram o nosso foco do alvo que é Cristo. E uma dessas coisas, como foi dito é as redes sociais; Como eu disse e repito: Não estou demonizando as redes sociais, ela pode ser benção; Mas também pode ser maldição, tudo depende da forma como nós a usamos. Parafraseando o ditado: “O remédio pode se tornar um veneno e dar uma overdose, tudo isso depende da dosagem”
Irmãos, me permitam ser um pouco técnico mas sem ser chato pra explicar algo sobre o “Feed das redes sociais”, Feed são as postagens do instagram; facebook; TikTok; YouTube e etc que ficamos rolando 5x sem parar, pois os conteúdos são infinitos… Já aconteceu comigo e já ouvi várias pessoas falando também que quando abre o instagram fica rolando o Feed e quando vê já passou 1 / 2 horas e nem percebe a hora passar ou seja “tempo roubado”… Mas quando estamos lendo a Palavra, orando, estudando, fazendo coisas produtivas 10,20, 30 minutos as vezes parece uma eternidade, tudo isso por que ficamos distraídos, nosso cérebro está acostumado com hábitos ruins e existe uma explicação cientifica pra isso.
Eu li um artigo de uma psiquiatra americana que se chama Anna Lembke, onde ela aborda sobre a dopamina na mente de dependentes químicos viciados em crack, cocaína e etc e no artigo ela explica sobre o que é dopamina, e dopamina é um neurotransmissor que tem o papel de sinalizar o nosso cérebro prazeres e recompensas, ou seja, no caso do dependente químico quando ele está usando a cocaína ele recebe uma alta dose de prazer no cérebro o qual vicia o sistema do neurotransmissor, fazendo com que ele fique viciado porque a taxa de dopamina é muito alta por conta da droga. E durante esses estudos, ele notaram que as redes sociais provocam algo semelhante no cérebro, é claro irmãos que não estou comparando o crack e a cocaína com as redes sociais, o estudo apenas aponta que o Feed, os videozinhos curtos, reels e etc atinge o nosso neurotransmissor da recompensa e do prazer, e isso faz com que nós fiquemos viciados, quando algum famoso publica algo, posta um stories, chega uma notificação no celular e etc ou seja, muita das vezes ao invés de nós usarmos o nosso celular, ele que nos usa. E Paulo fala em 1 Co né “Posso toda as coisas, mas não deixarei que nada me domine”. Então, o inimigo usa dessa estratégia, as vezes ele não vai conseguir te fazer cair em pecado de adultério, roubo, vícios em drogas e etc mas ele consegue nos fazer ficar distraídos, perdendo tempo que hoje em dia é uma das coisas mais valiosas que temos, dai perdemos tempo com coisas vãs e fúteis, vivendo como tolo sem considerar as consequências das nossas ações.
Versículo 17: Parte A
17 Por esta razão, não sejam insensatos
Paulo, reforça novamente o que ele disse no versículo 15: “Portanto, tenham cuidado com a maneira como vocês vivem, e vivam não como tolos, mas como sábios” aqui no versículo 16 ele coloca “ Por esta razão, não sejam insensatos...” na versão ARA expressa melhor o que Paulo está querendo dizer: “Por esta razão, não vos torneis insensatos” E Paulo coloca esse verbo “Não sejam / Não vos torneis” no imperativo ou seja uma ordem, uma ordem bíblica e se está na bíblia é uma ordem de Deus: “Não vos torneis insensatos”, E o que é isso? Viver como tolo, usando o seu tempo valioso que Deus te deu de forma errada, fazendo apenas coisas para satisfazer a vontade da sua carne - e aqui não estou dizendo apenas pecados como fornicação, adultério e etc mas distrações, entretenimento - “Não vos torneis insensatos” e a palavrinha insensato expressa uma pessoa “desprovida de sabedoria, de bom senso ou de juízo” se torna uma pessoa negligente que ouve a Palavra de Deus e não se importa, se torna o que Jesus diz no Sermão do Monte em Mateus Cap 7 “Aquele que ouve a Palavra e não pratica é semelhante ao homem que construiu a casa sobre a areia… Chuva forte, vento forte bateram contra aquela casa e ela caiu…” Repetindo: “Por esta razão, não vos tornei insensatos” E como fazemos isso? Ele nos dá uma resposta na segunda parte:
Versículo 17: Parte B
17 Mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.
Aqui Paulo traz uma chave muito importante para nós hoje: “Compreender a vontade de Deus”
E sobre isso gostaria de dividir em duas partes o “Compreender a vontade de Deus” Vontade Revelada:
A vontade revelada é a vontade de Deus expressa na bíblia, seja por meio de mandamentos, leis, instruções ou promessas, como por exemplo:

1. Miquéias 6:8

“Ele já mostrou a você o que é bom;e o que o SENHOR pede de você? Que pratique a justiça, ame a misericórdia e ande humildemente com o seu Deus.”
Este versículo resume de forma simples a vontade de Deus em relação ao comportamento humano: justiça, misericórdia e humildade.

2. 1 Tessalonicenses 5:18

“Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”A vontade de Deus inclui gratidão em todas as circunstâncias.

3. 1 Tessalonicenses 4:3

“Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que se abstenham da prostituição.”A santificação é parte da vontade de Deus, e Ele nos chama à pureza moral.

4. Romanos 12:2

“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”Este versículo fala da vontade de Deus sendo revelada por meio de uma vida transformada e em conformidade com com sua vontade
Então, a bíblia claramente nos instrui e nos revela a vontade de Deus, claro que existem centenas de versículos bíblicos que revela a vontade de Deus; Aquilo que o agrada e o seus princípios para vivermos a nossa vida, uma vida que glorifique a Deus.
Vontade Especifica / Vontade Individual:
Essa vontade que coloquei como especifica ou individual é uma vontade que eu poderia colocar como se fosse um chamado para algo especifico, gostaria de dar um exemplo real: Tinha dois pastores batistas, americanos, que ainda jovens chamados Daniel Berg e Gunnar Vingren, e durante reuniões Pentecostais que tinham surgido em 1901 com o chamado “Reavivamento da Rua Azusa” lá nos Estados Unidos, cada um individualmente orando intensamente, foram impactados e sentiu um forte chamado para serem missionários. Durante essa oração, foi revelado que deveriam vir para o Brasil, um pais que eles conheciam muito pouco. Eles então buscaram orientações em orações, conselhos de outros irmãos e teve uma confirmação da igreja sobre o chamado deles. Eles então saíram dos Estados Unidos apenas com o dinheiro necessário para a passagem de navio, então eles chegaram no Brasil no Estado do Para que fica no norte do nosso país em 1910 sem ter ideia de onde ficariam, começaram congregando em uma igreja batista e depois plantaram uma igreja 01 ano depois, uma igreja que não sei vocês conhecem, fundada em 1911 que se chama “Assembleia de Deus” que hoje é uma das maiores denominações do mundo.
O chamado de Gunnar Vingren e Daniel Berg foi uma clara manifestação da direção de Deus, plantada no coração deles e confirmada pela igreja local. Eles apenas seguiram com fé a vontade especifica de Deus.
E para nós, hoje, é da mesma forma: Vivemos nossa vida pautada na vontade revelada de Deus que está na bíblia para todos os homens e mulheres. Por isso devemos todos os dias da nossa vida ler e meditar na Palavra de Deus! É a Palavra de Deus que nos transforma! Esse é o hábito que todo cristão precisa ter, Leitura da Palavra e Oração é o minimo e as outras coisas são frutos de uma vida que vivemos com Deus no particular. Mas existe também uma vontade especifica e individual para cada pessoa e essa vontade normalmente se dá por algo que queima muito forte no seu coração, seja ser professor e ter chamado na área do ensino, ser pastor, missionário, evangelista ou como também ser advogado, médico, abrir uma empresa, usar sua profissão, seus dons e talentos para ajudar na obra, ajudar missionários e glorificar a Deus com aquilo que ele te confiou.
E algo muito importe sobre “Compreender a vontade de Deus” é que ela nos dá um senso de propósito, e quando nós temos um propósito muito claro fica muito mais fácil, nós, no dia-a-dia cultivar hábitos para realizar a vontade de Deus, seja a vontade de Deus revelada na bíblia ou a vontade de Deus especifica e individual para cada um de nós.
RESUMO
Devemos ter muito cuidado com a forma como nós vivemos. Devemos ser sábios e usar todo o tempo que nós temos com bons hábitos que nos ajudem a viver a vontade de Deus! Então eu oro para que todos nós venhamos sair daqui nessa noite refletindo sobre a forma como estamos vivendo a nossa vida e o que pode fazer para melhora-la, perincipalmente no que tange no relacionamento com Deus.
Termino a Palavra de hoje com Tiago 1.22
Tiago 1.22 NAA
22 Sejam praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando a vocês mesmos.
Deus abençoe a vida de vocês, amém!
Related Media
See more
Related Sermons
See more