ENTRADA RESTRITA
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 6 viewsNotes
Transcript
O Tabernáculo contém três compartimentos. O ÁTRIO, O SANTO LUGAR E O SANTO DOS SANTOS. O ÁTRIO, ou Pátio, é o local onde o povo pode entrar levando sua oferta de sacrifício. Tem uma única porta de entrada, o altar de sacrifício e a Bacia de Bronze. Os outros dois compartimentos já são lugares em que o povo não podia entrar. O LUGAR SANTO tinha entrada restrita, apenas aos sacerdotes, que faziam seu trabalho no CANDELABRO, NA MESA E NO ALTAR DE INCENSO, que veremos hoje com detalhes. O SANTO DOS SANTOS era um lugar PROIBIDO para todos, exceto para o SUMO SACERDOTE, que uma vez por ano entrava. No SANTO DOS SANTOS havia a arca da aliança, onde Deus se revelava. Essa parte veremos semana que vem.
“Faça uma mesa de madeira de acácia com noventa centímetros de comprimento, quarenta e cinco centímetros de largura e setenta centímetros de altura. Revista-a de ouro puro e faça uma moldura de ouro ao seu redor.
“Faça um candelabro de ouro puro e batido. O pedestal, a haste, as taças, as flores e os botões do candelabro formarão com ele uma só peça.
“Faça um altar de madeira de acácia para queimar incenso. Será quadrado, com quarenta e cinco centímetros de cada lado e noventa centímetros de altura; suas pontas formarão com ele uma só peça. Revista de ouro puro a parte superior, todos os lados e as pontas, e faça uma moldura de ouro ao seu redor. Faça duas argolas de ouro de cada lado do altar, abaixo da moldura, que sustentem as varas utilizadas para carregá-lo, e use madeira de acácia para fazer as varas e revista-as de ouro. Coloque o altar em frente do véu que se encontra diante da arca da aliança, diante da tampa que está sobre ele, onde me encontrarei com você.
“Arão queimará incenso aromático sobre o altar todas as manhãs, quando vier cuidar das lâmpadas, e também quando acendê-las ao entardecer. Será queimado incenso continuamente perante o Senhor, pelas suas gerações.
Esses versículos fornecem as instruções que Deus deu a Moisés para a construção e uso do LUGAR SANTO no Tabernáculo. Vamos analisar cada móvel e seu significado para nós hoje.
1 - O CANDELABRO
Era um local extremamente escuro, pois não havia nenhuma abertura para entrada da luz do sol. A MENORÁ, ou o CANDELABRO servia para ILUMINAR aquele local santo. Era de OURO puro batido, simbolizando a pureza e a glória de Deus no meio da impureza do povo. A luz necessária para aquele lugar era gerada apenas desse objeto, de mais nenhum. É muito significativo observarmos que, em meio às trevas que vivemos, existe uma só luz, gerado de uma só fonte, que é Jesus Cristo. Ele mesmo se autodenominou assim.
Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”.
O que estamos esperando para seguirmos àquele que é a verdadeira Luz para o caminho? Olhe ao redor e veja quanta treva estamos expostos: INSEGURANÇA, MALDADE, MEDO, DESCONFIANÇA, INJUSTIÇA. Onde você tem buscado luz? SÓ EM JESUS TEMOS A LUZ CONTINUAMENTE ACESA EM MEIO AOS NOSSOS DESERTOS SOMBRIOS. O candelabro não poderia ser apagado. Ele tinha o azeite das lâmpadas renovado todos os dias, mostrando que A LUZ DE JESUS EM NÓS JAMAIS SE APAGA.
2 - A MESA DOS PÃES
“Faça uma mesa de madeira de acácia com noventa centímetros de comprimento, quarenta e cinco centímetros de largura e setenta centímetros de altura. Revista-a de ouro puro e faça uma moldura de ouro ao seu redor.
Coloque sobre a mesa os pães da Presença, para que estejam sempre diante de mim.
Essa mesa também era revestida de ouro puro. Naquele local restrito, onde apenas os sacerdotes entravam, tudo tinha a pureza e riqueza do ouro, apontando para a essência de Deus. A mesa era um objeto que servia para sustentar os doze pães da presença, que a cada semana eram substituídos e consumidos pelos sacerdotes. Os pães estavam sempre novos, e nunca faltavam naquele lugar. A mesa representava PROVISÃO e COMUNHÃO. Jamais faltaria o alimento ao povo de Deus, e o ambiente com uma mesa lembra a comunhão de uma refeição. Para a mesa eram chamados os amigos mais próximos e familiares. Essa comunhão do povo com Deus jamais acabaria.
Precisamos entender que TODA PROVISÃO VEM DE DEUS, e Ele jamais irá abandonar os Seus. Não temas! Ele continua a prover as necessidades do Seu povo. O pão de cada dia, o sustento diário vem Dele. O pão da vida veio Dele também, e é Seu Filho Jesus.
Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.
Ele é o nosso sustento espiritual, por isso precisamos manter PLENA COMUNHÃO com Ele. Sua mesa está posta, o convite ao banquete está feito. Saia das mesas com banquetes mundanos de prostituição, impureza, orgulho, vaidade.
3 - O ALTAR DE INCENSO
Esse é o segundo altar do tabernáculo. O primeiro ficava no Átrio e era para os sacrifícios. O Altar de incenso era feito de ouro, e ficava em frente do véu que separava o Lugar Santo do Santo dos santos. Arão queimava incenso de manhã e a tarde. Era um incenso aromático com receita especial dada por Deus, feito com combinações de ervas que só eram usadas para aquele fim. Representava as orações que subiam a Deus Pai incessantemente, já que o sacerdote o renovava duas vezes por dia.
Aponta para a importância da oração na vida de um crente em Jesus. Que importância a oração tem tido em sua vida? Essa simbologia ligada à oração é replicada no Apocalipse, falando que nom céu tem um incensário de ouro que são as orações dos santos.
e, quando tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos,
Veio outro anjo e ficou de pé junto ao altar, com um incensário de ouro, e foi-lhe dado muito incenso para oferecê-lo com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que se acha diante do trono;
A oração deve ser INCESSANTE, como a fumaça do incenso no Lugar Santo. Em alegria, ore louvando e agradecendo. Em aflição e dor, ore suplicando forças para a situação. Necessitado de alguma ação divina, ore pedindo. Pessoa ou instituição, país, Estado, cidade em necessidade? ORE! Sem forças para orar? Ore entregando tudo ao Senhor, e o Espírito vai interceder por você com gemidos inexprimíveis. A ORAÇÃO NÃO PODE PARAR!
O lugar santo era uma área restrita. O povo não podia entrar, somente os sacerdotes.
4 - O SACERDOTE
Haviam os sacerdotes e o Sumo Sacerdote. Eram da Tribo de Levi, responsáveis pelos sacrifícios e pelos objetos do tabernáculo. Eram os representantes do povo perante Deus.
O desejo de Deus para o povo é que entrassem em sua presença como um grande REINO DE SACERDOTES.
vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.
Veio Moisés, chamou os anciãos do povo e expôs diante deles todas estas palavras que o Senhor lhe havia ordenado.
O povo não conseguiu ser o que Deus desejou que fossem, pelo pecado em seus corações. Nós também não conseguimos ser esse REINO DE SACERDOTES, com entrada na presença de Deus, por sermos pecadores. TODO PECARAM E CARECEM DA GLÓRIA DE DEUS. Mas Deus mesmo se revelou entre nós, para cumprir
Seu propósito de fazer dos Seus um Reino de sacerdotes. Por amor, Deus se revelou em Jesus, que derramou Seu sangue para nos reconciliar com o Pai, e nos dar acesso direto ao Pai. Nosso acesso não é por nossos méritos, mas pelos méritos de Cristo. EM JESUS SOMOS O QUE DEUS DESEJOU QUE O POVO NO DESERTO FOSSE: SOMOS UM REINO DE SACERDOTES.
Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
ISSO É O SACERDÓCIO UNIVERSAL DOS CRENTES, em que TODOS os cristãos, por meio da fé em Cristo, têm acesso direto a Deus, SEM NECESSIDADE DE INTERMEDIÁRIOS HUMANOS. Todos são responsáveis em servir, em ser ministros, e não apenas os líderes religiosos.