O cristão e a política
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 5 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
Nesse momento o Brasil está em processo eleitoral. Muitos acreditam que a política não deve ser discutida entre os cristãos, como diz o ditado popular: “política, a religião e o futebol não se discute”. Mas, a política é um assunto muito pertinente para ser tratado no meio cristão, porque apesar dos cristãos pertencerem ao reino dos céus, eles ainda têm a cidadania terrena, desse modo, todos vão às urnas votarem em algum candidato a prefeito, a vereador entre outros. Quando se trata de política, os cristãos precisam avaliar bem o seu candidato porque o político eleito será o governante que estará representando a sociedade.
Na Bíblia Sagrada é nítido ver que existia a política na época, por exemplo José que virou governador do Egito, Salomão que virou rei em Israel e pediu sabedoria para governar o povo, Neemias que foi governador de Judá e reconstruiu o muro de Jerusalém.
Quando se trata de política na igreja, é preciso levar em conta algumas considerações:
O pastor não pode usar o púlpito para defender partido político.
O culto não deve ser um momento para trazer o político para pedir voto.
O pastor não pode reunir os membros para pedir voto para um candidato em troca de telhas, cimento, tijolos ou qualquer outra coisa para benefício da igreja.
Porque entende-se que a igreja é separada do Estado, isso significa que o Estado não intervém nas decisões da igreja e nem a igreja nas decisões do Estado. Quem governa a igreja é Cristo Jesus, que é o cabeça.
O objetivo de tratar sobre esse assunto não é para defender nenhuma bandeira política, mas olhar para a Bíblia e verificar alguns valores bíblicos que são inegociáveis e que são importantes para escolher um candidato.
Transição
Transição
Veremos quatro valores bíblicos que são inegociáveis para os cristãos.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
1° A família (Gênesis 1.26-27)
1° A família (Gênesis 1.26-27)
Deus criou o homem e a mulher para que eles formassem uma família e representassem Deus na terra. A raça humana representa a Deus de três maneiras:
1ª Refletindo os atributos de Deus (v. 26 a)
1ª Refletindo os atributos de Deus (v. 26 a)
26 Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.
Deus criou o homem diferente dos animais, ele está em nível mais alto. Deus criou o ser humano “a sua imagem” e “a sua semelhança”, isso significa que o homem representa a Deus, pois ele tinha um relacionamento profundo, uma comunhão com Deus, o Criador conversava com Adão.
Adão comunicava os atributos de Deus, ou seja, as características que pertencem ao caráter de Deus. Toda a humanidade herdou os atributos que Deus comunica com o homem, por exemplo, amor, bondade, compaixão, misericórdia e dentre outros.
2ª Dominando sobre a terra (v. 26 b)
2ª Dominando sobre a terra (v. 26 b)
26 Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”.
Deus criou o homem para governar a terra, ou seja, exercer autoridade sobre os animais que Deus havia criado. O homem era uma criatura inteligente, ele deu nome a todos os animais que Deus criou. Adão era digno de confiança para cuidar da terra.
3ª Se relacionando (v. 27)
3ª Se relacionando (v. 27)
27 Criou Deus o homem à sua imagem,
à imagem de Deus o criou;
homem e mulher os criou.
Deus o criou o homem e a mulher “a sua imagem” e “a sua semelhança”, isso significa que Adão e Eva eram seres viventes e que tinham habilidades dada por Deus para se relacionarem com Deus e com as pessoas, assim como Deus se relaciona com o homem. Adão e Eva eram capazes de raciocinarem, eles tinham vontades e sentimentos. E na vida moral, eles eram perfeitos e sem pecado, assim como Deus.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Ao olharmos para Gênesis é nítido ver que a família é uma instituição que foi criada por Deus, então todos os cristãos são a favor da família. Por isso, ao escolher um candidato é fundamental saber se ele é a favor da família e observar se o partido que o seu candidato está se candidatando defende a bandeira familiar.
2° O casamento entre homem e a mulher (Gênesis 2.18, 20-24)
2° O casamento entre homem e a mulher (Gênesis 2.18, 20-24)
O casamento é uma bênção de Deus, o Senhor instituiu o casamento entre o homem e a mulher, para que pudessem refletir a imagem de Deus na terra. O texto mostra duas razões para Deus instituir o casamento:
1ª O homem não poderia ficar sozinho (v. 18, 20-23)
1ª O homem não poderia ficar sozinho (v. 18, 20-23)
18 Então o Senhor Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”.
20 Assim o homem deu nomes a todos os rebanhos domésticos, às aves do céu e a todos os animais selvagens. Todavia não se encontrou para o homem alguém que o auxiliasse e lhe correspondesse.
Deus havia criado todas as coisas e viu que era bom (Gn 1.31), mas ao olhar para o homem sozinho, Deus viu que não era bom, por isso decidiu fazer a mulher para ser a auxiliadora idônea.
21 Então o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne.
22 Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a levou até ele.
23 Disse então o homem:
“Esta, sim, é osso dos meus ossos
e carne da minha carne!
Ela será chamada mulher,
porque do homem foi tirada”.
Deus fez o homem cair no sono profundo e tirou a costela do homem para fazer a mulher. E depois de criar a mulher, o Criador levou para o homem.
A reação de Adão ao receber Eva como esposa, foi dizer em forma poética, que Eva era carne da sua carne e ossos dos seus ossos, demonstrando a alegria por ter uma companheira.
2ª A mulher completa o homem (v. 24)
2ª A mulher completa o homem (v. 24)
24 Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.
Deus estabeleceu a aliança do casamento entre o homem e a mulher. Onde o homem irá deixar a casa dos seus pais, para se unir a sua mulher, para se tornar uma só carne com ela, isso quer dizer uma união completa e permanente. Isso mostra que o homem é completo com a mulher, agora a criação de Deus estava completa e tudo que Ele criou é bom.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Deus instituiu o casamento entre o homem e a mulher, porém, nos dias atuais muitos têm defendido a normalidade do casamento de pessoas do mesmo sexo, ou seja, o homem pode se casar com outro homem e a mulher se casar com outra mulher.
No meio da política brasileira esse tema tem gerado debates ao longo do tempo, pois em 2011 o Supremo Tribunal Federal reconheceu que a união homoafetiva como um núcleo familiar e em outubro de 2023 essa pauta foi discutida na câmara dos deputados. Por isso ao escolher um candidato procure saber se ele é contra ou a favor do casamento homoafetivo.
Diante da palavra de Deus, a prática do homossexualismo é pecado.
3° A criação do gênero masculino e feminino (Gênesis 2.7; 2.21-22)
3° A criação do gênero masculino e feminino (Gênesis 2.7; 2.21-22)
A Bíblia apresenta a criação do homem e da mulher. A criação é perfeita, pois o Criador em sua infinita sabedoria criou o casal para que eles pudessem se multiplicar, deixando também o padrão de gênero para a raça humana. Diante disso, veremos sobre a criação do homem e da mulher:
1° Deus criou o homem (Gn 2.7)
1° Deus criou o homem (Gn 2.7)
7 Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente.
Deus formou o “homem”, a palavra hebraica traduzida para “homem” é “adam” que quer dizer “ser humano”. Outra palavra traduzida para “homem” é a palavra hebraica “ʾîš” que quer dizer uma pessoa adulta do sexo masculino ou marido conforme Gênesis 2.24 “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.”
Deus formou o homem do pó da terra, isso quer dizer que o Criador foi moldando o homem, representando um artesão que molda um vaso.
2° Deus criou a mulher (Gn 2.21-22)
2° Deus criou a mulher (Gn 2.21-22)
21 Então o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. 22 Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a levou até ele.
Deus criou a mulher, a palavra hebraica traduzida para mulher é “îssa” que quer dizer “esposa” ou “adulto do sexo feminino”.
Deus formou a mulher através da costela de Adão, ou seja, do seu lado. A mulher foi criada a imagem de Deus e depois levada ao homem para ser a auxiliadora idônea.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Deus criou o gênero “masculino” e “feminino”, então, biologicamente falando quando uma criança nasce ela tem o gênero definido “masculino” ou “feminino”.
Mas nos dias atuais o padrão de Deus têm sido distorcido, porque surgiu a “ideologia de gênero”, que é uma teoria humanista que diz que as pessoas não nascem homem ou mulher, porque elas podem decidirem o que querem ser. Infelizmente muitas pessoas têm feito cirurgias para mudar de gênero. A igreja deve respeitar as decisões dessas pessoas, porém, não pode aceitar a prática desse pecado.
4° A vida no ventre materno (Salmos 139.13-16)
4° A vida no ventre materno (Salmos 139.13-16)
Deus é o autor da vida, somente Ele pode dar a vida e tirar a vida, aquele que tira a vida está pecando contra Deus, pois a lei de Deus é bem clara: “Não Matarás”. Por isso que o aborto é pecado contra Deus e o texto mostra três razões que comprovam que o aborto é pecado:
1ª O feto é criado por Deus (v. 13-14)
1ª O feto é criado por Deus (v. 13-14)
13 Tu criaste o íntimo do meu ser
e me teceste no ventre de minha mãe.
A expressão “criaste” significa comprar, possuir ou adquirir. Isso significa que o Senhor é quem dá a vida, Ele conhece cada um desde o ventre da mãe. Davi está mostrando um atributo de Deus, o qual é a onisciência de Deus, ou seja, Deus sabe de todas as coisas. Isso quer dizer que é impossível se esconder dos olhos de Deus, porque o Senhor criou Davi e sabe o que se passa no íntimo de sua alma e pensamento.
A palavra “teceste” significa formar o corpo humano. Isso quer dizer que Deus formou o bebê no ventre. Davi está afirmando que desde o ventre de sua mãe o Senhor formou cada estrutura e órgão do seu corpo. Davi mostra a onipotência de Deus, porque Deus é poderoso para formar o corpo humano.
Deus conhece o ser humano desde o ventre materno, visto que, cada detalhe da formação de um bebê é o Senhor quem faz. Desse modo, quando a mulher está grávida os órgãos do corpo começam a se formar; segundo a medicina, no segundo mês de gravidez o coração, o cérebro, os ossos, os músculos, e os pulmões já começam a se formar. Deus está participando disso, Ele está ali entrelaçando cada parte do corpo do bebê.
14 Eu te louvo porque me fizeste
de modo especial e admirável .
Tuas obras são maravilhosas!
Digo isso com convicção.
Davi reconhece que Deus o fez de forma assombrosamente, admirável e especial, isto é, de tal forma que desperta um temor ao ponto de Davi louvar ao Senhor, pela obra da criação de Deus, ou seja, por Deus o ter criado de forma maravilhosa e tremenda.
O fato de uma mulher gerar um filho em seu ventre materno é obra da criação de Deus, é um milagre e algo extraordinário. O Senhor fez isso para a glória do seu nome, por isso é motivo de louvar e exaltar o nome do Senhor.
2ª Deus conhece o bebê desde o ventre (v. 15- 16 a)
2ª Deus conhece o bebê desde o ventre (v. 15- 16 a)
15 Meus ossos não estavam escondidos de ti
quando em secreto fui formado
e entretecido como nas profundezas da terra.
Quando o bebê está no ventre de sua mãe, ele não está escondido de Deus. Mas enquanto ocorre a formação, o Senhor vê e trabalha para acontecer essa formação, pois o ser humano é criação de Deus.
Davi declara que Deus o conhece desde o ventre, ou seja, quando ele estava no ventre e os seus ossos estavam sendo formados, Deus já estava vendo ele, isso significa que não tem como se esconder do Senhor.
16 Os teus olhos viram o meu embrião;
Segundo a medicina o embrião é formado no primeiro mês da gravidez, com quatro semanas. O embrião não tem forma. Davi está dizendo que Deus o viu mesmo antes de ele ser formado no ventre de sua mãe, ou seja, mesmo antes de ele ter alguma forma ou característica humana, era impossível se esconder do Senhor.
3ª Deus determina os dias de vida (16 b)
3ª Deus determina os dias de vida (16 b)
16 todos os dias determinados para mim
foram escritos no teu livro
antes de qualquer deles existir.
O livro que Davi se refere é uma figura de linguagem, para comparar a mente de Deus com o livro que os homens escrevem para recordar de algo. Diante disso, Davi está afirmando que Deus determinou os seus dias, isso significa que tudo o que acontece na vida de Davi, já estava determinado pelo Senhor.
Deus é soberano e mesmo antes de um bebê existir Ele já determinou os seus dias. Davi reconhece que isso é a graça de Deus em sua vida, pois antes de ele nascer, o Senhor já havia traçado um plano para a sua vida.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Quem comete o aborto, está cometendo assassinato e interrompendo a obra da criação de Deus. E aquele que apoia o aborto está indo contra a palavra de Deus. Por isso ao escolher um candidato procure saber se ele é a favor ou contra o aborto, porque preservar a vida no ventre materno é um valor inegociável para os cristãos.
Conclusão
Conclusão
Os cristãos devem exercer a sua cidadania terrena, indo às urnas para realizar o seu voto. Todavia, é essencial procurar saber o que candidato e o partido político defende, para saber se a bandeira que está sendo defendida não vai contra os valores cristãos que são inegociáveis, como a família, casamento entre homem e mulher, a vida no ventre materno e dentre outros valores.
A Palavra de Deus afirma que os cristãos devem ser submissos as autoridades, porque elas são estabelecidas por Deus.
1 Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. 2 Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. 3 Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá.
Perguntas que você deve fazer ao escolher um candidato:
Perguntas que você deve fazer ao escolher um candidato:
Quem é o seu candidato?
Qual é o partido que ele irá se candidatar?
Ele é íntegro? Ou ele é corrupto?
Quais são os valores do político e do partido?
Ele fez um bom trabalho na política?
Ele professa alguma religião?
Aplicação
Aplicação
Ore pedindo sabedoria ao Senhor para escolher o seu candidato.
Se o seu candidato não for eleito, não se rebele, porque a autoridade é estabelecida por Deus.