A vontade de Deus para nós (Efésios 5:17)

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript
A vontade divina pode ser encontrada em três dimensões: (1) Vontade universal - Os planos de Deus para a história; (2) Vontade coletiva - Os planos de Deus para Seu povo/Sua igreja; (3) Vontade de Deus individual - Os planos de Deus para uma pessoa específica.
Quando se trata da vontade de Deus, existe sempre aqueles que questionam e julgam como se Deus fosse injusto:
Deuteronômio 29.29 ARA
29 As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.
Há, porém, parte desta vontade que Deus deseja que entendamos e compreendamos. Quero falar nesta noite sobre A VONTADE DE DEUS PARA NÓS. Mas, antes de tratar especificamente disto, é importante falarmos sobre alguns mitos e verdades:
1. MITOS SOBRE A VONTADE DE DEUS
Deus quer que você conheça o futuro: Por que não é verdade? Por que isto seria importante para nós? Em que ajudaria saber o futuro? Quem fica sabendo sobre o futuro fica ansioso, não é verdade? Veja Abraão, por exemplo:
Hebreus 11.8 ARA
8 Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.
A fé não é somente crer em um Deus que não vemos, mas também confiar que os caminhos pelos quais Ele nos leva são os melhores para nós. O Pastor Arival Dias Casimiro diz algo interessante: “Deus pede para vpcê decolar, mas não lhe entrega o plano de voo”.
Deus quer que você tenha 100% de certeza antes de tomar uma decisão: Por que não é verdade? Tem gente que pensa assim, é como se tivesse uma “síndrome de Gideão”:
Juízes 6.36–40 ARA
36 Disse Gideão a Deus: Se hás de livrar a Israel por meu intermédio, como disseste, 37 eis que eu porei uma porção de lã na eira; se o orvalho estiver somente nela, e seca a terra ao redor, então, conhecerei que hás de livrar Israel por meu intermédio, como disseste. 38 E assim sucedeu, porque, ao outro dia, se levantou de madrugada e, apertando a lã, do orvalho dela espremeu uma taça cheia de água. 39 Disse mais Gideão: Não se acenda contra mim a tua ira, se ainda falar só esta vez; rogo-te que mais esta vez faça eu a prova com a lã; que só a lã esteja seca, e na terra ao redor haja orvalho. 40 E Deus assim o fez naquela noite, pois só a lã estava seca, e sobre a terra ao redor havia orvalho.
A vontade de Deus prevalece e se cumpre mesmo quando estamos no meio das lutas e provações. Sabe do que mais precisamos? Ter certeza de que Deus é quem está ordenando. Ouvir a voz de Deus e ter paz no coração já deveria ser o suficiente para crer:
Provérbios 3.5–6 ARA
5 Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. 6 Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
Deus dificulta o conhecimento da Sua vontade: Por que não é verdade?
Salmo 32.8 ARA
8 Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho.
Existe o tempo certo de conhecer a vontade de Deus, há situações em que ela é conhecida aos poucos, não fica encoberta para sempre. Se estamos dispostos a entender, Ele nos ensina. Ele nos leva à decisão, nos faz compreendermos e nos encoraja e nos sustenta para cumprirmos Sua vontade.
Deus tem uma vontade complicada: Aos olhos humanos, por vezes, parece que é complicada. Por quê? As pessoas têm medo de que tudo interfira nos planos pessoais, que traga sofrimento e frustração. Jonas, por exemplo:
Jonas 4.1–3 ARA
1 Com isso, desgostou-se Jonas extremamente e ficou irado. 2 E orou ao Senhor e disse: Ah! Senhor! Não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso, me adiantei, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus clemente, e misericordioso, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e que te arrependes do mal. 3 Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver.
Jonas não enxerga como este propósito visa não somente resgatar o povo de Nínive, mas o próprio Jonas teimoso que insiste que sua vontade é melhor.
Recapitulando: Deus não quer que conheçamos o futuro, não quer que tenhamos 100% de certeza sobre uma decisão, não dificulta o conhecimento de Sua vontade e esta vontade não é complicada.
2. COMO COMPREENDER A VONTADE DE DEUS
Estudar a Bíblia: Sabemos que as Escrituras são esta vontade revelada e registrada:
2Timóteo 3.16–17 ARA
16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, 17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.
Também é lâmpada e luz:
Salmo 119.105 ARA
105 Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.
Ilumina nossa mente ao abrir nossos olhos espirituais, assim recebemos sabedoria e discernimento, principalmente a respeito de decisões difíceis de serem tomadas.
Orar especificamente sobre o assunto: É pela Palavra que Deus fala conosco e é pela oração que falamos com Deus. Quando oramos a Deus com base no que está na Sua Palavra, podemos nos aproximar cada vez mais do que Ele deseja para nós.
Isaías 26.8 ARA
8 Também através dos teus juízos, Senhor, te esperamos; no teu nome e na tua memória está o desejo da nossa alma.
Os irmãos que estavam na reunião de oração ontem se lembram qual foi o texto da mensagem do Pastor Elio? Interessante que este estudo de hoje se conecta com o que foi falado ontem.
Aconselhar-se com pessoas maduras: Este é um erro que muitos também cometem, acham que estão indo bem em suas decisões e desprezam conselhos de pessoas mais maduras.
Em um aconselhamento, perguntei pra pessoa se ela estava sendo acompanhada por alguém, pois estava cometendo muitos erros em sua vida. E ela reconheceu que, nos últimos tempos, havia se afastado e que precisava de alguém para caminhar junto.
Provérbios 11.14 ARA
14 Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança.
Deus usa pessoas para trazerem conselhos sábios a outras. O que precisamos é de humildade para reconhecermos quando precisamos de uma exortação, de uma palavra, às vezes, até mais dura, mas que pode ser importantíssima.
Devemos procurar pessoas que nos amam e querem nosso bem, pessoas que possuem comunhão com Deus para aconselhar de acordo com a vontade divina.
CONCLUSÃO: É no centro da vontade de Deus que podemos confiar e descansar de que tudo está caminhando como deveria ser, este é o verdadeiro sentido de uma vida feliz, uma vida de sucesso. Que tenhamos paz em nossos corações de que Ele sabe sempre o que é melhor para nós.
Que Jesus nos abençoe!
Related Media
See more
Related Sermons
See more