JOÃO, O DISCÍPULO AMADO
João • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 6 viewsNotes
Transcript
Um deles, o discípulo a quem Jesus amava, estava reclinado ao lado dele.
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
O homem é um ser emotivo, de forma que até mesmo os que se consideram (ou que nós consideramos) mais “frios” são tomados por emoções constantemente. E como ser emotivo, somos tendenciosos a nos aproximarmos das pessoas que temos maior afeição, maior admiração e maior conexão. Desde criança já experimentamos isso que eu posso chamar de “seleção natural” dos relacionamentos: nos aproximamos mais de um determinado colega da escola, gostamos mais de uma professora e até mesmo podemos ter um tio ou uma tia preferida, ainda que não externalizamos esse sentimento a quem está próximo para não magoarmos as demais pessoas.
E no relacionamento entre João e Jesus não foi diferente: João teve um relacionamento tão íntimo com o seu Mestre ao ponto de ser chamado de “discípulo amado”. E é um pouco sobre a vida de João e o contexto no qual o seu evangelho foi escrito que vamos nos adentrar a partir deste momento.
DESENVOLVIMENTO
DESENVOLVIMENTO
Contexto
Contexto
O evangelho de João foi escrito no final do primeiro século. Os demais apóstolos já estavam mortos pelo martírio e os evangelhos sinóticos já circulavam nas igrejas por mais de 40 anos.
Objetivo
Objetivo
Morando em Éfeso (hoje na Turquia) e cercado pela ameaça do gnosticismo, João escreveu o seu evangelho com um objetivo: deixar claro a nós (seus leitores) que Jesus é o Filho de Deus e que é através dele que podemos alcançar a vida eterna.
De forma a provar que essa afirmativa é a verdade, João relata 7 milagres e seleciona 7 afirmativas de Jesus no qual Ele cita o “Eu sou”, assim como Deus se revelou a Moisés no Monte Sinai.
Os sete milagres:
a transformação da água em vinho;
a cura do oficial;
a cura do paralítico em Betesda;
a multiplicação dos pães e peixes;
a caminhada sobre o mar;
a cura do cego de nascença;
a ressurreição de Lázaro.
As sete afirmações:
Eu sou o pão da vida;
Eu sou a luz do mundo;
Eu sou a porta;
Eu sou o bom pastor;
Eu sou a ressurreição e a vida;
Eu sou o caminho, a verdade e a vida;
Eu sou a videira verdadeira.
