O QUE PRECISAMOS EM DIAS DE SOFRIMENTO
Exposições em Filipenses • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 33 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
- O que mais precisamos quando estamos com fome? Comida!
- O que mais precisamos quando estamos com sede? Água!
- O que mais precisamos quando estamos doentes? Remédio!
- E assim, nossa reação, em relação ao sofrimentos da vida geralmente envolve o desejo de nos livrarmos do sofrimento, mas o NT, por diversas vezes, está mais preocupado com o modo como lidamos com o sofrimento.
A Bíblia é muito realista sobre o sofrimento, porque é realista sobre a condição humana - pecado. E, assim, ela nos diz algumas coisas importantes:
(1) Você deve orar pelo sofrimento, porque Deus pode aliviar sua dor, trazer cura, libertação e mudança;
(2) Antes, de tudo, você precisa colocar seu sofrimento diante do evangelho, para que você encontre Jesus no seu sofrimento, seja transformado em meio ao sofrimento, e tenha um comportamento de discípulo de Cristo, mesmo sofrendo;
NARRATIVA
NARRATIVA
É isto que Paulo está fazendo neste momento. Seu apelo final reúne os pontos importantes da carta e dão o parecer final de Paulo sobre o que ele espera da igreja.
Paulo está preso, mas está pregando o evangelho e escreve a carta da alegria;
A igreja está começando a ser perseguida, e os cristãos precisam lidar com o sofrimento, a derrota, a angústia e a humilhação, como seguidores de Jesus;
Por isso, suas exortações, neste bloco - v.4-7, mostra que o que a igreja mais precisava em seu sofrimento era de fruto do Espírito - alegria, moderação e paz.
Filipenses 1.29 “Porque vocês receberam a graça de sofrer por Cristo, e não somente de crer nele,” | Eles tinham que sofrer;
Romanos 14.17 “Porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo.” | Eles tinham que lidar com o sofrimento como discípulos de Cristo;
O QUE PRECISAMOS EM DIAS DE SOFRIMENTO
O QUE PRECISAMOS EM DIAS DE SOFRIMENTO
I. ALEGRIA - v.4
I. ALEGRIA - v.4
Filipenses 4.4 “Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!”
- Alegria é fruto do ES, e, por isso, deve ser uma marca distintiva do cristão. Cristão triste é uma contradição de termos.
- Assim, Paulo diz duas coisas importantes:
(1) A alegria do Cristão está no Senhor -
Rev. Herdandes: "Nossa alegria está centrada em Cristo. Quem tem Jesus, experimenta essa verdadeira alegria. Quem não tem Jesus, pode ter momentos de alegria, mas não a alegria verdadeira. Quem tem Jesus, tem a alegria; quem não O tem, jamais a experimentou”
Lc 2.10 - O evangelho é boa nova de grande alegria;
Mt 13.44 - A salvação é como encontrar um tesouro oculto no campo, que nos faz abandonar tudo, transbordando de alegria, para tê-lo;
Rm 14.17 - O reino de Deus é alegria no ES;
“Viver Cristo, morrer lucro” - nossa vida precisa ser Cristo! Ele deve ocupar o maior desejo do nosso coração, nossas ambições e sonhos!
(2) A alegria do Cristão, estando no Senhor, deve ser constante - devemos nos alegrar sempre no Senhor!
Esta alegria não depende de circunstâncias físicas - saúde, bem-estar físico, doença etc | o evangelho não promete bem-estar físico;
Esta alegria não depende de circunstâncias materiais - dinheiro, bens, viagens | o evangelho não promete riqueza e prosperidade;
Esta alegria não depende de circunstâncias sociais - status, relacionamentos | às vezes o evangelho divide até famílias;
Quando nossa alegria depende de circunstâncias, que em 99,9% das vezes estão fora do nosso controle, nós nos frustramos. Se isso se torna repetitivo, o que muitas vezes acontece, nós perdemos a esperança, e a falta de esperança alimenta a tristeza, a angústia, a dor…
A sensação de que nada vai ficar bem, e as coisas não vão mudar, ou tendem a piorar, alimenta a desesperança do nosso coração, e é isso que destrói nossa alegria e piora o sofrimento.
Tim Keller: “O oposto da alegria não é a tristeza, mas a falta de esperança”.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
O que precisamos em dias de sofrimento - alegria, a verdadeira alegria!
Se sua condição atual só lhe rende tristeza, choro, lamento, angústia e dor, e você já não suporta mais a aflição… se tudo o que você queria é que Deus lhe tirasse este fardo, esta tribulação… se o maior desejo do seu coração é que a tempestade passe… o que você precisa, na verdade, é de encontrar alegria no Senhor!
E, talvez, você pergunte: Como ter alegria, na situação em que estou? Meu querido, entenda! Paulo não quer que você simplesmente se alegre, ele quer que você se alegre no Senhor! Isto é diferente!
Atos dos Apóstolos 5.41 “E eles se retiraram do Sinédrio muito alegres por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome.”
1Pedro 4.13 “Pelo contrário, alegrem-se na medida em que são coparticipantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vocês se alegrem, exultando.”
Quando nossos corações encontram em Cristo tudo o que precisamos - o valor supremo da vida. Quando descobrimos que Cristo é tudo o que importa na vida, então nossa alegria passa a repousar em Jesus, e aí cantamos: Sou feliz com Jesus, meu Senhor!
II. MODERAÇÃO - v.5a
II. MODERAÇÃO - v.5a
Filipenses 4.5 “Que a moderação de vocês seja conhecida por todos…”
A palavra moderação é de difícil tradução.
A Nova Versão Internacional a traduziu como amabilidade;
Ela era usada para se referir a atos de grande nobreza de pessoas virtuosas, que vão além do que a justiça requer.
Seu sentido é parecido com o de humildade e mansidão, porque se refere a um ato de tolerância para com os desvios do outro;
Grant Osborn - “paciência gentil”
Qual parece ser o objetivo de Paulo? Quando sofremos, principalmente em razão do que os outros fazem conosco, começamos a criar uma casca no coração chamada amargura. Ficamos impacientes e insensíveis. Chega ao ponto em que tudo o que o outro faz, ascende a ira do nosso coração. Quem nunca passou por uma situação assim?
A sensação de que estamos sendo injustiçados, produz amagura. Mas, amargura sempre leva consigo suas irmãs gêmas = impaciência, ira, ódio, repulsa, vingança, brutalidade, indelicadeza, estupidez, grosseria.
A igreja de Filipos está sofrendo - porque tem um problema com o mundo, e alguns probleminhas internos. Mas, Paulo diz duas coisas importantes:
(1) Que a moderação deve ser conhecida - deve ser exposta, visível, deve ser concreta;
Mateus 5.39 “Se alguém lhe der um tapa na face direita, ofereça-lhe também a face esquerda.” | como você tem reagido em relação àqueles que lhe humilham?
Mateus 5.41 “Se alguém obrigar você a andar uma milha, vá com ele duas.” | como você tem reagiado em relação àqueles que lhe trazem dor?
Mateus 5.44 “Eu, porém, lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês,” | você tem orado por aqueles que lhe causam dor?
Romanos 12.20 “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber…” | como você tem tratado aqueles que lhe causam dor?
(2) Que a moderação deve ser conhecida de todos - não importa se é para crente, ou não crente;
A igreja de Filipos está sofrendo por perseguição, e Paulo está dizendo que eles devem ser gentis, tolerântes, com a atitude deles. Eles não devem pagar o mal com o bem.
Mundo x igreja - a igreja está em guerra com mundo, mas não é uma guerra jurídica, política, militar… é espiritual!
A igreja vence o mundo sendo luz, sendo um reflexo de Cristo… sendo parecida com Jesus… ela vence servindo!
Se queimam nossas igrejas, oramos por eles! Se matam cristãos, pregamos o evangelho para eles!
1Pedro 2.21–24 “… Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando exemplo para que vocês sigam os seus passos. Ele não cometeu pecado, nem foi encontrado engano em sua boca. Pois ele, quando insultado, não revidava com insultos; quando maltratado, não fazia ameaças, mas se entregava àquele que julga retamente, carregando ele mesmo, em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça. Pelas feridas dele vocês foram sarados.”
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
O que precisamos em dias de sofrimento - moderação | paciência gentil, gentileza, amabilidade
Precisamos deste fruto do Espírito que nos faz agir como Cristo na pior das circunstâncias, quando estamos para baixo, e queremos revidar ou queremos simplesmente viver como se o outro não existisse…
- Muitas são às vezes que enquanto sofremos, principalmente na mão de outras pessoas, acreditamos temos o direito de revidar… temos o direito de nos vingar… temos o direito de perdermos a linha e nos portarmos como pessoas truculentas…
Há cristãos que vivem sempre armados, prontos para arrumar um barraco;
Há músicas, que se dizem cristãs, que incentivam a vingança;
Há teologias e doutrinas que ensinam os crentes a buscarem pisar na cabeça de outros, não ficarem para baixo, porque o lugar de crente é sempre no topo;
Mas, vejam o que a Bíblia diz sobre Estevão - Atos:
At 6.8 - 7.60 - O texto narra que armaram uma cilada para Estevão ser preso, e condenado. E, de fato, ele foi preso, e apedrejado até à morte.
Atos dos Apóstolos 7.60 “Então, ajoelhando-se, gritou bem alto: — Senhor, não os condenes por causa deste pecado! E, depois que ele disse isso, morreu.”
Se você está com o coração amargurado, se não há domínio próprio, paciência ou mansidão. Se o estado do seu coração lhe impede de ter moderação, então você precisa liberar perdão, seja para quem for…
Ef 4.25-32 - você pode estar doente, ansioso, inquieto, porque um dia, alguém lhe fez sofrer algo, ou está lhe fazendo sofrer, e você guardou ressentimento no coração, há raiz de amargura em sua alma… você deu lugar ao diabo, ele está fazendo morada em sua vida, e a única forma de dar fruto do Espírito é parando de entristecer o ES - perdoe, libere perdão!
III. PAZ - v.5b-7
III. PAZ - v.5b-7
Filipenses 4.5–7 “Perto está o Senhor. Não fiquem preocupados com coisa alguma, mas, em tudo, sejam conhecidos diante de Deus os pedidos de vocês, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.”
A bênção final, que aqueles crentes precisavam era de Paz, mas para terem a paz e a desfrutarem, em suas dias de luta, eles precisariam de tomar duas atitudes:
(1) Lutar contra a ansiedade lembrando-se de que o Senhor está próximo -
A ansiedade do coração daqueles crentes, provavelmente, tinha origem no medo de perderem, de serem derrotados, de sofrerem, de serem injustiçados… E Paulo está dizendo: Jesus vai resolver este problema…
Quem tem Jesus não precisa temer o que possa perder ou deixar de ganhar, porque Cristo é tudo o que importa na vida.
E é, por isso, que os cristãos podem experimentar paz, me meio a circunstâncias difíceis, porque no fim tudo sempre estará bem - viver Cristo/morrer lucro
(2) Exercer oração confiante e ações de graças - Para experimentar a paz de Deus você precisa exercer oração confiante e ações de graças.
John Piper - “você não saberá o que é orar, até saber que viver é guerrear” | se você descobrir o que realmente significa orar em meio ao sofrimento, você experimentará paz, mesmo sofrendo;
Tim Keller, experiência com Câncer no Pâncreas:
“Isso vai soar como um exagero. Minha esposa e eu nunca gostaríamos de voltar ao tipo de vida de oração e vida espiritual que tínhamos antes do câncer, nunca”
“De vez em quando, Kathy e eu dizemos… estamos tendo uma vida muito melhor agora”, disse ele.
“Quando se trata de oração, eu realmente pensei que tinha uma boa vida de oração. E quando passei para outra dimensão, percebi minha bondade, … minha vida de oração não era muito boa”, disse ele.
Você também precisa ser grato! Não ser grato é a porta para a idolatria (Rm 1.21)!
- Se lutarem contra os medos do coração, com oração confiante e gratidão, iremos experimentar a paz de Deus.
Uma paz que está além da compreensão - ou seja, uma paz que constrange os incrédulos, porque eles é que temem a morte, temem a perda de familiares, temem o que o sofrimento pode tirar;
Uma paz que nos protege - a paz de Deus monta sentinela em nosso coração e mente, para que não fiquemos ansiosos, com medo e cheios de angústias no coração;
Esta paz, é assim, porque é uma pessoa - Jesus - Jesus é o príncipe da paz, que nos traz o evangelho da paz, e nos coloca em paz com Deus, para que nos sintamos sempre seguros nele;
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
O que precisamos quando estamos sofrendo - Paz!
Todos nós, em nossos diversos sofrimentos, tendemos a achar que estamos vivendo uma guerra, que nossas vidas estão se despedançando, que estamos em uma tempestade, e, então, logo paramos de olhar para o mestre, e a olhar para a guerra, para as ondas, para o vento e perdemos a segurança… ficamos ansiosos… ficamos com medo…
- Meu querido, ninguém suportar viver uma vida tão insegura!
Muitos fogem para os vícios - drogas, bebidas, jogos, apostas, açúcar, pornografia…
Muitos tentam apenas mudar algumas circunstâncias e rotinas - exercício físico, caminhar, vão sair mais vezes…
Muitos outros fogem logo para o médico - ficam dopados com remédios, e logo se tornam, também, viciados…
- Você pode experimentar a paz de Deus!
Mateus 8.26 “— Por que vocês são tão medrosos, homens de pequena fé?” | Se colocassem a fé no lugar certo, lidariam melhor com o sofrimento;
Romanos 14.17“Porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo.” | Você pode experimentar o poder do Reino de Deus, agora, no Espírito Santo, então ande no Espírito, se deixe dominar pelo Espírito!
- Se a palavra de Deus está nos dizendo que precisamos de oração confiante e ações de graças, para experimentar esta paz então trate, primeiro, de colocar seus joelhos no chão e orar… trate de louvar ao Senhor e cantar sobre sua graça, misericórdia e bondade em Cristo Jesus!
- Este é o modo como Deus vai trabalhar na sua vida!
Ele vai cuidar de você se você tomar remédios!
Ele vai cuidar de você se você cuidar da saúde!
Ele vai tornar sua vida um inferno se você se entregar a vícios!
- Mas, ele está te mandando orar! Ele está te mandando louvar!
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
Sabe do que você mais precisa em seu sofrimento? Fruto do Espírito - Alegria, Moderação e Paz
