Sem título Sermão (6)
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 3 viewsNotes
Transcript
Hoje, quero falar com vocês sobre um alerta urgente que Deus tem nos dado sobre a santidade. Muitas vezes, achamos que temos todo o tempo do mundo para mudar nossas vidas, mas a verdade é que... uma hora será tarde demais.
Vamos abrir nossas Bíblias no livro de Oseias, capítulo 8.
[PAUSA PARA ABERTURA DA BÍBLIA]
Se você é pai ou mãe, eu tenho certeza de que já usou a famosa frase:
"Eu não disse que não era pra fazer isso?"
Agora, pense comigo: quando é que normalmente dizemos essa frase? Quando já avisamos várias vezes, não é mesmo? Quando a desobediência já passou dos limites e... algo deu errado. A criança não obedeceu e acabou causando um problema maior.
E aí, nós nos frustramos e lembramos do nosso aviso, porque sabíamos que isso poderia acontecer, certo?
Eu tenho certeza de que não é só a minha filha que faz isso. Não é mesmo? Acho que todos os pais já passaram por isso.
Pois bem, Israel também passou por algo assim. O povo de Israel é uma prova escrita de que Deus disse essas coisas ao longo de toda a história deles. Deus alertou o Seu povo repetidamente, mas eles desobedeceram, e agora as consequências chegaram.
Nos capítulos 8, 9 e 10 de Oseias, o profeta trata, basicamente, do mesmo tema: o castigo que viria do Senhor.
Talvez você esteja pensando: "Ah, pastor, mas o livro todo é sobre castigo." Mas, na verdade, não é bem assim.
Vamos lembrar rapidamente a estrutura do livro:
Capítulos 1 a 3 – **Descrição da Infidelidade de Israel**
Capítulos 4 a 7 – **Denúncia dos pecados de Israel**
Capítulos 8 a 10 – **Determinação do julgamento de Israel**
Capítulos 11 a 14 – **Declaração da restauração de Israel**
Então, em outras palavras, o livro de Oseias responde a três grandes perguntas:
Primeira: **Você casou com quem?** Isso é tratado nos capítulos 1 a 3, mostrando a infidelidade de Israel, como uma esposa infiel.
Segunda: **O que farei com você?** Essa pergunta é abordada nos capítulos 4 a 10, mostrando os pecados de Israel e o julgamento que viria.
E, finalmente, terceira: **Como provo meu amor por você?** Essa pergunta é respondida nos capítulos 11 a 14, com uma mensagem de esperança sobre a restauração de Israel.
Ou seja, o trecho que vamos estudar hoje, no capítulo 8, mostra exatamente o processo de julgamento de Israel, e a determinação de Deus em corrigir o Seu povo.
E há um problema... Quando Deus é o juiz, não há como falsificar provas, esconder pecados ou tentar enganar. Neste tribunal, não há corrupção; nada passa impune.
Vamos ler juntos o texto bíblico:
[LEITURA DO TEXTO – Oseias 8:1-14
1 Emboca a trombeta! Ele vem como a águia contra a casa do Senhor, porque transgrediram a minha aliança e se rebelaram contra a minha lei. 2 A mim, me invocam: Nosso Deus! Nós, Israel, te conhecemos. 3 Israel rejeitou o bem; o inimigo o perseguirá. 4 Eles estabeleceram reis, mas não da minha parte; constituíram príncipes, mas eu não o soube; da sua prata e do seu ouro fizeram ídolos para si, para serem destruídos. 5 O teu bezerro, ó Samaria, é rejeitado; a minha ira se acende contra eles; até quando serão eles incapazes da inocência? 6 Porque vem de Israel, é obra de artífice, não é Deus; mas em pedaços será desfeito o bezerro de Samaria. 7 Porque semeiam ventos e segarão tormentas; não haverá seara; a erva não dará farinha; e, se a der, comê-la-ão os estrangeiros. 8 Israel foi devorado; agora, está entre as nações como coisa de que ninguém se agrada, 9 porque subiram à Assíria; o jumento montês anda solitário, mas Efraim mercou amores. 10 Todavia, ainda que eles merquem socorros entre as nações, eu os congregarei; já começaram a ser diminuídos por causa da opressão do rei e dos príncipes. 11 Porquanto Efraim multiplicou altares para pecar, estes lhe foram para pecar. 12 Embora eu lhe escreva a minha lei em dez mil preceitos, estes seriam tidos como coisa estranha. 13 Amam o sacrifício; por isso, sacrificam, pois gostam de carne e a comem, mas o Senhor não os aceita; agora, se lembrará da sua iniquidade e lhes castigará o pecado; eles voltarão para o Egito. 14 Porque Israel se esqueceu do seu Criador e edificou palácios, e Judá multiplicou cidades fortes; mas eu enviarei fogo contra as suas cidades, fogo que consumirá os seus palácios.
Irmãos, as palavras desses primeiros versículos são pesadas. Veja como Oseias começa:
1 Emboca a trombeta! Ele vem como a águia contra a casa do Senhor, porque transgrediram a minha aliança e se rebelaram contra a minha lei. 2 A mim, me invocam: Nosso Deus! Nós, Israel, te conhecemos.
Essa é a segunda vez, neste livro, que Deus manda tocar a trombeta. E você sabe para que os israelitas usavam as trombetas?
As trombetas eram usadas para anunciar ocasiões especiais, soar alarmes, reunir o povo para assembleias e... anunciar guerras.
Ou seja, Deus está dando ao povo de Israel um alerta! A trombeta está soando mais uma vez. Deus está declarando que o inimigo está vindo. E Ele está dando ao povo mais uma chance de se arrepender.
Imagine que você está num campo de batalha, e a trombeta toca... Ela soa para alertar que o inimigo está se aproximando. O que você faria? Você se esconderia? Você lutaria? Qual seria a sua reação?
A ideia é simples: **SE PREPARA!!!**
Mas o problema é que nós, assim como Israel, somos alertados sobre o perigo o tempo todo, e ainda assim, muitas vezes, não fazemos nada. Não nos preparamos. Não fugimos. Não tomamos uma atitude.
E nesse caso, se fizermos como Israel, como podemos esperar um resultado diferente? A Bíblia é clara: aquilo que semeamos, vamos colher.
Oseias descreve que o inimigo virá como uma águia. Agora pense comigo: como é que uma águia vem?
Uma águia vem com fome, com determinação, com confiança... Ela vem pronta para abater a sua vítima. E a águia erra? Quase nunca! Ela é precisa. Ela ataca com força e devora suas presas.
E Deus está dizendo para Israel: "O inimigo está vindo como uma águia. **SE PREPAREM!!!**"
E o que Israel está fazendo? Em vez de se preparar, eles dizem: “Deus, meu. Nós te conhecemos.”
Mas será que eles conhecem mesmo? O que você acha?
Claro que não! Porque o versículo 3 é bem claro:
3 Israel rejeitou o bem; o inimigo o perseguirá.
Como é possível? Mesmo sabendo o que vai acontecer, mesmo recebendo um alerta, o povo ainda brinca com Deus. Como podem, mesmo tendo mais uma chance, ainda não se arrependerem de verdade?
E pior ainda: como podemos, nós mesmos, fazer a mesma coisa hoje?
Irmãos, Deus está constantemente batendo em nossos corações e nos chamando ao arrependimento. Mas muitas vezes, preferimos rejeitar o bem, preferimos continuar vivendo de acordo com nossos próprios desejos e pecados.
O mundo em que vivemos jaz no maligno, e a prova disso são os líderes que o mundo escolhe para governá-los. Não é diferente do que Israel fez.
Veja o que Deus diz no versículo 4:
4 Eles estabeleceram reis, mas não da minha parte; constituíram príncipes, mas eu não o soube; da sua prata e do seu ouro fizeram ídolos para si, para serem destruídos.
A idolatria, a insubordinação, a irreverência de Israel levaram o povo à ruína. E o resultado? O castigo está vindo.
Mas a misericórdia de Deus é tremenda. Ele toca a trombeta de alerta. Ele dá inúmeras chances. Ele dá tempo. Ele é longânimo, amoroso e fiel.
Mas, infelizmente, muitos escolhem rejeitá-Lo, preferindo seguir seus próprios caminhos, pensamentos, ideologias, opiniões e desejos.
Deus permite que cada um trace seu próprio caminho, mas Ele é justo ao permitir que cada um seja responsável pelas consequências.
Veja o que diz o versículo 7:
"7. Porque semearam vento, e segarão tormenta, não haverá seara, a erva não dará farinha; se a der, tragá-la-ão os estrangeiros."
[EXPLICAÇÃO SOBRE SEMEAR E SEGAR]
A palavra "semear" significa "plantar", "colocar sementes no solo".
A palavra "segar" significa "ceifar", "colher".
É muito simples: se você planta uma semente de milho, o que você vai colher? **Milho!**
Se planta uma semente de abóbora, o que você vai colher? **Abóbora!**
E se planta uma semente de pimenta, o que você vai colher? **Pimenta!**
E se você plantar nada? O que vai colher? **Nada!**
Plantar vento é como plantar nada. Ou, pior ainda, plantar vaidade, idolatria, orgulho... Plantar nada!
Israel não plantou nada de bom. E seria injusto colher algo bom. Pelo contrário, Israel achava que, ao adorar outros deuses e fazer alianças com nações inimigas, eles teriam vantagens. Mas, na verdade, o que plantaram foi vento, e colheram apenas tormenta.
Tormenta, irmãos, é uma condição de clima violento, com ventos fortes, chuva, trovões e relâmpagos. Uma verdadeira tempestade.
Minha pergunta para você hoje é: **O que você está plantando?** São sementes boas? Ou nada?
Irmãos, olhem para suas vidas, para suas escolhas, para o seu dia a dia. **O que você está plantando?**
A trombeta de alerta está tocando! E você ainda tem uma chance de se preparar, de mudar, de se arrepender, de corrigir, de fazer o certo. Você ainda pode mudar de estratégia.
**Mas um dia a trombeta de alerta vai parar!**
E nesse dia, assim como Deus disse para Israel, Ele também dirá para aqueles que rejeitaram: “não haverá seara; a erva não dará farinha; e, se a der, comê-la-ão os estrangeiros."
Essa mensagem tem duas aplicações importantes para nós hoje:
A primeira: **A semente do Evangelho foi plantada em você?**
E a segunda: **A semente da Vida com Cristo está crescendo em você?**
Porque, primeiro, você recebe a Cristo, recebe a salvação pela graça, é lavado e regenerado, e se torna uma nova criatura.
E, depois disso, começa o processo de santificação. É um processo de transformação, onde dia após dia somos moldados à imagem de Cristo. E isso leva tempo, paciência, rendição a Deus... É uma jornada!
Então, eu pergunto a você: **Em qual estágio você está?**
O alerta de Deus está soando para os dois! Para quem ainda não recebeu a Cristo e para quem já é crente, mas está vivendo uma vida de conformismo.
E precisamos estar atentos a essas duas coisas! Precisamos cuidar para que a semente do Evangelho floresça, e para que a semente da santidade cresça.
Agora, quero falar diretamente aos que ainda rejeitam a salvação em Cristo. Para aqueles que talvez tenham ouvido o Evangelho, mas não abriram seus corações, não aceitaram a Cristo como Senhor e Salvador. Ouça com atenção o que Jesus disse:
23 Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.
Essas palavras são extremamente sérias! Porque um dia estaremos diante de Deus, e naquele dia, Ele não quer ouvir as nossas desculpas ou justificativas. A única coisa que importa é se você recebeu ou não a Cristo. **Você já fez essa escolha?**
E agora, quero falar aos que rejeitam a santificação. Sim, você que diz conhecer a Cristo, que já aceitou a salvação, mas vive uma vida de indiferença à santidade, uma vida onde o pecado é tratado com normalidade. Para esses, resta apenas a vergonha. A vergonha de ter chamado Jesus de "Senhor", mas nunca ter levado a sério os mandamentos dEle. A vergonha de não ter se importado com o sacrifício de Cristo por você.
E isso é grave, porque a Palavra de Deus diz claramente:
2 Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. 3 E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro. 4 Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei. 5 Sabeis também que ele se manifestou para tirar os pecados, e nele não existe pecado. 6 Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu. 7 Filhinhos, não vos deixeis enganar por ninguém; aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo. 8 Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo. 9 Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.
A ideia aqui é a prática do pecado. É o amor pelo pecado. É viver de uma forma que o pecado não incomoda mais. É desprezar a ação do Espírito Santo.
Ou seja, se você tem o Espírito Santo habitando em você, você não vive na prática do pecado. Você quer ser justo, quer ser santo, quer ser como Cristo.
Israel foi deixado sozinho, abandonado, como um jumento no deserto, sem saber para onde ir. O povo de Israel se prostituiu com as nações gentias em busca de proteção. Eles traíram a aliança com Deus, em troca de segurança política e econômica, tentando resolver as coisas do seu próprio jeito.
Eles pagavam tributos e enviavam presentes à Assíria e ao Egito, pensando que assim encontrariam proteção e paz. Mas, no fundo, o que Israel precisava era somente ser fiel ao seu Marido... a Deus!
E como resultado dessa infidelidade, Deus disse que Israel voltaria ao Egito, ou seja, voltaria à escravidão, voltaria à humilhação.
Veja o que diz no versículo 13:
13 Amam o sacrifício; por isso, sacrificam, pois gostam de carne e a comem, mas o Senhor não os aceita; agora, se lembrará da sua iniquidade e lhes castigará o pecado; eles voltarão para o Egito. 14 Porque Israel se esqueceu do seu Criador e edificou palácios, e Judá multiplicou cidades fortes; mas eu enviarei fogo contra as suas cidades, fogo que consumirá os seus palácios.
Irmãos, pensem comigo: **Haveria algo pior do que ser rejeitado pelo Senhor?**
De forma alguma! Não há nada pior do que ser rejeitado por Deus, ser deixado de lado pelo Criador do universo, por aquele que é a fonte de toda vida, alegria e esperança.
Por isso, Deus deixou esses relatos na Bíblia. Para que possamos refletir na Sua santidade e, assim, buscarmos ser santos também. Ele nos alerta porque nos ama, nos dá uma chance de mudar.
Mas atenção: o nosso inimigo, que vem como uma águia para destruir, não é apenas um inimigo terreno. Não é uma nação estrangeira. Não é a Assíria. É Satanás!
A Palavra de Deus nos diz que Satanás é como um leão, um leão com fome, que ruge e procura a quem possa devorar.
8 Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; 9 resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo. 10 Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. 11 A ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém!
Eu gosto muito desse texto de Pedro, porque ele nos diz que devemos resistir firmes na fé. Não importa o quão difíceis sejam as provações, precisamos ser firmes. E o texto nos dá um incentivo: muitos irmãos espalhados pelo mundo também sofrem as mesmas aflições. Ou seja, você não está sozinho! Você não está lutando essa batalha sozinho.
E o encorajamento que Pedro nos dá é de que Cristo vai usar esse "pouco" sofrimento que passamos para nos moldar. Ele vai nos aperfeiçoar, confirmar, fortalecer e estabelecer. Cristo vai nos transformar!
Então, irmãos, o nosso desafio é permanecer firmes no Senhor. Resistir à tentação, resistir ao pecado, e sempre nos lembrar de que devemos contar somente com Deus para sermos fiéis até o fim.
A trombeta de alerta está tocando. Você está pronto para ouvir? Você está disposto a deixar o Espírito Santo agir em sua vida?
Eu quero te desafiar hoje a não resistir mais, a não lutar contra o chamado de Deus. Deixe Ele agir em você. Abra o seu coração, se arrependa, e obedeça ao chamado de Deus.
**Que Deus abençoe a sua vida, e que você escolha hoje viver uma vida santa e dedicada a Ele!**