O que Atenas tem a ver com Jerusalém?
O que é Teologia? • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 3 viewsNotes
Transcript
Comece perguntando: Qual a relação da fé com a razão? Algum dos alunos já foi confrontado em sua fé com a alegação de que fé e razão não se misturam?
Paulo era um dos homens mais preparados do seu tempo, no fim da vida ele ainda queria continuar estudando.
Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, bem como os livros, especialmente os pergaminhos.
Nós sabemos que a razão humana foi corrompida pela Queda, nós não conseguimos alcançar o conhecimento de Deus sem que ele se revele a nós, mas Pedro exorta que, pela razão, estejamos prontos a dar razão da nossa fé.
antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós,
Não é pela comprovação racional que temos fé em Cristo, mas a razão é importante para a compreensão da fé e sua explicação.
Paulo deixa clara a importância do conhecimento doutrinário para a exortação e para o bom ensino bíblico nas igrejas.
Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.
E não somente Timóteo e a liderança de uma igreja precisam desse conhecimento:
Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo; pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado.
Doutrina:
O corpo de ensinamentos da fé cristã a respeito de suas crenças centrais.
A doutrina é baseada nas Escrituras e visa manter a integridade do Cristianismo, distinguindo-o das crenças não-cristãs.
A doutrina é de importância central na pregação e no ensino cristão, pois equipa o povo de Deus para um serviço eficaz e fiel em seu mundo.
Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade, é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas, altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro.
Quem não ensina as doutrinas, por meio da razão, tem mania de contentas.
De todo modo, a fé não é racionalista, mas ela não é burra.
Anselmo de Cantuária (1033-1109) - “Eu não procuro entender para que eu possa crer; mas eu creio para que eu possa entender.”
Deus se revela àqueles a quem deseja ser conhecido.
Naquela hora, exultou Jesus no Espírito Santo e exclamou: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.
A exemplo dos escribas e fariseus - dos quais Paulo era um -, conhecimento não é sabedoria de Deus, mas o conhecimento ajuda a fazer com que a sabedoria seja bem executada.
Deus é o criador da ciência e da fé.
Mas existe uma diferença entre estudar o ser de Deus e o funcionamento de um motor. Qual é?
O motor pode ser plenamente conhecido, Deus não.
Explique a Doutrina da Trindade.
Como explicar 2Co 13.14?
A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.
Como explicar um texto tão conhecido entre nós como Jo 1.1?
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Como explicar uma coisa tão básica quando a revelada em 1Co 3.16 sem cair em sincretismos religiosos?
Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?