Tiago 1:5-8

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 30 views
Notes
Transcript

Tiago 1:5-8

Recapitular
Autor: Tiago (meio irmão de Jesus)
Livro: Uma epístola com o foco Prático
Apesar de assumirmos que ele é meio irmão de Jesus ele não se coloca em bicos de pés e se apresenta como servo.
Aceitar Cristo nos torna parte de um povo especial, mas, não isentos de aflições.
As tribulações são compatíveis com a fé cristã, variadas, passageiras e pedagógicas.
Na dificuldade Deus continua a ser Deus.
Tiago 1.5–8 BEARA
Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.
Elizabeth George ao comentar Tiago 1.5,6, diz que há três passos para conseguirmos essa sabedoria:
o primeiro, é pedirmos;
o segundo, é pedirmos a Deus;
o terceiro, é pedirmos com fé.
Tendo em conta esta informação é bom definir o que é sabedoria, mas para tal vejamos primeiro o que não é: não é cultura, não é instrução académica, sendo assim o que é sabedoria.
Deixo então uma pergunta
existe diferença entre conhecimento, entendimento e sabedoria?
Conhecimento é fácil de explicar, tem a ver com o que entra de informação na nossa vida, olhando para a bíblia, quando lemos vamos obtendo o conhecimento dos acontecimentos, dos ensinos...
Entendimento tem a ver mais com a interligação do conhecimento que temos, vemos como uma personagem na bíblia tem ligação a outra (Abraão e José), ou acontecimentos (Jonas na barriga do peixe e Jesus no tumulo). a forma como conseguimos estabelecer ligações fortalecendo a nossa capacidade de interpretação dos acontecimentos...
Sabedoria aqui entramos na forma em como ao processar o conhecimento e o entendimento vamos agir ou proceder.
Para que precisamos sabedoria
Por causa das provações
À medida que somos provados, precisamos pedir a Deus para nos mostrar o que Ele está a fazer (1.5). Deus nos prova para nossa maturidade.
Para alcançar esse alvo da maturidade, Deus faz três coisas (Ef 2.8–10): em primeiro lugar, há uma obra que Deus realiza por nós: a salvação. Em segundo lugar, há uma obra que Deus realiza em nós: a santificação. Em terceiro lugar, há uma obra que Deus realiza através de nós: o serviço.
Tiago nos ensina alguns princípios para lidarmos com as provações.
· Em primeiro lugar, na provação precisamos pedir sabedoria (1.5–8). Quando somos provados, precisamos de discernimento e sabedoria .
O que é sabedoria então? É mais que conhecimento ou entendimento. Sabedoria é o uso correto do conhecimento.
Conhecimento pode ser definido, neste contexto, como conhecer bem a Bíblia entendimento entender o que ela contem. Sabedoria é usar bem a Bíblia numa vida de prática.
· Em segundo lugar, quando somos provados precisamos conhecer o caráter de Deus (1.5). Tiago ensina três coisas sobre Deus:
Deus é a fonte da sabedoria.
A generosidade de Deus é ilimitada
e não está sujeita a condições contratuais. Não lança em rosto as nossas deficiências.
· Em terceiro lugar, quando somos provados precisamos orar com fé (1.6–8). Tiago compara o homem que ora a Deus, mas duvida, a três figuras:
ele é como as ondas do mar (1.6), como uma pessoa que oscila entre fé e incredulidade, ânimo e desânimo, otimismo e pessimismo.
Ele é também como um homem que tem duas mentes em um só corpo(1.6). A palavra grega “duvidando”, significa duas mentes. É uma pessoa dividida entre duas mentes. A fé diz sim, mas a descrença diz não.
Ele ainda é como duas almas em um só corpo (1.8). A palavra grega “dobre”, significa duas almas. Almas divididas. É tentar andar em dois caminhos. É tentar servir a dois senhores.
Para terminar a razão pela qual podemos pedir sabedoria, na consciência que receberemos, está na bondade de Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.