AVIVAMENTO
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsNotes
Transcript
Esboço de Habacuque 3:2
Assunto geral: Avivamento.
Assunto específico: “ Avivamento através da palavra”.
Texto: Habacuque 3:2
“Ouvi, Senhor, a tua palavra e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericórdia”.
Proposição: O verdadeiro avivamento.
Objetivo geral: consagração.
Objetivo especifico: conscientizar os ouvintes de que um verdadeiro avivamento e consequência da exposição da palavra do Senhor.
Exórdio: Vivemos em dias difíceis aonde vemos uma confusão muito grande com relação ao avivamento. Estão confundindo “movimento” com “avivamento”. “Movimento” e aquele gerado por um emocionalismo mentiroso, que e consequente de pregações vazias que tem como objetivo massagear o ego corrompido do homem. “Avivamento” e aquele gerado simplesmente pela exposição da palavra de Deus, causando um impacto na vida do homem e gerando mudança de vida. Veremos isto na vida do profeta Habacuque.
Exposição: Contexto Histórico
Habacuque viveu durante um dos períodos mais críticos de Judá. Seu país havia caído do auge das reformas de Josias para as profundezas do tratamento violento de seus cidadãos, medidas opressoras contra o necessitado e a ruína do sistema legal. O mundo localizado ao redor de Judá estava em guerra, com a Babilônia levantando-se em ascensão sobre a Assíria e Egito. A ameaça de invasão do Norte foi adicionado à desordem interna de Judá.
Argumentação:
Avivamento pela palavra. “Ouvi, Senhor, a tua palavra e temi...” O profeta e avivado após ter ouvido a palavra. O verdadeiro avivamento e aquele que e gerado pela exposição da palavra de Deus. Não existe, nenhum meio de avivamento fora da palavra de Deus. Jesus em Jo. 8:32 disse: “e conhecereis a verdade e a verdade vos libertara”.
Avivamento que gera mudança. No inicio do livro o profeta e conhecido como indagador, como se o próprio, tivesse o direito de questionar o a Deus. Agora Habacuque e outro homem, procurando não entender a Deus, e sim, obedece-lo.
Avivamento que produz temor. O profeta e empaquetado pela palavra e esta palavra gera temor. “Ouvi, Senhor, a tua palavra e temi...” O profeta não estava respeitando a Deus nem reverenciando a sua majestade quando questiona a Deus por toda injustiça e impiedade que estava assolando o povo porem após ter ouvido a sua palavra ele temi ao Senhor. Para o descrente, temer a Deus é temer o julgamento de Deus e a morte eterna, que é separação eterna de Deus (Lucas 12:5; Hebreus 10:31). Para o crente, temer a Deus é algo muito diferente. O temor do crente é reverência a Deus. Hebreus 12:28-29 descreve muito bem: "Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor". Temer a Deus significa ter uma reverência por Ele tão grande, que vai certamente influenciar como vivemos nossas vidas. Temer a Deus é respeitá-lO, submeter-se a Ele e louvá-lO com admiração.
Avivamento que gera compaixão. O avivamento gerado pela palavra nos deixa compadecido para com nossos irmãos. “...aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericórdia”. Habacuque hora ao Senhor pedindo com toda a humildade, que, o que aconteceu com ele através da palavra de Deus aconteça também na vida dos seus irmãos. Jesus nos deu esse grande exemplo ao fazer maravilhas e prodígios no NT.
.
Peroração: Habacuque 3: 17, 18.
O verdadeiro avivamento leva-nos a uma vida de adoração ao Senhor independente da circunstancia que estão a nossa volta.