Os efeitos da Palavra de Deus (1Ts 2:13-16)
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 91 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO: Outubro é um mês que traz a lembrança de algo que aconteceu há mais de 500 anos e que até hoje possui sua relevância. Qual é esta lembrança?
CONTEXTUALIZAÇÃO: O capítulo 2 de 1 Tessalonicenses trata sobre o reconhecimento de Paulo a respeito da conduta dos cristãos residentes na cidade de Tessalônica.
Paulo esteve debatendo na sinagoga da cidade por três sábados consecutivos, pregando o Evangelho a todos os que lá estavam. Tanto a primeira quanto a segunda carta aos irmãos tessalonicenses é provavelmente uma das primeiras cartas escritas por Paulo, cartas escritas enquanto ele estava em Corinto.
Aquela igreja possuía em sua grande maioria pessoas que não vinham da tradição judaica, que nós chamamos de gentios. Esta igreja ajudou muito Paulo em seu ministério, até mesmo financeiramente, uma das coisas pelas quais Paulo era grato.
Porém, a certa altura, judeus se infiltraram naquela comunidade e começaram a perseguir todos os crentes, visto que não seria bom para eles que a mensagem de Cristo se espalhasse pela região.
Assim como estes judeus, hoje vemos uma sociedade que não deposita credibilidade na mensagem contida na Bíblia, eles não possuem confiança de que os escritos da Palavra sejam relevantes.
Nós, cristãos, pelo contrário, somos aqueles que devemos ter esta confiança em nossas vidas, na certeza de que é por meio dela que somos edificados pelo Senhor. Meu tema: OS EFEITOS DA PALAVRA DE DEUS. Quais são estes efeitos?
1. PALAVRA QUE TRANSFORMA
1. PALAVRA QUE TRANSFORMA
13 Outra razão ainda temos nós para, incessantemente, dar graças a Deus: é que, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes.
Explicação: Todo o ensino que os tessalonicenses recebem aqui não são filosofias humanas, mas sim sabedoria divina. Paulo expressa gratidão por isso, e é interessante o contraste que ele apresenta com o jogo de palavras (Palavra de Deus x palavra de homens), o que deixa clara a diferença.
A época de Paulo possui muitos filósofos discursando nas praças, é a época do Império Romano que teve influência da cultura grega. Diferentemente do que Sócrates, Platão ou Aristóteles diziam, a Palavra de Deus não deveria vir por meio de debates para novas ideias serem descobertas somente pela razão.
Já no capítulo 1 podemos observar o que está sendo declarado a respeito disso:
5 porque o nosso evangelho não chegou até vós tão somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós e por amor de vós.
Deus é perfeito, e tudo o que vem dEle, também é perfeito, logo, Sua Palavra é perfeita! O homem é imperfeito, e tudo o que vem do homem se torna imperfeito, logo a palavra de homens não produz perfeição alguma! Isso reforça o que Paulo declara no capítulo 4, v. 8:
8 Dessarte, quem rejeita estas coisas não rejeita o homem, e sim a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo.
Paulo reconhece que, se não fosse Deus, o entendimento da Palavra jamais chegaria ao povo. A ação de Deus é sobrenatural, somente Deus transforma homens pecadores, orgulhosos, de duro coração, em crentes compromissados que aceitam uma nova mensagem que chega através da boca de homens e mulheres e por meio de cartas.
Este é um tempo em que o Evangelho é novidade para os povos. Assim, pessoas que acabam de ouvir esta nova mensagem tem dificuldades para aceitar pela razão. Somente uma ação divina muda e traz libertação! Os tessalonicenses ouvem o Evangelho e o Espírito Santo abre suas mentes.
Aplicação: É importante ressaltar que, mesmo que, para nós, o Evangelho não seja algo novo, sabemos o que é a Boa Notícia, mesmo nós podemos experimentar a conversão somente porque Deus agiu em nosso coração por meio do Espírito Santo para nos dar o convencimento. E a Palavra de Deus é fundamental neste processo!
Somos conhecidos como uma igreja que preza pela doutrina, e nós até nos orgulhamos disto. Mas devemos ir além, devemos nos aprofundar no encontro diário com o Senhor. Sempre podemos aprender algo novo em um mesmo texto que já ouvimos tantas vezes.
Quando cremos que Deus pode nos transformar por meio da Sua Palavra, e quando reconhecemos que sempre há algo em nós que precisa ser corrigido, podemos nos deleitar nos ensinamentos do Senhor. Pode ser que exista algo que você nem perceba que está falhando diante de Deus.
2 Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
O que acontece com aquele que medita na Palavra? Leiam a continuação.
Dobradiça: Devemos confiar na Bíblia porque, por meio dela, o Espírito Santo nos transforma, e além disso, a Bíblia é a:
2. PALAVRA QUE FORTALECE (v. 14)
2. PALAVRA QUE FORTALECE (v. 14)
14 Tanto é assim, irmãos, que vos tornastes imitadores das igrejas de Deus existentes na Judeia em Cristo Jesus; porque também padecestes, da parte dos vossos patrícios, as mesmas coisas que eles, por sua vez, sofreram dos judeus,
Explicação: Mesmo diante das perseguições, eles permanecem firmes e perseverantes. Paulo compara esta postura dos tessalonicenses à postura dos cristãos da Judeia ao serem perseguidos pelos judeus, pois são os judeus do próprio povo de Tessalônica, ou como Paulo fala, os “patrícios”, os conterrâneos, que consideravam os cristãos inimigos por seguirem a Cristo e crerem em Sua mensagem.
Eles eram crentes fieis, possuíam a alegria que vinha do Senhor, não seria a perseguição que abalaria sua fé.
Logo os judeus, que nunca consideraram o Império Romano como justo, chegaram a agir contra os cristãos para levá-los à condenação como se a autoridade de César fosse algo a ser respeitado.
O Espírito Santo toca quem Ele quer. Muitos judeus, em especial, muitos dos fariseus, por mais que ouvissem toda a mensagem, por mais que tivessem visto a Cristo revelando a Si mesmo como o Filho de Deus, jamais creram, e pior incitaram o povo a levá-lo ao julgamento do sacerdote judeu e do imperador romano a fim de que fosse condenado à pena de morte por crucificação.
Aplicação: É assim que podemos observar e compreender que, se o Espírito Santo não toca o coração, por mais que a pessoa conheça toda a Escritura, é a obra sobrenatural do Senhor que fará com que ela creia.
Quero que você reflita hoje se a Palavra de Deus é um dos motivos que tem feito você permanecer nesta igreja, e te faz vir numa quarta-feira à noite ao culto.
Por vezes, caímos em uma rotina que nos faz esquecermos o que é a vida para a qual o Senhor nos chamou. Vivemos no automático, trabalhamos, passeamos, fazemos compras, visitamos os parentes (quando é possível), assistimos alguns filmes ou séries porque consideramos as coisas importantes que temos de fazer.
A Bíblia, muitas pessoas buscam ler quando sobra tempo. Caixinha de promessas não é Bíblia! São versículos isolados que podem ser interpretados fora do seu contexto.
Existe pessoas que enxergam a Bíblia como algo místico que só a presença dela aberta em algum texto já é suficiente para sermos abençoados e protegidos. As pessoas ainda fazem isto?
Se não nos cuidarmos, cairemos em discursos falaciosos, mentiras, ideologias que surgem para nos desorientar, perdemos nosso foco. Temos de manter os nossos olhos fixos na Palavra, e principalmente, no Senhor Jesus, que é quem nos faz permanecer.
Dobradiça: Além de sermos transformados e fortalecidos pelo Espírito Santo, podemos ter certeza que a Bíblia é para nós:
3. PALAVRA QUE REVELA (v. 15-16)
3. PALAVRA QUE REVELA (v. 15-16)
15 os quais não somente mataram o Senhor Jesus e os profetas, como também nos perseguiram, e não agradam a Deus, e são adversários de todos os homens,
Explicação: O apóstolo Paulo se referiu aos judeus que perseguiram a Jesus, e um grupo destes mesmos judeus foram capazes até mesmo de perseguirem a outros.
Paulo relata sobre a perseguição, a qual teve seu ápice na morte de Cristo, este que foi o maior de seus pecados… Eles rejeitaram a presença do Deus vivo encarnado entre eles!
Fizeram de tudo para impedir que a mensagem da salvação pudesse chegar a outros povos, fizeram disso a coisa mais importante naquele momento a ser buscada, como se tudo fosse uma ofensa ao que eles aprenderam desde as tradições do Antigo Testamento.
Os judeus perdem o juízo e mandam prender ou atacam, se preciso for, até a morte, para impedir que a missão prossiga no seu objetivo maior. Paulo deseja pregar aos gentios, como o texto fala. Gentios eram todos aqueles que não faziam parte do povo de Israel, como gregos e romanos, dentre outros povos.
Os judeus que jamais viessem a conhecer a Cristo iriam persegui-Lo, isto era um fato! Eles não foram convencidos em seus corações pelo Espírito Santo a respeito de Jesus ser o Filho de Deus. Assim, viam como única solução acabar com os que estavam espalhando uma nova doutrina, uma nova mensagem. Como não viriam a crer, como o texto fala:
16 a ponto de nos impedirem de falar aos gentios para que estes sejam salvos, a fim de irem enchendo sempre a medida de seus pecados. A ira, porém, sobreveio contra eles, definitivamente.
A ira de Deus cairia sobre os que não cressem, e mais ainda, sobre os que perseguissem aqueles que cressem.
Aplicação: A Palavra de Deus revela quem é que está no caminho do Senhor! Quando confrontados com seus ensinos, devemos mudar nosso jeito de agir, abandonando o que vai contra a Palavra.
Se nosso coração foi verdadeiramente tocado, nos arrependemos e buscamos conhecer mais e seguir uma conduta que mostre que somos de Cristo. E então, somos iluminados pela Bíblia, ou a Bíblia revela a escuridão do nosso interior?
A quem tememos? A Deus? Ou tememos que sejam descobertos os porões do nosso coração onde está escondida toda a bagunça que insistimos em nunca arrumar? A Bíblia nos mostra quem somos, mostra quem Cristo é, e mostra quem nós devemos ser quando temos um encontro com Ele.
Se mostra quem nós somos, talvez seja por isso que surgiu um líder por aí querendo a atualização dela para tirar coisas que ele não concorda. Às vezes fico pensando… o que será que Paulo diria para este líder?
O que nos faz permanecermos na caminhada com Cristo não é a nossa influência na sociedade, não é nosso conhecimento ou nosso discurso bem elaborado, não são as habilidades das nossas mãos.
O que faz toda a diferença está em nosso interior! Quando as pessoas nos perseguem por causa da nossa fé, eles não perseguem diretamente a nós, mas a Cristo, que mora em nós.
CONCLUSÃO: O mundo não quer que levemos a sério a Palavra de Deus! E é por isso que a Reforma Protestante foi tão necessária. A reforma do século XVI não aconteceria da mesma forma hoje, pois vivemos em um outro contexto. Ainda hoje pequenas reformas precisam ser trabalhadas para nos adequarmos ao que a Palavra de Deus nos diz.
Há pessoas que não creem em Deus querendo nos afastar dEle. Mas, quando permanecemos firmes nos Seus ensinamentos, quando temos um encontro com a Bíblia: somos transformados, somos fortalecidos, e também confrontados pra que seja revelado o que há em nossos corações.
Que Jesus nos abençoe de tal forma que não sejamos influenciados por pensamentos errôneos que não estão contidos nas Escrituras. Que o Senhor Jesus te abençoe grandemente!
