O caminho da felicidade - Salmo 112

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 10 views
Notes
Transcript

Introduçao

O QUE O HOMEM PRECISA FAZER PARA SER FELIZ?
Muitos passam a vida buscando uma formula para ser feliz, mas pouco realmente conseguem chegar lá. Aqui nesse Salmo encontramos essa formula!
Há uma ligação estreita entre esse salmo e o anterior, tanto na forma acróstica, (com 22 linhas que correspondem as 22 letras do alfabeto hebraico) quanto nos ensinamentos espirituais. O Salmo 111 exalta as obras de Deus, enquanto o Salmo 112 exalta a pessoa que teme a Deus. Os autores e as ocasiões são desconhecidos.
O salmo 112 continua do ponto em que o anterior parou, a saber, com o homem que teme ao Senhor e pratica a sabedoria.

O justo que teme ao Senhor encontra realização, bênçãos e glória eterna, em contraste com o fim inglorio do perverso.

I — O JUSTO ENCONTRA A VERDADEIRA FELICIDADE EM DEUS- v.1

O temor a Deus traz bênção definitiva para aqueles que se submetem aos Seus mandamentos (v. 1).
Temer ao Senhor: O temor do Senhor trata-se de um medo reverente, admirador e submisso. Esse é o primeiro passo, reconhecer a grandeza e o poder de Deus e se submeter a Ele.
Obedecer os mandamentos: O desejo de todo ser humano por felicidade só pode vir por meio de obediência aos mandamentos de Deus (cf. Salmos 1:1-3). Conforme estudamos em 1Jo 5.3, os mandamentos de Deus não são pesados, pelo contrario, são fonte de vida!

II — O JUSTO DESFRUTA DAS BENÇÃOS DE DEUS - v.2-9

O valor de temer a Deus se demonstra nas bênçãos desfrutadas pelos justos (vv. 2–8).
A. O justo tem uma linhagem poderosa e vida próspera na terra (vv. 2,3).
Descendência ilustre: sua descendência ocupará cargos de poder e prestígio; ele será honrado por causa de sua herança piedosa. Aquele que teme ao Senhor ensina bem os seus filhos a também temer ao Senhor, corriem seus filhos para que sejam rendes homens e mulheres de caráter, reconhecidos na sociedade onde vivem (Ef 6.1-4
Efésios 6.1–4 (RA)
Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo.
Honra a teu pai e a tua mãe
(que é o primeiro mandamento com promessa),
para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.
E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.
Prosperidade: em termos gerais, é fato que a obediência à Palavra de Deus preserva os homens do desperdício e da pobreza. Os resultados de sua justiça, ou seja, de sua honestidade, diligência e simplicidade se estendem a gerações distantes.
B. O justo recebe orientação em tempos de angústia devido à sua compaixão (v. 4).
Garantia de iluminação: o texto não garante que o justo será preservado de toda escuridão, mas promete que haverá luz nas trevas. Em todos os momentos sombrios da vida, o Senhor se mostra benigno, misericordioso e justo.
C. O justo é vindicado no tribunal por causa de seus atos generosos (v. 5).
Generosidade: a vida corre melhor para o homem generoso que não se recusa a emprestar aos verdadeiramente necessitados. Ele administra seus negócios com prudência e justiça e terá sempre pessoas para lhe ajudar testemunhando a seu favor.
D. O justo será sempre lembrado com honra porque tem um alicerce sólido para a vida (vv. 6–8).
1. O justo não será abalado, mas sua memória permanecerá (v. 6). Edifica sua vida sobre uma fundação estável, e será lembrado muito tempo depois de partir.
2. O justo não teme os imprevistos da vida por causa de sua confiança em Javé (v. 7). Não vive com o temor constante de receber más notícias, sofrer reveses nos negócios ou ser vítima de calamidades naturais. Permanece confiante no Senhor e sabe que nada acontece sem a vontade permissiva de Deus.
3. O justo é firme e supera a oposição dos injustos (v. 8). Nem mesmo os adversários abalam sua estabilidade ou serenidade. Ainda que, no momento, os inimigos pareçam estar em vantagem, sua queda é certa, e o justo está do lado vencedor.

III — A RECOMPENSA DO JUSTO E DO PERVERSO - v.9-10

O valor de temer a Deus se demonstra no contraste entre a alegria celestial do justo e o triste fim do perverso (vv. 9,10).
O justo é exaltado
A. A justiça [boa reputação] do que teme a Deus sobreviverá a ele devido à sua generosidade (vv. 9ab). Aqui podemos ter um vislumbre de uma recompensa eterna para o justo.
B. O valor do justo será exaltado devido à sua generosidade (v. 9a,c): por causa de sua bondade para com os pobres o justo sempre será lembrado. Seu poder nunca será envergonhado. Em vez disso, sua cabeça será coroada de elogios. Paulo cita esse versículo em 2Coríntios 9:9 para mostrar os efeitos duradouros da generosidade.
2. O perverso é esquecido O ímpio perecerá envolto em inveja e frustração pelo sucesso do justo (v. 10).
1. O ímpio testemunhará o triunfo do justo (v. 10a).
2. A inveja e frustração do ímpio não poderão impedir nem o sucesso do justo nem sua própria punição final (v. 10b).
Quando, no devido tempo, a vindicação do justo e sua honra permanente ficarem evidentes, o perverso experimentará humilhação e inveja. Rangerá os dentes de raiva, perderá o juízo e desaparecerá. Tudo aquilo pelo que os ímpios viveram perecerá com eles.

CONCLUSÃO

Muito do que foi dito a respeito de Deus no salmo 111 é aplicado aqui ao homem piedoso. Aquele que teme a Deus e o obedece se torna cada vez mais parecido com Ele, a imagem distorcida pelo pecado fica mais alinhada com a do Criador. Em Cristo isso se torna uma realidade na nossa vida: Ao contemplar a beleza do Senhor, o justo é transformado pelo Espírito Santo na imagem dele (2Co 3:14-18). Paulo falando dos judeus, cita que depois de Cristo o justo é aquele que recebe a Cristo para ter essa imagem cada vez mais alinhada com a de Deus.
2 Corinthians 3:14–18 RA
Mas os sentidos deles se embotaram. Pois até ao dia de hoje, quando fazem a leitura da antiga aliança, o mesmo véu permanece, não lhes sendo revelado que, em Cristo, é removido. Mas até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Quando, porém, algum deles se converte ao Senhor, o véu lhe é retirado. Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.
Em Cristo podemos também alcançar o verdadeiro caminho da felicidade!
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.