A verdadeira Riqueza - Marcos 10:17-22

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 10 views
Notes
Transcript

Texto Base:

x
Marcos 10.17–22 NAA
Pondo-se Jesus a caminho, um homem correu ao seu encontro e, ajoelhando-se diante dele, perguntou-lhe: — Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Jesus respondeu: — Por que você me chama de bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus. Você conhece os mandamentos: “Não mate, não cometa adultério, não furte, não dê falso testemunho, não defraude ninguém, honre o seu pai e a sua mãe.” Então o homem respondeu: — Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude. E Jesus, olhando para ele com amor, disse: — Só uma coisa falta a você: vá, venda tudo o que tem, dê o dinheiro aos pobres e você terá um tesouro no céu; depois, venha e siga-me. Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades.

Contextualização:

x
A) No contexto da nossa meditação, Jesus e os discipulos estão indo para Jerusalém e diversos encontros e situações acontecem durante a viagem.
B) Um Jovem pergunta pergunta para Jesus o que é necessário para herdar a vida eterna?
C) Não sabemos o que o jovem esperava como resposta, se ele esperava que Jesus falasse um valor, atitudes, um estilo de vida que precisaria ser adotado, o texto não menciona qual a inteção exata do jovem com a pergunta.
D) Jesus faz uma afirmação a respeito desse jovem que muitas vezes passa desapercebida, Jesus afirma que o jovem conhece os mandamentos de Deus para a salvação e menciona alguns desses mandamentos:
“Não mate, não cometa adultério, não furte, não dê falso testemunho, não defraude ninguém, honre o seu pai e a sua mãe.”
E) O Jovem afirma que essas coisas ele tem praticado desde cedo.
F) Jesus olha com amor para este jovem antes deprosseguir e então diz o que falta:
Êxodo 20.1–11 NAA
Então Deus falou todas estas palavras: — Eu sou o Senhor, seu Deus, que o tirei da terra do Egito, da casa da servidão. — Não tenha outros deuses diante de mim. — Não faça para você imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não adore essas coisas, nem preste culto a elas, porque eu, o Senhor, seu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, mas faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. — Não tome o nome do Senhor, seu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. — Lembre-se do dia de sábado, para o santificar. Durante seis dias você pode trabalhar e fazer toda a sua obra, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, seu Deus. Não faça nenhum trabalho nesse dia, nem você, nem o seu filho, nem a sua filha, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu animal, nem o estrangeiro das suas portas para dentro. Porque em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou.
G) A não foi isso que Jesus falou, ele disse para o jovem vender tudo o quanto possuia, dar o dinheiro aos pobres, conquistaria um tesouro no céu, e segui-lo.
H)Verdade, mas esse jovem possuia muitas terras, muitas riquezas e a riqueza em si não é um problema, o problema é que esse jovem amava mais as riquezas do que a Deus, a riqueza se tornou o deus desse jovem.
I) O jovem até conseguia amar ao próximo, ser solidário, mas Deus não era seu maior amor, sua prioridade, sua verdadeira riqueza e por isso se retira triste.
J) O Jovem teve a oportunidade de se arrepender e mudar de vida, porém preferiu ir embora se conquistar uma das coisas que almejava.
Olhando para esse encontro do Jovem Rico com Jesus, meditaremos no tema:

Tema: A verdadeira Riqueza

x
Muitas coisas são preciosas para nós, nossos bens, nossa familia, as coisas que gostamos de fazer, a igreja, etc..
Mas que de fato é prioridade em nossa vida?

1° - Os tesouros desta terra

x
Os tesouros desta terra são todas as coisas que nos afastam de Deus ou que têm prioridade em nossa vida.
A) A vida financeira - Assim como o Jovem rico, muito buscam riqueza e sucesso financeiro, ou até já possuem esses sucesso e querem a todo custo manter esse patrimonio, ao ponto que um gasto a mais já tira seu sono, seu descanso no Senhor.
B) As posições e status - Assim como o Rei Saul, temeu e perseguiu Davi, com medo de perder sua influência e poder, deixando e se esquecêndo de Deus, que concedeu essa posição para conduzir o povo do Senhor, se afastou de Deus pela ambição e amor ao reinado.
C) A igreja - O zelo dos fariseus com o povo do Senhor, com as leis de Deus, os afastou do próprio Deus, ao ponto de não reconhecerem a Cristo e se esquecerão da essência do evangelho, o amor a Deus e o amor ao próximo.
D) Os filhos - Eli honrou e amou seus filhos de tal forma que deixou de educa-los como deveria, honrou mais os filhos do que a Deus.
E) O Casamento - Salomão por amor a suas esposas contruiu templos pagãos dentro de Israel e adorou deuses falsos, quebrando os mandamentos, não amando a Deus como deveria.
Muitos outros tesouros nós temos, devemos tomar cuidado com cada um deles, nosso tesouro verdadeiro não está nesta vida terrena.
Nosso tesouro verdadeiro é Nossa salvação em Jesus Cristo

2° -Nossa salvação em Jesus Cristo

x
A) No nosso texto, Jesus estava indo para Jerusalém para completar sua missão, pagar o preço do pecado em nosso lugar para nos conceder vida eterna pela graça.
B) Por mais que a salvação é uma graça, um presente que não merecemos Deus disperta em nós a fé salvadora na obra de Jesus e o arrependimento pelos pecados.
C) Ou seja, para ser salvo é necessário crer na obra de Cristo, vida, morte, ressurreição e ascenção. Essa fé é o próprio Espírito de Deus que gera em nós.
D) Também é necessário o arrependimento pelos pecados cometidos. Nós por conta própria não conseguimos atingir o padrão que Deus estabeleceu, uma vida de obediência e perfeitamente santa. Portanto o próprio o Espírito Santo de Deus nos convence que somos pecadores, gera em nós o arrependimento.
E) Aquele portanto que reconhece que é pecador, se arrepende dos seus pecados e crê que em Cristo recebe salvação gratuita pelos méritos de Jesus Cristo, é salvo e esse é o seu maior presente, seu tesouro mais precioso.
F) O fato da salvação ser pela graça em Cristo, isso não anula as exigencias de Deus, o padrão de Deus não foi alterado, mas Cristo cumpriu todas essas exigências em nosso lugar.
G) Mas isso também não significa que devemos nos acomodar, nossa meta ainda é atingir o padrão que Deus estabeleceu, não mais para ser salvo, mas para crescer em santidade e obediência, em gratidão a Deus.
H) Isso também significa que constantemente devemos nos arrepender dos nossos pecados e buscar intensamente viver de uma forma que glorifique a Deus.
I) Aqueles que têm a salvação como seu maior tesouro amam a Deus acima de todas as coisas e ao próxímo como a si mesmo.
J) A esperança dos crentes está na vida eterna e não nas coisas desta vida passageira.
K) Jesus Cristo é a prioridade do povo de Deus, os crentes vivem como servos do Rei dos reis, a salvação é a nossa maior riqueza.
Marcos 10.28–29 ARA
Então, Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos e te seguimos. Tornou Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho,

Conclusão:

x
Muitas áreas da vida demandam amor, atenção e cuidado, temos responsabilidades com nosso trabalho, com nossa familia, nossa vida financeira, com a igreja entre tantas outras coisas e a Bíblia nos orienta a cuidar de cada uma delas.
O que não podemos fazer de forma alguma é abrir mão do nosso relacionamento com Deus, Deus é prioridade em nossa vida, em Jesus Cristo está a nossa verdadeira esperança.
De Deus vêm o nosso socorro,
Deus nos sustenta e não nossas riquezas,
Deus cuida da nossa familia,
Cristo é o cabeça da igreja,
De Deus recebemos a salvação, nosso maior tesouro está em Cristo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.