Céu na Rua 6 - Fé e Sabedoria
Céu na rua • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 9 viewsVamos comparar a sabedoria mundana com a sabedoria divina. Este sermão encorajará os crentes a buscarem a sabedoria do alto, caracterizada pela pureza, paz e justiça.
Notes
Transcript
ABERTURA
ABERTURA
O título dessa série: CÉU NA RUA, é inspirado na oração do Pai Nosso. A oração do Pai Nosso nos convida a uma petição integral: “seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu”. O chamado de trazer o céu para as ruas começa daqui, de Caruaru. E para nos aprofundarmos no entendimento dessa ideia e assim praticá-la, estamos lendo uma das cartas mais “práticas” da Bíblia: Tiago. Em 7 episódios, estudamos temas como PROVAÇÕES, FAVORITISMO, AÇÃO PRÁTICA, LÍNGUA. Hoje vamos para o episódio 6.
LEITURA: Tiago 3:13-18
LEITURA: Tiago 3:13-18
Nova Almeida Atualizada
13 Quem entre vocês é sábio e inteligente? Mostre as suas obras em mansidão de sabedoria, mediante a sua boa conduta. 14 Se, pelo contrário, vocês têm em seu coração inveja amargurada e sentimento de rivalidade, não se gloriem disso, nem mintam contra a verdade. 15 Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; pelo contrário, é terrena, animal e demoníaca. 16 Pois, onde há inveja e rivalidade, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins. 17 Mas a sabedoria lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, gentil, amigável, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. 18 Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.
INTRODUÇÃO: A Árvore da Sabedoria
INTRODUÇÃO: A Árvore da Sabedoria
ILUSTRAÇÃO: um dos hobbies atuais do meu pai (pré-aposentado) é o sítio que ele construiu, em Gravatá. Desde 2021 ele vem deixando arrumadinho lá. Um dos destaque de lá são os pés de acerola.
Um pé de acerola pode dar, em média, 100kg de frutos por ano, chegando a 200kg! Eu não acreditaria nesses números senão visse com meus próprios olhos: se deixasse, toda semana quando ia para Gravatá eu receberia um saco cheio de acerola. Pai me contou que na época da colheita, chegou a doar para 39 pessoas!
E porque eu contei essa história? Por que hoje falaremos de como a nossa fé necessita de sabedoria. E o que é sabedoria?
De onde virá a fonte de nossa sabedoria?
De onde virá a fonte de nossa sabedoria?
Vemos em Salomão um exemplo de onde buscar sabedoria. Em 1 Reis 3, o seu desejo é que o Senhor dê “a teu servo um coração compreensivo, para que eu possa governar bem o teu povo e saber a diferença entre o certo e o errado.”
Deus concede sabedoria a Salomão, e isso é demonstrado de algumas formas. A sabedoria na Bíblia pode ser ilustrada às vezes na forma de uma mulher (Pv 31, por exemplo), e a outra forma é… como uma árvore. Igual ao Éden.
A sabedoria bíblica é retratada como uma árvore
A sabedoria bíblica é retratada como uma árvore
1Reis 4.25 “Durante a vida de Salomão, Judá e Israel viveram em segurança, cada homem debaixo da sua videira e da sua figueira, desde Dã até Berseba.”
Provérbios 3.18 “A sabedoria é árvore que dá vida a quem a abraça; quem a ela se apega será abençoado.”
É com essa imagem de árvore de sabedoria que podemos ler como Tiago inicia sua fala sobre a sabedoria, dizendo que ela é caracterizada pela produção de bons frutos. E que a produção desses frutos depende de qual é a raiz que nutre essa árvore.
Tiago parece demonstrar no seu texto que existem dois tipos de sabedoria, ou dois tipos de árvore...
Como diferenciar essas árvores, então? Qual delas estamos plantando, regando e cuidando dentro de nós?
A SABEDORIA HUMANA: O QUE FAZ E O QUE É
A SABEDORIA HUMANA: O QUE FAZ E O QUE É
14 Se, pelo contrário, vocês têm em seu coração inveja amargurada e sentimento de rivalidade, não se gloriem disso, nem mintam contra a verdade. 15 Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; pelo contrário, é terrena, animal e demoníaca. 16 Pois, onde há inveja e rivalidade, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins.
Tal qual uma árvore, a sabedoria apresenta raízes, caule que florescem os frutos correspondentes:
RAÍZES da sabedoria humana (fontes) v.14
RAÍZES da sabedoria humana (fontes) v.14
14 Se, pelo contrário, vocês têm em seu coração inveja amargurada e sentimento de rivalidade, não se gloriem disso, nem mintam contra a verdade.
Raízes são plantadas no nosso coração
Inveja Amargurada
individualismo extremo , a ponto de que o outro não pode sequer ter algo; existe amargura maior do que não ser feliz com a felicidade do outro ao meu redor?
Provérbios 14.30 “O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos.”
Sentimento de Rivalidade
se eu não respeito o meu irmão, ele se torna meu rival. Alguém que não está somando à minha vida;
Vejam, meus irmãos, será que não é assim que vivemos no dia a dia, achando que isso é sabedoria? Vejamos que o sentimento de rivalidade tem crescido nos ambientes cristãos: ILUSTRAÇÃO SOBRE POLÍTICA
Nos últimos anos, então, aflorou-se uma rivalidade por motivos políticos totalmente infundada nas Escrituras.
Um sentimento de rivalidade que separa amigos, até mesmo famílias, em tempos de eleição.
No “mundo”, isso já era comum, com gente brigando pela cor da camisa em carreatas e comícios. Mas dentro das igrejas é um fenômeno mais recente, endossado pela frase: “crente de verdade só pode votar de tal forma, ou defender tal visão política”
DECLARAÇÃO DE FÉ D’A PONTE SOBRE POLÍTICA:
“não tomamos posição político-partidária em relação a nenhuma ideologia política, uma vez que nenhuma delas, em um mundo caído, pode reivindicar ser a exata expressão da vontade de Deus.”
Nós da Ponte não levantaremos bandeira ideológica nem permitiremos que esse púlpito seja um palanque eleitoral. Cada irmão tem liberdade para votar com sabedoria nos valores que mais lhe expressam o Reino de Deus.
Irmã, se não há ideologia politica cristã, qualquer rivalidade que fizermos é inútil. Irmão, se a inveja apodrece os nossos ossos, o nosso coração não pode ser tomado por essas coisas. Essas fontes de sabedoria transformam o nosso caráter, moldam aquilo que somos e assim a nossa sabedoria se define pelas características do versículo 15:
CAULE da sabedoria humana (caráter) v.15
CAULE da sabedoria humana (caráter) v.15
15 Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; pelo contrário, é terrena, animal e demoníaca
Veja a espiral de características que definem a sabedoria humana e contrastam com a sabedoria de Deus
Terrena
Ela é terrena porque não corresponde aos valores do Reino dos céus;
Animal
Porque é demonstrada de forma irracional, passional. Eu não penso com sabedoria em olhar para o outro, mas de forma egoísta olho apenas para mim.
Demoníaca
Se algo não ajunta ao Reino de Deus, esse algo espalha. A palavra demoníaca significa “em rebelião com Deus”
Marcos 8.33 “Jesus, porém, voltou-se, olhou para os seus discípulos e repreendeu Pedro, dizendo: “Para trás de mim, Satanás! Você não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens”.”
A sabedoria dos homens é demoníaca porque, ao ser praticada, entra em rebelião com as práticas que propagam o Reino de Deus:
FRUTOS da sabedoria humana (resultados) v.16
FRUTOS da sabedoria humana (resultados) v.16
16 Pois, onde há inveja e rivalidade, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins.
Confusão (cadeirada em debate político; família separada por eleição)
Toda a espécie de coisas ruins (a inveja e o egoísmo te deixam cegos para quem está precisando de apoio e ajuda ao seu lado. Cobiça, negligência, omissão ocorrem por causa disso)
Esses frutos são apenas o sinal visível de que algo muito ruim está sendo alimentado em nosso coração, com um falso nome de sabedoria.
A SABEDORIA DO ALTO: O QUE ELA É?
A SABEDORIA DO ALTO: O QUE ELA É?
17Mas a sabedoria lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, gentil, amigável, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento.
Percebam as diferenças entre as definições da sabedoria que vem de Deus.
RAIZ
17Mas a sabedoria lá do alto é, primeiramente, pura
Primeiramente, a sabedoria divina partilha das propriedades do próprio Deus. Se Deus é Santo, a sabedoria também é santa. Se Deus é puro, a sabedoria também é pura. Se Deus é amoroso, a sabedoria também é amorosa.
CAULE
depois, pacífica, gentil, amigável,(…), imparcial, sem fingimento.
Além disso, não há características individualistas na sabedoria do alto. Todas elas envolvem como me relaciono com as pessoas ao meu redor. Ela é prática, e não teórica.
Eugene Peterson: Conhecimento é a informação armazenada na mente, que pode ser utilizada de forma impessoal e individual; já a sabedoria é o conhecimento que vem do coração, só podendo existir quando é vivida dentro de relacionamentos.
O conhecimento pode ser individual; a sabedoria é necessariamente relacional.
O exercício da sabedoria verdadeira é provado pela presença de bons frutos. A sabedoria divina não nos deixa apto para “passar em uma prova de 20 questões”, ou guardada para nosso próprio entendimento. A sabedoria divina “frutifica”.
cheia de misericórdia e de bons frutos
CONCLUSÃO: A SABEDORIA É PACIFICADORA
CONCLUSÃO: A SABEDORIA É PACIFICADORA
v.18 (NVT) E aqueles que são pacificadores plantarão sementes de paz e ajuntarão uma colheita de justiça.
Tiago usa como referência as bem-aventuranças para enfatizar o seu chamado por uma fé que pratique a sabedoria
Mateus 5.9 Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Pacificador: artesão da paz
Geralmente associamos o pacificador como a turma do “deixa disso”. Aquela pessoa que, no meio da briga, pede para todos se acalmarem. Pacificador quer dizer muito mais.
SHALOM vai muito além do que um período sem brigas, pacífica. É um termo amplo relacionado à saúde, prosperidade, harmonia e integridade. Significa perfeito bem-estar, serenidade, realização, liberdade de problemas e de qualquer coisa que impeça o contentamento.
SHALOM é um estado de total integração e bem-estar, seja com Deus, seja com as pessoas ao redor.
Toda vez que você está falando das boas novas do Evangelho para alguém, está reconciliando pessoas com Deus. você é um pacificador
Toda vez que você dá um pão para quem está fome, está entregando bem-estar a ela. você é um pacificador
Toda vez que você usa suas habilidades para servir às pessoas ao seu redor como testemunho daquilo que Deus fez a você, está integrando pessoas. Você é um pacificador.
TRAZER O CÉU NA RUA, EM OUTRAS PALAVRAS, É SER UM PACIFICADOR. UM ARTESÃO DA PAZ
O que significa produzir paz na Bíblia = ter uma colheita de justiça
““A sabedoria, em essência, é conciliadora e promotora da vida em sua totalidade. Quando a Bíblia dá exemplos de pessoas sábias, elas parecem ter em comum pelo menos duas características: são humildes e buscam a reconciliação entre as pessoas em sua proximidade.”.
Marlene Enns
Estamos realizando uma semana de ações voluntárias, para que de forma prática você frutifique a sabedoria que vem lá do alto.
Quer adquirir conhecimento? Leia um livro, faça um curso, consiga um diploma.
Quer adquirir sabedoria? Entregue bons frutos às pessoas ao seu redor!
A alegria do meu pai não está nos 100kg de acerola que a árvore era capaz de proporcionar. Mas sim na quantidade de relacionamentos que ela pôde expandir através dos frutos compartilhados.
Um pé de acerola, simples, produziu tanto fruto a ponto de alimentar 39 pessoas diferentes. Imagine o que você pode fazer, se permitir frutificar a sabedoria de Deus a quem está ao seu redor?
