TEMPO DE DESPERTAR!
7 IGREJAS DA ÁSIA • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 14 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Sardes já foi uma das0 maiores cidades do mundo. Foi a capital do antigo reino da Lídia e, no século VI a.C., foi governada por um rei fabulosamente rico cujo nome, Creso, tornou-se sinônimo de riqueza incalculável.: "tão ricas quanto Creso".
Ficava a apenas 48 km a sudeste de Tiatira. Ficava no fértil Vale do Hermo. Ao norte do vale erguia-se uma longa cadeia de montanhas. Sardes foi construída em um esporão de montanha a cerca de 450 metros acima do fundo do vale. Era considerada virtualmente inexpugnável a ataques militares.
Várias vezes os exércitos tentaram derrubá-la, mas não conseguiram. Mas duas vezes em sua história ela caiu em ataque estrangeiro, uma vez pelos persas e uma vez pelos gregos, e ambas as vitórias foram alcançadas furtivamente. Sardes estava tão confiante de que não poderia ser vencida que falhou em proteger seus muros adequadamente. Na calada da noite, um bando de bravos soldados subiu pelas laterais da encosta e entrou em um portão desprotegido e derrubou a cidade.
Assim, Sardes era uma cidade caracterizada por um espírito complacente.
A igreja nesta cidade é a menos atraente das sete igrejas para as quais essas cartas são escritas. Nosso Senhor não encontra nada para elogiar sobre ela.
Era uma igreja aparentemente ativa, com muitos trabalhos, com muitas atividades. Faziam muitas obras, mas eram mortos. Não passavam de crentes nominais, frequentadores de uma igreja.
Viviam no saudosismo dos grandes feitos do passado.
A luz de uma estrela pode demorar chegar na terra 30 anos, ou seja, a estrela pode ter morrido, mas sua luz continua a brilhar para nós.
"Uma igreja está em perigo de morte quando começa a adorar seu próprio passado; quando está mais preocupada com formas do que com a vida; quando ama sistemas mais do que ama Jesus; quando está mais preocupada com coisas materiais do que espirituais."
Esta igreja em Sardes era tão desprovida de vida que na verdade não havia lutas acontecendo dentro dela.
Observe a diferença entre ela e as outras igrejas: não há acusadores judeus desta igreja, embora houvesse uma grande colônia de judeus na cidade de Sardes. Eles ignoraram a igreja, ou talvez nem soubessem de sua existência. Não havia falsos apóstolos aqui. Não havia nicolaítas dominadores contra os quais era preciso se proteger. Não havia sedutoras femininas, como em Tiatira. Não havia nada!
1. COMO ESTÃO NOSSAS OBRAS? V.1
1. COMO ESTÃO NOSSAS OBRAS? V.1
A IGREJA SE DEIXOU INFLUENCIAR PELO ESTILO DA CIDADE
VIVIAM DO SEU GRANDE PASSADO
SUAS OBRAS ERAM EXTERNAS V.2
NÃO PODEMOS SER UMA IGREJA SOCIAL, MAS DE CRENTES CARNAIS
2. QUAL MOTIVO PARA DEIXAR UMA CONGREGAÇÃO V. 4
2. QUAL MOTIVO PARA DEIXAR UMA CONGREGAÇÃO V. 4
O SENHOR NÃO DIZ PARA ESSAS PESSOAS SAIREM DA IGREJA
POR NECESSIDADE
POR MOTIVAÇÃO
3. PRECISAMOS DE UM REAVIVAMENTO
3. PRECISAMOS DE UM REAVIVAMENTO
ACORDE (FIQUE EM ALERTA) V.2
FORTALEÇA V.2
LEMBRE-SE DA PALAVRA DE DEUS
OBEDEÇA A PALAVRA DE DEUS
ARREPENDA-SE
DIA 31/10 DIA DA REFORMA
PRECISAMOS ESTAR ALERTAS, ACORDADOS, POIS CRISTO VIRÁ COM UM LADRÃO.
É TEMPO DE RENOVO, DE ENTREGAR NOSSAS VIDAS A CRISTO.
É TEMPO DE TRABALHO, DE BUSCA-LO VERDADEIRAMENTE EM ESPÍRITO E EM VERDADE, POIS OS VERDADEIROS ADORADORES ADORAM O PAI EM ESPÍRITO E EM VERDADE.
4. QUAL NOSSA RECOMPENSA?
4. QUAL NOSSA RECOMPENSA?
TER NO NOME ESCRITO NO LIVRO DA VIDA V.5
NO MUNDO ANTIGO, VESTES BRANCAS SIGNIFICAVAM FESTIVIDADES OU VITÓRIA
RM 8
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
