Viver pela Fé

Estudo Célula  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

Introdução

Discussão
Qual é o seu entendimento sobre fé?
Isaiah 43:10 ARA
Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, o meu servo a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que sou eu mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.

O que é fé?

(πίστις, pistis). Fé e confiança em Deus; uma ênfase central do cristianismo.
Dicionário Bíblico Lexham O conceito de "fé" no Antigo Testamento

A tradução grega do Antigo Testamento (a Septuaginta) emprega o termo πίστις (pistis) para traduzir várias palavras hebraicas:

1. אמן ('mn), "confiança" ou "confiabilidade".

2. אֱמוּנָה (emunah), "confiança" ou "confiabilidade". Em contextos relacionados às relações humanas, esse termo "frequentemente se refere àqueles que têm a capacidade de permanecer estáveis (isto é, fiéis) em meio às circunstâncias perturbadoras da vida, percebendo que a verdade de Deus as estabeleceu" (Wilson, 183). Por exemplo, o termo é usado sobre as mãos de Moisés, pois Arão e Hur o apoiaram na colina de Refidim (Êx 17:12). Assim, suas mãos eram firmes, estáveis e confiáveis.

3. אֱמֶת (emeth), "fidelidade" ou "verdade". Sakenfeld classifica esse termo como "lealdade" quando se refere ao relacionamento de aliança e o define como lealdade demonstrada ou "fidelidade em ação". O termo frequentemente aparece ao lado do termo hebraico de "benignidade" (חֶ֫סֶד, chesed) na descrição do Deus de Israel (por exemplo, Gn 32:10; Ne 9:17; Sl 25:10; 86:15; 98: 3).

Êxodo 17.12 “Ora, as mãos de Moisés eram pesadas; por isso, tomaram uma pedra e a puseram por baixo dele, e ele nela se assentou; Arão e Hur sustentavam-lhe as mãos, um, de um lado, e o outro, do outro; assim lhe ficaram as mãos firmes até ao pôr do sol.”
Martinho Lutero argumentou que os cristãos devem entender sua salvação “pela fé somente”
Segundo Brueggemann:
Raramente o Antigo Testamento sugere fé como um ensino de acreditar, é muito mais do que isso, não é considerada vazia, a fé é considerada como confiança e não apenas um consentimento. Confiança é uma prática que implica a obediência a lei (Torá) e seus requisitos específicos
Dicionário Bíblico Lexham O conceito de "fé" no Antigo Testamento

Brueggemann enfatiza que a linguagem da "fé" no Antigo Testamento está em toda parte associada à aliança. Dentro dessa construção teológica, "fé" tem menos a ver com idéias particulares do que com a integridade de um relacionamento. Ele afirma: " A 'fé' diz respeito ao envolvimento atento em um relacionamento promissório. Raramente o Antigo Testamento sugere que 'fé' é um corpo de ensino em que Israel deve 'acreditar'. A fé de Israel não carece necessariamente de substância normativa nem é vazia, mas o relacionamento é mais elementar do que o ensino substantivo que reflete sobre esse relacionamento. Que, no Antigo Testamento, a fé é considerada como 'confiança' é mais elementar do que 'consentimento' é uma questão frequentemente desconsiderada em articulações teológicas formais, mas 'confiança' não deve ser entendida principalmente em termos emotivos. Confiança é uma prática que implica obediência à Torá [a lei] e seus requisitos específicos. A fidelidade de Israel ao Senhor, não muito diferente da fidelidade no casamento, consiste em atos concretos que levam a outra parte com seriedade definidora” (Brueggemann, Reverberations of Faith, 78).

Nijay K. Gupta, “Faith”, ed. John D. Barry, Dicionário Bíblico Lexham (Bellingham, WA: Lexham Press, 2020).

Tópico 1

A pastora Rebeca utilizou como exemplo o nosso constante desejo de ter o controle de tudo o que nos cerca, mas que somos capazes de confiar em diversos itens do dia a dia, como um piloto de avião, cozinheiros, mecânicos, carros e etc
“Devemos ir além e contruir todas as coisas da nossa vida a partir da fé em:
quem Deus é
a sabedoria de Deus (Oque Deus sabe)
o poder de Deus (Oque ele pode realizar)
Exercicio:
Relembre essa semana, quais foram as atividades que você mais se recorda no seu dia a dia.
Pense nas coisas prazeirosas que lhe trouxeram paz, alegria, sentimentos de felicidade
Agora nos momentos ruin, tomada de decisão, discussões, pequenos deslizes e pecados
Momentos de ansiedade, medo, angustia, dúvida
Discussão
Você é capaz de confiar mais em Deus do que em em você mesmo?
Provérbios 3.5–7 “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal;”

Tópico 2

Hebreus 11.6 “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.”
Pra: Rebeca “Não é o acreditar mais a maneira como agimos a partir do que cremos”
Salmo 37.5 “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará.” `
Deus quer nos ensinar a viver pela fé Hebreus 11.1 “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.”
Mateus 7.24–27 “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.”
A grande diferença entre as duas casas comentadas e o que levou a ruína é onde foram estabelecidas as fundações da casa, uma na areia e outra na rocha:
As fundações são responsáveis por distribuir o peso (carga) da construção para o solo de forma segura para que não ocorram deslizamentos de terra e problemas como trincas e rachaduras na sua casa. Por isso, a escolha do tipo de fundação certa para a sua casa deve ser feita por um engenheiro capacitado.
Ele irá analisar as características do solo, o peso da edificação e seus materiais para elaborar o projeto estrutural.
Isaías 26.4 “Confiai no Senhor perpetuamente, porque o Senhor Deus é uma rocha eterna;”
Jesus é a Rocha Eterna - Estabilidade, Confiança, Fundamento Forte para nossa Vida.
Precisamos preparar o terreno para depois iniciar a fundação. Ponto que falou comigo.
Discussão:
Notei que em algumas áreas da minha vida tenho muita dificuldade em confiar nos outros e as vezes até em mim mesmo e que são escombros que não podem ser fundamento sólido para alicerçar grandes construções.
Você consegue identificar se existe terreno a ser escavado em seu coração para alicerçar a sua fé?

Tópico 3

Jesus critica a falta de fé
Citações:
Falta de fé para expulsar demonios - Mateus 17.18–21 “E Jesus repreendeu o demônio, e este saiu do menino; e, desde aquela hora, ficou o menino curado. Então, os discípulos, aproximando-se de Jesus, perguntaram em particular: Por que motivo não pudemos nós expulsá-lo? E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível. [Mas esta casta não se expele senão por meio de oração e jejum.]”
Exemplo de fé da mulher Cananéia Mateus 15.21–28 “Partindo Jesus dali, retirou-se para os lados de Tiro e Sidom. E eis que uma mulher cananeia, que viera daquelas regiões, clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada. Ele, porém, não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, aproximando-se, rogaram-lhe: Despede-a, pois vem clamando atrás de nós. Mas Jesus respondeu: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Ela, porém, veio e o adorou, dizendo: Senhor, socorre-me! Então, ele, respondendo, disse: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Ela, contudo, replicou: Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã.”
Mateus 8.23–27 “Então, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. E eis que sobreveio no mar uma grande tempestade, de sorte que o barco era varrido pelas ondas. Entretanto, Jesus dormia. Mas os discípulos vieram acordá-lo, clamando: Senhor, salva-nos! Perecemos! Perguntou-lhes, então, Jesus: Por que sois tímidos, homens de pequena fé? E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e fez-se grande bonança. E maravilharam-se os homens, dizendo: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?”
Mateus 8.5–13 “Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, apresentou-se-lhe um centurião, implorando: Senhor, o meu criado jaz em casa, de cama, paralítico, sofrendo horrivelmente. Jesus lhe disse: Eu irei curá-lo. Mas o centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado. Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, tenho soldados às minhas ordens e digo a este: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz. Ouvindo isto, admirou-se Jesus e disse aos que o seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta. Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus. Ao passo que os filhos do reino serão lançados para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes. Então, disse Jesus ao centurião: Vai-te, e seja feito conforme a tua fé. E, naquela mesma hora, o servo foi curado.”
O Milagre de Jesus foi construído sobre o alicerce de fé deles!
Isaías 42.8 “Eu sou o Senhor, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura.”

Tópico 4

1. Devemos pedir que o Senhor aumente nossa fé.
Lucas 17.3–10Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe. Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé. Respondeu-lhes o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá. Qual de vós, tendo um servo ocupado na lavoura ou em guardar o gado, lhe dirá quando ele voltar do campo: Vem já e põe-te à mesa? E que, antes, não lhe diga: Prepara-me a ceia, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois, comerás tu e beberás? Porventura, terá de agradecer ao servo porque este fez o que lhe havia ordenado? Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer.”
Marcos 9.21–24 “Perguntou Jesus ao pai do menino: Há quanto tempo isto lhe sucede? Desde a infância, respondeu; e muitas vezes o tem lançado no fogo e na água, para o matar; mas, se tu podes alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos. Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê. E imediatamente o pai do menino exclamou [com lágrimas]: Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé!”
2.O Estudo da palavra aumenta nossa fé
Romanos 10.17 “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.”
3. Coloque sua fé em prática
Evangelho de Mateus 3. Um desafio à fé, 17:14–21

Jesus continua, dizendo: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará ao outro local. Nada vos será impossível. Essa comparação, no primeiro momento, causa estranheza, pois para um milagre desse porte é certamente necessária não uma fé pequena, tão pequena como um grão de mostarda, e sim uma fé gigantesca. No entanto, Jesus não está se referindo à fé comum que cada cristão precisa ter para ser salvo, mas uma espécie muito singular de fé, que Paulo arrola entre os dons especiais da graça, os carismas (1 Co 12:9; 13:2). Essa fé realizadora de milagres, na verdade, é bem singela enquanto permanece oculta no coração de quem a possui. Se, porém, começa a atuar, seu efeito é imensuravelmente grande, pois há poder de Deus dentro dela. É por isso que Jesus diz: Nada será impossível para vocês. Essa fé é como uma participação na onipotência de Deus (Lauck, p. 259).

Quem tem essa fé, não calcula nem a força dos demônios nem o próprio poder. Ele conta unicamente com o Senhor.

A expressão transportar montanhas é uma forma proverbial da época, que significava tanto quanto “tornar possível o que parece ser impossível”. Os rabinos chamavam um sábio, que na discussão levava a sua opinião à vitória contra todas as objeções, de “arrancador de montanhas”.

Tópico 5

Ação!
O crescimento da fé de Pedro!
Mateus 14.25–33 “Na quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar. E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram. Mas Jesus imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais! Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas. E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus. Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor! E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste? Subindo ambos para o barco, cessou o vento. E os que estavam no barco o adoraram, dizendo: Verdadeiramente és Filho de Deus!”
Atos dos Apóstolos 3.1–8 “Pedro e João subiam ao templo para a oração da hora nona. Era levado um homem, coxo de nascença, o qual punham diariamente à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. Vendo ele a Pedro e João, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma esmola. Pedro, fitando-o, juntamente com João, disse: Olha para nós. Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa. Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda! E, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente, os seus pés e tornozelos se firmaram; de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus.”

Fechamento

Habacuque 2.4 “Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé.”
O oposto de viver pela fé é ser orgulhoso! Eu decido tudo por mim!
Alta estima elevada ou baixa ela tira o foco da Graça de Deus.
Coloco a minha força, me sinto autosuficiente para resolver?
Me coloco como muito fraco e pequeno a ponto de não conseguir?
Coloco a minha confiança em pessoas, advogados, bens, riquezas, herança, médicos novo emprego?
A falta de fé é reflexo de não entender quem é o Senhor
Ele é amor
Tudo é Dele
Filipenses 2.6–8 “pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.”
Hebreus 1.3 “Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas,”
Hebreus 11.1–3 “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem. Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho. Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.