À deriva! Perigo mortal.
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsNotes
Transcript
Perícope
Hb 2:1-4: "1 PORTANTO, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas.
2 Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição,
3 Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;
4 Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?"
Introdução, o barco no pacifico
O apostolo Paulo em Filipenses 3.14 diz: “ prossigo para o alvo”. Isso me fez lembrar de uma noticia.
Em março de 2012 a força aérea canadense avistou um navio de pesca flutuando à deriva perto do litoral oeste do Canadá. Um barco fantasma. Um barco sem ninguém dentro. Aquele barco então foi abordado, subiram a bordo e descobriram que aquele barco era um barco japonês, um barco de pesca, que sumiu quando houve aquele terrível tsunami no Japão em março de 2011. Ou seja, fazia um ano e pouco que aquele barco estava desaparecido. Durante esse um ano e pouco, ele ficou a deriva e atravessou todo o oceano pacifico, milhares e milhares de quilômetros. Nessa travessia, a deriva, ao sabor das correntes, esse barco não cruzou com nenhum navio, apesar de todo o trafico de navios no oceano, nem nenhum avião viu, não houve nenhum contato, ninguém sabia. E aquele barco estava no porto la no Japão no dia em que aquela grande onda invadiu e depois levou as coisas para o mar e aquele navio foi levado. Os donos do navio nunca o localizaram, pensaram que ele tinha sido destruído. Ele ficou a deriva. Ele ficou sendo levado sem ninguém dentro, sem ninguém no controle, sem ninguém o guiando, sem motor funcionando. Ele atravessou o todo o oceano atlântico, sendo levado por várias correntes.
Infelizmente, esse é um retrato perfeito da maioria das pessoas. Não que acreditaram num falso evangelho, mas que acreditaram, que ouviram, que tiveram a oportunidade, numa época tao rara de se ouvir a verdade de Deus, pessoas que tiveram a oportunidade de ter contato com a verdade de Deus. Mas grande parte dessas pessoas não estão indo para alvo nenhum.
combati o bom combate
O apostolo Paulo não somente diz isso em Filipenses 3.14, “eu prossigo para o alvo”, eu deixo as coisas que ficaram para traz e eu prossigo para o alvo. Nós sabemos que anos depois da sua conversão, no final da sua vida ele disse: 2Timóteo 4.7 “7 Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.” Ou seja, eu nunca estive a deriva! Eu nunca estive sendo levado por alguma coisa, eu tinha uma rota e eu fui por esta rota.
A maioria das pessoas que ouvem a verdade são assim, elas estão a deriva. Apesar de ouvir a verdade, apesar de saber tudo a respeito das coisas maravilhosas que Deus fez em Cristo, tudo que Cristo é para nós, elas estão a deriva. Você pode pensar: mas por que? Na vida das pessoas não acontecem tsunamis como com esse barco. Mas é assim que acontece.
Como uma pessoa que entra num barco na beira do mar, deita no barco para relaxar olhando para o céu, e quando a pessoa levanta depois de um tempo, e se da conta já não se vê mais a terra. O barco é levado, tanto quanto aquele navio. Estava a deriva, não tinha uma âncora, e então precisa ser resgatado. O tempo fechou, ventou, por mais que tentasse remar, não sai do lugar pois o vento contrário e a corrente é muito mais forte, então você rema e continua andando para trás. Você fica a deriva.
Paulo disse: eu nunca estive a deriva! E porque então que a maioria das pessoas ficam assim? Esse é um drama. A bíblia fala disso com a maior seriedade possível.
Exemplo do avião
Quando nós viajamos de avião, normalmente antes do avião sair as pessoas dão uma serie de explicações. Enquanto alguém explica e mostra como as coisas funcionam, “há uma mascara que vai cair se caso acontecer isso, tente primeiro colocar a sua mascara e etc…” E ninguém presta atenção. Por muitos motivos as pessoas não dão a menor atenção. Todas as vezes que a gente voa, as pessoas repetem aquilo, você já ouviu aquilo algumas vezes e os comissários não mostram grande paixão ao mostrar aquilo, mas eu acredito que não é exatamente esse o problema. O problema é que você já viajou algumas vezes e já ouviu aquilo algumas vezes e eles falam: “olha, o assento que você esta sentado pode servir como boia se você não souber nadar. E você olha pra tudo aquilo, as pessoas não prestam atenção porque você já ouviu! Se eles dissessem alguma novidade tipo assim “o seu assento é um paraquedas” ou “a coisa de traz da sua cabeça é um foguete portátil” então as pessoas ficariam admiradas. Mas não, não há ali uma grande novidade e nós não prestamos atenção na verdade por causa dessas coisas e porque nós pensamos que o avião não vai cair. E caso improvável do avião entrar em colapso nós achamos que vamos encontrar alguém no meio do sufoco pra dizer pra gente como as coisas vão ser feitas e o que precisa, e se nós não encontrarmos ninguém, nós achamos que vamos encontrar uma maneira de escapar com nossa sabedoria.
Então é assim que a maioria das pessoas ouvem o evangelho, como aquelas pessoas ouvem os comissários. Elas pensam: “não estou correndo perigo nenhum! Não há perigos! Se houver perigo um dia, eu vou achar alguém pra me ajudar, vou ligar pro pastor, vou ligar pros irmãos… e se eu não encontrar ninguém eu dou um jeito, eu falo com Deus na hora.”
É assim, nós tratamos a coisa mais essencial dessa forma, nós nos reunimos em vários cultos e nós pensamos: “vou ouvir mais uma mensagem”. Spurgeon dizia: muitas pessoas dizem que o pastor deve se preparar para pregar, e as acontece que você usa 30, 40 horas se preparando para pregar. Mas Spurgeon disse: “e quem vai ouvir, se prepara para ouvir?”
Não, é só mais um sermão…
Mas então chegamos no nosso texto.
Se atentar com diligencia
Hb 2:1-4: "1 Por isso é preciso que prestemos maior atenção ao que temos ouvido, para que jamais nos desviemos.
2 Porque, se a mensagem transmitida por anjos provou a sua firmeza e toda transgressão e desobediência recebeu a devida punição,
3 como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? Essa salvação, primeiramente anunciada pelo Senhor, foi-nos confirmada pelos que a ouviram.
4 Deus também deu testemunho dela por meio de sinais, maravilhas, diversos milagres e dons do Espírito Santo distribuídos de acordo com a sua vontade."
É isso que ele diz, portanto, convém nos atentar com mais diligencia para as coisas que nós temos ouvido. Aquelas pessoas dessa igreja estavam a deriva! Assim como aquele barco no meio do pacifico. E a razão era porque elas não estavam dando muita atenção ao que elas ouviam ao respeito do evangelho.
Essa é uma das 5 passagens de advertência de hebreus a respeito disso. Ele não quer dizer que os cristãos genuínos podem se perder. Não! Ele está ensinando que os cristãos são pessoas que não vivem a deriva. Que tem os seus olhos fixos em Cristo. Que não são levados ao sabor dos ventos, das correntes. Que têm âncora e que estão firmados na rocha. Cristãos genuínos são como o apostolo Paulo deixam as coisas que ficaram para traz e prosseguem para o alvo.
Prosseguir e ficar a deriva são coisas opostas. O que ele está dizendo, é que pessoas a deriva precisam ter uma atenção enorme de que talvez, não estejam no reino de Deus. Porque a persistência numa vida que está derivando o mar da vida, é uma evidencia da não eleição. De não estar vivendo aquilo que o homem com um novo coração vive. Então ele diz prestem atenção no que vocês estão ouvindo, mantenham se atentos. Hebreus 6.19 diz que homens assim tem uma ancora segura “19 Temos esta esperança por âncora da alma, segura e firme e que entra no santuário que fica atrás do véu,” não como aquele barco que não lançou âncora e foi levado pelas correntes.
Então aqui ele está falando sobre o perigo de você viver a deriva da palavra de Deus. Porque você age como aquelas pessoas no avião, você acha que aquilo já foi, que você já ouviu várias vezes, que você sabe oque fazer. Você não é como o apostolo Paulo, você está numa situação melhor, porque ele diz Filipenses 3.8 “8 Na verdade, considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele perdi todas as coisas e as considero como lixo, para ganhar a Cristo” Ou seja, nada na vida vai me impedir de conhecê-lo, nada vai me tirar do foco, da rocha, da âncora. Ele estava com os olhos fixos em Cristo e considerava tudo como esterco perto disso.
A biblia diz em Colossenses 2.9 “9 Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade.” Toda a plenitude de Deus está em Cristo. E o autor de Hebreus está dizendo mantenha os seus olhos fixos Nele, tenha atenção, em todo o tempo!
Aquelas pessoas estavam sobre perseguição, prova, sofrimento, morte. Em Colossenses 2.3 “3 em quem estão ocultos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.” Em Cristo. Tudo que vocês precisam saber a respeito de Deus, é sobre tudo isso que Hebreus 1 diz, fala sobre Cristo. Hebreus 1 diz ‘Ele é a palavra definitiva de Deus para o mundo. Não há mais nada pra Deus dizer, não há novas revelações, não há mais nada que você precise saber. Deus falou de muitas maneiras pelos profetas, pelos patriarcas, Deus falou por visões, por revelações. Mas agora, por ultimo, Ele nos falou pelo seu Filho. É a revelação final de Deus. Nele está a plenitude da divindade, não há mais nada a ser dito.
Se nós fizermos um resumo do capitulo primeiro de Hebreus a bíblia diz no versículo 2 que Jesus é o herdeiro de todas as coisas. É sobre isso que o evangelho fala. Diz que Ele fez o mundo, que Ele é o resplendor da glória do Pai, que Ele é a expressão exata da sua natureza no versículo 3. No versículo 3 diz que Ele sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder. Cristo! É essa pessoa que Paulo diz, eu mantenho os olhos fixos Nele, Eu quero conhece-lo, tudo é esterco perto de conhece-lo.
O versiculo 3 diz que Ele se sentou a direita de Deus na majestade infinita. O versiculo 4 diz que Ele é maior que qualquer anjo. É por isso que o autor vai dizer que o testemunho de Deus atraves dos anjos foi tal que quem o rejeitou foi punido eternamente, que dira se nos rejeitarmos essa tao grande salvação revelada em Cristo.
Ele está falando de deriva. Ele não está falando com pessoas que não são cristãs, pelo menos nominalmente, não está falando com o mundo.
Ele diz no versiculo 6 Hebreus 1.6 “6 ... “E todos os anjos de Deus o adorem.”” Todos os anjos, serafins, querubins mantém os olhos fixos Nele, vivem para adora-lo. E Ele diz no versículo 8 Hebreus 1.8 “8 Mas, a respeito do Filho, diz: “O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; cetro de justiça é o cetro do teu reino.”
Essa é a mensagem do capitulo primeiro de Hebreus. Deus nos falou agora, por ultimo, em Cristo. Ele é todas essas coisas. Ou seja, Ele é o Criador e o mantenedor de todas as coisas, Ele mantem o universo funcionando pela palavra do seu poder, Ele é o proprietário do mundo, Ele é o proprietário de todas as coisas que existem, porque tudo foi criado pro Ele, mas não é só o proprietario, Ele é o governador de tudo, Ele é o redentor daquele que foram chamados. No capitulo primeiro não há ordens, não há mandamentos, é uma declaração de tudo que Jesus é. É uma celebração da grandeza de Jesus.
O evangelho então não fala sobre você ou sobre mim, não fala sobre as nossas necessidades. Todo culto centrado nas necessidades dos homens é um culto profano, é um culto idolatra, pagão e blasfemo. Porque o evangelho não fala sobre nós. É uma celebração da grandeza de Cristo e de tudo que Ele é.
Agora quando começa o capitulo 2 que nós lemos, há o primeiro mandamento do livro, depois de toda aquela celebração. Depois que o capitulo primeiro fala sobra a grandeza infinita de Cristo, começa o capitulo 2.
E ele diz, por esta razão, por Ele ser tudo que nós falamos, por Ele ser o criador, o mantenedor, o governador, a exata expressão do Pai, o resplendor da gloria, por Ele ser maior que todos anjos, porque todos os anjos o adoram, porque Deus não tem mais nada para dizer a ninguém a não ser o que Ele disse em seu Filho… Por todas estas coisas, por esta razão, porque Deus falou pelo seu Filho nos últimos dias, porque Ele é o criador, o proprietário, o mantenedor, o governador… prestem atenção no que vocês ouvem a respeito Dele. Mantenham seus ouvidos atentos todo o tempo da peregrinação de vocês. Porque se não a vida de vocês vai estar a deriva. A unica maneira da vida de vocês não estar a deriva é ela estar focada assim. É vocês não agirem como aquelas pessoas que pensam “vou ouvir mais um sermão, vou ler mais um pouco da bíblia hoje” isso não faz nenhuma diferença.
Nesses últimos dias Ele nos falou através do seu Filho. Em outras palavras: ouçam o que Deus falou pelo seu Filho! OUÇAM! OUÇAM! OUÇAM! Fiquem atentos! Essa é a ordem, é a primeira ordem depois que é descrito tudo que Cristo é. Ele esta dizendo, o primeiro passo, o minimo que você deve fazer é manter os seus olhos atentos, corações sedentos, atenção! A todos os meios de graça, cada culto. atenção total, mantendo seus olhos, seus ouvidos atentos a palavra de Deus, Deus nos falou através Dele dessa maneira perfeita, então ouçam! Então deem atenção! Não façam disso algo comum. não pensem “mais uma mensagem… mais um sermão...” quem pensa assim, a bíblia esta dizendo: está a deriva, não é a palavra que está impulsionando aquela vida, aquela vida está navegando como um homem impio, ele esta dizendo e chamando essas pessoas.
Quando nos queremos ouvir algo, quando nós gostamos de algo, nós nos preparamos para isso. Como Spurgeon disse. Quando você gosta de uma banda, o que você faz? Você não diz assim: “olha eu vou esperar quem sabe se algum dia alguém colocar alguma musica pra tocar eu escuto.” Não, queridos. Quando nós queremos ouvir algo, quando é do nosso interesse nós nos preparamos. Nós compramos o aparelho de som, nós compramos o CD, nós compramos a subscrição da plataforma, nós compramos ingressos, nós viajamos, nós pedimos a um amigo a musica, nós nos preparamos para ouvir. É assim que funciona. Nós fazemos a provisão para ouvir, eu preciso de som, eu preciso de energia, eu preciso de computador, eu preciso de internet, eu preciso de fone. Não é um acaso, nós nos preparamos, nós compramos um carro e queremos que o carro tenha um Bluetooth, uma entrada USB para conectar o nosso som. Nós não pensamos: “se um dia alguém colocar um som no carro” não nós queremos um carro com um som.
Se nós queremos ver o noticiário, nós não ficamos andando pela rua esperando que alguém coloque na sua casa o som alto, nós compramos televisão, nós ligamos no horário certo, nós nos preparamos para ouvir. Quando nós temos interesse em ouvir algo como o autor de Hebreus está dizendo, nós não esperamos que aquilo aconteça, nós nos preparamos, nós fazemos provisão. Quando nós queremos muito ler o ultimo livro de um autor que nos interessa, nós vamos a livraria, nós compramos o livro, nós não esperamos, não pensamos: “quem sabe um dia andando pela rua alguém não deixe o livro cair para mim ler” não! As vezes a gente vê lançamentos como Harry Potter as pessoas dormiam em frente a loja. As pessoas não podiam esperar um dia para ter o livro, eles ficavam lá, eles queriam ser os primeiros, eles queriam. Eles não esperavam acontecer.
Quem não vive uma vida espiritual assim, como o autor de Hebreus está dizendo, e como vemos nos salmos Sl 63:1: "1 Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água."
Então a pergunta é, você esta ouvindo o que? você tem feito provisão para o que? Você tem feito provisão para ouvir Deus? Tem se preparado? Quando você veio pra cá, você veio assim? Quando você vai pro seu quarto com sua bíblia você vai desta forma? Você providencia que seja possível fazer isso, você se dedica a isso?
É isso que o autor de Hebreus está dizendo. Aquilo que interessa ao coração do homem, ele da atenção, ele faz provisão, ele se prepara. Como o Mestre nos diz e Mateus 6.21 “21 Porque, onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração.” Ele esta dizendo, não tratem casualmente o evangelho, não tratem casualmente a revelação de Deus em Cristo, porque essa é a maior coisa que o ouvido humano já ouviu! Como você pode tratar isso casualmente? A não ser que isso seja uma expressão de que sua vida esta a deriva.
A unica vida espiritual que não está a deriva é a vida espiritual concentrada nisso, com olhos fixos nisso. Em Hebreus 2.1 há uma urgência. Literalmente ele está dizendo: “É extremamente necessário que vocês deem atenção a ouvir isso. É isso, é fundamental, não é apenas uma opção. Não é uma opção espiritual se você quer ser maior espiritualmente ou que você quer ser menos… se você quer ter mais experiencias espirituais. Ele está dizendo, não, isso aqui é uma questão de estar no caminho ou estar fora dele. De estar sendo guiado por Deus ou estar a deriva no mundo! É isso que ele está dizendo. Não é quando você está enfrentando uma crise, correr, para descobrir tudo aquilo que foi dito, no momento em que o avião já começou a balançar, ou quando ele já aterrizou na água e ai que você vai descobrir como tira o banco. Ou achar que vai ter alguém, que deveria ter alguém para te ajudar.
Essa não é uma palavra para alguns cristãos, é para todos os cristãos. É extremamente necessário vocês darem atenção a Jesus, a sua palavra, aos seus meios de graça, a colocar nele o coração o tempo todo, todos os dias, manter o olhar fixo. Ele está falando com essas pessoas, algumas dessas pessoas estavam sendo perseguidas, e ele vai dizer, algumas dessas pessoas deixaram de se congregar Hebreus 10.25 “25 Não deixemos de nos congregar, como é costume de alguns. Pelo contrário, façamos admoestações, ainda mais agora que vocês veem que o Dia se aproxima.”
Ele vai dizer que alguns deixaram de se congregar. Por que? Porque não era conveniente. Alguns deixam de estar em cultos por motivos banais. Estão em casa, seria cansativo… é assim, quando der, quando for muito conveniente eu escuto uma mensagem. Apesar desse ser um meio de graça, apesar de ser um mandamento de Deus, eu não preciso muito dele, não estou muito afim. Então repreendeu eles que estavam sendo perseguidos e mortos por causa do evangelho.
Esse não é um comando isolado em Hebreus. Em Hb 3:1: "1 Portanto, santos irmãos, participantes do chamado celestial, fixem os seus pensamentos em Jesus, apóstolo e sumo sacerdote que confessamos." A mesma coisa de Hebreus 2.1, ele vai repetir isso varias vezes, mantenham os olhos fixos nele, não deixem a vida de vocês vagar, não deixe ela a deriva, ouçam-no, considerem o que Ele disse, mantenham foco sobre Ele, fiquem perto Dele, mantenham Ele em suas mentes, mantenham seus ouvidos atentos, mantenham Ele em seus pensamentos.
Em seguida em Hebreus 12.1–2 “... corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, 2 olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, sem se importar com a vergonha, e agora está sentado à direita do trono de Deus.”
Não, vocês não estão a deriva! Quando vocês estão com os olhos fixos em Cristo vocês estão correndo, vocês não estão deixando, “quando for conveniente”, não! Essa é a coisa mais importante da vida de vocês. Então essa é a correção: corrijam os olhos de vocês que estão sobre muitas coisas, e fixem eles em Cristo, considerem Cristo, ouçam Cristo. Essas pessoas estavam sobre perseguição mas ele esta dizendo, um filho de Deus não pode achar isso um fardo. Quando ele acha ele está a deriva no mundo. E isso acaba em destruição. Ele está dizendo que todos os leitores da igreja que recebiam a carta e todos nós devemos ouvir a Cristo, a palavra de Cristo, considerar Cristo, manter os olhos fixos em Cristo. Esse é o primeiro mandamento do livro de Hebreus: deem atenção, mantenham-se nesse foco.
Agora, esse é um mandamento difícil queridos? Ouçam, considerem, vejam, façam provisão para ouvir, arrumem o seu tempo de tal maneira que sua mente, seu coração possam estar fixados nisso. Essas não são coisas difíceis, a menos que a gente não deseje de fato fazer. O primeiro mandamento desse livro não é: façam algo difícil para Cristo, sejam mártires, pensem em algo muito difícil. Não. Ele está dizendo prestem atenção. Se você não consegue nem manter fixada sua mente então você não pode fazer nada. Se até isso pra você é um fardo pesado demais, manter os olhos fixos, pensamentos fixos. Ele não está dando nenhum mandamento difícil, ele não está ordenando que eles façam um trabalho pesado, mas olhem para Ele, mantenham Ele no foco da atenção de vocês, façam provisão para estar reunidos em torno da palavra de Deus, façam provisão para que na sua casa você possa ter isso. Nunca o ouçam de uma maneira casual. Nunca pensem: “Eu ja conheço o evangelho”.
Todas as nossas mudanças espirituais, crescimento espiritual, flui do fato de nossos olhos estarem fixos em Cristo. O apostolo Paulo diz em 2Coríntios 3.18 “18 E todos nós, com o rosto descoberto, contemplando a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, que é o Espírito.” Ou seja, nós somos transformados ao contemplar a fixar nossos olhos, nossas mentes e corações em Cristo. Preste atenção! O autor está dizendo, porque senão, você está negligenciando uma grande salvação. Você não pode ouvir e tratar essas verdades com casualidade, sendo levado pelas ondas, você está a deriva.
Então no capitulo primeiro ele se destina a isso. Ele fala sobre as maravilhas de Cristo e o capitulo segundo não fala sobre um fardo, uma casualidade, uma coisa que talvez possa acontecer, não. Ele fala, olhem para Cristo, deem atenção, coloquem Nele, Ele te faz respirar, Ele faz cada molécula do seu corpo funcionar, Ele é o governador do Universo, Ele é o redentor. Ele está dizendo, Nele está a grande salvação daqueles que vão ser resgatados.
Então ele diz no versículo 3: “agora, se sabendo tudo que vocês sabem a respeito dele, vocês não conseguem, não vão fixar a mente, o coração, então ele diz no verso 3 Hebreus 2.3 “3 como escaparemos nós, se não levarmos a sério tão grande salvação?” Essa postura negligente, vocês acham que vão escapar? Se você opta por não ouvir Cristo todos os dias atentamente, considerá-lo, fixar os olhos Nele, você está desprezando sua importância, a importância que eu descrevi no capitulo primeiro. Ele é a exata expressão do Deus Pai, Ele é o Criador de todas as coisas, Ele é o resplendor da glória de Deus, se você acha isso entediante, se você olha pra isso e boceja, então você negligenciou uma tão grande salvação. Você não faz parte do que o Mestre disse em João 7.38 “38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.” Se você não tem isso, se você não consegue manter os seus olhos fixos e ouvi-lo com atenção todos os dias.
A questão é, por que alguém faria isso? Se a pessoa acredita que Ele é tudo que a bíblia diz que Ele é, tudo que o autor de Hebreus disse que Ele é, o grande salvador, o redentor o criador do mundo, aquele que é adorado pelos anjos, o Amado do céu. Se Ele tudo isso, se alguém declara com seus lábios que Jesus é tudo isso, por que não daria atenção a Ele? Porque não manter os olhos fixos?
A unica razão seria que você não acha Ele importante para ouvir, considerar, fixar os olhos e conhecer. João 17.3 “3 E a vida eterna é esta: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” Se a vida eterna é isso, fixar os olhos, ouvir, conhecer a Cristo, se você não dá importância pra isso aqui, porque daria no céu por toda a eternidade? Seria um tédio eterno pra você ouvir a palavra de Deus, conhecer mais de Cristo.
Mas você consegue fixar os olhos em qualquer coisa que te interessa, essa é a questão. Você consegue ficar ouvindo a vida toda, todos os dias, coisas que te interessam. A unica explicação, o autor de Hebreus está dizendo, é que você despreza uma tão grande salvação. É que tudo isso que foi dito no capitulo primeiro sobre tudo que Ele é, não causa nenhum impacto em você. Você ouve Ele como as pessoas no avião ouvem aqueles comissários explicando aquilo, não há nenhum interesse final. Quem sabe se o avião estiver caindo eu vou pensar nessas coisas, vou achar alguem para me ajudar.
Ele está dizendo considerem, porque senão, se a vida de vocês é caracterizada pela deriva. Você vê, ele está falando sobre gente que falava que acreditava em Cristo, que pertencia a igreja, diziam ter crido no evangelho, sofriam perseguição por causa disso. Ele está dizendo: se a vida de vocês é a deriva, então vocês negligenciaram tão grande salvação. Essa verdade nunca foi verdade cara ao coração de vocês. Vocês acham que muitas outras coisas são sim capazes de vocês ouvirem, considerar, fixar os olhos, gastar tempo. O que ele está dizendo é o seguinte: o que difere um cristão de um não cristão, de alguém que nasceu de novo, de alguém que está em Cristo, é que quem está em Cristo, considera Cristo como alguém extremamente valioso, considera ele como o maior tesouro que existe. Como o Senhor descreve em Mateus 13.44–46 “44 — O Reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido no campo, que um homem achou e escondeu. Então, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo. 45 — O Reino dos Céus é também semelhante a um homem que negocia e procura boas pérolas. 46 Quando encontrou uma pérola de grande valor, ele foi, vendeu tudo o que tinha e comprou a pérola.” como Colossenses 2.3 diz: “3 Nele estão ocultos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.”
Um salvo diz: não considero minha vida como preciosa perto de proclamar as grandezas de Cristo. Esse é o padrão da palavra de Deus para os salvos. O que caracteriza um eleito é que Cristo para ele é extremamente valioso. Agora se Ele não é pra você e sua vida está a deriva, é uma evidencia de que isso tudo, essa brincadeira, esse desleixo, esse tédio e esses bocejos, isso tudo vai acabar em destruição.
Então ele argumenta, ele está dizendo no capitulo 1, Jesus é totalmente atraente, Ele é tudo no qual nossas mentes deviam se fixar, o Criador de todas as coisas, o Deus eterno, o nosso redentor. E nos últimos tempos Deus falou através Dele, e o Pai não tem mais nada para dizer. Se você não acha que a ultima revelação perfeita de Deus tem na verdade não é ultima, nem perfeita, nem suficiente, então não há mais nada para dizer para você. Se você não consegue fixar seus ouvidos para ouvir com atenção todos os dias e olhos fixos, não há mais nada. A vida cristã em primeiro lugar, é uma vida de contemplação, é ouvir Jesus, é contemplar Jesus, é considerar Jesus. E isso acaba guiando toda a vida, isso é a nossa âncora, nossa rocha. Sem isso você está a deriva. Todo o resto da vida cristã crescem nisso, crescem nesse ponto, de que nossos olhos estão fixos Nele, nossas afeições focadas Nele, nossos ouvidos. Os meios de graça para nós são fundamentais.
Então ele está dizendo, por esse motivo devemos prestar muita atenção no que temos ouvido, para não nos afastarmos, para não ficarmos a deriva. Quem não está com os olhos fixos, com os ouvidos atentos, está a deriva.
Há uma série de maneiras de nós perdemos o nosso lugar que achamos que temos, como aquele barco que ficou a deriva e foi levado, sem precisar de ninguém fazer nada para ir em direção ao oceano. Você entende isso? Você não precisa fazer nada. Se os seus olhos não estão fixos você está a deriva. As ondas já estão te guiando sem rumo, para onde as correntes te levarem, para a destruição. Você não precisa abandonar o cristianismo, o autor de Hebreus não estava falando com pessoas que abandonaram o cristianismo. Ele está dizendo, muitos ai estão a deriva, a vida de vocês está a deriva indo em direção a perdição. Porque a evidencia da eleição não está em vocês que é manter os olhos fixos, de manter os ouvidos atentos, de ter Cristo como suficiente e totalmente desejável. Vocês não estão vivendo assim.
Hebreus 10.32–35 “32 Lembrem-se dos dias passados, quando, depois que foram iluminados, vocês sustentaram grande luta e sofrimentos. 33 Em certos momentos vocês foram transformados em espetáculo, tanto para serem insultados quanto para serem maltratados; em outros vocês se tornaram coparticipantes com aqueles que foram tratados assim. 34 Porque vocês não apenas se compadeceram dos encarcerados, mas também aceitaram com alegria a espoliação dos seus bens, porque sabiam que tinham um patrimônio superior e durável.
35 Portanto, não percam a confiança de vocês, porque ela tem grande recompensa.” Não jogue fora essa confiança. Mutias coisas sutis vão acabar revelando essa terrível verdade de não um coração fixo em Cristo. É o sofrimento, é a descoberta de uma doença terrível, ou então descobrir que as pessoas não gostam muito de mim se eu sou fixado em Cristo. Meus colegas, meus companheiros, o mundo. Ou então problemas familiares, conjugais, tantos problemas, algo duro entrou em sua vida e você começou a perguntar se vale a pena ficar focado omo apóstolo Paulo falou.
Você vê que você não precisa fazer coisas muito grandes pra se afastar. Você só deita no barco, o resto o mar faz. Você é levado pra longe, você se afasta. As vezes isso acontece porque oque trouxe aquela pessoa era a novidade, ou era algo excitante. Você gostou da companhia das pessoas, você gostou do ambiente, da musica, da comida… mas depois que você descobriu que viver para Cristo é uma vida completamente nova, é morrer para o mundo. Depois que você aprendeu que Deus nos ama mas não para sermos pessoas a deriva, escravizadas e levadas por qualquer coisa que venha, nem coisas mais licitas como o trabalho ou a amizade. Você percebeu e você começou a não ficar satisfeito em tudo que Cristo é, na palavra de Deus. Ou então você não estava disposto a sofrer como o autor de Hebreus diz em Hebreus 11.25 que Moises “25 preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado.” Ele não foi a deriva, ele não ficou encontrando desculpas no Egito: “Eu sou o príncipe, há coisas que eu sou obrigado a fazer, não tem jeito. O vovô faraó não vai gostar.” Hebreus 11.26 “26 Ele entendeu que ser desprezado por causa de Cristo era uma riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a recompensa.” Porque ele tinha em vista a recompensa da comunhão com Cristo. Então Moisés manteve os olhos fixos. Essa é a mensagem de Hebreus que ele repete e repete.
Ele está dizendo vocês podem estar na igreja mas tudo isso é casual pra vocês, vocês não fazem provisão para ouvir, mesmo a reunião de vocês, vocês tem abandonado. Só se tudo funcionar bem você estará no culto buscando a Deus em comunhão com os irmãos. E isso é verdade em casa também. Porque isso é só a expressão do que acontece em nossas casas.
Ele está dizendo que há muitas maneiras fáceis de você ficar a deriva no mundo e negligenciar tão grande salvação e tão grande Salvador.
Você pode ficar a deriva sem fazer nada, simplesmente deitar no barco e não fazer mais nada. Você pode dizer: eu não fiz nada terrível. É você não fez nada, esse é o problema. O mar fez tudo. Porque a vida com Deus é assim. Você não tem que negar o evangelho e dizer que não crê nele. Você simplesmente tem que se distrair, deixar de manter seus olhos fixos, tirar um cochilo. Você fica a deriva.
Basta você entrar no barco e não fazer nada que você vai ser levado para longe, para a morte. Simplesmente porque você não fez nada. Sem uma ancora segura que está fixada em Cristo e na palavra, você fica a deriva.
Hebreus 6.11 “11 Desejamos que cada um de vocês continue mostrando, até o fim, o mesmo empenho para a plena certeza da esperança,” Essa é a marca dos filhos de Deus, eles nunca estão a deriva. Ou seja, você só tem plena certeza da sua vocação se aquilo que acompanha a vocação estiver na sua vida, esse deleite em tudo que Cristo é. Então não sejam negligentes mas imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.
Então porque as maior parte das pessoas tem uma vida casual com o evangelho? Tem um compromisso casual com a igreja local? Com a meditação diária em casa? Por que? Porque está muito ocupado. É isso. Não é nada muito terrível. Porque está com preguiça. Porque fica distraído, na hora da mensagem você está distraído. Imagine em casa sozinho, com o celular na mão nas redes sociais. Se alguém não consegue manter suas mentes fixas em algo durante uma hora, num ambiente desse completamente focado nisso, imagine em casa. Imagine pensarmos que essa pessoa não consegue ficar uma hora e meia com os olhos fixados em Cristo, completamente focados na palavra de Deus. Imagine o resto da semana, quem dirá toda a eternidade.
Muitas pessoas vão esfriando, vão ficando a deriva por causa de coisas casuais. Muitas pessoas sentem dor de cabeça na quinta e já decidem que não vão na igreja. Porque meu carro quebrou. Porque andar de ônibus é difícil. Por que a distancia é complicado. Porque com criança não é fácil. Por motivos fúteis. Aquelas pessoas estavam sendo assassinadas e ele disse Hebreus 10.25–27 “25 Não deixemos de nos congregar, como é costume de alguns. Pelo contrário, façamos admoestações, ainda mais agora que vocês veem que o Dia se aproxima. 26 Porque, se continuarmos a pecar de propósito, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados. 27 Pelo contrário, resta apenas uma terrível expectativa de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários.”
Não deixem! Porque é assim que a maioria das pessoas vivem uma vida espiritual fútil no mundo, a deriva. Por causa dessas coisas, cansaço, trabalho, escola, tempo, e então não ora mais como devia orar, não tem tempo para a palavra de Deus de maneira que Cristo seja honrado e não que mostremos nosso desprezo como nós fazemos aquilo de maneira causal. É por isso que Spurgeon disse: Ta o pastor tem que se preparar por 40, 50 horas para pregar, mas como você se preparou? Quais eram as suas expectativas? Era como Paulo? Filipenses 3.10 “10 O que eu quero é conhecer Cristo e o poder da sua ressurreição, tomar parte nos seus sofrimentos e me tornar como ele na sua morte,” Filipenses 3.8 “8 Na verdade, considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele perdi todas as coisas e as considero como lixo, para ganhar a Cristo”
As razões Ele já deu, Deus já nos deu, mantenham os olhos fixos no meu Filho, ouçam o meu Filho. Deus falou isso diretamente do céu com voz audível. Mateus 17.5 “5 Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: — Este é o meu Filho amado, em quem me agrado; escutem o que ele diz!” Foram as únicas vezes que Deus falou e as pessoas puderam ouvir a voz audível, e o que Ele disse foi isso. Ouçam Ele. Coloquem toda a atenção de vocês Nele. Façam Dele o centro da vida de vocês, mantenham os olhos fixos Nele.
Se vocês não acham Ele o suficiente para considerar, fixar os olhos, vocês estão perdidos porque vocês negligenciaram tão grande salvação. Se não ouvir a revelação que eu dei pelos anjos, pelos profetas, imagina desprezar o meu filho amado? Ele que é a exata expressão do que Eu sou, o resplendor da minha glória.
A bíblia não está dizendo que se você vive uma vida assim você perde algumas coisas espirituais, alguns benefícios. Está dizendo preste atenção porque senão você vai ser destruído. Foquem se na palavra de Deus, na verdade de Deus, na comunhão com Cristo, na comunhão com os santos, porque se você não fizer isso, você vai derivar para a destruição, essa é a mensagem. Como uma folha num rio, flutuando segundo os ventos e as correntes, como um peixe morto num rio. Ou seja, como ele estava morto, ele não lutou, ele não remou, ele não tinha um alvo, ele não tinha uma direção, ele estava sendo levado. A maioria das pessoas que conhecem a palavra de Deus estão sendo lavadas como o mundo. Eles não estão lutando contra o rio, não estão lutando contra as correntezas, eles estão mortos, a deriva.
Por isso que Hebreus insiste nisso
Hb 2:1: "1 Por isso, é preciso que prestemos maior atenção no que temos ouvido, para que jamais nos desviemos."
Hb 3:1: "1 Portanto, santos irmãos, participantes do chamado celestial, fixem os seus pensamentos em Jesus, o apóstolo e sumo sacerdote que confessamos."
Hb 3:13-14: "13 Ao contrário, encorajem uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama “hoje”, a fim de que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado, 14 pois temos sido participantes de Cristo, se nos apegarmos até o fim à confiança que tivemos no princípio."
Hb 4:14: "14 Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo‑nos com toda a firmeza ao que confessamos,"
Hebreus 5.11 “11 A esse respeito temos muitas coisas a dizer, coisas difíceis de explicar, porque vocês ficaram com preguiça de ouvir.”
Hb 10:23: "23 Mantenhamos firme a esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel."
Ele vai terminar o livro insistindo na mesma coisa Hb 13:22: "22 Irmãos eu lhes peço que prestem atenção, com toda a paciência, no que eu disse nesta carta, pois ela é curta."
Hb 12:25: "25 Tomem cuidado para não rejeitarem aquele que fala. Pois, como não escaparam os que se recusaram a ouvir quem os advertia na terra, muito menos nós, se rejeitarmos aquele que nos adverte dos céus!"
O que você vai dizer pra Deus naquele dia? O filho Dele não era belo o suficiente para manter seus olhos fixos, para você dar ouvido? O fato Dele ser o Criador, o Governador, o Redentor não era algo suficiente para competir com a atenção da sua mente dos seus olhos? Ele era algo casual. Alguém vai ter coragem de dizer isso pra Deus um dia?
Por isso temos que prestar atenção e manter nossos olhos fixos. Todo o livro de Hebreus é pra encucar na cabeça tudo que Jesus é. Em primeiro lugar o livro fala que nos profetas Deus revelou, mas em Jesus a revelação é perfeita porque Ele mesmo é Deus. Em segundo lugar ele diz os anjos foram enviados por Deus para serem servos ministradores mas Jesus não é um servo, Ele é o filho amado de Deus, Ele é o seu filho unigênito. Em terceiro lugar ele diz, a velha aliança ensinou a Israel o caminho de Deus, a verdadeira lei, uma vida de santidade, mas Jesus é a própria vida, Ele é a nova aliança. Ele não aponta para a verdade, Ele é a verdade. Em quarto lugar o autor de Hebreus diz: o tabernáculo feito por mãos humanas simbolizava uma presença de Deus entre o seu povo, mas Cristo é Deus entre nós. Em quinto lugar o reino de Deus, o reino em eras passadas, a revelação de Deus sacudiu o Sinai, as pessoas ficaram apavoradas, mas em Jesus Deus nos deu um reino que não pode ser abalado. Em sexto lugar Ele disse ao sumo sacerdote Arão, oferecei sacrifícios vez apos vez, ano apos ano as pessoas tinham que estar atentas aquilo, mas agora Cristo é o nosso sumo sacerdote sem pecado, Ele ofereceu sua vida de uma vez por todas, mantenha os olhos fixos Nele. Em sétimo lugar ele diz: olha o sangue de touros e bodes foi derramado por seculos e seculos e Deus não queria que ninguém desprezasse aquilo. Aquilo devia ser feito com reverencia, com temor, com adoração, mas o sangue precioso de Cristo não é como o sangue de bodes e touros, aquilo era só um simbolo. Aquilo não podia lavar o pecado de ninguém. Mas o sangue do próprio Deus foi derramado, Ele obteve uma redenção eterna por vocês então mantenham os seus olhos fixos Nele. Em oitavo lugar ele diz, Moises foi fiel em toda a casa de Deus como servo, Deus revelou a lei através Dele. Mas Jesus Cristo não é um fiel servo sobre a casa de Deus, Ele é Deus mantenha seus olhos fixos Nele. Em nono lugar ele diz Josué conduziu o povo para a terra prometida, mas aquilo era uma sombra, Jesus é o nosso descanso, Ele é o nosso descanso sabático, Ele é tudo que Deus tem para nós. Em decimo lugar o autor de Hebreus diz: Abraao era um grande homem de fé, mas Jesus é tudo aquilo que Abraao desejava, Ele é profeta, rei e sacerdote Hebreus 12.2 “2 olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, sem se importar com a vergonha, e agora está sentado à direita do trono de Deus.” Nada é casual no evangelho. A ideia de estar num culto como quem olha ao que os comissários estão dizendo sobre as mascaras, você diz “a eu ja ouvi isso muitas vezes”. Você não entendeu nada, você está a deriva. É isso que o autor de hebreus diz. E se isso não tiver um fim, é uma evidencia de que você está se afastando para a destruição. Mesmo que você pertença a igreja que essa carta foi enviada, se você está a deriva, você não passa de cristão nominal.
Eu gostaria de terminar com Hb 3:12: "12 Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo." Cuidado. Não negligenciemos tão grande salvação, Cuidado para não ficarmos a deriva. Que Deus nos guarde e nos encha dessa sede pelo nosso Redentor.