Adorando o Criador
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 4 viewsMeditando na importância de encarar gênesis como sendo literal e Jesus como nosso criador
Notes
Transcript
Adorando o criador: a importância do relato da criação
Adorando o criador: a importância do relato da criação
INTRODUÇÃO
Os fundamentos de um prédio são a parte mais importante da construção
O alicerce dirá se a construção se manterá em pé
Habitar em uma construção sem fundamentos sólidos é um grande perigo
QUAL O FUNDAMENTO DO CRISTIANISMO?
QUAL O ALICERCE DO CRISTIANISMO?
“A mensagem cristã não começa com "Aceite a Jesus como Salvador”, mas com “No princípio, criou Deus os céus e a Terra”
(Nancy PEARCEY. Verdade Absoluta. P. 49)
A História da redenção (O grande conflito) é a moldura da história da Terra e os fundamentos, o princípio, é muito importante.
Anunciar a mensagem da criação e do criador é uma das responsabilidades do povo de Deus nos últimos dias
Apocalipse 14.6–7 (ARA)
Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.
e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar (Ap. 14,7)
Dentro da primeira mensagem angélica está a ordem de anunciarmos o Criador e sua criação.
um dos tópicos de Deus para os últimos dias é anunciar Deus como criador
Esta é uma citação do quatro mandamento da Lei de Deus
Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou.
No coração da Lei de Deus está uma clara referência à criação e ao Criador.
A literalidade de Gênesis sustenta toda a teologia cristã
VAMOS RELEMBRAR A CRIAÇÃO?
A criação da matéria inorgânica e do universo
No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.
A SEMANA DA CRIAÇÃO
Dia 1
Disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas. Chamou Deus à luz Dia e às trevas, Noite. Houve tarde e manhã, o primeiro dia.
Dia 2
E disse Deus: Haja firmamento no meio das águas e separação entre águas e águas. Fez, pois, Deus o firmamento e separação entre as águas debaixo do firmamento e as águas sobre o firmamento. E assim se fez. E chamou Deus ao firmamento Céus. Houve tarde e manhã, o segundo dia.
Dia 3
Disse também Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez. À porção seca chamou Deus Terra e ao ajuntamento das águas, Mares. E viu Deus que isso era bom. E disse: Produza a terra relva, ervas que deem semente e árvores frutíferas que deem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim se fez. A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo a sua espécie e árvores que davam fruto, cuja semente estava nele, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom. Houve tarde e manhã, o terceiro dia.
Dia 4
Disse também Deus: Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos. E sejam para luzeiros no firmamento dos céus, para alumiar a terra. E assim se fez. Fez Deus os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite; e fez também as estrelas. E os colocou no firmamento dos céus para alumiarem a terra, para governarem o dia e a noite e fazerem separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom. Houve tarde e manhã, o quarto dia.
Dia 5
Disse também Deus: Povoem-se as águas de enxames de seres viventes; e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento dos céus. Criou, pois, Deus os grandes animais marinhos e todos os seres viventes que rastejam, os quais povoavam as águas, segundo as suas espécies; e todas as aves, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom. E Deus os abençoou, dizendo: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei as águas dos mares; e, na terra, se multipliquem as aves. Houve tarde e manhã, o quinto dia.
Dia 6
Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento. E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez. Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia.
Dia 7
Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.
Relato literal da criação
- Dia- Hb. “YOM” - Dia literal
Não é unanimidade nem entre os cristãos
Evolucionismo-teísta
Teólogo da FABAPAR não acreditava
Se Gênesis não for literal, o cristianismo desmorona
10 verdades teológicas que perdemos se Gênesis não for literal
1- Criação
No princípio, criou Deus os céus e a terra.
2- Sábado
Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.
3- Família heterossexual e monogâmica
Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.
4- Sexo após o casamento
Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.
5- Estado do Homem na Morte
Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente. E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, na direção do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado.
6- Trindade e monoteísmo
No princípio, criou Deus os céus e a terra.
Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.
7- Entrada do Pecado
Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.
8- Plano da Redenção
Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
9- Morte do Cordeiro como remissão do pecado
Fez o Senhor Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu.
10- Volta de Jesus e a Recriação
Então, disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente. O Senhor Deus, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado. E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida.
O OBJETIVO FINAL DE SATANÁS É ATINGIR JESUS E SEU PLANO DE SALVAÇÃO
NÃO EXISTE CRISTIANISMO SEM CRIACIONISMO
Jesus confirmou a criação
porém, desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher. Por isso, deixará o homem a seu pai e mãe [e unir-se-á a sua mulher], e, com sua mulher, serão os dois uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem.
Paulo confirmou a criação
Porque, primeiro, foi formado Adão, depois, Eva. E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.
João confirmou a criação
Apocalipse 22.2 (ARA)
No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos.
Negar a literalidade da criação é negar a veracidade de Toda a Escritura.
VAMOS ADORAR O CRIADOR
Salmo 95.6 (ARA)
Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou.