A MISSÃO DA IGREJA. ATOS 1.6-8

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

QUAL É A MISSÃO DA IGREJA?

se você estivesse pessoalmente com Jesus e pudesse dirigir uma pergunta a ele, qual seria a sua pergunta?
qual é a duvida que mais te preocupa? que mais te perturba? qual é o questionamento que mais te tira o sono?
é exatamente essa oportunidade que o discípulos tem em nosso texto.
Lucas continua sua narrativa do evangelho, observe, que, ele nos descreve isso nos versos 1 e 2, e no verso 3 nos parece que ele está dando continuidade ao capítulo 24 do evangelho.
ele nos conta que Jesus esteve com os discípulos em um período de 40 dias falando acerca do Reino de Deus.
reforçou sua promessa de revesti-los com poder do Espírito Santo.
os discípulos lhe dirigem uma pergunta e Jesus lhes dá a resposta.
vamos olhar para está parte do texto e ver o que podemos aprender.
o sofrimento de Jesus não foi somente ao da cruz, o sofrimento de Jesus foi durante toda a semana da paixão, ele provou do ódio de lideres religiosos que pediam a sua morte, além de ser capturado por Pilatos e os romanos.
porém, está semana não termina com a sua morte, mas sim com sua ressurreição.
a morte e ressurreição de Cristo inaugura então a era da nova aliança.
e agora Lucas começa a contar a história das aparições de Cristo após sua ressurreição e ele nos diz que essas são provas convincentes v.3.
o futuro do povo de Deus está seguro por causa dessas aparições incontestáveis de Cristo 1CO 15.
alias, este é o fato que permeia todo o capítulo 24 do evangelho de Lucas.
Lucas narra em Atos que Jesus apareceu aos discípulos durante quarenta dias.
não foi uma permanecia o tempo todo, antes, Jesus aparecia em determinadas horas e conversava com seus discípulos, olha:
1Coríntios 15.5–8 “e apareceu a Pedro e depois aos doze apóstolos.Depois apareceu, de uma só vez, a mais de quinhentos seguidores, dos quais a maior parte ainda vive, mas alguns já morreram.Em seguida apareceu a Tiago e, mais tarde, a todos os apóstolos. Por último, depois de todos, ele apareceu também a mim, como para alguém nascido fora de tempo.”
essas aparições tinha o intuito de preparar os discípulos para a futura missão mundo afora.
no versículo 4 Lucas relata que Jesus os lembra da promessa de encher eles do Espírito Santo, observe que o Espírito desceria em meio a comunhão à mesa centrada no Cristo.
com a promessa reafirmada, os discípulos dirigem a sua ultima pergunta.
veja, irmãos, eles estiveram aprendendo aos pés de Cristo durante 3 anos, imagino quantas perguntas não surgiram durante este tempo.
porém, faltava a eles a real compreensão a cerca do reino.
eles ainda esperavam um reino politico, eles esperavam que Jesus fosse destruir todos os inimigos de Israel, fosse prender os corruptos.
na mente deles não está a libertação espiritual, eles pensam que junto a chegada do Espírito estariam um exercito celestial e que os romanos seriam expulsos das terras de Israel e as leis judaicas seria institucionalizada em todas as nações.
a resposta de Jesus corrige esse erro dos discípulos, Jesus diz que não era importante saber o tempo que Deus designou para que o reino fosse consumado.
o importante era saberem que os últimos dias seria inaugurado com a ressurreição e o derramar do Espírito, mas a consumação não.
“aqui somos chamado a atenção para o que nos move aos cultos domingo após domingo” a igreja do nosso tempo tem tentado acertar o dia que Cristo vai voltar, mas esta não deve ser a preocupação nossa, antes, a nossa preocupação deve ser voltada para a missão que Jesus deu aos discípulos.
a resposta de Jesus nos lembra de Marcos 13.32 “E Jesus terminou, dizendo: — Mas ninguém sabe nem o dia nem a hora em que tudo isso vai acontecer, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai.”
Jesus deixa claro que embora a pergunta deles tivesse valor, mas não era para aquela hora, para aquele momento.
eles seriam cheios para cumprir a missão da igreja, e a missão da igreja é dar testemunho de Cristo.
o importante para os discípulos não é a restauração, mas sim a missão de testemunhar pelo mundo..
observe, que o intuito da descida do Espírito Santo não é nos fazer mais espirituais, ou nos dar algo sobrenatural de forma que possamos nos mostrar aos outros com línguas angelicais ou coisa desse tipo.
é dar poder para testemunhar de Cristo, é revigorar a igreja em meio as adversidades que a igreja enfrentaria.
quando olhamos para a sequencia do livro de Atos nós podemos ver que a igreja só avançou devido a ação do Espírito Santo.
isso não ficou somente lá, isso invadiu o tempo e chegou em nós.
pense naquilo que os reformadores enfrentaram?
tem um texto de Elisabeth Elliot em que ela relata o massacre que seu ,marido e outros quatro missionários sofreram nas mãos dos índios Auca, no Equador.
tempos depois Elisabeth Elliot voltou ao Equador e continuou a missão de pregar aos índios que haviam matado seu marido, e criou sua filha no meio dos índios.
na missão que Cristo dá a igreja, não importa o que nos aconteça, o que importa é o nome de Jesus ser anunciado, os feitos dele ser testemunhado, ainda que eu perca família, bens, mulher, se tudo se acabar e a morte enfim chegar.
é Cristo que aquele que quiser ir após ele deve negar-se a si mesmo, tomar a cruz e segui-lo.
está é a missão da igreja, testemunhar de Cristo ainda que isso nos custe a vida.
a consumação do reino acontecerá, portanto, não sabemos quando e nem devemos nos preocupar com isso. Deus só o revelará naquele dia.
com isso podemos aprender algumas coisas praticas:
1º a missão da igreja é pregar o evangelho todo, pregar o evangelho é falar aquilo que está na escritura, sem nenhum acréscimo ou decréscimo.
2º e pregar ao mundo todo, a quem conhecemos e a quem não conhecemos
3º o tempo todo, não existe hora ou tempo, é andando e fazendo discípulos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.