Tema: Será que entedemos a voz de Deus
Notes
Transcript
1 “E agora, Jó, escute os meus argumentos e dê ouvidos a todas as minhas palavras. 2 Passo agora a falar; em minha boca fala a língua. 3 Os meus argumentos provam a sinceridade do meu coração, e os meus lábios proferem o puro saber. 4 O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida.” 5 “Responda-me, se for capaz; prepare os seus argumentos e apresente-se diante de mim. 6 Eis que diante de Deus sou igual a você; também eu fui formado do barro. 7 Por isso, não tenha medo de mim; a minha mão não será pesada sobre você.” 8 “Na verdade, você falou diante de mim; eu ouvi o som das suas palavras, dizendo: 9 ‘Estou limpo, sem transgressão; sou puro e não tenho iniquidade. 10 Eis que Deus procura pretextos contra mim e me considera seu inimigo. 11 Prendeu os meus pés com correntes e observa todas as minhas veredas.’ ” 12 “Devo lhe dizer que nisto você não tem razão; porque Deus é maior do que o homem. 13 Por que você discute com ele, afirmando que ele não presta contas de nenhum dos seus atos? 14 Pelo contrário, Deus fala de um modo, sim, de dois modos, mas o homem não atenta para isso. 15 Em sonho ou em visão de noite, quando o sono profundo cai sobre as pessoas, quando adormecem na cama, 16 então lhes abre os ouvidos e lhes sela a sua instrução, 17 para afastar o ser humano dos seus planos e livrá-lo do orgulho; 18 para guardar a sua alma da cova e a sua vida de passar pela espada.” 19 “Também no seu leito é castigado com dores, com incessante conflito em seus ossos; 20 de modo que abomina o pão, e detesta até a comida mais saborosa. 21 A sua carne, que se via, agora desaparece, e os seus ossos, que não se viam, agora aparecem. 22 A sua alma está perto da morte, e a sua vida se aproxima dos que trazem a morte.” 23 “Se com ele houver um anjo intercessor, um dos milhares, para declarar ao homem o que é certo, 24 então Deus terá misericórdia dele e dirá ao anjo: ‘Livre-o, para que não desça à cova; já achei um resgate para ele.’ 25 Então a sua carne recupera o vigor da infância, e ele volta aos dias da juventude. 26 Ele ora a Deus, que se agrada dele; com alegria vê a face de Deus, e Deus lhe restitui a sua justiça. 27 Depois, cantará diante de todos e dirá: ‘Pequei, perverti o direito e não fui punido como merecia. 28 Deus livrou a minha alma de ir para a cova, e a minha vida verá a luz.’ ” 29 “Eis que Deus faz tudo isto duas e três vezes no seu trato com o ser humano, 30 para reconduzir da cova a sua alma e iluminá-lo com a luz dos viventes.” 31 “Agora, Jó, preste atenção e escute o que vou dizer; fique calado, porque vou falar. 32 Se você tem alguma coisa a dizer, diga; fale, porque gostaria de lhe dar razão. 33 Se não, escute o que vou dizer; fique calado, e eu lhe ensinarei a sabedoria.”
Hoje, Eliú vai responder ao questionamento de Jó. Que Jó faz? Sobre por que Deus não respondia? Por que Deus não falava com ele? E ele vai mostrar para Jó, que a resposta de Deus já estava lá. Era Jó que estava desconectado de Deus. Esse era o problema. Em resumo, hoje nós veremos que Deus fala conosco e quando ele fala é para nos salvar.
I. Nós pecamos e erramos quando tiramos conclusões precipitadas sobre Deus;
Todos sabemos da história até aqui. O diálogo de Jó com seus amigos, acuações, condenações e defesa de Jó.
“Eles acusaram várias vezes Jó de estar escondendo algum pecado para eles. Esse era o único motivo, o único motivo possível para Deus está pesando tanto a mão em Jó, mas Jó, Ele se defendeu até o fim. Nós vimos ele disse. Olha, não tenho pecado que mereça isso. Eu não fiz nada para merecer isso. Tanto sofrimento da parte de Deus. E nisso, todos se calaram”
Do Nada parece Eliú, filho de Baraquel.
Eliú ficou irado, porque Jó pretendia ser mais justo do que Deus com a sua fala e também porque os amigos de Jó insistiam em condenar Jó sem ter razão nenhuma para isso.
Depois que Eliú ouviu todos os diálogos, Ele entender que deve falar com a Sabedoria de Deus;
“E agora, Jó, escute os meus argumentos e dê ouvidos a todas as minhas palavras. Passo agora a falar; em minha boca fala a língua. Os meus argumentos provam a sinceridade do meu coração, e os meus lábios proferem o puro saber. O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida.” “Responda-me, se for capaz; prepare os seus argumentos e apresente-se diante de mim. Eis que diante de Deus sou igual a você; também eu fui formado do barro. Por isso, não tenha medo de mim; a minha mão não será pesada sobre você.” (Jó 33.1-7)
O tratamento de Eliú totalmente diferente dos seus amigos, percebam que Ele trata Jó pelo seu nome. Os outros amigos já tratavam Jó como homem perverso.
A motivação de Eliú era se aproximar, ganhar a pessoa de Jó e estar por cima no do discurso.
E deixa claro que o retorno de Jó era importante e que Ele gostaria de ouvir. V. 5
Eliú queria a restauração da vida de Jó, resumindo Ele queria o bem de Jó;
Eliú vai agi com sinceridade e humildade diferente dos outros amigos.
Ele se põe em pé de igualde com Jó.
Ele não trata com indiferença, não trata com orgulho, mas com igualdade, sem medo.
“Responda-me, se for capaz; prepare os seus argumentos e apresente-se diante de mim. Eis que diante de Deus sou igual a você; também eu fui formado do barro. Por isso, não tenha medo de mim; a minha mão não será pesada sobre você.” 6-7
Eliú não queria a condenação, mas a restauração e edificação de Jó;
Será tratamos as pessoas em nossa volta como Eliú?
Duas abordagens diferentes dos amigos de Jó e de Eliú.
Mesmo com um tratamento adequado, Eliú não deixou de transmitir a verdade para Jó.
“Na verdade, você falou diante de mim; eu ouvi o som das suas palavras, dizendo: ‘Estou limpo, sem transgressão; sou puro e não tenho iniquidade. Eis que Deus procura pretextos contra mim e me considera seu inimigo. Prendeu os meus pés com correntes e observa todas as minhas veredas.’ ” “Devo lhe dizer que nisto você não tem razão; porque Deus é maior do que o homem.
Parafraseando: Jó achava que Deus estava procurando pretextos contra ele.
E Eliú deixa claro que essa conclusão de Jó estava errada.
Porque Deus é maior que os Homens.
Deus não está agindo como você pensa.
O erro de Jó foi tratar Deus como Homem.
Os homens que agem de maneira retributiva.
Ele me tratou bem, então eu vou tratar bem.
Para quem é nosso desafeto, a gente encontra qualquer justificativa para nossas ações, mas
Lembrem: Deus não é assim! Deus não age como nós!
Eliú, não usa o princípio da retribuição, mas aponta a grandiosidade e superioridade de
Deus! E não pode ser tratado como um homem que fica nessa rincha conosco. Como se
Ele nos tratasse como merecemos. E a verdade é que Deus nos trata sem a gente merecer.
A visão de Deus é diferente da nossa.
Talvez você se encontre como Jó, quando as coisas não estão dando certo, você acha que Deus
é contra você. Ai, você começa a se esfriar espiritualmente, não vem a igreja, não ler a Bíblia,
não ora mais... Porque no fundo você acha que Deus está contra você e você não tem coragem
para falar.
Isso não é verdade. Porque o Senhor é maior que Nós.
Nem sempre teremos as razões para tudo que acontece em nossas VIDAS.
Será que Deus está contra nós? Quando lembramos que Ele enviou a Jesus para nos salvar.
Essa mentira cai por terra. Por isso, precisamos tomar cuidado quando tirarmos conclusões.
Porque Deus nos ama e quer o nosso bem, mesmo não entendendo as vezes.
II. Deus fala, mas a gente não atenta
“Por que você discute com ele, afirmando que ele não presta contas de nenhum dos seus atos? Pelo contrário, Deus fala de um modo, sim, de dois modos, mas o homem não atenta para isso. Em sonho ou em visão de noite, quando o sono profundo cai sobre as pessoas, quando adormecem na cama, então lhes abre os ouvidos e lhes sela a sua instrução, para afastar o ser humano dos seus planos e livrá-lo do orgulho; para guardar a sua alma da cova e a sua vida de passar pela espada.”
Parafraseando: Por que que Deus não me diz qual é o motivo? E ele diz pra Jó, que que você fica reclamando de Deus dizendo que ele não fala com você, que Ele não te dá explicação? Para o que está acontecendo contigo. E ele, surpreendentemente, ele diz, Deus está falando com você, sim.
Deus está falando de várias formas, mas a gente não entende e não procuramos aprender.
Deus estava usando mais de um método e o primeiro deles eram os sonhos e visões.
No capitulo 7.14-15
então me assustas com sonhos e me atemorizas com visões. Por isso, prefiro ser estrangulado; antes a morte do que esta tortura.
Eliú diz a Jó que isso que Deus está fazendo não é tortura.
Deus está querendo te instruir e te ensinar por meios destes sonhos e visões.
Ter um sonho e uma visão naquele tempo da parte de Deus seria muito assustador. Era de ficar com medo.
Ele mandava esses sonho e visões para que os homens se arrependessem do seus maus caminhos, para que os homens não morressem no orgulho.
Abimeleque em Genesis 23 - não case com Sara porque ela tem marido;
Os sonhos e visões que Jó teve eram para que Jó Não se tornasse soberbo e para que Jó temesse a Deus e para não abandonar o Senhor e que Ele não fosse condenado. Jó nunca amaldiçoou o Senhor e nunca negou o Sr.
Jó falou outras coisas mediante a sua amargura.
E o segundo método que ali o fala que Deus estava falando com Jó, era o sofrimento por meio da sua doença. Veja comigo, verso 19 e 22,
“Também no seu leito é castigado com dores, com incessante conflito em seus ossos; de modo que abomina o pão, e detesta até a comida mais saborosa. A sua carne, que se via, agora desaparece, e os seus ossos, que não se viam, agora aparecem. A sua alma está perto da morte, e a sua vida se aproxima dos que trazem a morte.”
No verso 19, quando ele diz que Jó era castigado nos seus leitos, outra palavra poderia ser repreendido.
Funcionava como uma repreensão para ele. A dor que ele sentia. Por quê? Ele lembrava que ele era um homem finito. Ele lembrava que ele era pequeno perante Deus. Ele lembrava da sua incapacidade de viver sem Deus, ele lembrava de como esse mundo é quebrado por causa do pecado.
2 corintio 2.7-9 E, para que eu não ficasse orgulhoso com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte. Três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então ele me disse: “A minha graça é o que basta para você, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.” De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.
Os pesadelos, os sonhos, as visões e o sofrimento de Jó eram falas de Deus para Ele: Você depende de mim. A minha Graça lhe mantém vivo.
O que você tem de bom, retidão, justiça, misericórdia fidelidade, vem de mim. É por isso que dependemos de Deus.
A graça Dele nos basta. Lembremos que Deus muitas VEZES TEM FALADO CONOSCO E Q GENTE NEM PERCEBE.
É que nem esposa quando vem falar conosco e gente tá jogando e a gente nem percebe e nem ouve. E dizemos entendi sem entender.
As vezes fazendo isso com Deus também.
Hoje, nós temos Jesus e a Palavra de Deus, A Bíblia > Deus fala conosco através da sua Palavra.
Deus pode falar de outras formas conosco? Sim, mas Ele vai usar a sua palavra para confirmar.
Precisamos entender a voz de Deus e a sua Palavra para vivermos por Ela.
Nada acontece por acaso em nossas vidas. Deus Ele quer nos ensinar.
C.S.Liwes disse: Certa vez que Deus sussurra a nós nos nossos prazeres, fala na nossa consciência, mas grita nas nossas dores. E ele disse que. adora um megafone para despertar um mundo surdo.
Quando dói, quando a gente sofre...a gente para para ouvir. Precisamos parar para ouvir a voz de Deus.
III. Deus, Ele quer nos salvar.
“Se com ele houver um anjo intercessor, um dos milhares, para declarar ao homem o que é certo, então Deus terá misericórdia dele e dirá ao anjo: ‘Livre-o, para que não desça à cova; já achei um resgate para ele.’ Então a sua carne recupera o vigor da infância, e ele volta aos dias da juventude. Ele ora a Deus, que se agrada dele; com alegria vê a face de Deus, e Deus lhe restitui a sua justiça. Depois, cantará diante de todos e dirá: ‘Pequei, perverti o direito e não fui punido como merecia. Deus livrou a minha alma de ir para a cova, e a minha vida verá a luz.’ ” “Eis que Deus faz tudo isto duas e três vezes no seu trato com o ser humano, para reconduzir da cova a sua alma e iluminá-lo com a luz dos viventes.”
Mensagem principal
A saída para Jó não seria justificar sua justiça para ninguém. Mas que alguém justo e perfeito pudesse dar sua justiça para ele.
Em outros momentos Jó já tinha apelado por um mediador e advogado.
Aqui Eliú traz esperança pra Jó afirmando que esse mediador existe. Esse mediador que vai declarar a verdadeira justiça.para nós.
Eliú sabia que só próprio Deus poderia trazer a Justiça para Jó.
Aqui Eliú troca o princípio da retribuição para o princípio da substituição.
Conclusão:
A justiça.De Jó não estava ele fazer tudo certinho na sua vida porque Jó era pecador como eu e você.Embora ele fosse um homem íntegro, diante de Deus. A justiça de Jó estava na graça de Deus, revelada a ele por meio de um mediador verdadeiramente justo que o redimiu.
E o resultado disso seria a restauração da vida de Jó, a restauração da comunhão de Jó com Deus, o seu Livramento da cova, como diz os versos 25 a 30.
foi exatamente isso que aconteceu com Jó.
Exatamente isso.Que aconteceu com Jó?
Deus aparece para Jó. já estou dando um spoiler, aqui está. Tem os regimes Jó e Jó, diz no verso 42, no capítulo 42, versos 5 a 6. Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.
E Deus, restaura a Vida de Jó.
Eliú era uma Voz profética que clamava no deserto, dizendo, o senhor virá? E de fato. O mensageiro mediador, o redentor de Jó, ele é nosso redentor também.
Ele veio. Milhares de anos depois?
1 Timóteo. 25 e 6 disso, porquanto Há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos nós e
hebreus 13 e 4, diz ele que é o Resplendor da Glória, expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder.