Sejam Sóbrios O Tempo Todo
Que Momento Já Te Fez Dizer: Agora É A Hora De Colocar A Fé Em Prática(!)?
Como um clímax, ele traça um contraste entre Timóteo e a multidão leviana dos versículos 3 e 4. Como introdução, ele traça um contraste entre Timóteo, ainda no meio da batalha, e Paulo, que tem enfrentado a grande batalha.
3525 νηφω nepho
de afinidade incerta; TDNT - 4:936,633; v
1) ser sóbrio, estar calmo e sereno de espírito
2) ser moderado, controlado, circunspecto
A palavra grega nepho, traduzida por sóbrio, significa “livre de qualquer forma de embriaguez mental e espiritual”. Ou seja, equivale a estar alerta, vigilante, com aquela atitude firme e persistente da mente, que observa tudo o que acontece ao redor e permanece inabalável em direção a seu objetivo.
A pessoa sóbria é tranquila, estável e racional (cf. 1Pe 4.7; ver C.N.T. sobre 1Ts 5.6, 8). Ela não se deixa intoxicar por mórbido anseio por tudo quanto é sensacional ou sentimental. Não desvia seus ouvidos da verdade, nem os volta para os mitos. O apóstolo exige que Timóteo demonstre essa tranquilidade e atitude bem equilibrada “em todas as questões”. Isto significa, naturalmente, que também, com respeito ao sofrimento em prol do evangelho, Timóteo não deve buscar os sofrimentos, de um lado, nem queixar-se deles, do outro.
Segundo Paulo em 2Tm 4.5, Precisamos de Três Condições Espirituais
Devemos Estar Preparados Para Ministrar a Palavra de Deus (a Nós Mesmos) em Tempos Difíceis
“Suporte os sofrimentos.” Toda vez que a fé bíblica se torna impopular, os ministros são tentados a silenciar aqueles elementos que mais ofendem. Timóteo deve persistir no ensino da verdade e estar preparado para sofrer por não concordar em ceder.
O desinteresse das pessoas em relação ao evangelho não deve determinar a atitude dos ministros de Deus.
Em primeiro lugar, seja sóbrio em meio à volubilidade reinante. Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas…(4.5a). Em vez de entrar no sistema e seguir a onda da maioria, Timóteo deveria manter-se íntegro na sua missão, pregando a verdade. Não importa se os falsos mestres parecem mais atraentes e populares. Não importa se eles ajuntam multidões mais numerosas. Não importa se o que eles pregam tem aceitação maior. Timóteo precisa ser diferente. Ele não pode se deixar influenciar pela moda prevalecente.
Em segundo lugar, suporte as aflições em meio à oposição.… suporta as aflições… (4.5b). Paulo já havia dito que aqueles que quisessem viver piedosamente em Cristo seriam perseguidos (3.12). Agora, declara que, diante da oposição, o ministro do evangelho não deve afrouxar suas convicções nem se tornar um pragmático, pregando o que as pessoas querem ouvir. Ao contrário, deve dispor-se a suportar as aflições por causa de sua fidelidade à verdade. É vero o dito: “Quanto mais fiel a igreja for, mas perseguida ela será”.
Paulo prossegue com sua exortação para assegurar-se de que, quanto mais graves forem os males, mais conscientemente Timóteo se esforçará para curá-los; e quanto mais ameaçadores forem os perigos, mais atenta será sua vigilância.
“Seja moderado em tudo.” Uma vez que as pessoas são instáveis em sua mente e conduta, Timóteo deve, acima de todas as coisas, sempre permanecer estável.
