O Deus que firma uma nova aliança

A bíblia toda o ano todo  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 18 views

Deus firma uma nova aliança com o seu povo pois deseja que o seu povo pertença a Ele, tenha intimidade com Ele, o obedeça de coração e tenha os seus pecados perdoados

Notes
Transcript

O Deus que firma uma nova aliança pois deseja que o seu povo pertença a Ele, tenha intimidade com Ele, o obedeça de coração e tenha seus pecados perdoados

O Deus que firma uma nova aliança pois deseja que o seu povo pertença a Ele, tenha intimidade com Ele, o obedeça de coração e tenha seus pecados perdoados
1 Peter 2:9 “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;”
John 13:1 “Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.”
Psalm 139:1–4 “Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, Senhor, já a conheces toda.”
Psalm 139:10 “ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá.”
Psalm 139:16 “Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.”
Psalm 139:18 “Se os contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo, ainda estou contigo”.
Psalm 136:23–25 “a quem se lembrou de nós em nosso abatimento, porque a sua misericórdia dura para sempre; e nos libertou dos nossos adversários, porque a sua misericórdia dura para sempre; e dá alimento a toda carne, porque a sua misericórdia dura para sempre.”
Psalm 8:4 “que é o homem, que dele te lembres? E o filho do homem, que o visites?”
Psalm 18:1 “Eu te amo, ó Senhor, força minha.”
Psalm 116:1 “Amo o Senhor, porque ele ouve a minha voz e as minhas súplicas.”
Aplicações:
Jr 1-10 - Deus levantou um profeta para que o seu povo sinta, pense e fale como Deus
Acts 17:16–17“Enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se revoltava em face da idolatria dominante na cidade. Por isso, dissertava na sinagoga entre os judeus e os gentios piedosos; também na praça, todos os dias, entre os que se encontravam ali.”
Nós vemos nossa família tão entregue a idolatria, não sentimos nada, não fazemos nada, mas apenas cumprimos o nosso dever minimo de leva-los para o culto e pronto. O principal responsável em conduzi-los a Cristo, somos nós. Somos os responsáveis em edifica-los para que eles sejam um templo dedicados ao Senhor. Recebendo assim a plenitude do Espirito. Se o nosso espirito se pertubasse, será que não deveriamos jogar o cabo da TV fora. Proibir quase tudo no celular. Tudo que leva a impiedade e a amar o mundo. Será que não devemos fazer de tudo para que eles possam amar a Deus sobre todas as coisas. Deus está profundamente triste com a impiedade prevalecente. O Espirito de Deus arde em ciumes quando nós somos mais amigos do mundo que de Deus.
Jr 11-26 - A função primária do profeta era acusar as violações da aliança e anunciar as maldições para levar o povo de Deus ao arrependimento
Psalm 32:6 “Sendo assim, todo homem piedoso te fará súplicas em tempo de poder encontrar-te. Com efeito, quando transbordarem muitas águas, não o atingirão.”
Matthew 5:3–6“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.”
Se temos agido assim, devemos reconhecer a nossa impiedade habitual, confessar a Deus e talvez no culto doméstico ou na EBD ou no culto público. Confessar assim pode inspirar outros a reconhecerem as suas falhas, a confessarem e voltarem para Deus novamente. As vezes precisamos mesmo é de conversão. O arrependimento e a confissão de pecados é uma disciplina espiritual que produz vida. Que permite que Deus possa visita-lo novamente com consolo, com edificação, com bondade, com amor. Outro dia me estressei com o sindico do condominio. E depois fui orar. A oração parece que estava sem vida, seca. Em face disso, procurei rapidamente o sindico, mas não o achei. Com isso, mandei mensagem pelo whatsapp. Reconheci meu erro. Pedi desculpas. Ai na primeira oportunidade fui orar. Deus foi ao meu encontro. Assim, devemos reconhecer nossa pobreza espiritual, lamentar por ela. Busque Deus de todo o coração. Busque fazer de todo o coração o que lhe agrada.
Jr 27-38 - Deus instrui na disciplina para que o seu povo se submeta ao castigo, as promessas e a palavra
Titus 2:11–12“Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente,”
Já que você já sente, pensa e fala como Deus fala. Já que você já se arrependeu e confessou os seus pecados. Agora, como pecamos, devemos nos sujeitar ao castigo de Deus. Deus estabelece o tempo do castigo. Deus está castigando pois ele quer que venhamos a dizer não para a impiedade e os desejos mundamos e vivamos sóbria, justa e piedosamente. O castigo produz tristeza para salvação. Produz arrependimento, fé e esperança.
As promessas são para os humildes que se sujeitam ao castigo de Deus. As promessas são pertencer. conhecer, obedecer e ser perdoado.
Sujeite-se a palavra, ame a palavra. Aquela que ficou perdida 50 anos no Reinado de Manassés. Aquela que foi cortada e queimada pelo Rei Jeoiaquim. Ame como Esdras que se dedicou a busca-la, a vivê-la e a ensina-la. Coloque ela no púlpito como em Nm 8. Medite nela até ela entrar no teu coração. Ela é o nosso banquete deliciossimo. Ela é o leite puro que dá crescimento ao recem-nascido.
Jr 39-52 - Deus cumpre as maldições da aliança para que possamos temer ao castigo
1 Peter 4:17–18“Porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada; ora, se primeiro vem por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus? E, se é com dificuldade que o justo é salvo, onde vai comparecer o ímpio, sim, o pecador?”
2 Peter 2:20–21“Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro. Pois melhor lhes fora nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo, volverem para trás, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado.”
A palavra de Deus será plenamente cumprida. Tanto as maldicões, lago de fogo e enxofre quanto as promessas de vida com Deus novamente. Se a de Jeremias não falhou, quanto mais a do Filho de Deus. Se são verdadeiras todas as promessas benditas da biblia, então a exortação de Paulo em 1 Co 15.58 se faz oportuna.
Gostaria de terminar fazendo a leitura de um texto de Lamentações que sera o livro da próxima semana, o texto se encontra em Lamentations 3:25–33“Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é aguardar a salvação do Senhor, e isso, em silêncio. Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade. Assente-se solitário e fique em silêncio; porquanto esse jugo Deus pôs sobre ele; ponha a boca no pó; talvez ainda haja esperança. Dê a face ao que o fere; farte-se de afronta. O Senhor não rejeitará para sempre; pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão segundo a grandeza das suas misericórdias; porque não aflige, nem entristece de bom grado os filhos dos homens.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.