A fé e a obras
Sabedoria para viver • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 15 viewsTiago responde aqueles que diziam ter fé sem obras e mostra que na verdade a fé que esses tem é uma fé morta.
Notes
Transcript
Introdução:
Introdução:
Assim como uma nota de real precisa ter todas as suas identificações — número de série, o papel correto e outros elementos que comprovam sua autenticidade e valor — para ser considerada verdadeira, Tiago nos ensina que a fé verdadeira também tem uma característica essencial: ela é acompanhada de obras. Assim como uma nota sem os elementos de segurança seria falsificada, uma fé sem obras é vazia, sem o valor genuíno que Deus requer.
No texto de Tiago, o líder da igreja em Jerusalém nos convida a uma profunda reflexão sobre os dois tipos de fé!
Desenvolvimento/aplicação:
Desenvolvimento/aplicação:
1. Fé sem obras, isso é possível?
1. Fé sem obras, isso é possível?
Que vantagem, benfício existe em alguém dizer que tem fé sem obras? Será se tal fé é verdadeira é a fé salvifíca? Essa fé é capaz de salva-lo?
Aqui Tiago nos dá a entender que alguns irmãos estavam focados em uma fé superficial, uma fé de aparências. Eles acreditavam que apenas a declaração verbal de sua fé era suficiente, sem a necessidade de evidenciar essa fé por meio de obras. Tiago corrige essa mentalidade, mostrando que a verdadeira fé vai além das palavras e se manifesta em atitudes e ações concretas.
São duas perguntas retóricas, que traz respostas implicitas: 1º Não existe proveito nenhum 2º Tal fé não pode salvar.
O autor agora apresenta um exemplo claro de como a atitude de afirmar ter fé, mas não demonstrá-la por meio de obras, é incoerente. No versículo 15, lemos: "Se um irmão ou uma irmã estiverem sem roupa e passando necessidade de alimento diário, e um de vocês disser: 'Vão em paz! Aqueçam-se e alimentem-se bem', mas não lhes derem o que é necessário para o corpo, de que adianta isso?"
“Vai em paz” Como a pessoa pode ir em paz se não tem alimento e está passando frio? “Trate de se aquecer” Como vai se aquecer se não tem roupa para isso, não tem agasalho para o frio? “alimente-se bem” Como a pessoa vai se alimentar se não tem comida e nem dinheiro para comprar o alimento?
Aqui, Tiago nos desafia: Como posso afirmar que tenho fé em Jesus Cristo, que nos deu o segundo maior mandamento de amar ao próximo, e ao ver alguém em necessidade, ofereço apenas palavras vazias, sem estender a mão para ajudar? Essa fé, sem ação, é inútil e não reflete o verdadeiro amor de Cristo.
V.17 Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.
Essa fé é morta, porque é apenas da boca pra fora! É morta porque não produz nada além de palavras vazias! Morta, não tem nenhum uso benéfico e é incapaz de funcionar proveitosamente; concebido como estar sem vida. Não influência minha vida no dia-a-dia, meu pensamento, meu comportamento, minhas palavras!
Eu declaro que tenho fé em Jesus, mas vivo como se nunca tivesse o conhecido!
A fé que muitos tem é morta! Eu e você devemos olhar com muita atenção para a nossas próprias vidas, para a nossa fé e pensar: Será se Tiago não está falando da minha fé? Existem muitos crentes, que são convencidos e não convertidos! Muitos pensam que o fato de a pessoa ir para a igreja automaticamente é crente, não é! Tiago fala aqui de uma fé morta! Uma pessoa que diz crer em Jesus, mas isso não é colocado em pratica em sua vida!
Então pode ter crentes convencidos aqui na igreja? Pode sim! É meu dever alerta esses que acham que são crentes, esses que tem a fé morta! Se a pessoa não nasceu de novo, se não entendeu a mensagem do evangelho e depositou sua fé em Jesus! Eu sinto muito lhe dizer que se você é essa pessoa, você está se enganando! Você anda com o povo de Deus, mas você não é povo de Deus! E você está indo para o inferno!
A nossa fé não pode ser uma fé morta, inoperante, uma fé que é manifestada somente em nossas reuniões.
Fé e obras andam juntos! Aquilo que eu acredito e como eu vivo não podem ser separados!
Eu sempre vou viver conforme o que eu acredito! Um crente que diz ter fé em Jesus, mas não vive como Jesus e nem busca viver, na verdade não tem fé em Jesus! Ele acredita em outras coisas, mas não em Jesus! É uma fé morta.
Jesus Cristo alerta essas pessoa que o chamam de Senhor Senhor, mas que tem uma fé morta:
Lucas 6.46“— Por que vocês me chamam “Senhor, Senhor!”, e não fazem o que eu mando?” e depois ele fala sobre os dois alicerces:
O primeiro é que ouve as palavras e as pratica é semelhante a um homem que construiu sua casa sobre a rocha, veio a tempestade e ela permaneceu de pé! Esse é o salvo! O Cristão verdadeiro!
O segundo é o que ouve a sua palavra e não as pratica, não obedece! Esse é semelhante ao homem que constroí a sua casa sobre a areia, logo vem a tempestade e a sua linda casa vai ao chão! Esse é o que tem a fé morta, o “cristão” só da boca para fora, o não salvo! Virá a tempestade e porque ele não estar firme na rocha que é Jesus, ele perecerá!
E em Mateus 15.8 Jesus cita uma palavra dada ao profeta isaias Mateus 15.8 “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.”
Faça uma análise sincera e diga: Qual é seu tipo de fé? A morta e improdutiva? Ou a verdadeira, viva e que produz frutos?
2º Fé e obras andam juntas!
2º Fé e obras andam juntas!
Mas alguém ainda pode dizer: Você tem fé e eu tenho obras! Tentando fazer essa distinção como se uns fossem dotados com fé e outros com obras! E muitas vezes nós fazemos essa distinção!
E então Tiago reage a essa tola distinção feita com um desafio! Mostre, apresente, faça me visível sua fé sem obras! A pergunta que eu faço para os irmãos é: Como eu posso demonstrar minha fé? Como você pode mostrar sua fé para mim ou para o mundo? Como posso fazer isso sem as obras?
E eu, com as obras, lhe mostrarei a minha fé!
Simon J. Kistemaker: “Para Paulo e Tiago, as obras são uma conseqüência natural da verdadeira fé (ver Fp 1.27; 1Ts 1.3; Tg 2.20–24).”
Mas eu acredito em Deus e isso ja basta! Você acredita ter a fé correta? A expressão “crer que Deus é um só” é uma declaração que Moises ensina para o povo, o que é conhecido como shemá, Deuteronômio 6.4“— Escute, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.” e Tiago ironiza: Olha só, que bom, muito bem! E diz: Até os demônios tem fé! Até os demônios creem, tremem! Porém os demonios não agem segundo essa sua fé.
João Calvino diz:
Tiago e Epístolas de João (2. Fé, Obras e Credo (2.18,19))
Todavia, nenhum anjo caído pode apropriar-se da salvação por causa de fé fatual. Do mesmo modo, aquele que concorda apenas intelectualmente com a verdade escriturística, sem mostrar envolvimento com o Deus que professa, esse é desprovido da verdadeira fé. Sua fé não passa de imaginação. Está morta. Se uma pessoa tem apenas conhecimento de que Deus é um só e não possui nenhuma vivência de fé em Deus por meio de Jesus Cristo, ela é pior que os demônios. De acordo com Tiago, os demônios crêem e tremem.
3º Exemplos de Fé e obras:
3º Exemplos de Fé e obras:
Mas talvez a pessoa ainda não estivesse totalmente convecida de que fé e obras andam juntas e então Tiago evoca grande exemplos da história de como fé e obras sempre andaram juntas!
v. 20-22
Abraão, conhecido como o pai da fé, amigo de Deus! Provou a sua fé quando ofereceu seu filho Isaque sobre o altar! A fé de Abraão não era da boca pra fora! Ele cria verdadeiramente em Deus e vivia segundo a sua fé!
Hb 11.8-10
8Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber como herança; e partiu sem saber para onde ia. 9Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. 10Porque Abraão aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e construtor.
Hb 11.17-19
17Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque. Aquele que acolheu as promessas de Deus estava a ponto de sacrificar o seu único filho, 18do qual havia sido dito: “A sua descendência virá por meio de Isaque.” 19Abraão considerou que Deus era poderoso até para ressuscitar Isaque dentre os mortos, de onde também figuradamente o recebeu de volta.
Abraão cria em Deus e por isso ele fez o que fez! Imagina Abraão ter proclamado aos quatro cantos da terra que tinha fé em Deus, mas quando Deus o chama para ir para canaã ele, com medo, e temendo o desconhecido fica em sua terra? Imagina quando ele recebeu a ordem do Senhor de sacrificar Isaque, retruca e diz que não vai fazer porque ele é o seu único filho? Abraão não seria esse grande homem que conhecemos se sua fé fosse apenas de palavras! A fé e as obras de Abraão andavam juntas!
v.22 foi pelas obras que a fé se consumou! A Palavra consumou significa amadurecer, ser pleno, sem defeito ou mácula, inteiro! A ideia é que pelas obras a sua fé, se mostrou verdadeira!
V.23-24 “ Tiago argumenta que a fé de Abraão destacada em Gn 15.6 resultou em atos de obediência que demonstraram a realidade de sua fé.” E muitas pessoas entendem o versículo 24 de Tiago sendo uma contradição aos ensinos de Paulo sobre a justificação pela fé.
Tanto Paulo quanto Tiago estão observando dois lados da mesma moeda chamada fé! Paulo, escreve que a justificação é pela fé e pela fé somente, para os judeus que queriam ser justificados pelas obras da Lei! Queriam ser salvos pelas suas obras! “Não são as obras da lei, mas a fé em Cristo, que produz a salvação”.
Tiago aqui está combatendo um cristianismo morto! Uma fé da boca pra fora que não ver a necessidade de externar sua fé por meio de ações! E então Ele nos ensina que a verdadeira fé produz obras!
Kistemaker diz: “Tiago não está sugerindo aos seus leitores que, por meio de suas obras, eles podem ter paz com Deus. Pelo contrário, ele ensina que as obras fluem de um coração que está em paz com Deus.”
Não somos salvos pelas obras, mas pela fé somente! Mas a fé, se é verdadeira, resultará em obras de justiça, confirmando a veracidade de nossa fé.
Abraão creu e agiu com fé!
Aplicação:
Quer saber qual é o seu tipo de fé? Observe as suas obras! A nossas obras, falam muito sobre nossa fé do que nós pensamos!
Observemos algumas áreas de nossas vida:
Casamento: Seu casamento, como é? Você busca obedecer as ordenança para o casamento? Os papeis são respeitados? O homem vive de fato como um homem, trazendo a segurança para casa, se sacrificando pela esposa? Esposa, você respeita o seu marido? vive como uma boa dona de casa ou as coisas da casa estão tudo por fazer? Você se submete as ordens do seu marido? Como você vive com a sua esposa e com o seu marido revela muito sobre a sua fé! Se você acha que isso não tem nada a ver, então você é o tolo que Tiago chama aqui no texto!
Trabalho: Se eu perguntasse ao patrão de cada um dos irmãos, fulano é bom funcionário? O que eles responderiam? Você busca obedecer a Deus no seu emprego? Você tem obedecido a ordem de Cl 3.23-24
Colossenses 3.23–24 (NAA)
Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor e não para as pessoas, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.
Pastor o que eu faço no trabalho e como eu trabalho não tem nada a ver com Deus! Tem sim meu irmão! Tudo tem a ver com Deus não podemos separar nossa fé e obras, porque estão intimamente ligadas!
Quais atitudes no seu ambiente de trabalho demonstram sua fé?
As pessoas no seu trabalho podem reconhecer que você é cristão pela maneira como você age ou apenas porque sabem que você frequenta a igreja?
Igreja:
Muitos estão na igreja mas não agem como cristãos verdadeiros! Quando um irmão machuca, magoa, fica guardando mágoa e rancor, não sabe perdoar! Quando a liderança faz uma coisa que essa pessoa não gosta, ele se opõe com unhas e dentes, faz boicote! Quando tem trabalhos para fazer meu nome é caçeoutro! Como você tem contribuído financeiramente? Com alegria e generosidade? Você tem prazer de estar na companhia dos teus irmãos e irmãs? tem crente que não para pra conversar com seu irmão, acaba o culto e sai correndo pra casa! Como você se comporta diante da pregação do evangelho? Tem irmãos que estão aqui mas não estão ouvindo um “a”. O evangelho para a pessoa que tem a fé morta ele é entediante cansativo, chato! A pessoa que trata Jesus como se fosse um mero mestre legal! E não como o Senhor soberano e absoluto de suas vidas!
As nossas igrejas estão cheias de bodes, e os pastores estão se matando para pastorear esses bodes! Se você é bode, se você é lobo, você pode ir embora daqui! Ou você se arrepende dos teus pecados e se torna uma ovelha de Jesus!
O que nossas ações nessa comunidade tem revelado sobre nossa fé? Elas servem para provar que a sua fé é verdadeira ou servem para acusar a tua fé morta?
Raabe:
Ela vivia sobre as muralhas de Jericó! uma cidade que Deus havia dado para que o povo de Israel a conquistasse, ela ja tinha ouvido falar dos grandes feitos do Senhor e estava com muito medo, ela diz que os seus corações se derreteram! Ela declara em Js2.9 “bem sei que o Senhor deu está terra a vocês” Ela creu em Deus! E por isso acolheu aqueles espiões! Ela creu em Deus e agiu com fé!
Pela fé, Raabe, a prostituta, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu os espias com paz.
Fé e obras andam juntas, a obras são frutos da verdadeira fé!
Verso 26: O termo "espírito" aqui refere-se ao "sopro de vida", àquilo que dá vitalidade ao ser humano. Quando esse sopro se esvai, o que resta é apenas um corpo inerte, incapaz de qualquer ação. Sem vida, o corpo não pode realizar nada; é apenas uma estrutura sem propósito ou movimento. Da mesma forma, a fé sem obras é morta. Assim como o corpo precisa do espírito para viver e agir, a fé precisa ser acompanhada por obras para ser genuína e eficaz.
Conclusão:
Conclusão:
Tiago trata sobre a impossibilidade de uma fé verdadeira sem obras, porque “assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta! Ele também ensina que a maneira que demonstramos nossa fé aos outros é através de nossas boas obras e conclui com dois exemplos do antigo testamento Abraão e Raabe e de como a fé e as obras deles andaram juntas.
A reflexão que fica para cada um de nós é: Qual é o meu tipo de fé? A verdadeira e produtiva? Ou a morta, improdutiva e vazia?