RETRATOS DE FÉ (Parte 2) Hebreus 11.8-22

Hebreus  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 24 views

A fé é a resposta em forma de coração inclinado a um Deus que incessantemente nos busca para termos experiências com Ele.

Notes
Transcript
Grande ideia: A fé é a resposta em forma de coração inclinado a um Deus que incessantemente nos busca para termos experiências com Ele.
Estrutura: Abraão, o pai da fé (vv. 8-17), Isaque, Jacó e José, fé que espera.
Em 12 de outubro de 1931, foi inaugurada a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. A obra tem 30 metros de altura (sem contar os 8 metros do pedestal) e seus braços esticados tem 28 metros de largura. Foi fixada a 710 metros de altura, no alto do morro do Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca. Feita de concreto armado revestido com pedra-sabão de Minas Gerais, pesa 1145 toneladas. É a terceira maior escultura de Cristo no mundo, menor apenas que a estátua de Cristo da Polônia e da Bolívia. O Cristo Redentor é considerado um dos desafios da engenharia civil brasileira. O monumento foi concebido pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa, pelo artista plástico Carlos Oswald, e pelo escultor franco-polonês Paul Landowski. Em 2007, foi eleito informalmente uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Em 2009, o Cristo Redentor foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Em 2012, a UNESCO considerou o Cristo Redentor como parte da paisagem do Rio de Janeiro incluída na lista de Patrimônios da Humanidade. Obrigado por compartilhar. Lembre-se de citar a fonte: https://ensinarhistoria.com.br/linha-do-tempo/e-inaugurada-a-estatua-do-cristo-redentor-no-rio-de-janeiro/ - Blog: Ensinar História - Joelza Ester Domingues
Hebreus 12.1–2 NAA
Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de todo peso e do pecado que tão firmemente se apega a nós e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, sem se importar com a vergonha, e agora está sentado à direita do trono de Deus.
João 8.56–58 NAA
Abraão, o pai de vocês, alegrou-se por ver o meu dia; e ele viu esse dia e ficou alegre. Então os judeus lhe perguntaram: — Você não tem nem cinquenta anos e viu Abraão? Jesus respondeu: — Em verdade, em verdade lhes digo que, antes que Abraão existisse, Eu Sou.
Warren Wiersbe:
George Morrison, um grande pregador escocês, disse certa vez: “O mais importante não são as circunstâncias em que vivemos, mas sim o que buscamos”. Esses homens e mulheres viveram em tendas, mas sabiam que havia uma cidade celestial à sua espera. Quer de imediato quer no fim das contas, Deus sempre cumpre suas promessas a seu povo de fé.
É impossível não admirar a fé dos patriarcas. Não tinham a Bíblia completa e, no entanto, possuíam uma fé inabalável. Transmitiram as promessas de Deus de uma geração para outra e, apesar de seus fracassos e tribulações, esses homens e mulheres creram em Deus, e ele deu testemunho de sua fé. Sendo assim, devemos ter muito mais fé!
Abraão: o pai da fé. (vv. 8-17)
(a) Ele só pode ser chamado assim, “amigo de Deus” porque “quando chamado, obedeceu”.
Tiago 2.23 NAA
E se cumpriu a Escritura, que diz: “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi atribuído para justiça”, e ele foi chamado amigo de Deus.
Gênesis 12.1–5 NAA
O Senhor disse a Abrão: — Saia da sua terra, da sua parentela e da casa do seu pai e vá para a terra que lhe mostrarei. Farei de você uma grande nação, e o abençoarei, e engrandecerei o seu nome. Seja uma bênção! Abençoarei aqueles que o abençoarem e amaldiçoarei aquele que o amaldiçoar. Em você serão benditas todas as famílias da terra. Partiu, pois, Abrão, como o Senhor lhe havia ordenado. E Ló foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos quando saiu de Harã. Abrão levou consigo a sua mulher Sarai, o seu sobrinho Ló, todos os bens que haviam adquirido e as pessoas que lhes foram acrescentadas em Harã. Partiram para a terra de Canaã e lá chegaram.
(b) Abraão exerceu fé em uma vida de peregrino.
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 3939 παροικεω paroikeo

παροικεω paroikeo

de 3844 e 3611; TDNT - 5:841,788; v

1) habitar ao lado ou na vizinhança de alguém, viver próximo

2) no NT, estar ou habitar num lugar com um estranho, residir por pouco tempo

Deslocados internos por conflitos e desastres naturais beira 60 mi no mundo Conflitos e desastres naturais forçaram milhões de pessoas a fugir dentro de seu próprio país no ano passado, elevando o número total de deslocados para um recorde próximo a 60 milhões, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira (19) por ONGs. Conflitos e desastres naturais forçaram milhões de pessoas a fugir dentro de seu próprio país no ano passado, elevando o número total de deslocados para um recorde próximo a 60 milhões, segundo um estudo d... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/rfi/2022/05/19/numero-de-deslocados-internos-por-conflitos-e-desastres-naturais-chega-a-quase-60-milhoes-no-mundo.htm?cmpid=copiaecola
(c) Abraão aguardava uma cidade definitiva: por isso ele estava “indo em direção à sua casa”. A propósito, a única terra que Abraão “possuiu” em vida, foi a de onde ele foi sepultado.
Gênesis 23.17–20 NAA
Assim, o campo de Efrom, que estava em Macpela, em frente de Manre, o campo, a caverna e todo o arvoredo que nele havia, e todo o terreno ao redor passaram a ser propriedade de Abraão, na presença dos filhos de Hete, a saber, de todos os que entravam pelo portão da cidade. Depois, Abraão sepultou Sara, a sua mulher, na caverna do campo de Macpela, em frente de Manre, que é Hebrom, na terra de Canaã. E assim, pelos filhos de Hete, se confirmou a Abraão o direito do campo e da caverna que nele estava, como propriedade para servir de sepultura.
Gênesis 25.9–10 NAA
Os filhos dele, Isaque e Ismael, o sepultaram na caverna de Macpela, no campo de Efrom, filho de Zoar, o heteu, em frente de Manre, o campo que Abraão havia comprado dos filhos de Hete. Ali foram sepultados Abraão e Sara, sua mulher.
(d) A memória de fé de Sara é honrada nessa galeria, dizendo que ela confiou em Deus que fez a promessa (apesar de no inicio, ter duvidado).
Gênesis 18.11–14 NAA
Abraão e Sara já eram velhos, avançados em idade; e a Sara já lhe havia cessado o costume das mulheres. Por isso Sara riu em seu íntimo, dizendo consigo mesma: — Depois de velha, e velho também o meu senhor, terei ainda prazer? Então o Senhor perguntou a Abraão: — Por que Sara riu, dizendo: “Será verdade que darei ainda à luz, sendo velha?” Por acaso, existe algo demasiadamente difícil para o Senhor? Daqui a um ano, neste mesmo tempo, voltarei a você, e Sara terá um filho.
Gênesis 22.15–17 NAA
Então do céu pela segunda vez o Anjo do Senhor chamou Abraão e disse: — Porque você fez isso e não me negou o seu filho, o seu único filho, juro por mim mesmo, diz o Senhor, que certamente o abençoarei e multiplicarei a sua descendência como as estrelas dos céus e como a areia que está na praia do mar. Sua descendência tomará posse das cidades dos seus inimigos.
(e) Qual seria o sentido dessa expressão: “todos esses morreram na fé”? Eles tiveram uma vida inteira de fé.
Eclesiastes 7.8 NAA
Melhor é o fim das coisas do que o seu princípio; a paciência é melhor do que a arrogância.
Filipenses 1.6 NAA
Estou certo de que aquele que começou boa obra em vocês há de completá-la até o Dia de Cristo Jesus.
(d) Com Abraão, aprendemos também que temos uma verdadeira pátria. Somos patriotas aqui da terra (mas não podemos idolatrar isso).
Hebreus 13.14 NAA
De fato, não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a que há de vir.
Filipenses 3.20–21 NAA
Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.
Hebreus 11.16 NAA
Mas, agora, desejam uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porque lhes preparou uma cidade.
Hebreus 12.22–24 NAA
Pelo contrário, vocês chegaram ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a milhares de anjos. Vocês chegaram à assembleia festiva, a igreja dos primogênitos arrolados nos céus. Vocês chegaram a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados, e a Jesus, o Mediador da nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o sangue de Abel.
Hebreus 13.14 NAA
De fato, não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a que há de vir.
(e) Um episódio marcante na vida de Abraão é mencionado: quando Deus lhe mandou sacrificar seu filho Isaque.
Gênesis 22.1–3 NAA
Depois dessas coisas, Deus pôs Abraão à prova e lhe disse: — Abraão! Este lhe respondeu: — Eis-me aqui! Deus continuou: — Pegue o seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá à terra de Moriá. Ali, ofereça-o em holocausto, sobre um dos montes, que eu lhe mostrar. Na manhã seguinte, Abraão levantou-se de madrugada e, tendo preparado o seu jumento, levou consigo dois dos seus servos e Isaque, seu filho. Rachou lenha para o holocausto e foi para o lugar que Deus lhe havia indicado.
Romanos 4.16–21 NAA
Essa é a razão por que provém da fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja garantida para toda a descendência, não somente à descendência que está no regime da lei, mas também à descendência que tem a fé que Abraão teve — porque Abraão é pai de todos nós, como está escrito: “Eu o constituí por pai de muitas nações” — diante daquele em quem Abraão creu, o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem. Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe havia sido dito: “Assim será a sua descendência.” E, sem enfraquecer na fé, levou em conta o seu próprio corpo já amortecido, tendo ele quase cem anos, e a esterilidade do ventre de Sara. Não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus, estando plenamente convicto de que Deus era poderoso para cumprir o que havia prometido.
2. Isaque, Jacó e José, a fé que abençoa (vv. 20-22)
(a) Isaque, a fé que abençoa “a respeito de coisas que ainda estavam para vir” (Gênesis 27).
(b) Jacó, a fé que abençoa, “apoiado sobre a extremidade do seu bordão, adorou a Deus” (Gênesis 47-48).
Gênesis 47.31 NAA
Então Jacó lhe disse: — Jure para mim. José jurou e Israel se inclinou sobre a cabeceira da cama.
John MacArtur:
As duas palavras (cajado, cama) em hebraico têm exatamente as mesmas consoantes. Os manuscritos hebraicos do Antigo Testamento eram copiados em as vogais. Os manuscritos hebraicos posteriores, entre o sexto e o novo século d.C., tomaram a palavra como “cama”. A LXX, no século III a.C., a tomou como “cajado”, o que parece mais provável, embora ambas possam estar corretas.
(c) José, a fé que abençoa, “fez menção do êxodo dos filhos de Israel” (Gênesis 50).
(d) Todos estes, viram o que ninguém mais via: a concretização das promessas de Deus sobre as suas vidas.
Êxodo 13.19 NAA
Moisés levou consigo também os ossos de José, pois este havia feito com que os filhos de Israel jurassem solenemente, dizendo: “Deus certamente visitará vocês. Quando isso acontecer, levem os meus ossos daqui.”
Josué 24.32 NAA
Os ossos de José, que os filhos de Israel trouxeram do Egito, foram sepultados em Siquém, naquela parte do campo que Jacó havia comprado dos filhos de Hamor, pai de Siquém, por cem peças de prata, e que veio a ser a herança dos filhos de José.
"A descrição da fé está sendo enriquecida de vários ângulos, à medida que o capítulo vai acompanhando a história das origens de Israel. Continua a ser um desafio constante para nós que a lemos hoje. Nós continuaremos a confiar que Deus cumprirá suas promessas, mesmo havendo poucos sinais de que elas serão cumpridas em nosso tempo de vida? Quando pensamos sobre a natureza da “cidade celestial” que nos foi prometida, será que nossa análise foi ampla, que nos apegamos a essa compreensão? Será que entendemos que todas as cidades terrenas são, na melhor das hipóteses, sinais indicativos de longa distância?" (from "Box Atos, Cartas Gerais e Apocalipse para todos" by N.T. Wright)
3. Outras aplicações:
(a) A fé em Deus sempre exigirá de você uma lealdade exclusiva, que você precisa ter como absoluta em sua vida. Crer é aderir a uma pessoa.
Hebreus 11.1–2 NAA
Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem. Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho.
A verdadeira fé bíblica é uma obediência confiante à Palavra de Deus apesar das circunstâncias e consequências.
(b) Definitivamente, o nosso futuro não pertence a nós. Não faça planos para amanhã, sem antes dizer: “Se Deus quiser”.
Tiago 4.13–17 NAA
Escutem, agora, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e faremos negócios, e teremos lucros.” Vocês não sabem o que acontecerá amanhã. O que é a vida de vocês? Vocês não passam de neblina que aparece por um instante e logo se dissipa. Em vez disso, deveriam dizer: “Se Deus quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.” Agora, entretanto, vocês se orgulham das suas arrogantes pretensões. Todo orgulho semelhante a esse é mau. Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, nisso está pecando.
Ilustr.:
Silas Campos, “A fé que agrada a Deus”:
Quero terminar com a história de Bill e Gloria Gaither, um casal que tinha um ministério na área da música. No fim dos anos 1960, enquanto esperavam pelo terceiro filho, eles passaram por momentos traumáticos. Bill teve uma doença rara chamada mononucleose infecciosa. Para piorar, eles foram alvos de difamações e acusações falsas que os machucaram muito.
Diante de tudo isso e dos problemas sociais (drogas e racismo) e educacionais (ateísmo tomando conta das escolas) da época, Gloria estava apavorada com a ideia de trazer outro filho ao mundo. Ela estava com medo do presente e do futuro. Porém, um dia, ela conta, o Espírito Santo levou seus pensamentos para a bondade do Senhor e a encheu de uma paz inexplicável. Deus a assegurou que o futuro estava em suas fortes mãos e que ela não precisava se apavorar, mas podia descansar.
Então, ela se sentou ao piano e compôs a seguinte música.
Deus enviou Seu Filho amado
Para morrer em meu lugar
Na cruz sofreu por meus pecados
Mas o sepulcro vazio está porque Ele vive
Porque Ele vive, posso crer no amanhã
Porque Ele vive, temor não há
Mas eu bem sei, eu sei, que a minha vida
Está nas mãos do meu Jesus, que vivo está
E quando, enfim, chegar a hora
Em que a morte enfrentarei
Sem medo, então, terei vitória
Verei na Glória o meu Jesus que vivo está
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.