ESTUDO 14 - A BÊNÇÃO ROUBADA
MICALI • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 142 viewsNotes
Transcript
ESTUDO 14 - A BÊNÇÃO ROUBADA
ESTUDO 14 - A BÊNÇÃO ROUBADA
Objetivos
Objetivos
Tornar os ouvintes cientes de que a mentira e enganação é pecado e tem consequências.
Prosseguir no enredo da construção de Israel como povo origem do Messias de Deus.
Preparo:
Preparo:
Proposição inicial
Proposição inicial
Hoje aprenderemos a história de Jacó quando ele roubou a palavra boa que era para ter sido entregada para Esaú, seu irmão mais velho. Jacó, como seu próprio nome diz, era um enganador. Ele contava mentiras e enganava as pessoas. Por causa disso ele teve que sair de casa e ir morar com seu tio/avô e sofrer muito nas mãos dele que o enganava como ele havia enganado ao seu irmão.
Introdução
Introdução
Contexto da família de Isaque e Rebeca (Gn.25.19-23).
Contexto da família de Isaque e Rebeca (Gn.25.19-23).
Abraão teve o Filho Isaque. Esse cresceu e se casou com uma mulher chamada Rebeca. Eles moravam em uma terra chamada Canaã, que era a terra que Deus havia prometido para seu pai Abraão.
Rebeca não podia ter filhos, assim como sua sogra Sara. Então Rebeca orou muito pedindo para que Deus enviasse filhos para Ela e seu marido Isaque. Deus respondeu que ela ia ficar grávida de gêmeos.
O que é primogenitura?
O que é primogenitura?
Naquele período, quando nascia o primeiro filho homem de uma pessoa, ele seria quem ia herdar a maior parte dos bens de seu pai. Ele também seria o chefe da família no lugar do pai depois que esse morresse.
Esse assunto já foi tratado parcialmente na história de Abraão. Você pode fazer perguntas para o público afim de saber se estão por dentro do assunto.
O clamor por filhos (Gn25.21).
O clamor por filhos (Gn25.21).
Rebeca clamou a Deus/orou intensamente para que Deus a enviasse filhos. Isaque também orava muito para que Rebeca engravidasse.
Deus responde ao clamor e inverte os papeis (Gn25.23).
Deus responde ao clamor e inverte os papeis (Gn25.23).
Deus respondeu a oração de Isaque e Rebeca. Rebeca engravidou de gêmeos. Tinham duas crianças dentro da barriga dela. Mas, os dois meninos ficavam se empurrando dentro da barriga dela e então ela foi falar com algum profeta para perguntarem para Deus o que estava acontecendo.
Esse profeta perguntou para Deus e depois respondeu a Rebeca que no ventre dela existia dois meninos que teriam muitos filhos e gerariam duas nações diferentes. O profeta disse também que esses dois povos viveriam brigando constantemente. Disse também que o filho que nascesse depois seria aquele que iria herdar os bens e a liderança de seu pai. Ele disse que o que nascesse depois seria maior que o primeiro.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
O nascimento dos gêmeos (Gn25.24-28).
O nascimento dos gêmeos (Gn25.24-28).
Quando Rebeca foi dar a luz, nasceu o primeiro bebê. Ele era muito peludo e seus pelos e cabelo eram vermelho. Sua mão o chamou Esaú porque significa 'peludo'. Depois nasceu o seu irmão. Ele estava com a mão segurando o calcanhar de Esaú. Por causa disso sua mãe o chamou de Jacó, porque significa aquele que puxa o calcanhar. Esse nome também significa enganador.
Esaú cresceu e se tornou um bom caçador. Ele andava pelas matas e campos caçando muitos bichos. Jacó, por sua vez, gostava de ficar em casa. Jacó gostava mais de Esaú porque gostava de comer a caça que ele trazia para casa. Sua mãe Rebeca, porém, gostava mais de Jacó porque este ficava com ela em casa.
O Direito de Primogenitura Vendido (Gênesis 25.29-34).
O Direito de Primogenitura Vendido (Gênesis 25.29-34).
Um dia, quando já eram maiores, Esaú estava no campo e ficou com muita fome. Ele estava com tanta fome que ficou fraco. Quando estava voltando para casa, viu Jacó preparando um um ensopado de lentilhas. Esse prato é muito saboroso e tem a cor vermelha. Ele viu o seu irmão cozinhando e foi pedir um pouco de comida. Jacó respondeu: “Eu te darei essa comida, mas como pagamento eu quero ser aquele que vai receber a herança dos bens e a liderança de nosso pai em seu lugar“. Esaú não pensava nessas coisas. Ele resolveu abandonar o seu direito em troca do prato de comida.
O Plano de Rebeca e Jacó para Roubar a Bênção (Gênesis 27.1-29).
O Plano de Rebeca e Jacó para Roubar a Bênção (Gênesis 27.1-29).
A Benção de Isaque
A Benção de Isaque
Seu pai Isaque ficou muito velho. Seus olhos ficaram fracos e ele não enxergava mais. Mas, ele chamou Esaú e disse:
-“Meu filho! Vá caçar um animal e o traga para casa. Eu quero comer uma carne bem gostosa e depois eu vou entregar a minha palavra de que você herdará os meus bens e minha liderança”.
Então Esaú saiu para caçar imediatamente.
O plano da mãe
O plano da mãe
Rebeca, estava ouvindo o que Isaque disse, então correu para conversar com Jacó. Ela disse:
-“Seu pai disse para Esaú que entregará a palavra sobre ele herdar os bens e a liderança de seu pai. Vá logo até op lugar onde ficam os cabritos e tragam dois deles para que eu faça uma refeição saborosa, bem do jeito que seu pai gosta. Depois que eu fizer essa refeição, leve-a a seu pai e deixe que ele coma. Depois que ele a comer ele dará a palavra dele a você e você será o herdeiro dos bens e da liderança de seu pai no lugar de seu irmão Esaú”.
Jacó ficou com muito medo porque Esaú era um homem peludo e seu pai iria perceber que ele estava o tentando enganar. Pensou que seu pai iria ficar muito bravo e ao invés de entregar uma palavra boa, iria entregar uma palavra ruim.
Rebeca então disse que se Isaque entregasse uma palavra ruim, essa palavra seria contra ela e não contra ela. Se algum mal acontecesse por causa dessa palavra, esse mal iria acontecer contra Rebeca e não contra Jacó. Ela disse também para Jacó não se preocupar com isso e para ele ir logo buscar os cabritos. Ele foi até onde os cabritos ficavam e escolheu dois e trouxe para a sua mãe. Sua mãe, Rebeca, preparou uma comida saborosa como seu marido gostava. Ela também cobriu a pele de Jacó com o pelo dos cabritos para que ele ficasse parecido com seu irmão Esaú. Ela entregou a comida para Isaque e ele a levou até seu pai.
Jacó se passa por Esaú
Jacó se passa por Esaú
Isaque estava cego e não conseguia enxergar. Quando Jacó chegou com a comida perto de seu pai, Isaque perguntou: “Como você achou uma caça tão rapidamente, meu filho?”. Então Jacó disse que Deus apontou a caça para ele. Isaque achou estranha a voz de seu filho porque era a voz de Isaque e pediu que ele se aproximasse e perguntou: “É você mesmo Esaú? A voz parece de Jacó!”. Mas, Isaque respondeu: “Sou eu Esaú, meu pai”. Isaque apalpou os braços de Jacó e disse: “A voz parece com a de Jacó, mas os braços são de Esaú”.
A benção de Isaque
A benção de Isaque
Isaque comeu a carne e gostou muito. Tendo acabado de comer, chamou de novo seu filho Jacó pensando que era Esaú e disse:
-“Meu filho! Que você seja muito rico. Que você tenha muita comida e bebida. Que outros povos venham para trabalhar para você. Que todas as pessoas se ajoelhem diante de você para mostrar como eles são pequenos e você é grande. Que até mesmo outros filhos de seu pai e sua mãe se ajoelhem diante de você para mostrar como você é maior que eles. Quando alguém entregar uma palavra ruim para você, essa palavra será dada contra ele mesmo. Quando alguém entregar uma palavra boa para você, ela mesma palavra será dada em favor dessa pessoa”.
Tendo Jacó ouvido a palavra boa de seu pai, foi embora.
A maldição de Esaú
A maldição de Esaú
Assim que Isaque saiu de perto de seu pai, Esaú chegou em seguida. Esaú disse a Isaque: “Pai, levante-se e come a minha caça. Eu quero que você me entregue a sua palavra boa”. Mas, Isaque começou a tremer muito e disse: “Quem foi esse que me deu a comida? Eu a comi e deu minha palavra boa para ele”.
Quando Esaú ouviu seu pai dizer isso gritou bem alto com muita raiva e implorou ao seu pai: “Entregue alguma palavra boa também!”. Mas, Jacó disse que já havia dito que Jacó seria maior do que Esau e que não tinha outra palavra boa para entregar. Ele disse assim: “Seu irmão mais novo Jacó será maior que você e terá mais comida e bebida que você. Você vai morar nas terras onde as roças não brotam bem, onde faltará água para molhar as roças, você vai viver brigando com seu irmão, mas ele será mais forte que você”. Disse Isaque.
As consequências do engano.
As consequências do engano.
Quando ouviu essas palavras, chorou muito. Ficou com muita raiva de seu irmão mais novo Jacó. Disse: “Por isso ele se chama Jacó! Ele engana as pessoas!".
Esaú queria matar Jacó, então sua mãe Rebeca enviou Jacó para morar com seu tio/avô/sogro na cultura Labão. Morando na casa de Labão Jacó deseja se casar com Raquel, sua prima, e promete trabalhar por 7 anos para pagar Labão por sua filha. Labão o engana muitas vezes. Labão o faz trabalhar por 14 anos, muito mais tempo. Jacó sofre muito por causa de Labão porque Labão o engana como ele enganava o seu irmão mais velho.
Cristologia do texto
Cristologia do texto
Nessa história nós podemos aprender que tudo o que Deus pensa Ele fará exatamente como pensou. Mesmo que algumas pessoas tentem fazer as coisas de forma diferente, quem manda mesmo é Deus. Ele fará tudo como planejou.
Também podemos lembrar que apesar das pessoas serem ruins e fazerem coisas más como enganar uns aos outros e roubar coisas que não são suas, Jesus continua sendo sempre bom e sempre fa apenas coisas boa. Jesus não engana a ninguém e nunca diz mentiras. Jesus sempre fala a verdade o tempo todo. Podemos sempre segurar o que Ele diz e acreditar no que Ele fala.
João 14.6 “6 Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.”
Conclusão
Conclusão
Hoje aprendemos a história de Jacó quando ele roubou a palavra boa que era para ter sido entregada para Esaú. Jacó, como seu próprio nome diz, era um enganador. Ele vivia contando mentiras e enganando as pessoas. Por causa disso ele teve que sair de casa e ir morar com seu tio/avô e sofrer muito nas mãos dele que o enganava como ele enganou ao seu irmão.
