Êxodo 20.17
O autor promove o entendimento quanto ao contentamento a ser desenvolvido no coração do povo de Deus, principalmente em vista da obra redentora que o tornou nação real-sacerdotal do SENHOR; condição que também os mune com o poder para rejeitar as inclinações cobiçosas do coração, oriundas da natureza pecaminosa.
Pergunta 147. Quais são os deveres exigidos no décimo mandamento?
Resposta: Os deveres exigidos no décimo mandamento são: um pleno contentamento com a nossa condição e uma disposição caridosa da alma para com o nosso próximo, de modo que todos os nossos desejos e afetos relativos a ele tendam para todo o seu bem e o promovam.
1 De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne? 2 Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis; 3 pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres. 4 Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
o descontentamento com o nosso estado; a inveja e a tristeza pelo bem do nosso próximo, juntamente com todos os desejos e afetos desordenados para com qualquer coisa que lhe pertença.
