3 lições do evangelho - Gálatas 2: 11-14
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 1,179 viewsNotes
Transcript
Texto Base: Gálatas 2:11-14
Texto Base: Gálatas 2:11-14
x
Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe face a face, porque se tornara repreensível. Com efeito, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, comia com os gentios; quando, porém, chegaram, afastou-se e, por fim, veio a apartar-se, temendo os da circuncisão. E também os demais judeus dissimularam com ele, a ponto de o próprio Barnabé ter-se deixado levar pela dissimulação deles. Quando, porém, vi que não procediam corretamente segundo a verdade do evangelho, disse a Cefas, na presença de todos: se, sendo tu judeu, vives como gentio e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?
Introdução:
Introdução:
x
A) Você já se deparou com uma pessoas duas caras?
Uma pessoa que na frente de algumas pessoas defende alguns principios e valores, tem sua forma de viver e na frente de outras pessoas vive de maneira totalmente diferente?
B)Mas e você, já agiu dessa forma?
Na frente de algumas pessoas de um jeito, na frente de outras de outro.
C) Claro, existem comportamentos que dependendo do lugar que estamos devemos aderir por etiqueta e formalidade, como quando vamos ao fórum, no trabalho, em uma entrevista de emprego etc...
D) O ponto são aquelas situações que uma pessoa abre mão dos seus principios e valores e se torna outra pessoa para agradar um grupo ou ser aceito ela veste uma máscara.
E) Esse é o motivo pelo qual Paulo repreende Pedro no texto da nossa meditação.
Contextualização:
Contextualização:
x
A) Paulo escreve essa carta aos Gálatas porque esses irmãos enfrentam problemas doutrináriuos essênciais para a mensagem da salvação em Cristo.
B) Falsos mestres surgiram em afirma que fé em Cristo não é suficiênte para a salvação, é necessário a circuncisão, se tornar judeu.
C) Eles também discredibilizam o apóstolo Paulo, afirmando que Paulo é um falso Apóstolo.
D) que leva ao segundo motivo de Paulo escrever essa carta, defender sua autoridade como Apóstolo de Jesus Cristo.
E) Explorando o capítulo 2 de Gálatas podemos notar que:
1 - Gálatas 2:1-10 Paulo em Jerusalém foi recebido pelos líderes Pedro, Tiago e João como um Apóstolo, Paulo é reconhecido por líderes da igreja e por outros apóstolos como um apóstolo, um igual.
2 - Vemos que alguns foram chamados por Deus para pregar o evangelho a Judeus, mostrando que em Cristo as leis as profecias se cumprem, Jesus é o Messias aguardado pelos Judeus, pela fé os Judeus recebem a salvação em Cristo.
3 - Vemos que outros como Paulo e Barnabé são chamados para pregar o evangelho aos gentios, aos não-judeus, mostrando que em Cristo os pecados são perdoados, são libertos da escravidão do pecado para uma nova vida, aquele que tem fé em Cristo recebe salvação.
antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me fora confiado, como a Pedro o da circuncisão (pois aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão também operou eficazmente em mim para com os gentios) e, quando conheceram a graça que me foi dada, Tiago, Cefas e João, que eram reputados colunas, me estenderam, a mim e a Barnabé, a destra de comunhão, a fim de que nós fôssemos para os gentios, e eles, para a circuncisão; recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também me esforcei por fazer.
F) Ambos tanto os que pregam aos judeus, como os que pregam aos gentios, anúnciam o evangelho da graça mediante a fé, o que muda é a forma que o evangelho é apresentado.
H) Já no texto da nossa meditação, Paulo conta sobre um episódio em antioquia, quando repreendeu o apóstolo Pedro por mudar o seu modo de agir quando algumas pessoas chegaram.
1- Estavam reunidos em Antioquia, Pedro, Paulo, os gentios, alguns judeus e Barnabé, todos comendo como gentios, provavelmente não estavam levando em consideração as tradições das purificações e talvez até os alimentos poderiam não estar de acordo com as tradições judaicas.
2- Chegaram alguns judeus mais zelosos quanto a tradição e cultura do povo judeu.
3- Pedro, Barnabé e os demais judeus notaram a presença desse grupo de judeus mais zeloso que chegaram e começaram a se afastar dos gentios até ficarem totalmente separados deles.
4 - Paulo ao notar essa atitude dos irmãos em Cristo, chama a atenção de pedro e o repreende.
Quando, porém, vi que não procediam corretamente segundo a verdade do evangelho, disse a Cefas, na presença de todos: se, sendo tu judeu, vives como gentio e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?
I) Esse grupo de Judeus que chegou é um grupo parecido com os falsos mestres que os Gálatas enfrentavam, para eles para receber a salvação também é necesario se tornar Judeu.
J) Paulo ao repreender Pedro está afirmando que não existe dinstição para quem está em Cristo, tanto o nascido Judeu como o gentio.
K) Em Cristo todos recebem salvação da mesma forma, pela fé, a salvação é uma graça de Deus para todos os que creem.
Nós, judeus por natureza e não pecadores dentre os gentios, sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.
L) O apósto Paulo nos vesos seguintes continua expicando que a salvação é pela fé e não mediante a lei.
Olhando para o capítulo 2, e especialmentes para os versos 11-14, vamos ressaltar 3 lições que o evangelho nos ensina.
Tema: 3 lições do evangelho
Tema: 3 lições do evangelho
x
Claro que o evangelho nos ensina várias coisas, mas nesse texto têm três aspectos importântes para nossa vida cristã.
1° - Lição - O evangelho nos liberta
1° - Lição - O evangelho nos liberta
x
A) Pedro, Barnabé e alguns Judeus estavam comendo com os gentios, mesmo isso sendo considerado errado pela fé judaica, pelas tradições dos fariseus, pelo conjunto de leis que orientavam o povo.
B) Eles porém comiam porque entendiam que a lei não tem mais valor para a salvação, o que salva, o que torna uma pessoa justa é a fé na obra de Cristo.
C) Isso não significa que que a lei não precisa mais ser seguida, mas que não somos mais salvos pela lei, somos salvos pela fé em Cristo Jesus.
D) fora que muitas dessas leis Judaicas não são descritas no antigo testamento, foram adicionadas pela tradição e cultura do povo, muitos acrécimos e exageros e colocavam o povo judeu como escravos dessas tradições e leis.
E) a lei do Antigo Testamento, lei de Deus, nos mostra que não conseguimos alcançar a salvação por conta própria, que se considerarmos apenas a nossa força de vontade e obediência ainda somos condenados porque não conseguimos cumprir a lei.
E) Já a fé em Cristo nos liberta do peso do pecado, não que agora vamos pecar a vontade, mas em saber que somos justificados pela fé em Jesus, Cristo cumpriu a lei em nosso lugar para nos conceder vida eterna.
F) Agora podemos viver livres, sem o peso da culpa nos preocupando apenas em como glorificar a Deus na nova vida que ele nos deu, sem o peso do pecado em nossas costas.
Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.
Aplicação:
A) Com base nisso não precisamos desesperadamente viver com medo de perder a salvação, nossa salvação foi conquistada por Cristo e por seus méritos, não pelos nossos.
B) Não precisamos viver com medo do pecado, somos libertos dessa escravidão para buscar uma vida de santificação, glorificando a Deus.
C) O que passa a reger o certo e o errado não é a cultura e nem os padrões impostos pela sociedade, o que nos mostra o que devemos fazer ou não é a vida de Cristo, Ele é o nosso exemplo a ser seguido.
2° - Lição - O evangelho nos torna um único povo.
2° - Lição - O evangelho nos torna um único povo.
x
A) Pedro, Barnabé e alguns judeus comiam juntos, como iguais, como um único povo.
B) A fé que nos justifica e nos liberta do pecado é a mesma fé que justifica todos os que creem, independente do nivél social, idade, povo, cultura nação.
C) Se antes sem Cristo, você tinha uma vida até que correta, sem escandalos, uma vida correta de acordo com as leis morais da sociedade, mais ainda pecador.
D) Saiba que da mesma forma que Cristo te alcançou, ele pode alcançar todos os marginais, todos aqueles que cometeram crimes terriveis e transforma-los em crentes verdadeiros assim como Cristo fez com você.
E) Isso porque o evangelho da graça, mediante a fé em Jesus Cristo leva em consideração as obras que Cristo fez pelos seus eleitos e não as obras e méritos humanos.
F) Então todos que recebem Cristo como seu único e suficiênte e suficiênte Salvador verdadeiramente, são adotados como Filhos de Deus e fazem parte do povo de Deus, povo santo.
G) Deus não faz acepção de pessoas, todos os que Deus elegeu compõe o povo de Deus.
Nós, judeus por natureza e não pecadores dentre os gentios, sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.
Aplicação:
A) Por isso devemos de igual forma olhar para nossos irmãos em Cristo da mesma forma que Deus olha para nós, como pecadores redimidos através do sangue de Cristo Jesus.
B) Devemos amar não apenas os crentes que pensam como nós, que tem os mesmos pontos em comum, mas também devemos amar aqueles que pensam diferente, que tem uma cultura diferente da nossa, que possuem algum ponto de discordancia.
C) Como povo de Deus possuímos histórias diferentes, culturas diferentes, gostos diferentes e mesmo com tantas diferenças somos um grupo de pecadores resgatados por Cristo que estarão unidos por toda a eternidade tendo Cristo como o cabeça desse corpo, a igreja.
D) por isso devemos aprender a viver em harmonia uns com os outros.
3° - Lição - O evangelho nos aperfeiçoa
3° - Lição - O evangelho nos aperfeiçoa
x
A) Pedro, Barnabé e alguns judeus que comiam tranquilamente com os gentios.
B) Quando os Judeus mais zelosos com a cultura e tradição Judaica chegaram, por medo do que iriam pensar a respeito deles, Pedro barnabé e os demais se afastaram dos gentios até deixa-los de lado.
C) Por mais que Pedro fosse apóstolo, reconhecido como discipulo do próprio Cristo, ele errou, foi hipócrita com sua atitude por isso Paulo o repreendeu e o corrigiu.
D) O grande ponto nessa narrativa não é a cultura judaica, mas o fato de que alguns Judeus zelosos acreditavam que era necessário se tornar Judeu para receber a salvação pela graça, ou seja, apenas a fé em Cristo para eles não é suficiênte, assim como os falsos mestres que os gálatas enfrentavam.
E) Por isso Paulo ao repreender Pedro diz que ele é hipócrita, pois sendo judeu vive como gentios, mas na frente dos zelosos da lei, quer agir de tal forma.
F) Até um apóstolo precisou de correção e aperfeiçoamento, pois continua sendo pecador, precisa crescer em obediência e santidade, tanto que Paulo o corrige.
G) O único verdadeiramente santo e perfeito é Cristo nosso Senhor, todos os outros necessitam crescer em maturidade e santidade cristã.
H) É portanto função da igreja, dos membros da igreja auxiliarem uns aos outros no crescimento espiritual.
E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.
Aplicação:
A) Mesmo na nova vida que recebemos de Cristo, ainda nós falhamos com Deus e uns com os outros.
B) Quando a falha é nossa é fácil pedir perdão e a compreensão dos nossos irmãos, porém quando falham conosco dificilmente agirmos com compreensão e amor.
C) nossa atitude deve ser em amor tanto para repreender um irmão quando necessário, quanto para desculpar e perdoar a falha de um irmão para conosco.
D)É através do corpo de Cristo, da igreja, das atitudes de amor uns para com os outros que crescemos espiritualmente, cada vez mais parecidos com Cristo Jesus.
Conclusão:
Conclusão:
x
Vimos que:
1° O evangelho nos liberta da escravidão do pecado para uma nova vida.
A fé genuina na obra de Cristo nos torna justos diante de Deus, a partir disso podemos exercer nossa liberdade cristã sem medo de perder a salvação.
Exercemos nossa liberdade cristã para fazer o nome de Cristo conhecido, para crescermos espiritualmente.
2° Aqueles que estão no evangelho, fazem parte do povo de Deus, povo formado por pessoas diferentes, com culturas diferentes, porém unidos pela fé em Cristo Jesus nosso Senhor.
Portanto são povo de Deus, são a igreja de Cristo que apesar das diferenças entre os membros, todos respondem e obedecem a Cristo Jesus o cabeça da igreja
3° Todos os membros precisam ser aperfeiçoados.
Mesmo na nova vida ainda falhamos e precisamos de correção e aperfeiçoamento, para isso precisamos uns dos outros para crescer desenvolver nossa fé.
Aplicação:
Aplicação:
x
Com essas três lições podemos trabalhar melhor, não para nós mesmos, mas visando o crescimento do reino de Deus e a expansão da igreja para a glória de Deus e do nosso Senhor Jesus Cristo nosso Salvador
