MISSÕES: O INVESTIMENTO MAIS RENTÁVEL

Exposições em Filipenses  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 353 views

Paulo agradece aos filipenses pelo investimento na causa do reino, por meio dele. Ele poderia realizar a obra sem o investimento, mas ele fizeram bem ao investirem, demonstrando terem um coração na obra do Senhor.

Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

- Qual o melhor investimento que uma pessoa pode fazer? E, por que? Ultimamente tem se falado muito sobre investimentos, segurança financeira e rendimentos a longo prazo.
Porém, o desejo de muitos de obter lucros, de modo muito rápido, tem feito muitos cairem no problema das apostas/tigrinho;
Investimentos rentaveis - meios seguros | CDB, LCA, LCI, Tesouro Direto, Poupança, Ações;

NARRATIVA

E, este é o ponto de Paulo.
Ele está concluindo a carta com o coração cheio de gratidão pelo cuidado da igreja para com ele, e, então, ele utiliza-se de algumas palavras e expressões usadas no contexto comercial da época, para mostrar que, por mais que ele estivesse apto a lidar com qualquer situação em sua vida, a igreja fez bem em investir na causa do reino, por meio dele, porque investir na causa do Reino de Deus - investir em missões - é mais rentável: lhe traz bênçãos espirituais, é agradável a Deus e carrega a promessa de que Deus mesmo lhe suprirá em todas as coisas.
Quatro ensinos sobre o investimento em missões: 1) A missão depende, antes de tudo, de pessoas fortalecidas no Espírito Santo; 2) O investimento no reino rende bênção espirituais; 3) O investimento no reino é agradável a Deus; 4) Quem investe no reino é suprido em todas as coisas por Deus.

QUATRO ENSINOS SOBRE O INVESTIMENTO EM MISSÕES

I. A MISSÃO DEPENDE, ANTES DE TUDO, DE PESSOAS FORTALECIDAS NO ESPÍRITO SANTO - v.10-13

Filipenses 4.10–13 “Fiquei muito alegre no Senhor porque, agora, uma vez mais, renasceu o cuidado que vocês têm por mim. Na verdade, vocês já tinham esse cuidado antes, só que lhes faltava oportunidade. Digo isto, não porque esteja necessitado, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Sei o que é passar necessidade e sei também o que é ter em abundância; aprendi o segredo de toda e qualquer circunstância, tanto de estar alimentado como de ter fome, tanto de ter em abundância como de passar necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.”
- Paulo começa estas palavras finais de gratidão expondo:
1) Sua alegria pela renovação do cuidado da igreja para com o seu ministério - v.10
Renasceu - significa que a oferta da igreja foi como o florescimento de uma planta após um tempo de seca;
Cuidado (2x) - pensar” que aponta para uma atitude, ou elevada consideração | a igreja realmente pensava em Paulo, o considerava e tinha atitudes para com ele;
- Esta atitude da igreja naturalmente encheu seu coração de alegria no Senhor, ou seja, Paulo entendeu que aquele cuidado financeiro era providência de Deus para sua vida, então ele louvou a Deus por isso;
Ex.: Cuidados que recebemos durante as enchentes - veio de Deus e encheu nossos corações de alegria;
2) Sua atitude em relação a diversas circunstâncias da vida - v.11,12
Aprendeu a viver contente - a estar satisfeito com a situação em que se encontra;
Aprendeu o segredo - aprendeu um mistério, uma informação espiritual, que transformou o modo como ele lidava com qualquer circunstância da vida;
- Há algo que Paulo entendeu que o tornou capaz, e habilitado, a...
Ser humilhado/ser rebaixado (a ser colocado, ou forçado a viver em uma situação humilhante) x ter em abundância;
Estar alimentado x c/ fome;
Ter em abundância x ser deixado para trás/ser esquecido/ser abandonado (a ponto de não ter com que se manter);
- O que Paulo aprendeu que o tornou capaz a lidar com estas circunstâncias? O que Paulo aprendeu que o tornou capaz a estar contente mesmo sendo humilhado?
Filipenses 2.5–11 “Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar de Cristo Jesus, que, mesmo existindo na forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus algo que deveria ser retido a qualquer custo. Pelo contrário, ele se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhante aos seres humanos. E, reconhecido em figura humana, ele se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Por isso também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.”
3) Paulo não apenas aprendeu o evangelho, ele está sendo fortalecido para viver a partir do evangelho - v.13
- Este é um dos textos mais citados pelos cristãos, e na grande maioria das vezes ele é usado fora do contexto - ou seja, as pessoas colocam palavras na boca de Paulo.
- Tudo posso...
Não significa que você pode fazer o que quiser que Deus vai te fortalecer, ele vai te abençoar;
Não significa que você vai passar nas provas da vida, vencer todas as lutas e provações;
Não significa que você vai ter sucesso na vida, prosperidade e abundância de bens;
- Tudo posso… significa: posso sofrer qualquer circunstâncias por queJesus me fortalece, pelo Espírito, para que eu possa sofrer estas circunstâncias | ele nos fortalece para sofrermos, e não para não termos sofrimentos, perdas, derrotas e humilhação etc.;
Se ele quiser que eu perca, eu vou perder e ele vai me fortalecer;
Se ele quiser que eu sofra, eu vou sofrer e ele vai me fortalecer para sofrer, não para fugir do sofrimento;
Esta é a obra do ES em nós - nos tornar parecidos com Jesus. Nos fortalecer para servirmos a Jesus, na causa de seu reino, independente de qualquer circunstâncias de nossas vidas - o caminho de Jesus é: renúncia, serviço e morte.

APLICAÇÃO

A missão depende, antes de tudo, de pessoas fortalecidas no Espírito Santo
1. Ela depende mais de sua atitude missionária, de falar de Jesus e compartilhar sua graça e misericórdia para com pecadores, do que o dinheiro que você possa investir em missões;
2. Ela depende mais de você ter uma vida cristã ativa, compromissada, transbordante do que um mero pagamento que você possa fazer;
3. Ela depende mais de uma vida cheia do Espírito Santo, fortalecida por ele, do que qualquer compra que possamos fazer;
- Não se compra almas. Não se compra igrejas. Não se compra o reino de Deus. Não se compra o dom de Deus.
Ex.: Atos 8 - Simão, o Mágico, ficou impressionado com o que Pedro e João fizeram no poder do ES, mas foi repreendido por Pedro, porque queria comprar o dom de Deus. Pedro o amaldiçoou, expos seu coração cheio de inveja e maldade, e lhe disse que deveria se arrepender.
- Um dos problemas que precisa ser resolvido, e talvez seja na sua vida, é a ideia de que se pode comprar Deus… que o suficiente é ser fiel nos dízimos e ofertas, e pronto.
Tem gente que não é fiel, e este problema é para depois. Mas, tem gente que dá do dízimo, dá ofertas, mas não vive como crente. Seu coração não é de Jesus. Ele não queima por viver para Jesus, e pela causa de Jesus.
- O que a igreja mais precisa são de pessoas fortalecidas no ES! Crentes que estejam dispostos a tudo por causa de Cristo, e seu reino!
O que você faz quando está sofrendo? Quando é humilhando? Quando é deixado para trás?
Nós temos muita dificuldade de servir a Cristo independente das circunstâncias. Se elas são favoráveis a nós, nós servimos. Se elas ficam desfavoráveis, nós não servimos.

II. O INVESTIMENTO NO REINO RENDE BÊNÇÃOS ESPIRITUAIS - v.14-17

Filipenses 4.14–17 “No entanto, vocês fizeram bem, associando-se comigo nas aflições. E como vocês, filipenses, sabem muito bem, no início da pregação do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja se associou comigo nessa questão de dar e receber, exceto vocês, somente. Porque até quando eu estava em Tessalônica, por mais de uma vez vocês mandaram o bastante para as minhas necessidades. Não que eu esteja pedindo ajuda, pois o que realmente me interessa é o fruto que aumente o crédito na conta de vocês.”
Não é porque Paulo sabe lidar com todas as circunstâncias, que ele não precise de ofertas, de sustento e de cuidados. Uma coisa é ele ser fortalecido no ES para lidar com qualquer circunstância, e continuar servindo. Outra coisa é a resposabilidade financeira da igreja com a causa do reino de Deus.
Então, Paulo passa elogiar a igreja de Filipos pelo seu cuidado constante para com ele, inclusive quando outras igrejas não estavam lhe ajudando e ele nem mais estava em Filipos. Aqui ele começa a inserir palavras de contexto comercial da época.
1) A igreja se associou a ele em suas flições e outras não - v.14-16
Associar - significa “participar juntos” como sócio de um negócio;
Dar e receber - era a expressão da época para trocas de mercadoria, vínculos comerciais;
- A igreja de Filipos, que não era rica como outras, auxilou Paulo, quando ele esteve lá e plantou a igreja (At 16), mas logo que ele foi para Tessalônica, Bereia e Corinto, a igreja continou o ajundando na obra do Senhor, apesar de não ter tantos recursos.
- Portanto, quando os membros de uma igreja assumem um compromisso financeiro, seja com sua igreja local ou com um projeto missionário, ou ambos, eles estão se tornando “sócios” daquele empreendimento… eles estão participando daquela obra…
2) O investimento não apenas a torna participante da obra mas ele lhe rende bênçãos - v.17
- Paulo não está preocupado com ajuda, ele está preocupado com o coração da igreja, então o que lhe interessa é o fruto que almente o vosso crédito.
Fruto - significa “juros acumalados” | Quem faz investimentos bancários recebe mensalmente uma porcentagem, do investimento, em rendimentos;
- Paulo está dizendo que quando se investe na igreja, no reino de Deus, na causa do reino, “o fruto rende” - você é abençoado, a igreja é a abençoada. Naturalmente ninguém receberá um valor financeiro! O que rende não é o valor financeiro, o fruto rende no coração - rende-se fruto do ES.

APLICAÇÃO

O investimento no reino de Deus rende bênçãos espirituais!
Lc 16.1-13 - Jesus conta uma parábola sobre um administrador infiel que passa a perna no patrão para obter lucros e rendimentos para si. O ensino é simples: Assim como as pessoas fazem qualquer coisa para serem mais ricas, obterem mais lucro e conforto para si, os filhos da luz também deveriam fazer coisas “inimagináveis” para investir no reino de Deus.
Mt 6.19-20 - Jesus mostra que nossa dificuldade em colocarmos o reino de Deus como prioridade em nossas vidas, é que amamos demais o dinheiro, a ponto de o termos como um ídolo - mamóm. Você não pode servir a dois senhores - ou serve a Jesus, e investe em seu reino, ou serve a Mamóm, e vive a vida pensando em como ser mais rico, ter mais conforto e desfrutar mais desta vida.
- “Onde está o teu tesouro, aí estará o teu coração” | Se seu tesouro não é Jesus, seu coração não estará no Reino dele, e nem o seu bolso.
Quando nos dispomos, apesar de nossas circunstâncias financeiras, a não idolatrarmos o dinheiro, a lutarmos contra o pecado da avareza, da ganância e da cobiça, iremos começar a andar no Espírito, e ele fará a obra em nós.
Quando nos dispomos a utilizarmos aquilo que Deus nos deu na obra do Senhor - seja na igreja ou além dos limites da igreja, iremos arrumar um problema com o diabo, mas o Espírito nos fortalecerá e renderá vida nova em nós.
O que o Espírito frutificará em nós?
Generosidade, que vence a mesquinhez;
Amor à obra de Deus, que a coloca como prioridade em nossas vidas;
Dominío próprio, que nos impede de nos submetermos à cobiça, à inveja e à ganância = pecado custa caro aos nossos bolsos | Ex.: Cobiça, Inveja, Ganância, Gula…
O investimento no reino de Deus rende bênçãos espirituais! Se você assumir o compromisso de investir no reino de Deus, ao mesmo tempo você irá começar a travar uma guerra contra…
O mundo - que acha que isto é um investimento furado;
O pecado - que não se satisfaz com nada - mesquinhez, inveja, cobiça, ganância, avareza…
O diabo - que não quer que a obra do Senhor avance!

III. O INVESTIMENTO NO REINO É AGRADÁVEL A DEUS - v.18

Filipenses 4.18 “Recebi tudo e tenho até de sobra. Estou suprido, desde que Epafrodito me entregou o que vocês me mandaram, que é uma oferta de aroma agradável, um sacrifício que Deus aceita e que lhe agrada.”
- Paulo diz que foi amplamente suprido, o que significa que aquela pobre igreja o ajudou de modo abundante e generoso, então Paulo diz duas coisas sobre o investimento deles:
1. Ele é uma oferta de aroma agradável - significa que é algo sagrado;
Ele está usando a imagem de Êxodo 29.18 “Assim, você queimará todo o carneiro sobre o altar; é holocausto para o Senhor, de aroma agradável, oferta queimada ao Senhor.” + muitas outras imagens de Levítico;
- O aroma que subia quando a oferta era queimada era, também, algo sagrado, porque significava que a oferta estava sendo feita conforme prescrito, de um modo agradável a Deus;
2. Ele é uma sacrifício a Deus - significa que é um ato de fé;
Sacrifício no AT - apontava a fé que o israelita teria que ter na provisão de Deus e sua misericórdia de Deus;
- A igreja de Filipos não tinha tantas condições financeiras, e já estava sofrendo perseguição, mas ainda que ela estivesse em uma condição de derrota, ela se mantinha fiel. Sua fé no Senhor Jesus tornava este investimento algo prioritário em sua vida - se não vai ter dinheiro para comprar o carro do ano, lanchar todo fim de semana ou fazer qualquer outra coisa, pouco importa isto não é prioridade!
Dízimos e ofertas não tem a ver com mera rotina religiosa. Tem a ver com um ato de culto a Deus e um entendimento de que a obra do Senhor é a coisa mais importante da vida, porque Cristo é tudo o que importa na vida.
- O que importa é Cristo, e torná-lo conhecido, e nada mais! As outras coisas passam, mas Cristo permanece, então se eu posso usar o fruto do meu trabalho para torná-lo conhecido, isto deve ter uma importância suprema na minha vida. Isto precisa ter prioridade na minha vida.

APLICAÇÃO

O investimento no reino é agradável a Deus
Se você quer agradar a Deus, em todos os aspectos da sua vida, ponha a mão no bolso e passe a investir na obra do Senhor.
Invista na igreja - no impacto que esta igreja está começando a ter e pode ter muito mais com um templo novo;
Invista noProjeto Esperança” - eles precisam de nosso apoio financeiro. Estipule um valor e seja fiel - doe mensamente este valor.
Ex.: Pagar conta x dízimos e ofertas
Agora, se você quer agradar a si mesmo, viver para si mesmo e para os seu sonhos… Paulo já deu a sentença, nós já passamos por este texto:
Filipenses 3.18–19 “Pois muitos andam entre nós, dos quais repetidas vezes eu lhes dizia e agora digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo. O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está naquilo de que deviam se envergonhar, visto que só pensam nas coisas terrenas.”
Lc 12 - Jesus conta uma parábola sobre um rico tolo que vivia para ter mais lucros, descanso, conforto e paz, por meio de segurança financeira. A parábola conclui com Jesus dizendo - Lucas 12.20–21 “Mas Deus lhe disse: “Louco! Esta noite lhe pedirão a sua alma; e o que você tem preparado, para quem será?” — Assim é o que ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico para com Deus.”
Se você viver para si mesmo, sempre terá problemas em ser generoso e não vai agradar a Deus com seu bolso. Mas, se você viver para Cristo, o que é prioridade para Jesus será prioridade para você, e, então, poderá agradá-lo investindo em seu reino.

IV. QUEM INVESTE NO REINO É SUPRIDO EM TODAS AS COISAS POR DEUS - v.19-20

Filipenses 4.19–20 “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, tudo aquilo de que vocês precisam. A nosso Deus e Pai seja a glória para todo o sempre. Amém!”
Paulo conclui dizendo o que acontencerá com a igreja, já que ela se dispôs a ter como prioridade financeira o investimento no reino de Deus, na causa deste reino, para o avanço deste reino. Ele diz que Deus que é rico irá suprir a igreja naquilo que ela necessitar
1. O Deus que servimos é rico | Ageu 2.8 “Minha é a prata, meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos.”
- Quando pensamos em generosidade, e doação, tendemos a pensar naquilo que pode nos faltar, ou podemos não conseguir ter ou concluir, caso assumamos este compromisso de investirmos mais no reino de Deus.
Mas, acabamos nos esquecendo que Deus é rico. Ele não tem problema nenhum em nos dar nada. Ele não tem dificuldade de suprir nossas necessidades.
1Crônicas 29.12–14Riquezas e glória vêm de ti. Tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder. Contigo está o engrandecer e dar força a todos. Agora, ó nosso Deus, graças te damos e louvamos o teu glorioso nome. Porque quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos dar voluntariamente estas coisas? Porque tudo vem de ti, e nós só damos o que vem das tuas mãos.”
- Deus nos dá, para que tenhamos o que dar a ele de volta - ou à causa dele. Nós só temos condições de investir no reino de Deus, porque Deus é quem nos dá condições.
2Coríntios 9.10–11 “E Deus, que dá semente ao que semeia e pão para alimento, também suprirá e aumentará as sementes e multiplicará os frutos da justiça de vocês. Assim, vocês serão enriquecidos em tudo para toda generosidade, a qual, por meio de nós, resulta em orações de gratidão a Deus.”
Nós só ficamos com medo, ou resseio, de sermos mais generosos e fiéis, porque achamos que isto vem de nós mesmos… que estaremos perdendo algo.
Em outras palavras, parece que no fundo o problema todo é que achamos que tudo vem de nós mesmos, de nossos próprios méritos, de nosso próprio esforço, e, por isso, temos dificuldade de abrir mão, de daor, de sermos generosos - temos dificuldade de sermos parecidos com Jesus (2Co 8.9).
2. O Deus que servimos, sendo rico, irá suprir qualquer necessidade daquele que tenha entregado seu bolso à causa do reino
Ele não tem problema nenhum em nos dar nada, se o nosso coração for dele. Deus não tem problema em investir em vidas transformadas, ele tem problema em investir em pecado.
Quem investe no reino de Deus pode ter a segurança que este Deus rico irá cuidar de modo generoso deste servo… ou desta igreja…
Isto não é teologia da prosperidade - porque não tem a ver com barganha, tem a ver com querer ser crente;
Isto não não tem a ver com Deus irá honrar sua fé ou algo parecido - Deus não honra pessoas, a glória é para ele não para os homens;
Isto tem a ver com sua vida realmente florescer de modo belo, seguro e em paz = prosperar, porque o seu coração está no lugar certo - em Jesus, e seu reino.
Ex.: Davi x Salomão | Ambos prosperaram, e Salomão até bem mais do que Davi, mas a maior parte da prosperidade de Salomão foi obtida debaixo de pecado;
Ex.: Ag 1-2 | O povo estava vivendo para si mesmo, e deixando a reconstrução do templo de lado, como consequência não tinham paz, segurança, conforto e nem o templo… se estivessem se dedicando ao templo, teriam paz/prosperidade e o templo…
2Coríntios 9.6–8 “E isto afirmo: aquele que semeia pouco também colherá pouco; e o que semeia com fartura também colherá com fartura. Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade, porque Deus ama quem dá com alegria. Deus pode tornar abundante em vocês toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, vocês sejam abundantes em toda boa obra,”

APLICAÇÃO

Quem investe no reino é suprido por Deus em todas as coisas
Igrejas que investem mais em missões, são geralmente mais saudáveis, mais ativas, mais acolhedoras, colhem mais frutos espirituais e crescem mais;
Ex.: Ig. de Pinheiros - vai construir um templo novo;
Crentes que investem mais na obra do Senhor, seja local ou não, tendem a serem mais desprendidos da terra, mais humildes, mais servos, mais coração na obra… nunca sentem falta de nada;
Crentes, com menos recursos financeiros, quando colocam o coração na obra, e passam a serem fiéis, por amor a Cristo e ao seu reino, e não porque quer algo em troca, recebe todo cuidado espiritual e material de Deus;
- Então, talvez você esteja com sua vida agarrada financeiramente… ou esteja seguro financeiramente, mas sabe que as coisas não está bem… bom, você já levou em consideração que a solução pode ser apenas você começar a ser fiel e generoso em relação à obra do Senhor?

CONCLUSÃO

MISSÕES: O INVESTIMENTO MAIS RENTÁVEL
Quatro ensinos sobre o investimento em missões: 1) A missão depende, antes de tudo, de pessoas fortalecidas no Espírito Santo; 2) O investimento no reino rende bênção espirituais; 3) O investimento no reino é agradável a Deus; 4) Quem investe no reino é suprido em todas as coisas por Deus.
Como investir?
Invista na igreja local - seja fiel nos dízimos;
Investa no impacto que a igreja pode ter em Mimoso - oferte para construção;
Investa em missões estrangeiras - assuma o compromisso de mensalmente doar para o Projeto Esperança;
Há outras maneiras de investir?
Se for para a Reforma - você pode ofertar material, mão de obra;
Se for para rotina da igreja - nós fazemos isto quando pagamos algo para um criança, compramos algo para alguém, quando custeamos algum alimento…
Se for para missões - você pode ao invés de doar financeiramente, custear um congresso sobre missões/avivamento para um grupo de pessoas na igreja… você pode comprar uma caixa de bíblias para serem doadas;
Se for para o benefício da comunhão - você trazer alimentos…
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.