ALERTA CONTRA A INJUSTIÇA
Falem Alto!! A igreja e o papel profético • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 11 viewsAo longo da história de Israel Deus foi dando sinais de que não deixaria passar em branco os atos pecaminosos de Israel. No entanto, Israel vinha ao culto trazendo as ofertas da sua opressão. Deus está pronto para condenar a hipocrisia do seu povo.
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
Como Amós é contemporâneo, como sua mensagem atravessa gerações e ainda é tão atual e impactante.
Vocês devem lembrar do que eu falei recentemente sobre a interpretação dos profetas.
As realidades da vida se entrelaçam quando lemos os profetas. Em Amós temos a denúncia não apenas dos pecados que infligem a religião judaica mas, também os pecados sociais.
Assim quando falamos da mensagem dos profetas estamos falando de uma denúncia tanto quanto dos aspectos religiosos como dos aspectos políticos.
Isto implica na seguinte conclusão: Não existe um Deus que distingue pecados morais e outro que distingue pecados sociais, Deus é um Deus de justiça em qualquer esfera da vida.
Tudo aquilo que fazemos que vai de encontro aos princípios do Reino de justiça de Deus é digno de alerta.
O nosso capítulo de hoje vai falar um pouco sobre isso.
A Opressão é Denunciada
A Opressão é Denunciada
Deus não suporta e não admite que os mais abastados humilhe os mais necessitados.
Vacas de Basã é uma metáfora usada para acusar as mulheres ricas de Samaria que oprimiam e exploravam os mais pobres.
Vivemos em uma sociedade das mais injustas, escancaradamente vivemos a exposição da exploração dos pobres e muitas vezes justificamos isso como sendo a vontade de Deus.
Talvez a pergunta que possamos nos fazer hoje é: Temos contribuído para a opressão ou trabalhado para aliviar o sofrimento dos outros?
A Insensibilidade Espiritual
A Insensibilidade Espiritual
Deus abomina a hipocrisia de um culto estéril, de um culto preocupado apenas com a aparência externa.
O ritual religioso não pode ser uma espécie de cortina para encobrir os pecados.
Afinal, que tipo de religiosidade nós temos praticado? Será que estamos oferecendo a Deus uma devoção verdadeira ou simplesmente atuado com rituais vazios?
Ignorando as advertências
Ignorando as advertências
Do versículo 6 ao 13 temos uma série de advertências com exemplos de como Deus vinha chamando a atenção do povo.
Ainda assim Israel se nega a voltar-se para seu Deus em obediência.
Então, devemos nos perguntar: Como estamos nos relacionando com Deus? Quão comprometido estamos em viver uma vida de obediência compreendendo a sua vontade?
Conclusão
Conclusão
Se avançarmos no tempo chegando nos tempos de Jesus, veremos que o plano de Deus que compreende sua redenção e justiça se cumpre em Cristo.
Jesus, é o perfeito servo obediente que se sensibiliza com a causa dos mais fracos, prestando a Deus Pai um culto perfeito e trazendo ao mesmo tempo redenção.
Jesus em seu ministério denuncia a falsa religiosidade dos líderes fariseus, leva corruptos a devolverem o que roubaram, perdoa e convida pecadores ao arrependimento.
A pergunta que deixo para você hoje a noite é: Você sabe exatamente a que tipo de fé tem se dedicado? Esta fé é genuína? Reflete a graça e a bondade de um Deus justo?
