A FÉ QUE OBEDECE, PEREGRINA E ESPERA
Notes
Transcript
Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo. Pela fé peregrinou na terra prometida como se estivesse em terra estranha; viveu em tendas, bem como Isaque e Jacó, co-herdeiros da mesma promessa. Pois ele esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus.
O autor da carta aos Hebreus, após definir o que é a fé para os seus leitores, segue com a galeria dos heróis da fé em aberta, demonstrando como eles a praticaram. Após escrever sobre Abel, Enoque e Noé, chegou a vez dele escrever sobre Abraão.
E Abraão tinha “apenas” uma promessa de Deus quando decidiu agir pela fé. Para muitos, uma promessa de Deus pode parecer, de fato, um “apenas”, enquanto para outros, como o próprio Abraão, isso foi tudo.
Então o Senhor disse a Abrão: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei.
“Farei de você um grande povo,
e o abençoarei.
Tornarei famoso o seu nome,
e você será uma bênção.
Abençoarei os que o abençoarem
e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem;
e por meio de você
todos os povos da terra
serão abençoados”.
Quebra-Gelo: Para você, é fácil caminhar pela fé? Por quê?
Quebra-Gelo: Para você, é fácil caminhar pela fé? Por quê?
O autor de Hebreus neste momento nos apresenta o patriarca Abraão como um exemplo da nossa jornada de fé. O que Abraão nos ensina? O que podemos aprender com este homem e quão valiosos são para nós, esses ensinamentos?
Vamos analisar o texto de Hebreus sobre a fé de Abraão em 3 perspectivas: o obedecer, o peregrinar e o esperar.
Obedecer
Obedecer
Com frequência a queda original que aconteceu no Éden se torna o nosso pano de fundo para analisarmos diversas passagens bíblicas, e nesta não é diferente. A nossa raça foi contaminada pelo pecado, porque não obedeceu a Palavra do nosso Senhor. A queda de Adão e Eva foi justamente a desobediência. Quando Abraão é chamado por Deus e obedece, ele já executa uma das funções, que todo verdadeiro cristão deve executar: obedecer.
João, em seu evangelho, relata as palavras do próprio Jesus sobre a obediência a Deus.
“Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.
Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”.
Vemos que a obediência a Deus está diretamente ligada ao amor a Deus.
Obedecer, significa renunciar as nossas vontades à medida que entendemos o que o Senhor pede de nós. Ser capaz de obedecer a Deus, implica que sabemos o que Deus quer. O coração de Abraão não era apenas inclinável a obediência, mas ele ouvia o que Deus esperava dele.
Um cristão que tem os ouvidos insensíveis para ouvir aquilo que Senhor pede dele, ou não se dedica disciplinadamente na leitura da Palavra, ele pode pecar e se distanciar do Criador, não apenas por falta de inclinação do coração, mas por causa da insensibilidade dos ouvidos por falta das disciplinas espirituais.
Aqui precisamos focar, de forma prática, duas formas que Deus utiliza para nos requerer algo de forma que possamos obedecê-lo:
Forma geral: conhecemos o que Deus requer de nós através da revelação das escrituras - são orientações a todos os cristãos.
Forma individual: conhecemos o que Deus requer de nós através do nosso relacionamento individual com Deus - é uma orientação pessoal a cada cristão.
Pergunta retórica:
Como andam as disciplinas espirituais em sua vida? Você consegue ouvir o direcionamento de Deus?
Peregrinar
Peregrinar
O ato de obediência a Deus, só é verdadeiro, quando ele vem junto com uma profunda confiança no Senhor. Mas não é exatamente essa incerteza que, através da fé, se torna certeza, conforme o escritor da carta de Hebreus definiu a fé?
A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver.
Abraão não sabia onde iria chegar, como um peregrino seguia o caminho dado por Deus confiante que o Senhor o guiava.
A vida cristã é exatamente assim. Nós peregrinamos muitas vezes sem saber o que virá, mas quando ouvimos a voz de Deus, sabemos para onde ir, ou pelo menos, sabemos nos colocar em movimento.
Nós vemos coisas impossíveis acontecendo enquanto peregrinamos com fé. Nós vemos um Deus que cuida, que supre, que dá a direção, que mostra portas onde a gente não vê, tudo diante da confiança.
Davi, no Salmo 40, relata exatamente a felicidade do homem que deposita a sua confiança nas mãos de Deus.
Como é feliz o homem
que põe no Senhor a sua confiança,
e não vai atrás dos orgulhosos ,
dos que se afastam para seguir deuses falsos !
Pergunta retórica:
Você já colocou a direção da sua vida nas mãos de Deus?
Muitas vezes dizemos crer no Senhor, mas queremos que a nossa vontade seja feita e não os direcionamentos dEle. Pense nisso.
Esperar
Esperar
Abraão andava em tendas, porque ele aguardava o lugar construído e alicerçado por Deus. Talvez nosso cansaço, seja porque queremos construir coisas, em vez de descansar naquilo que Deus já construiu para nós. Estamos tão cansados de tentar construir nessa terra, que nem percebemos a beleza do que o Senhor já projetou e construiu para nós.
Nós precisamos aprender a descansar no Senhor. A vida pode ser leve. É possível viver nessa terra, carregando menos sobrecarga. É isso que um peregrino faz.
O que faz sentido nessa terra, é que a carreguemos o que é precioso. Aquilo que dá para levar para o Reino do nosso Senhor, porque aqui tudo é perecível.
“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
O exemplo de fé de Abraão, é porque ele ouviu, obedeceu, confiou, caminhou e descansou no Senhor.
Quando somos comprados pelo Sangue do Senhor, nossos planejamentos estão em segundo plano. Nossa jornada de fé tem que ser superior. Descanse em Deus. Ouça a voz de Deus e confie Nele.
Pergunta retórica:
Existem sobrecargas desnecessárias em sua vida? Coisas que você dá valor de forma exagerada e precisa deixar diante de Cristo?
Ore pela sua vida. Para que aquilo que você deseja, esteja na direção do que Deus deseja para você. Se você estiver indo para onde Deus te ordenou, Ele vai estar no barco com você.
Mesmo que as coisas tenham fugido do nosso controle, elas não fugiram do controle do Senhor. Espera. Aguarda. Abraão aguardou e se tornou um exemplo como todos os demais que tiveram a promessa cumprida!
