Aula 3 - Ministério Prático

Pedro Henrique Costeira
Ministério Prático Rhema  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 72 views
Notes
Transcript

Qualificações para o Ministério:

1Timóteo 3.1–13 (NAA)
Fiel é a palavra: se alguém deseja o episcopado, excelente obra almeja. É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, moderado, sensato, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, nem violento, porém cordial, inimigo de conflitos, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito. Pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus? Que o bispo não seja recém-convertido, para não acontecer que fique cheio de orgulho e incorra na condenação do diabo. É necessário, também, que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair na desonra e no laço do diabo.
Do mesmo modo, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não gananciosos, conservando o mistério da fé com a consciência limpa. Também estes devem ser primeiramente experimentados; e, caso se mostrem irrepreensíveis, que exerçam o diaconato. Do mesmo modo, quanto a mulheres, é necessário que elas sejam respeitáveis, não maldizentes, moderadas e fiéis em tudo. O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem os seus filhos e a própria casa. Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançarão para si mesmos uma posição de honra e muita ousadia na fé em Cristo Jesus.
Titus 1:5–9 NAA
Foi por esta causa que deixei você em Creta: para que pusesse em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísse presbíteros, conforme prescrevi a você: alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de devassidão, nem são insubordinados. Porque é indispensável que o bispo, por ser encarregado das coisas de Deus, seja irrepreensível, não arrogante, alguém que não se irrita facilmente, não apegado ao vinho, não violento, nem ganancioso. Pelo contrário, o bispo deve ser hospitaleiro, amigo do bem, sensato, justo, piedoso, deve ter domínio de si, ser apegado à palavra fiel, que está de acordo com a doutrina, para que possa exortar pelo reto ensino e convencer os que contradizem este ensino.

Qualificações para bispos (ou presbíteros):

1. Irrepreensível
2. Marido de uma só mulher
3. Que governe bem a própria casa e tenha filhos em submissão (ou crentes)
4. Temperante
5. Sóbrio
6. Modesto
7. Hospitaleiro
8. Apto para ensinar
9. Não dado ao vinho
10. Não violento
11. CordatoInimigo de contendas
12. Não avarento
13. Não arrogante
14. Não irascível (não colérico)
15. Não cobiçoso de torpe ganância
16. Amigo do bem
17. Justo
18. Piedoso
19. Que tenha domínio de si
20. Que maneja bem a Palavra da Verdade
21. Apegado à palavra fiel, capaz de exortar com o ensino correto e convencer os que contradizem
22. Não neófito (não recém-convertido)
23. Ter bom testemunho dos de fora

Qualificações para diáconos:

Acts 6:1–7 (NAA)
Naqueles dias, aumentando o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária. Então os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram:
— Não é correto que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas. Por isso, irmãos, escolham entre vocês sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, para os encarregarmos desse serviço. Quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra.
O parecer agradou a todos. Então elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia. Apresentaram estes homens aos apóstolos, que, orando, lhes impuseram as mãos.
A palavra de Deus crescia e, em Jerusalém, o número dos discípulos aumentava. Também um grande grupo de sacerdotes obedecia à fé.
1 Timóteo 3:8-12
1. Respeitáveis
2. De uma só palavra (sinceros)
3. Não inclinados a muito vinho
4. Não cobiçosos de sórdida ganância
5. Conservando o mistério da fé com a consciência limpa
6. Que sejam experimentados e irrepreensíveis
7. Respeitáveis (para mulheres)
8. Não maldizentes (para mulheres)
9. Temperantes (para mulheres)
10. Fiéis em tudo (para mulheres)
11. Marido de uma só mulher (para diáconos)
12. Que governe bem seus filhos e a própria casa

O Conselho de Jetro

Exodus 18:21–24 (NAA)
Procure entre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens que amam a verdade e odeiam a corrupção. Coloque-os como chefes do povo: chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez, para que julguem este povo em todo tempo. Toda causa grave trarão a você, mas toda causa pequena eles mesmos julgarão; assim será mais fácil para você, e eles o ajudarão a levar essa carga. Se você fizer isto, e se essa for a ordem de Deus, então você poderá suportar e também todo este povo voltará em paz ao seu lugar.
Moisés atendeu às palavras de seu sogro e fez tudo o que este lhe tinha dito.

Ministério é Trabalho

• Estudo (ver 2 Timóteo 2:15).
“Estude e desejoso de fazer o seu melhor para apresentar-
te a Deus aprovado (testado em uma prova), como
obreiro que não tem de que se envergonhar, analisando
corretamente e dividindo com precisão (manuseando corretamente
e ensinando habilmente) a Palavra da Verdade”
(2 Timóteo 2:15, Amplificada).
• Dedicação
Romans 12:4–7 (NAA)
Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, embora sejamos muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros. Temos, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se é profecia, seja segundo a proporção da fé; se é ministério, dediquemo-nos ao ministério; o que ensina dedique-se ao ensino;
• Consagração:
Acts 20:24 (NAA)
Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, desde que eu complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus.
Deixe o Senhor moldar o seu ministério como Ele quiser.
• Submissão à vontade de Deus.
Philippians 3:13–14 (NAA)
Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficam para trás e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Conselhos práticos:

1. Não despreze os pequenos começos. Quando começamos
no ministério, não começamos no topo, geralmente
os primeiros anos envolvem um grande sacrifício.
Zechariah 4:10 (NAA)
Pois quem despreza o dia dos humildes começos, esse ficará alegre ao ver o prumo nas mãos de Zorobabel. Aqueles sete olhos são os olhos do Senhor, que percorrem toda a terra.
2. Seja uma pessoa íntegra e desenvolva o seu caráter (ver
Tito 1:7).
Um grande dom sem um grande caráter pode causar
mais dano do que se imagina.
A palavra traduzida por irrepreensível em Tito 1:7 é a palavra
grega anagkletos que Strong traduz como: “... que não pode
ser julgado, irreprovável, não acusado” (ver 1 Timóteo 4:16).
3. Cuide da sua imagem, não seja um impedimento à unção
que está sobre sua vida
Ecclesiastes 7:1 (NAA)
A boa fama é melhor
do que um bom perfume,
e o dia da morte é melhor
do que o dia do nascimento.
1 Timothy 4:16 (NAA)
Cuide de você mesmo e da doutrina. Continue nestes deveres, porque, fazendo assim, você salvará tanto a si mesmo como aos que o ouvem.
4. Cuide da sua família.
1 Corinthians 7:33–34 (NAA)
Mas o que se casou cuida das coisas do mundo, de como agradar à esposa, e assim está dividido.
Também a mulher, tanto a viúva como a virgem, cuida das coisas do Senhor, para ser santa, assim no corpo como no espírito. Mas a mulher casada se preocupa com as coisas do mundo, de como agradar ao marido.
1 Timothy 3:4–6 (NAA)
e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito. Pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus? Que o bispo não seja recém-convertido, para não acontecer que fique cheio de orgulho e incorra na condenação do diabo.
Ephesians 5:21–28 (NAA)
Sujeitem-se uns aos outros no temor de Cristo.
Esposas, que cada uma de vocês se sujeite a seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da esposa, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também a esposa se sujeite em tudo ao seu próprio marido.
Maridos, que cada um de vocês ame a sua esposa, como também Cristo amou a igreja e se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. Assim também o marido deve amar a sua esposa como ama o próprio corpo. Quem ama a esposa ama a si mesmo.
Fomos chamados a servir ao Senhor em Familia!!
Joshua 24:15 (NAA)
Mas, se vocês não quiserem servir o Senhor, escolham hoje a quem vão servir: se os deuses a quem os pais de vocês serviram do outro lado do Eufrates ou os deuses dos amorreus em cuja terra vocês estão morando. Eu e a minha casa serviremos o Senhor.
5. Não tenha pressa.
1 Timothy 3:6 NAA
Que o bispo não seja recém-convertido, para não acontecer que fique cheio de orgulho e incorra na condenação do diabo.
6. Normalmente as pessoas começam em uma área do ministério
diferente daquela que Deus chamou
Paulo:
Acts 13:1–3 NAA
Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé; Simeão, chamado Níger; Lúcio, de Cirene; Manaém, que tinha sido criado com Herodes, o tetrarca; e Saulo. Enquanto eles estavam adorando o Senhor e jejuando, o Espírito Santo disse: — Separem-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando e orando, e impondo as mãos sobre eles, os despediram.
Romans 1:1 NAA
Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus,
2 Timothy 1:11 (NAA)
Para este evangelho eu fui designado pregador, apóstolo e mestre
Filipe:
Acts 21:8 (NAA)
No dia seguinte, partimos e fomos para Cesareia. E, entrando na casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele.
Filipe inicialmente era um diácano, mas depois Deus o chamou para ser evangelista.
7. Não faça propaganda.
Proverbs 27:2 (NAA)
Deixe que outros o louvem,
e não a sua própria boca;
um estranho, e não você mesmo.
Matthew 7:19–20 (NAA)
Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e jogada no fogo. Assim, pois, pelos seus frutos vocês os conhecerão.
8. Tenha uma vida consagrada.
Oração e jejum são práticas cristãs, porém, o ministro
deve ser ainda mais aplicado e frequente nelas
1 Timothy 4:8 (NAA)
Pois o exercício físico tem algum valor, mas a piedade tem valor para tudo, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de vir.
1 Corinthians 14:18 (NAA)
Dou graças a Deus, porque falo em línguas mais do que todos vocês.
9. Não tente entrar em um ofício para o qual não foi chamado.
Os dons são dados a quem é chamado, e sem o
equipamento espiritual necessário você não irá tão longe
e abrirá brechas para o inimigo na sua vida.
10. Os meios pelos quais você entra no ministério não são
importantes. Não se baseie nem procure meios extraordinários,
pois o diabo pode tentar enganar você.
11. Tenha convicção! Você precisará disso para permanecer
no ministério quando as adversidades e perseguições
chegarem. Convicção do chamado fará com que você
seja inabalável.
12. Nunca coloque o dinheiro como alvo do seu ministério.
Deus é sua fonte, e não se esqueça: o ministro é
um servo!
1 Timothy 5:17–18 (NAA)
Devem ser considerados merecedores de pagamento em dobro os presbíteros que presidem bem, especialmente os que se esforçam na pregação da palavra e no ensino. Pois a Escritura declara: “Não amordace o boi quando ele pisa o trigo.” E, ainda: “O trabalhador é digno do seu salário.”
1 Timothy 6:5–10 (NAA)
e as polêmicas sem fim da parte de pessoas cuja mente é pervertida e que estão privadas da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro.
De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada trouxemos para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Mas os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos insensatos e nocivos, que levam as pessoas a se afundar na ruína e na perdição. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e atormentaram a si mesmos com muitas dores.
1 Peter 5:2–4 (NAA)
que pastoreiem o rebanho de Deus que há entre vocês, não por obrigação, mas espontaneamente, como Deus quer; não por ganância, mas de boa vontade; não como dominadores dos que lhes foram confiados, mas sendo exemplos para o rebanho. E, quando o Supremo Pastor se manifestar, vocês receberão a coroa da glória, que nunca perde o seu brilho.

O ministério da reconciliação

Todo filho de Deus é um ministro da reconciliação!
2 Corinthians 5:17–20 (NAA)
E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
Ora, tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos seres humanos e nos confiando a palavra da reconciliação.
Portanto, somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por meio de nós. Em nome de Cristo, pois, pedimos que vocês se reconciliem com Deus.
Reconciliação (katallage): ajuste de uma diferença, reconciliação, restauração à situação favorável anterior (Strong).
Jesus nos reconciliou com Deus
Ephesians 2:14–16 (NAA)
Porque ele é a nossa paz. De dois povos ele fez um só e, na sua carne, derrubou a parede de separação que estava no meio, a inimizade. Cristo aboliu a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse em si mesmo uma nova humanidade, fazendo a paz, e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por meio da cruz, destruindo a inimizade por meio dela.
Colossians 1:21–22 (NAA)
E vocês que, no passado, eram estranhos e inimigos no entendimento pelas obras más que praticavam, agora, porém, ele os reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e irrepreensíveis,
Agora é nossa responsabilidade!!
2 Corinthians 5:20 (NAA)
Portanto, somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por meio de nós. Em nome de Cristo, pois, pedimos que vocês se reconciliem com Deus.
Matthew 28:18–20 (NAA)
Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo:
— Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.

Os Dons do Ministério

Antes de mais nada, precisamos nos lembrar que os dons do ministério são dons de Jesus!
Ephesians 4:7 (NAA)
E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.
1 Corinthians 12:5 (NAA)
E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo.
E ninguém será todos os Dons! Apenas Jesus é todos os dons ao mesmo tempo!
Ephesians 1:22–23 (NAA)
E sujeitou todas as coisas debaixo dos pés de Cristo e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.
Apenas a igreja como corpo, tem toda a plenitude do Dom de Cristo.
1 Corinthians 12:28 (NAA)
A uns Deus estabeleceu na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, os que têm dons de curar, ou de ajudar, ou de administrar, ou de falar em variedade de línguas.
Efésios 4:11 1 Coríntios 12:28
1. Apóstolos 1. Apóstolos
2. Profetas 2. Profetas
3. Evangelistas 3. Mestres
4. Pastores 4. Evangelistas
5. Mestres 5. Pastores
1. O profeta instiga a Igreja a estar atenta ao mover do Espírito Santo.
2. O mestre alerta a Igreja a respeito do critério e da importância da compreensão da Palavra de Deus expressa nas Escrituras.
3. O evangelista lembra-nos continuamente acerca do mundo perdido e morto espiritualmente e de sua necessidade do evangelho.
4. O pastor nos mostra que as vidas ainda precisam de muito cuidado depois de serem salvas.
5. O apóstolo inspira e abre espaços para novas conquistas, para Cristo e para a Igreja.

O Apostolo

APostolos - Alguém enviado, comissionado com ordens.

4 Classes de Apostolos:

1ª Classe: Jesus
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.