O QUE DEUS QUER DE MIM?

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 26 views
Notes
Transcript

1 - Deus quer que você conheça a verdadeira face do meu coração - (1-18)

Texto Base: João 4:1–26
Versos de 1 - 4:
Para prevenir uma crise prematura, Jesus deixa a Judeia e parte para a Galileia. Ele precisou ir através da Samaria. Alcançou Sicar, localizada nesta província, e se assentou, cansado e sedento, junto à fonte ou poço de Jacó.
Por que Jesus teve que passar?
Isso era comum naquela época, era o caminho mais rápido, mas havia outros caminhos.
Mas o principal motivo era que: Jesus estava indo para fazer a Vontade de Deus, é essa a essência de tudo o que ele faz.
Versos 5 - 6
Jesus estava sentando em lugar ligado ao passado da região. Esse povo era um povo mestiço, fruto da junção de vários povos estrangeiros com os judeus, que ocorreram séculos antes, logo a influência desses personagens marcantes da história dos judeus se misturava com a história dos samaritanos.
Jesus cansado? Jesus é apresentado a nós como um homem como eu e você aqui. Com sede ele descansa onde tem água, mas não tem com o que pegar do poço.
A hora sexta, pode ser 12h ou as no final da tarde.
Versos 7 a 18
Jesus apela para sua compaixão: “Dá-me de beber...”
Sobre o conflito interno que ela tem, por ter um homem judeu falando com ela, se pelo fato de que existia uma tradição judaica que por não considerarem os samaritanos um puvo puro, e isso gerou uma resposta semelhante dos samaritanos para com os judeus. Logo não era comum haver interação prestativas entre eles, de se ajudarem mutuamente com cordialidade e colaboração.
Além disso, nesse conflito de culturas havia uma regra dos judeus que consideravam qualquer utensílio de bebida e comida dos samaritanos impuro para os judeus.
Jesus estava indo contra várias coisas que aquela mulher sabia sobre a relação de inimizade entre o seu povo e os judeus.
(10) A primeira Investida de Jesus: Curiosidade - Jesus quer que ela o veja com outros olhos, e inverte a conversa. Ele (judeu) deixa de ser o necessitado de que depende dos meios dela (samaritana), e dela. E se apresenta como aquele que se ela conhecesse (A fonte da Água que ela precisa), ela lhe pediria como quem precisa do que ele tem: Água Viva.
O Dom de Deus que ela não conhece é A Água viva que só Jesus pode dar. Mas que ela ainda não conhece.
A resposta dela é lógica, como alguém que não tem os meios, pode pegar algo que não pode pegar sem aqueles meios?
(11-12) Ela realmente está diante de um estranho que deixou ela curiosa, será que ele poderia ser maior que todos os grandes nomes famosos do passado que ela admira?
Jesus sendo Deus, conhece nossos pensamentos e necessidades mais profundos, ele toca na grande expectativa dela que é semelhante às nossas:
DESCANSO E SATISFAÇÃO FINAL
A água física do poço de Jacó
- Não pode evitar que alguém fique sedento de novo… e de novo… e de novo.
- Fica fora da alma e é incapaz de satisfazer as suas necessidades.
- É limitada em quantidade, diminui até desaparecer quando bebemos dela.
A água viva que Jesus concede
- Sacia esta sede para sempre, isto é, dá satisfação duradoura. Uma vez nascido de novo, sempre nascido de novo - Entra na alma e permanece dentro dela, como uma fonte de refrigério e satisfação espiritual. - É uma fonte perpétua (Ideia progressiva). Aqui na terra, sustenta espiritualmente uma pessoa, visando a vida eterna.
(15) Ao ouvir isso, ela percebe que essa água é muito rara e especial.
Mas ela ainda não entendeu claramente, ela está pensando em um líquido ainda, para ela não ter mais que ir até lá buscar todos os dias água, e nunca mais ter sede física.
Quem pede água agora é a mulher. Mas ela permanece ainda não conhecendo o grande Dom de Deus e nem Doador deste dom.
(16) Qual o sentido de Jesus chamar o marido dela? Sendo que ela acabou de pedir da água que ele disse?
A relação é clara para Jesus. Só pede água com toda a sinceridade quem conhece o tamanho da sua sede.
Jesus conhece a vida que ela levava. Ela tinha sérios problemas em seus relacionamentos.
Jesus agora foca em sua consciência
(17-18) A resposta mais curta de todo o texto: “Não tenho marido.”.
Jesus responde que ela tem razão: Marido ela não tem. Porque o homem com quem ela convive não era casado legalmente com ela. E ela já havia tido 5 maridos legalmente.
Como Jesus sabia? Ele começa essa interação se apresentando como um judeu cansado e com sede, passa a falar de um conhecimento que ela não tem, de um Dom de Deus, que é entregue por um Doardor.
Por fim, Jesus apresenta a ela a real face e situação do seu coração, ela começa a chegar perto de descobrir O QUE DEUS QUER DELA.
Aplicações:
Cristo conhece nossa vida, nossos pensamentos, nosso passado.
Cristo conhece nossas sedes mais profundas, ele sabe que é da água que ele tem é que realmente precisamos.
Ele se achega até nós de diversas formas, e ele primeiro quer que você saiba que ele conhece sua dor, e suas lutas. Ele é igual você na condição de ser humano quando ele se fez carne e andou entre nós.
Jesus quer que você saiba que ele é Deus, que ele foi enviado aqui para o que nome dele fosse apresentado a você neste dia, essa é mais uma chance que você tem de saber o que Deus quer com você, e ele sempre vai te levar a esse primeiro estágio: Te lembrar o grande borrão que te impede de enxergar que água dele não é física, esse borrão é seu maior problema, é o pecado.
Somente encarando a verdadeira face do seu coração, entendendo que é isso que te impede de ter acesso ao Dom de Deus, a essa água que chorra de dentro e nunca cessa, é que você poderá ter uma relação plena e duradoura com a paz que vem Deus e aponta para a vida Eterna, onde o Doador da água está e aguarda todos que beberam durante essa vida passageira da água que ele dá. Mas para saber o que Deus quer de você, também é necessário entender que ele quer...

2 - Que você abandone as velhas artimanhas e argumentos - (19-24)

(19-20) Profeta, porque vê os segredos das pessoas (passado, presente que ninguém poderia saber sem ela contar).
Ela não negou uma única coisa que Jesus falou sobre a vida imoral que ela levava. (Ele realmente falou a verdade)
Ela ao ser leva a pensar em seus pecados, que acabaram de ser revelados por esse desconhecido, ela é levada pelas suas autoreflexões a pensar em sua relação com Deus.
Aproveitando que está diante de um judeu, e eles tem tantas diferenças entre si quanto ao local de adoração (Jerusalém ou O monte dos samaritanos)?
(21 - onde?) - Não importa onde mas sim a atitude do coração e da mente, e a onbediência à verdade de Deus quanto ao Objeto e Método da adoração.
COMO E O QUE?
Jesus anuncia um tempo que não será mais em um lugar só, independendo do local dos judeus ou dos samaritanos, mas sim todo povo, língua e nação poderá adorar a Deus diretamente.
(22 - o que? - Deus aquele que inviaria um libertador) - A salvação veio dos Judeus - linhagem a lianhagem até nascer o Cristo aquele que resgata seu povo de todos os seus pecados. E liberta para sempre seu povo de toda a condenação eterna.
23 - A hora já chegou - Será em espírito pois não se limita a local algum geográfico, e será em verdade pois estará em conformidade com as formas que Deus escolher ser conhecido e adorado: Pela sua Palavra.
a) render tal honra a Deus que todo o coração participa do ato; e
b) fazer isso em completa harmonia com a verdade de Deus tal como revelada em sua Palavra.
Ele busca porque ato de atrair é dEle, tal qual quando Jesus diz que era necessário passar por Samaria e cruz intencionalmente no momento, e local exato para encontrar com essa moça, o Pai Procura Adoradores.
Não existe um Deus carente por achar quem está alcançando esse régua de verdadeira adoração, e quando ele achar você nesse patamar ele te chamará. Mas sim um Deus que chamando você no local exato, na hora exata te transformará em um adorador que adora em Espírito e em Verdade.
24 - Deus não é um Deus local, geográfico ele é Espírito! Ele é independente, não se limita a ninguém e a nada, é pessoal porque se revela para ser conhecido a seus adoradores, e os que seus adoradores uma vez achados não apenas adoram, eles precisam adorar, tanto quanto os samaritanos precisavam ir até o monte, os que adoram a Deus tem sede por Ele, tem fome pela comunhão e pela vida que Glorifica a Deus.
Aplicações:
Jargões religiosos não mudam a VERDADE de Deus sobre como ele quer ser adorado, e o espírito totalmente entregue que ele quer de seus adoradores.
Todos os caminhos não levam a Deus. E o deus que aceita seus metodos de adoração não é o Deus da Bíblia que entregou Cristo para te encontrar aqui hoje, e que conhece sua vida, e que te a água que pode matar sua sede.
Eu não sou o único que pode falar desse Cristo, qualquer bíblia que você ler pode te fazer um crente no Deus verdadeiro que deu um Dom para que você conhecesse, mas eu estou pregando de um Deus que quer ser adorado de todo seu coração e isso quer dizer em espírito, e segundo a Verdade que ele revelou sobre ele Mesmo e isso está na Bíblia.
uma vida que não adora a Deus não necessariamente, não adora nada. Qualquer coisa que não é Deus, em Espírito e Em verdade, necessáriamente é outra coisa em Espírito e em Mentira. (Dinheiro, Sexo, Poder, Influência) Tudo o que ocupa o lugar de Deus, é o que você adora de todo seu coração, e segundo uma verdade que você mesmo escolheu acreditar sobre aquilo.
Você pode não admitir mas vê pode buscar saciedade para sua sede em todas essas coisas, mas como Jesus disse: você não vai encontrar Deus nesses montes e nem nesses templos, assim como da água desses poços não nenhuma garantia de que sua sede será matada por completo.
Mas o que Deus também quer de você é...

3 - Que eu conheceça quem pode me salvar de mim mesmo - (25 -26)

25 - A mulher agora é levada a pensar no Messias que ela ouviu falar que viria.
Ela não sabe quando ele chegaria, mas quando acontecesse ele daria tudo o que precisavam - O Anuncio de todas as coisas.
Ela agora espera por esse Cristo, ela sabe que sua vida encontrará direção quando ele vier. Ela agora o aguarda.
(NOS ANUNCIARÁ) Ele daria solução para sua sede insaciável que fazer levar uma vida imoral. Mas também para seu povo.
26 - Eu sou o Messias.
Ele foi até ela, diretamente, aquele que se tornou desejável para ela, estava ali. Diante dela revelando exatemente ou que ela esperava, todas as coisas que deria direção a sua vida.
Neste dia essa muher encontrou um desconhecido judeu, que se revelou a ela como um sábio profeta, e por fim se revelou especialmente a ela como O Cristo, Messias.
Provavelmente é isso que você também pode viver, você já ouviu com certeza sobre um tal de Jesus, e eu quero que você saiba o que ele causa em todos que tem esse encontro com ele:
ALEGRIA
Vamos ler rapidamente os versos João 4. 28-30 e João 4.41-42.
Aplicações:
Notem que a partir dela, Jesus se revelou aquela pequena província como Salvador do Mundo e revelou o Deus queria com eles, que conhecessem ao Deus doador de toda Vida por meio do Filho que Ele enviou.
Para mostrar que ele olha para você, conhece suas dores, suas necessidades mais profundas e apesar de todos os pecados que te fazem merecedor da distancia e da condenação dele, ele se aproxima de você e te chama para beber dessa água que para sempre brotará de você para a Vida Eterna.
Estamos a disposição como pessoas que já tiveram acesso a essa água espiritual para continuar conversando com vocês sobre isso, se quiserem.
VAMOS ORAR.
-------------------------
Bibliografia: William Hendriksen, João, trans. Jonathan Luís Hack, 2a edição., Comentário do Novo Testamento (São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 2014)
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.