Sem título Sermão (2)
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 11 viewsNotes
Transcript
Leitura expositiva
Leitura expositiva
Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais. Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal. Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.
Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi. Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi. Disse o Senhor Deus à mulher: Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. Então, o Senhor Deus disse à serpente: Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida. Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará. E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo. No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.
E deu o homem o nome de Eva a sua mulher, por ser a mãe de todos os seres humanos. Fez o Senhor Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu.
Então, disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente. O Senhor Deus, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado. E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida.
Introducao
Em genesis 3 encontramos o relato do fato que sem duvidas podemos descrever como a maior catastrofe da historia da humanidade, A QUEDA DO HOMEM.
Encontramos no final do capitulo 2 do livro de genesis o Senhor Deus colocando a cereja no bolo com a criacao da (Mulher) varoa visto que do (Homem) varao foi tomada, e institui o principio familiar com a clara ordem do penultimo versiculo do capitulo: Genesis 2:24
Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.
Dando fim assim a uma serie de ordens que baseiam e regulam o mundo, o universo e toda a criacao ate os dias de hoje, mesmo que sejam feitos todos os dias inumeros atentados contra esses fundamentos pelas criaturas oriundas de um Deus tao maravilhoso e perfeito.
Notemos que o capitulo 2 termina nao com uma ordem mas sim com um elemento de destaque que nos vai ajudar a compreender o pecado e suas complicacoes no ponto de vista moral dos seres humanos e o impacto do pecado sobre o homem, sua relacao com o criador no aspecto da submissao, no entendimento de suas funcoes, suas responsabilidades e o proposito para o qual foram criados, as implicacoes quanto aos mandatos estabelecidos por Deus, (Social, Cultural e Espiritual) afetando assim toda a criacao e maneira como se relacionam.
1 - O abrir dos olhos para o pecado.
Eva ao ser tentada pela serpente revela uma caracteristica curiosa, por que ao ser questionada pela serpente sobre as limitacoes impostas por Deus, ela responde a pergunta da serpente que a questiona sobre nao comer nenhuma das arvores do jardim, e Eva curiosamente responde que dos frutos arvores do jardim podemos comer mas que do fruto da arvore que esta no meio do jardim, disse Deus “Dele nao comeres, NEM TOCAREIS NELE, para que nao morrais.”
O que me levanta 2 questionamentos, estaria Eva falando sobre algo que ela mesmo adicionou ao mencionar que disse Deus que no fruto da arvore do meio do jardim “NEM TOCAREIS”. Ou seria algo que ADAO ao transmitir a ordem dada por Deus, adicionou este addendum ou colocou uma clausula a protetiva a mais para que a seguranca do mandamento fosse reforcada?
Sendo qualquer das duas opcoes, fato e que nao foi essa a ordem que Deus deu, o que nos faz pensar que esse fruto ja habitava no imaginario do ser humano.
A queda acontece e os olhos de ambos se abrem, mas para o que? O que nos leva ao ponto 2.
2 - A escravizacao da liberdade.
Ao abrirem os olhos perceberam que estavam nus, lembrem-se que no final do capitulo 2 apos todas as instrucoes, no versiculo 25 o texto diz: Genesis 2:25
Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam.
Estavam nus e nao se envergonhavam, capitulo 2, pre queda, capitulo 3 pos queda o texto diz: Genesis 3:7
Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.
Coseram folhas de figueira e fizeram cintas pois perceberam que estavam nus.
Um dos pontos que mais me chama atencao no relato da queda e a citacao de Genesis 3:6
Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.
A questao aqui nao era apenas o fruto ser apetitoso, tentador, agradavel aos olhos e bom de comer. O ponto chave ao meu ver e DESEJAVEL PARA DAR ENTENDIMENTO.
E ambos comem, Eva e o seu marido.
Um atentado contra a AUTORIDADE ESTABELECIDA, AS REGRAS, AS LEIS e A LEI MAIOR QUE REGE O UNIVERSO, de que o nosso soberano Deus criou e institucionalizou.
A nudez representa nao apenas em referencia ao aspecto fisico mas tambem a percepcao de que nao estao mais desfrutando da santidade que antes os cobriam dos olhos de Deus e dos olhos de toda a criacao.
Pensemos assim: Estamos hoje vivendo em uma propriedade privada com cercas e limites, onde temos protecao, cameras e toda a seguranca. Um condominio fechado como costumamos popularmente chamar.
Temos toda a liberdade de todos os dias sairmos a caminhar, nos e nossos filhos, as vezes as criancas saem a sos, deixarmos nossos carros e casas abertos com pertences dentro sem a necessidade de trancar nem esconder pois nem nos preocupamos com isso visto que jamais houve na historia do condominio um incidente sequer.
Vivemos em paz, tranquilidade e temos toda a felicidade de viver nesse lugar onde podemos chamar de “o paraiso” nao e mesmo?
Nossa unica responsabilidade e pagar a taxa de seguranca.
Digamos que nos os moradores do condominio resolvemos nao pagar a taxa pois um passaro azul passou pelo condominio dizendo que esta taxa era abusiva e nao havia necessidade para tanta seguranca, visto que se nao pagassemos a taxa certamente nao teriam problemas com isso.
E a associacao dos moradores assim decide, nao pagamos a taxa e junto com a inadimplencia vem a inseguranca, violencia, assaltos e declinio total. Um verdadeiro caos aquele povo outrora tao feliz e seguro.
Deixamos de depender daqueles que lhes proviam seguranca e paz e passam a viver uma vida de medo, escondidos, envergonhados.
Logicamente que o exemplo nao chega perto de expressar os efeitos catastroficos da queda do homem em Genesis 3 e seus efeitos na criacao porem nos ajuda a imaginar o que Adao e Eva fizeram e porque fizeram.
Deus foi abandonado pelo homem como ponto de referencia, deixa de ser o ponto de partida, o ponto fundamental do entendimento do cosmos, do universo, da criacao.
Deus foi substituido como fonte de conhecimento e fonte da vida, com isso conhecemos a MORTE, tanto espiritual quando fisica (esta nao de maneira imediata no seu sentido restrito, mas sim imediata no seu ingressso no mundo, na criacao.)
3 - O pecado sempre aparenta ser uma grande ideia, mas, depois de comete-lo o resultado sempre e o mesmo: VERGONHA e MEDO.
Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.
4 - O pecado gera desajuste entre a criacao e bases estabelecidas por Deus.
Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi. Disse o Senhor Deus à mulher: Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. Então, o Senhor Deus disse à serpente: Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida. Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará. E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo. No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.
Vemos aqui todos os mandatos estabelecidos por Deus caindo, vemos o homem voltando atras na sua palavra inicial quanto a mulher que antes era Genesis 2:23
E disse o homem:
Esta, afinal, é osso dos meus ossos
e carne da minha carne;
chamar-se-á varoa,
porquanto do varão foi tomada.
Agora passa a ser “A mulher que me deste por esposa”, o homem chamado para ser o dominador, o responsavel, a autoridade sobre a terra, se esquivando de sua responsabilidade e lancando a culpa sobre a mulher, a mulher se esquivando e lancando a culpa sobre a serpente, Inimizade entre a criacao, entre descendencias, sofrimento no parto, desejo para o marido e ele te governara, a terra e amaldicoada por causa de Adao, e em fadigas obtemos o sustento, cardos, abrolhos, suor do rosto e morte, por que somos po e ao po retornaremos.
Essa e a consequencia do pecado, incluindo a continuacao do versiculo 15 de genesis 3 que propositadamente deixei de fora das consequencias da queda, por se tratar da obra graciosa de um Deus misericordioso infinito em amor e em bondade.
Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Gênesis 3.21 (ARA)
Fez o Senhor Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu.
Antes do Senhor os lancar fora do jardim do Eden ele diz Genesis 3:22
Então, disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente.
Nao poderia deixar que eles seguissem em sua presenca, contemplando sua santidade e tambem por sua justica, ele declara no ambito da trindade, e decidem o lancar fora do jardim para que um ser corrompido, conhecedor do bem e do mal porem inclinado somente para o mal uma vez que o pecado teve poder catastrofico na criacao corrompendo todo o pacto e gerando o caos no cosmo, Deus os lanca do jardim para que eles nao pudessem se perpetuar e viver para sempre como Deus, porem nao sem antes em um ato de misericordia sem precedentes prover o meio necessario para que a promessa do versiculo 15 se cumprisse de maneira que Deus e somente Deus providenciasse em Si e em Seu Filho unigenito e em Seu Espirito a salvacao aos seus, a todos aqueles aos quais Ele ja havia determinado antes mesmo da criacao do mundo, antes mesmo da criacao do homem, antes mesmo da queda.
Deus vestiu Adao e Eva que tentaram se vestir com suas proprias forcas e com seus proprios meios mostrando assim que o homem nao tem paz com Deus da maneira que ele mesmo decide fazer, mas sim da maneira que Deus decide, prove e mantem,
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
louvado seja o Senhor pelo seu pacto conosco, louvado seja o Senhor da nossa criacao, da nossa providencia, da alianca e da redencao.
