2024-10 -Estudo de Efésios 2:11-22
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 957 viewsNotes
Transcript
Efésios 2.11–22 (ARA)
11 Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas,
12 naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.
13 Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo.
14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade,
15 aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz,
16 e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade.
17 E, vindo, evangelizou paz a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto;
18 porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito.
19 Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus,
20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular;
21 no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor,
22 no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.
De longe para perto
o pai Abraão
Efésios 2.11 “11 Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas,”
Paulo depois de lembrar o quão grande e graciosa é a salvação dos crentes, agora, diante de uma igreja com judeus mas onde a maioria em gentio, ele quer lembrar a todos que em Cristo tudo se fez novo.
Os gentios, em especial neste verso, devem lembrar-se que antes de Cristo eram chamados pelos judeus de “incircuncisos”. Algo que hoje não nos diz muito mas, o que acontecia no passado é que os gentios eram objeto de desprezo por parte dos judeus:
- Nenhum judeu podia assistia a uma mulher gentia a dar á luz;
- O casamento de um judeu com uma gentia correspondia á morte dele;
- Entrar numa casa gentia tornava qualquer judeu impuro para participar no culto.
Quando Deus chamou a Abraão e lhe deu um sinal na carne (a circuncisão), não era para que os judeus se gloriassem disso, mas para que fossem uma bênção para os gentios. Mas Israel falhou em testemulhar para os gentios. Israel corrompeu-se como e com as nações gentílicas.
Efésios 2.12 “12 naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.”
Logo a seguir, Paulo fala em cinco coisas que os gentios não tinham, ou seja, nós não tínhamos:
Sem Cristo - v.12 “… separados de Cristo…”:
- Não tinham Cristo, o Messias prometido lá desde o Éden para esmagar a cabeça da serpente.
Sem cidadania - v.12 “…separados da comunidade de Israel…”
- Certamente os cristão em Éfeso não viviam sem cidadania terrena, no entanto o que Paulo está aqui a trazer á memória é que foi á nação de Israel que Ele se decidiu revelar e a quem elegeu como sua propriedade peculiar. Os efésios não desfrutavam da cidadania de povo eleito.
Sem amigos - v.12 “…estranhos ás alianças da promessa…”
- Interessante, Paulo usa o singular no que diz respeito á promessa, possivelmente referindo-se á promessa feita a Abraão “eu serei o seu Deus…”. No entanto, em relação ás alianças ele usa o plural pois, foram várias as alianças feitas entre Deus e o povo Judeu mas, tendo sempre como base a promessa, o Senhor seria o Deus de seu povo.
Sem esperança - v.12 “…não tendo esperança…”
- Os efésios não tinham esperança, podiam ter na melhor das hipóteses uma expectativa positiva mas, baseada em quê? No templo de Diana, uma das sete maravilhas do mundo antigo, mas onde sacerdotes e sacerdotisas realizavam rituais religiosos, oferendas, sacrifícios e muita prostituição… Nada disso alimentava qualquer réstia de esperança. Os efésios viviam dominados pelo medo, desespero e incerteza.
Sem Deus - v12 “…sem Deus no mundo…”
- Eles, haviam de fato vivido “sem Deus no mundo” no sentido em que não possuíam o verdadeiro conhecimento de Deus, portanto sem a santidade, sem a justiça, sem a paz e sem a alegria da salvação. Eram semelhantes a marinheiros que, sem bússola nem guia, achavam-se à deriva em navio sem timão, em noite sem estrelas, enfrentando um mar tempestuoso, longe do porto
Se pensarmos bem, não eram só os efésios que tinham estas cinco faltas:
Sem Cristo - Antes de conhecer a Cristo andávamos como alguém num quarto escuro, sem saber como sair dele e indo contra tudo.
Sem cidadania - Portugueses sim, mas não foi a Portugal que Deus decidiu revelar-se;
Sem amigos - a promessa foi feita a Abraão, não a D. Afonso Henriques ou qualquer outro rei ou ascendente nosso.
Sem esperança - Onde será que podemos colocar a nossa esperança neste mundo? Em bens materiais…eles estragam-se, na fama…ela passa, nos amigos…eles falham, na saúde…ela acaba. Enfim, também nós vivíamos sem esperança, sem uma luz ao fundo do túnel, só trevas e escuridão.
Sem Deus - Não que Deus se afasta-se de nós mas, nós é que nos afastamos de Deus, sa Sua Santidade e Pureza, coisas que não nos fazem sentir bem pois somos pecadores.
Os três f’s de nada nos valem:
- O futebol apenas nos traz alegrias que passam, por vezes gasta-se o dinheiro que põe o pão na mesa para passar 1:30h aos gritos e em euforia onde muitas vezes a derrota dá um sabor amargo, mas a vitória também são um par de horas de alegria por algo que se esquece com o tempo.
-O fado, em grande parte das letras fala da nossa desgraça. A saudade dos fados de Amália, os fados tristes de Coimbra, etc. também há fados alegres mas, o que é a música do mundo se não uma anestesia para aliviar a nossa tristeza?
-Fátima, não somos muito diferentes dos efésios com o templo de Diante, temos um “santurário” em Fátima onde se faz muito comércio á volta, muitos sacrifícios nas nossas estradas e muitas promessa feitas.
Sim, é um facto, não estamos muito diferentes dos efésios, sem Cristo, sem cidadania, sem amigos, sem esperança e na base de tudo isso, sem Deus!
Não temos Cristo, mas temos o Ronaldo
Não somos do povo eleito mas temos uma longa história
No fundo, estávamos como marinheiros que, sem bússola nem guia, achavam-se à deriva em navio sem timão, em noite sem estrelas, enfrentando um mar tempestuoso, longe do porto, condenados ao naufrágio.
asa
De longe para perto
De estrangeiros a concidadãos
Fomos aproximados -
Pelo sangue de Cristo -
Ele é a nossa paz -
De ambos os povos fez um -
Derrubou a parede de separação, a inimizade -
Aboliu mandamentos e ordenanças -
evangelizou a paz
acesso a Deus
