A graça de Deus diante do nosso fracasso (Jonas 1:17-2:10)

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 135 views
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO: Jonas recebeu de Deus a missão de anunciar, como um profeta, que a cidade de Nínive seria destruída e seus habitantes seriam condenados. Mas ele desejou fugir para Társis em um navio partindo de Jope. No navio, aqueles homens passaram por grandes apuros, uma grande tempestade, e descobriram que a causa de tudo era Jonas, o profeta hebreu que estava fugindo da vontade do seu Deus.
Assim, ele foi lançado ao mar para que a tempestade parasse, e assim aconteceu. Hoje, iremos ver o que aconteceu depois de ele ter sido lançado ao mar, e como ele recebeu graça e misericórdia de Deus para continuar sua missão. Ele estava fracassando em seus propósitos, mas Deus nunca o abandonou, pois tinha algo muito maior para ele. Proposição: A GRAÇA DE DEUS NOS MOMENTOS DE FRACASSO.
De que maneira podemos perceber isso?
Dobradiça: Deus ensinou a Jonas e nos ensina em nossos momentos de fracasso que a graça vem:
1. DEPOIS DA CORREÇÃO (cap. 1, v. 17; cap. 2, v. 1-3)
1.17 Deparou o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites no ventre do peixe.
Explicação do versículo: A Bíblia descreve como um grande peixe que nem sabemos se ainda existe ou se está extinto, e não é uma baleia, como estamos acostumados a ouvir desde criança. Talvez isso seja uma novidade para você, talvez não.
Mas, na verdade, isso é irrelevante quando estamos procurando o sentido do texto. O fato é que, desde esse momento, vemos Deus agindo com misericórdia na vida de Jonas. O Deus soberano, aqui, já estava entrando novamente em ação, não para mandar mais uma tempestade, mas para livrar Jonas de morrer afogado. Pense comigo, ninguém naquele momento poderia estender a mão para salvar Jonas, somente Deus é quem poderia fazer isso, e Ele o faz, talvez da forma mais improvável.
Tem noção do que é ficar três dias e três noites na barriga de um peixe? Deus permitiu que Jonas continuasse vivo, apesar de tudo.
2.1 Então, Jonas, do ventre do peixe, orou ao Senhor, seu Deus, 2 e disse: Na minha angústia, clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do abismo, gritei, e tu me ouviste a voz. 3 Pois me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas passaram por cima de mim.
Aquele homem teimoso e desobediente rendeu seu coração a Deus em oração. Ele se lembrou de que poderia clamar a Deus e ser ouvido no seu momento de desespero. Na angústia, ele viu que estava sozinho naquele imenso mar e que somente Deus poderia agir. Mas sabia, também, que estava sofrendo, primeiramente, por causa da justiça divina que merecia por sua desobediência. O mesmo homem que achava ter autonomia pra fugir da vontade de Deus teve de reconhecer que nada foge do controle do Senhor.
Este Deus é um Deus de justiça, mas também é um Deus gracioso e misericordioso. Assim, Jonas foi salvo.
Aplicações práticas: Nossa cultura insiste que não podemos culpar ninguém. Em nossos dias, ouvimos que podemos fazer o que quisermos, com quem quisermos e onde quisermos e que ninguém pode nos questionar. Ouvimos a mídia tratando várias coisas absurdas como normais, incentivando a prática de coisas que podem levar o homem ao abismo sem que ele mesmo perceba.
O cantor Rodolfo Abrantes, ex-vocalista dos Raimundos, que se converteu há anos, foi alcançado por Cristo vários anos atrás. Antes, perdido nas drogas, ele e sua esposa tiveram um encontro com o Senhor. Alexandra, sua esposa, havia entendido que era momento de buscar a Deus, ela era de uma família cristã, de berço, mas havia se afastado. Quando estamos afastados de Deus, ou pelo menos afastados da comunhão como igreja e do relacionamento com Deus, às vezes pegamos uns caminhos errados que nos levam para o abismo.
Mergulhamos no mais profundo, até o momento em que somos tocados por Jesus. Às vezes, precisamos de correção. Rodolfo chegou a ter câncer no estômago, pouco tempo antes de, segundo ele, ter entregado sua vida ao Senhor sem saber direito o que era. Ele foi curado do câncer, foi a maneira como conheceu a Deus, foi libertado, também, das drogas.
Contei essa história para imaginarmos como a vida longe de Deus é terrível! Talvez você nunca tenha tido contato com nenhum tipo de vício, mas tem algum pecado que pode ter afastado você da comunhão com Deus por um tempo. Talvez você esteja mergulhado no profundo do pecado sem perceber, já não consegue mais voltar, não sabe como retornar a Deus. Não desanime, mas saiba que Ele não está indiferente a esta situação, Ele conhece seu coração e pode agir em sua vida com graça maravilhosa, coisa que nenhum de nós entende como pode este Deus ter uma misericórdia tão grande sobre nós.
Dobradiça: A graça de Deus age depois que recebemos a correção devido a algum erro cometido. Além disso, diante do nosso fracasso, vemos que Deus age:
2. EM NOSSA INCAPACIDADE (cap. 2, v. 4-7)
4 Então, eu disse: lançado estou de diante dos teus olhos; tornarei, porventura, a ver o teu santo templo?
Explicação do versículo: O erro de Jonas é algo que deveria custar muito, mas não o erro em específico, e sim toda a vida de pecado da humanidade. Quando Jonas fala a respeito do santo templo que está preocupado se veria novamente é o local dentro do tabernáculo em que, uma vez ao ano, no Dia da Expiação, o sacerdote derramava em cima do propiciatório o sangue do animal sacrificado a fim de obter a misericórdia de Deus em favor dos pecadores:
Êxodo 25:21-22
21Porás o propiciatório em cima da arca; e dentro dela porás o Testemunho, que eu te darei. 22 Ali, virei a ti e, de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do Testemunho, falarei contigo acerca de tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel.
O que era o propiciatório? Era a tábua que cobria a Arca da Aliança, ficava no Santo dos Santos, dentro do Tabernáculo. Dentro da Arca estavam as tábuas da Lei com os dez mandamentos, os quais ninguém conseguiu cumprir fielmente, e assim, consequentemente, todos deveriam ser condenados por quebrarem a aliança com Deus. Somente com o sacrifício a ira de Deus seria desviada dos pecadores.
Jonas sabia que havia cometido um grave erro e pensava que isso o afastaria completamente de Deus, visto que, naquele momento, ninguém podia oferecer sacrifícios em favor dele para pagar esse pecado da desobediência. Ele sabia que o acesso a Deus ocorria somente quando alguém morresse para pagar os pecados, em forma de sacrifício. E agora, o que fazer? Jonas se lembrou de como Deus o estava resgatando e como, mesmo estando nas profundezas, poderia ser salvo:
5 As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou; e as algas se enrolaram na minha cabeça. 6 Desci até aos fundamentos dos montes, desci até à terra, cujos ferrolhos se correram sobre mim, para sempre; contudo, fizeste subir da sepultura a minha vida, ó Senhor, meu Deus! 7 Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do Senhor; e subiu a ti a minha oração, no teu santo templo.
Jonas sabia que, então, agora Deus estava ouvindo sua oração e o perdoando, e por isso enviou ao profeta uma nova oportunidade de prosseguir sua vida. Os dias dentro da barriga do peixe serviram para que Jonas refletisse sobre a misericórdia de Deus. O profeta fujão viu a ação de Deus ao tirá-lo da possibilidade da morte.
8 Os que se entregam à idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso. 9 Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que votei pagarei. Ao Senhor pertence a salvação! 10 Falou, pois, o Senhorao peixe, e este vomitou a Jonas na terra.
Gostaria de destacar a decisão de Jonas: depois de grato, ele disse que cumpriria seus compromissos, reconhecendo que somente Deus possui a salvação, e não nós!
Aplicações práticas: Tem vezes que precisamos passar por aflições para sermos libertos da soberba. Sabe, precisamos acordar pra vida, precisamos abrir os olhos para perceber como, por muitas vezes, continuamos insistindo em coisas que não produzem nada de bom para nós. Mas, Deus, como Pai, nos corrige e nos envolve em Seus braços de amor, Sua ira é desviada de nós.
Somos como Jonas. Na essência de tudo, o profeta arrogante teve de se render à graça maravilhosa de Deus. Tem gente que acha que não precisa de Deus, e ainda acha que está tudo bem como está, vivendo uma vida sem enxergar as consequências. Se você que está aqui se encontra em um nível de afastamento, está longe, distante de Deus, mesmo estando todos os domingos na igreja, mesmo frequentando os cultos, os estudos, pense bem, reflita como as coisas têm acontecido.
Lembre-se de tudo o que Deus já te livrou, lembre-se de tantas pessoas por aí que não tiveram a mesma oportunidade que você está tendo aqui hoje pra estudar a Palavra, frequentar cultos, orar a Deus. Pense que há pessoas que gostariam de estar conosco, mas estão impossibilitadas por vários motivos, como por exemplo, enfermidades. Muitas são as situações, mas você está aqui, e precisa ser grato a Deus. Se você está aqui hoje, não é à toa. Nestes últimos tempos, vemos que muitas pessoas se afastaram do convívio das igrejas e outras que se aproximaram mais, se fortaleceram. Quem é você nisso tudo?
A graça só tem sentido quando realmente compreendemos que não temos poder algum de salvar a nós mesmos, quando não há nenhum esforço moral capaz de nos ajudar. Meus irmãos, quando temos a Deus, temos tudo o que precisamos! Eu e você somos incapazes, mas Ele é totalmente capaz! Somente Ele pode te ajudar!
O que temos feito para desfrutarmos a graça que Deus derramou sobre nós? Estamos vendo homens, mulheres, jovens, adolescentes e crianças recebendo más influências, ideologias erradas, escolhas que os afastaram de Deus, e nós, o que fazemos? Ficamos de braços cruzados? Como vamos evangelizar se não nos envolvemos como igreja a fim de que Deus nos capacite e nos encoraje?
Não podemos nos acomodar! Igreja não é um clube social que nós somente aparecemos quando “sobra tempo”, quando nossos familiares e amigos vão... temos saúde, vigor físico, mas estamos menos engajados que muitos idosos que gostariam de congregar, mas não podem. Cristo morreu por nós, foi tudo por graça, mas não foi de graça! Não vivamos como se estivesse tudo bem as coisas ficarem como estão.
PONTE CRISTOCÊNTRICA: Voltando ao texto, pode-se observar que, quando Jonas foi lançado ao mar, foi isso que garantiu que os homens que estavam no barco não fossem mortos. Jonas ficou três dias e três noites na barriga do peixe, como nós vimos no início. Sabemos da história de outro homem que sacrificou a Si mesmo a fim de que outros tivessem vida, esse homem foi Jesus!
Mateus 12:38-41
38Então, alguns escribas e fariseus replicaram: Mestre, queremos ver de tua parte algum sinal. 39 Ele, porém, respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal; mas nenhum sinal lhe será dado, senão o do profeta Jonas. 40 Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra. 41 Ninivitas se levantarão, no Juízo, com esta geração e a condenarão; porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis aqui está quem é maior do que Jonas.
Cristo referia a Si mesmo. O sacrifício de Cristo foi único e completo. (ler v. 40).
Jonas não tinha poder de salvar ninguém da morte espiritual, apenas Cristo por meio do Seu sangue derramado. Jonas era falho e precisava da graça de Deus, mesmo ele morrendo não conseguiria salvar a humanidade da salvação eterna, somente Cristo.
João Calvino, certa vez, disse:
Tudo o que você vir de bom em mim é Cristo. Tudo que você vir de mau em mim sou eu mesmo.
CONCLUSÃO: Deus foi gracioso comigo e com você, Deus foi gracioso com Jonas, mesmo que ele fosse desobediente e teimoso.
Este Deus gracioso mostrou a Jonas que este profeta precisava ser corrigido antes de desfrutar do perdão de Deus, além disso, a graça de Deus mostrou a ele a incapacidade do homem em servir a Deus sozinho, sem a ação do Senhor. Saiba que Deus está com você, ainda que você se sinta no mais profundo abismo. Não desanime, siga em frente! Jesus está te esperando lá no final de tudo! Que o Senhor Jesus te abençoe grandemente!
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.