IGREJA: O EVANGELHO VISÍVEL

Exposições em Filipenses  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 29 views

Paulo encerra a carta recomendando saudações, entregando saudações e desejando graça, porque a igreja é o evangelho visível.

Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

- Quando assistimos um jogo de futebol, podemos conhecer os conceitos do técnico a partir do modo como o time se dispõe no campo, trabalha a bola, organiza jogadas. O modo como o time joga torna visível os conceitos do técnico… o modo como ele pensa o futebol.
- Nossas prioridades, por exemplo, tornam visível aquilo que é mais importante para o nosso coração
- Nossos filhos, em grande medida, acabam tornando visível o modo como os criamos

NARRATIVA

E, desta forma, a igreja torna o evangelho visível.
A pregação expõe o evangelho, em palavras. A Ceia, dizem os teólogos antigos, é o “teatro” do evangelho. A igreja expõe o evangelho em vida - ela deve encarnar a boa nova do quem Jesus é e o que ele veio fazer por nós.
E, nestas últimas palavras - palavras de saudação e bênção final, é possível perceber o que há na igreja que torna o evangelho visível.

O QUE HÁ NA IGREJA QUE TORNA O EVANGELHO VISÍVEL

I. SANTIDADE - v.21,22

Filipenses 4.21–22 “Saúdem cada um dos santos em Cristo Jesus. Os irmãos que estão comigo mandam saudações. Todos os santos mandam saudações, especialmente os da casa de César.”
Por duas vezes Paulo se refere à igreja como santos - sejam os crentes de Filipos ou os de Roma, onde ele está.
Efésios 1.1 “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso e são fiéis em Cristo Jesus.”
Filipenses 1.1 “Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus, inclusive bispos e diáconos que vivem em Filipos.”
1Pedro 2.9 “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamar as virtudes daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”
Santo = separado/consagrado para algo | No AT tem um sentido tanto religioso (templo) quanto moral (vida do povo);
A bíblia diz que Deus é Santo - porque ele está separado em glória, beleza e perfeição. Ele é um ser puro.
Isaías 6.3 “E clamavam uns para os outros, dizendo: “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.””
Habacuque 1.13 “Tu és tão puro de olhos, que não podes suportar o mal nem tolerar a opressão…”
E, a mesma bíblia, nos chama para sermos santos:
1. Porque Deus é santo - 1Pedro 1.15 “Pelo contrário, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem,”
2. Porque é fruto da obra do evangelho -
Colossenses 1.13“Ele nos libertou do poder das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado,”
Tito 2.14 “Ele deu a si mesmo por nós, a fim de nos remir de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, dedicado à prática de boas obras.
1Coríntios 1.2 “à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todos os lugares invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.”
A igreja é formada por pessoas que foram separadas do mundo e consagradas a Cristo, para viverem para Cristo, e serem como Cristo.
- Quando Paulo chama os cristãos de santos ele não está dizendo que são perfeitos, mas que foram separados para viverem de um modo completamente diferente.

APLICAÇÃO

A igreja torna visível o evangelho quando há santidade
- Ser santo não é fugir do mundo… dos relacionamentos com pessoas não cristãs… do comércio, do cinema, do Shopping, do mercado, das lojas…
- Ser santo é viver dedicado/consagrado a Cristo - isto muda a maneira como nos relacionamos com o mundo, com as pessoas, conosco mesmo…
Quando não há santidade - vida separada ou dedidacada a Cristo - o evangelho não é visível, transmitimos às pessoas outro evangelho, uma outra mensagem.
Quando não damos prioridade a Cristo dizemos ao mundo que ele não é a pessoa mais importante do universo;
Quando não damos prioridade à adoração dizemos ao mundo que culto é só uma programação da igreja, como outras - não faz tanta diferença;
Quando não damos prioridade ao serviço a Cristo, à missão e ao evangelismo, estamos dizendo que não há tanta urgência assim em “pescar almas”;
Quando não vivemos para Cristo, dizemos ao mundo que ele só é importante para lidar com algums problemas da vida, mas não para mudá-la completamente;
O evangelho nos diz que Jesus nos comprou com seu sangue, ele nos separou para sermos dele, vivermos para ele e o servirmos. Então, se não há santidade, falhamos em servir… não há poder… a igreja se definha…
Santidade é aquilo que mais incomoda o mundo, e é o que mais torna visível o poder do evangelho em transformar vidas.
Eu do passado x eu de agora
Ex.: Paulo |

II. COMUNHÃO - v.21,22

Filipenses 4.21–22Saúdem cada um dos santos em Cristo Jesus. Os irmãos que estão comigo mandam saudações. Todos os santos mandam saudações, especialmente os da casa de César.”
Há três coisas importantes quanto à comunhão:
1. “Saudar” é desejar o bem do outro, a partir do evangelho;
No contexto do NT isto sempre se dá com duas palavras de grande peso teológico - Graça e Paz ;
Ao mesmo tempo, estas palavras tem um peso comunitário muito grande - gregos = graça | judeus - paz;
- Então, Paulo não está pensando apenas em um cumprimento formal, mas em um relacionamento de dedicação mútua.
2. Paulo ordena que todos sejam saudados em Filipos - “cada um”
Em todas as cartas há saudações finais, porém aos Filipenses ele manda saudações a todos os crentes, tamanho era o carinho dele pela igreja;
3. A saudação é entre “irmãos” - Efésios 2.19 “Assim, vocês não são mais estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus,”
A comunidade dos cristãos é, também, uma comunidade de irmãos - uma família, a nova família;
Isto se dá por causa do evangelho -
Gálatas 3.26 “Pois todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus;”
Gálatas 4.4–6 “Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou o seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho ao nosso coração, e esse Espírito clama: “Aba, Pai!””
A igreja, por causa do evangelho, está em uma rede de relacionamentos familiares, onde a disposição do nosso coração um para com outro deve ser “graça e paz”, porque somos todos irmãos.

APLICAÇÃO

A igreja torna visível o evangelho quando há comunhão
Jesus disse:
João 13.34–35 “Eu lhes dou um novo mandamento: que vocês amem uns aos outros. Assim como eu os amei, que também vocês amem uns aos outros. Nisto todos conhecerão que vocês são meus discípulos: se tiverem amor uns aos outros.”
João 17.22–23 “Eu lhes transmiti a glória que me deste, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.”
Uma igreja sem comunhão, cheia de rivalidades e intrigas, em nada manifesta o evangelho.
O tipo de vida que o evangelho gera, não muda somente nossas vidas pessoais - gerando santidade, mas muda nossos relacinamentos, gerando comunhão. Esta vida nova produz:
Perdão - humildade - amor - paciência - domínio próprio - mansidão
- Você deve perdão a alguém? Há alguém com quem você tenha que conversar para se reconciliar?
- Você tem carregada amarugra no coração em relação à alguém?
- Você deve perdão a alguma pessoa? - A alguém que te feriu, que disse o que não deveria, e talvez nem tenha percebido, ou tenha… A alguém que fez algo contra você, talvez semana passada… talvez na década passada… Se você não perdoar esta pessoa, não liberar perdão… você está em pecado, está dando lugar ao diabo/entristecendo o Espírito…
- Você precisa pedir perdão a alguém? - A alguém que você feriu, tendo motivo ou não, e que você achou melhor só se distanciar, ou deixar o tempo passar, ao invés de pedir perdão? | Você está sendo orgulhoso… e saiba que Deus resiste aos soberbos, mas da graça aos humildes.
- O evangelho não é percebido apenas na paz e unidade da comunidade, mas, principalmente, na reconciliação entre irmãos e irmãos em Cristo, que reconhecem seus pecados e se abraçam, por causa de Cristo.
Mas, há mais! Nós fazemos isto, e vivemos juntos, porque nossa consciência muda em relação à igreja. O evangelho gera em nos o desejo de sermos parte deste povo, sermos membros desta família e ansiarmos por termos vínculos profundos e saudáveis nesta comunidade.
Ef 2 - Paulo diz que a morte espiritual é estar separado de Deus e do povo de Deus;
Em outras palavras, quem é salvo ama a Deus e seu povo… ama a Cristo e sua noiva… ama o Pai e seus irmãos…
Você pode se relacionar muito com a igreja, e não ser crente - religiosidade. Mas, é impossível ser crente, e não se entregar completamente à igreja.
Todo pecador arrependido volta para casa do Pai;
Toda ovelha perdida, é resgatada e trazida ao aprisco das ovelhas;
Todo aquele que perde pai, mãe ou irmãos, por causa de Cristo, encontra outros “pais, mães e irmãos” na igreja;
Todo aquele que perde amigos, por causa de Cristo, encontra verdadeiros amigos na igreja;
Sendo assim, precisamos aprender a vivermos juntos, a trabalharmos juntos, a servimos juntos… a sermos uma nova sociedade, uma nova família, uma nova humanidade, onde todos querem o bem do próximo com “graça e paz”.

III. PODER - v.22b

Filipenses 4.22 “Todos os santos mandam saudações, especialmente os da casa de César.”
Esta é uma das palavras mais chocantes do NT.
Filipenses 1.12–13“Quero ainda, irmãos, que saibam que as coisas que me aconteceram têm até contribuído para o progresso do evangelho, de maneira que toda a guarda pretoriana e todos os demais sabem que estou preso por causa de Cristo.”
os da casa de César” - família, servos/escravos, funcionários…
O modo como o evangelho chegou no centro do poder imperial romano, não foi por meio de guerra… não foi por disputa política… não foi via acesso político. Foi do modo mais improvável possível. Foi pela pregação do evangelho de pessoas simples e comuns, mas cheias do ES… e foi por meio da prisão de Paulo.
O reino de Deus não foi inaugurado pela força, mas pela morte e ressurreição de Jesus (Fp 2.5-11). O rei não veio em glória, mas em serviço e humildade. O evangelho, da mesma forma, não avança pela força humana, pelas ideias humanas de poder e influência, mas é pelo poder de Deus que se aperfeiçoa em nossa fraqueza, em nossa derrota… Ele usa vaso frágeis para compartilhar sua graça poderosa… e, então, naquele momento, pessoas da casa de César haviam se convertido.
A igreja é a agencia do reino de Deus que invade o mundo com um poder sobrenatural. Ela não precisa de apoio político, não precisa de votos, não precisa de um presidente cristão, não precisa de glória… ela só precisa pregar o evangelho, no poder do ES, e Deus fará a obra.
1Coríntios 1.21–23 “Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, Deus achou por bem salvar os que creem por meio da loucura da pregação. Porque os judeus pedem sinais e os gregos buscam sabedoria, mas nós pregamos o Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios.”

APLICAÇÃO

A igreja torna o evangelho visível quando há poder
Atos dos Apóstolos 1.8 “Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra.”
Atos dos Apóstolos 4.29–31 “Agora, Senhor, olha para as ameaças deles e concede aos teus servos que anunciem a tua palavra com toda a ousadia, enquanto estendes a tua mão para fazer curas, sinais e prodígios por meio do nome do teu santo Servo Jesus. Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com ousadia, anunciavam a palavra de Deus.”
Atos dos Apóstolos 5.14 “E aumentava sempre mais o número de crentes no Senhor, uma multidão de homens e mulheres,”
Atos dos Apóstolos 8.4 “Enquanto isso, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra.”
Atos dos Apóstolos 9.31 “Assim, a igreja tinha paz por toda a Judeia, Galileia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor; e, no consolo do Espírito Santo, crescia em número.”
Quando a igreja não se dispõe a servir - evangelizando e servindo as pessoas em amor - ela abre mão do poder do ES que está disponível a elea… então ela pode até crescer, Deus é gracioso e mantém seu povo…
Mas, quando ela se dispõe a servir ao Senhor pela sua causa, seu reino e seu nome, então algo poderoso acontece. Deus faz coisas grandiosas acontecerem… coisas que só são possíveis com uma manifestação de poder!
O povo marchou a pé enxuto no mar vermelho;
Josué derrotou Jericó marchando;
Gideão derrotou um exército que cobria o vale com 300 homens;
Davi derrotou Golias com uma pedra;
Josafá derrotou os filhos de Amom e Moabe com um coral;
Um prisioneiro pregou o evangelho para membros da casa de César;
O evangelho é o poder de Deus, e o Espírito nos foi dado como poder para sermos testemunhas… se a igreja não usar este poder, ela não verá nada novo acontencendo. Mas, quando ela usa este poder, o evangelho se torna visível na salvação de pecadores dos mais variados tipos…
Deus converte aqueles que estavam próximos, rodando a igreja, e não tomavam decisõa nenhuma;
Deus converte aqueles que estavam dentro da igreja, e não eram crentes;
Deus converte aqueles que estavam longe, e chega gente que você não sabe da onde;
Deus converte aqueles que antes eram inimigos, e tampavam pedras na igreja…

IV. GRAÇA - v.23

Filipenses 4.23 “A graça do Senhor Jesus Cristo esteja com o espírito de vocês.”
Para que a igreja se porte desta forma - para que ela viva para Cristo, e só Cristo. Paulo abre a carta com graça e termina com graça.
Filipenses 1.2 “Que a graça e a paz de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês.”
Há três coisas importantes neste verso:
1. Paulo abençoa com “graça” - porque é o favor imerecido de Deus aos pecadores | todas as bênçãos espirituais vem da graça de Deus;
2. Paulo associa a graça ao “Senhor Jesus Cristo” - porque o favor de Deus chega a nós pelos méritos de Cristo;
3. Paulo entrega esta graça ao coração do crente - o seu desejo é que ela esteja imperando no interior de cada cristão;
Todas as bênçãos espirituais vem a nós pela graça, na autoridade do nome de Jesus.
Para você ter mais dela você precisa ter mais de Jesus, menos de si mesmo.
Efésios 1.3 “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.”
Gálatas 2.20 “… vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.”
Filipenses 1.21 “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro.”
Filipenses 3.10 “O que eu quero é conhecer Cristo e o poder da sua ressurreição, tomar parte nos seus sofrimentos e me tornar como ele na sua morte,”
A “bênção final” é o desejo do coração de Paulo que a igreja receba tudo o que lhe é prometido em seu coração, de um modo transformador - este é o sentido mais completo da graça: receber tudo!

APLICAÇÃO

A igreja torna o evangelho visível pela graça.
Quanto mais você pensa em si mesmo, e tenta fazer as coisas na sua força, menos você tem de Deus. Ele resiste aos soberbos, aos orgulhosos… mas dá graça aos humildes.
Se o seu poder se aperfeiçoa na fraqueza, então é pela graça;
1Coríntios 15.10 “Mas, pela graça de Deus, sou o que sou. E a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã. Pelo contrário, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo.”
Se é pela graça, eu preciso me despir de todo orgulho… preciso abrir mão de toda tentativa fútil de achar que eu dou conta de mudar minha vida, mudar meu conjuge, mudar a igreja… eu preciso crer nos modos de Deus trabalhar…
Meios de graça -
Pregação -
Oração -
Adoração -
Ceia do Senhor -
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.