Parte 1 - Herdeiros da Glória
Pedro Henrique Costeira
Reino de Deus • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 13 viewsNotes
Transcript
Reino de Deus: Já e Ainda Não
Reino de Deus: Já e Ainda Não
Essa é uma ministração de duas partes! Vamos começar hoje e concluir na próxima semana! Então, venha os dois dias, para entender completamente.
O Reino já veio de forma invisível?
O Reino já veio de forma invisível?
Contexto… Jesus acabou de curar 10 leprosos…
Lucas 17.20–21 (NAA)
Mt 24.23–28,37–41
Indagado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus lhes respondeu:
— O Reino de Deus não vem com visível aparência. Nem dirão: “Ele está aqui!” Ou: “Lá está ele!” Porque o Reino de Deus está entre vocês.
Se pararmos aqui, talvez pensemos que o Reino já veio, mas nesse caso, o Reino é dos fariseus?
Vamos ver a continuação da resposta
Lucas 17.22–31 (NAA)
A seguir, Jesus disse aos seus discípulos:
— Virá o tempo em que vocês desejarão ver um dos dias do Filho do Homem, mas não verão. E dirão a vocês: “Ele está aqui!” Ou: “Lá está ele!” Não saiam nem sigam essa gente. Porque assim como o relâmpago, que resplandece e brilha de uma extremidade do céu até a outra, assim será, no seu dia, o Filho do Homem. Mas é necessário que primeiro ele padeça muitas coisas e seja rejeitado por esta geração. Assim como foi nos dias de Noé, será também nos dias do Filho do Homem: comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, veio o dilúvio e destruiu todos. O mesmo aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre e destruiu todos. Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar.
— Naquele dia, quem estiver no terraço e tiver os seus bens em casa não desça para tirá-los; e, de igual modo, quem estiver no campo não volte para trás.
Jesus explica que os Dias do Filho do Homem (o Reino) serão depois do Próprio sofrimento de Jesus e após isso, um tempo de muita dificuldade sobre a Terra (A Tribulação).
Quando Jesus diz que o Reino está entre eles, está se referindo a Sí Próprio, como Rei do Reino e uma Manifestação ambulante do Seu Poder.
Como vemos a manifestação do Reino? A cura dos 10 leprosos!
Então, o Reino AINDA NÃO veio de forma visível, mas no ministério terreno de Jesus, JÁ era possível ver Seus Sinais.
Hoje vamos focar no AINDA NÃO. Porque só é possível entender o Já, quando entendemos o ainda não.
Ainda não
Ainda não
Romanos 5.12–17 (NAA)
Portanto, assim como por um só ser homano entrou o pecado no mundo, e pelo pecado veio a morte, assim também a morte passou a toda a humanidade, porque todos pecaram. Porque antes de a lei ser dada havia pecado no mundo, mas o pecado não é levado em conta quando não há lei. No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual prefigurava aquele que havia de vir.
Mas o dom gratuito não é como a ofensa. Porque, se muitos morreram pela ofensa de um só, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos! O dom, entretanto, não é como no caso em que somente um pecou. Porque o julgamento derivou de uma só ofensa, para a condenação; mas a graça deriva de muitas ofensas, para a justificação. Se a morte reinou pela ofensa de um e por meio de um só, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo.
Paulo está dizendo que por causa do pecado, a morte Reinou. Mas, ele afirma que por causa da obediência de Jesus, os que receberam a Sua Salvação (abundância da graça, dom da justiça), um dia livres da morte (em vida) vão reinar.
Já recebemos a dádiva da Justica e a graça abunda, mas o Reinar em Vida (de forma literal, no Reino do Messias) é no futuro.
O Reino ainda não veio!
Paulo faz a mesma explicação em Coríntios.
Paulo faz a mesma explicação em Coríntios.
1Coríntios 15.20–25 (NAA)
Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. Cada um, porém, na sua ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda. E então virá o fim, quando ele entregar o Reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder. Porque é necessário que ele reine até que tenha posto todos os inimigos debaixo dos seus pés.
Nos eventos da segunda vinda, os que receberam a abundância da graça e o dom da justiça ressuscitam para Reinar! Onde? No Reino de Deus!
Nossa Esperança em Cristo.
Nossa Esperança em Cristo.
1Coríntios 15.19 (NAA)
Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos as pessoas mais infelizes deste mundo.
Fomos salvos pela Fé para a Esperança
Fomos salvos pela Fé para a Esperança
Efésios 2.8 (NAA)
Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus;
Fomos Salvos pela Fé, mas para Esperar uma Coisa: a Glória
Fomos Salvos pela Fé, mas para Esperar uma Coisa: a Glória
Colossenses 1.26–27 (NAA)
o mistério que esteve escondido durante séculos e gerações, mas que agora foi manifestado aos seus santos. A estes Deus quis dar a conhecer a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.
O que significa Esperança de Glória?
O que significa Esperança de Glória?
Tito 2.11–14 (NAA)
Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos. Ela nos educa para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos neste mundo de forma sensata, justa e piedosa, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo. Ele deu a si mesmo por nós, a fim de nos remir de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, dedicado à prática de boas obras.
Vejam: A graça se manifestou salvadora! Eu acesso essa graça pela fé. Mas agora, por essa causa eu espero algo:
A Manifestação da Glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo.
Por que eu espero essa manifestacao?
Por que eu espero essa manifestacao?
Filipenses 3.20–21 (NAA)
Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.
Quando Ele se manifestar em Glória, Ele vem para Reinar!!
Eu me Manifesto em Glória (ainda que eu já tenha morrido) e Reino com Ele!! Isso é a bendita esperança!
Nesse tempo, o Ainda não se cumpre e o Reino de Deus é estabelecido FISICAMENTE sobre a terra.
Daniel 7.13–14 (NAA)
“Eu estava olhando
nas minhas visões da noite.
E eis que vinha com as nuvens do céu
alguém como um filho do homem.
Ele se dirigiu ao Ancião de Dias,
e o fizeram chegar até ele.
Foi-lhe dado o domínio, a glória e o reino,
para que as pessoas de todos
os povos, nações e línguas o servissem.
O seu domínio é domínio eterno,
que não passará,
e o seu reino jamais será destruído.”
Apocalipse 5.9–10 (NAA)
e cantavam um cântico novo, dizendo:
“Digno és de pegar o livro
e de quebrar os selos,
porque foste morto e com o teu sangue
compraste para Deus
os que procedem de toda tribo,
língua, povo e nação
e para o nosso Deus os constituíste
reino e sacerdotes;
e eles reinarão sobre a terra.”
O Reino Estabelecido
O Reino Estabelecido
Apocalipse 20.4 (NAA)
Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade para julgar. Vi ainda as almas dos que foram decapitados por terem dado testemunho de Jesus e proclamado a palavra de Deus. Estes são os que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam a sua marca na testa e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.
Conclusão
Conclusão
Hebreus 2.14–15 (NAA)
Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, também Jesus, igualmente, participou dessas coisas, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, e livrasse todos os que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida.
1Tessalonicenses 4.13 (NAA)
Irmãos, não queremos que vocês ignorem a verdade a respeito dos que dormem, para que não fiquem tristes como os demais, que não têm esperança.
Nós que temos a Esperança da Glória do Reino, não tememos a morte, nós servimos ao Senhor, sabendo que com Ele já vencemos para Reinar.
No próximo culto, vamos falar sobre o Já do Reino.
