A ONIPOTÊNCIA, ONIPRESENÇA E ONICIÊNCIA DO JUIZ ETERNO
Amós • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 12 viewsNa quinta visão de Amós o Senhor mostra ao profeta que não existe escapatória para o povo de Israel. Eles poderiam se esconder em qualquer lugar e até mesmo buscar refúgio sob qualquer circunstância, os juízos de Deus seriam perfeitos e cobrariam do povo pelos seus pecados.
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
Na quinta visão de Amós o Senhor mostra ao profeta que não existe escapatória para o povo de Israel. Eles poderiam se esconder em qualquer lugar e até mesmo buscar refúgio sob qualquer circunstância, os juízos de Deus seriam perfeitos e cobrariam do povo pelos seus pecados.
A Palavra não se ocupa mais em falar sobre os pecados de Israel, após uma exaustiva descrição, confrontação e chamada ao arrependimento, a última mensagem do profeta aponta exclusivamente quem é Deus, e a partir disso precisamos compreender como nos relacionarmos com Ele.
Texto Bíblico
Texto Bíblico
Amós 9.1–10 “Vi o Senhor, que estava em pé junto ao altar. Ele me disse: “Bata nos capitéis das colunas, para que os umbrais comecem a tremer e os pedaços caiam sobre a cabeça de todos eles. Matarei à espada os que restarem. Nenhum deles fugirá, e nenhum escapará. Ainda que cavem para chegar ao mais profundo abismo, a minha mão os tirará de lá. Se subirem ao céu, de lá os farei descer. Se eles se esconderem no alto do Carmelo, irei atrás deles e de lá os tirarei. E, caso se ocultarem dos meus olhos no fundo do mar, ali darei ordem à serpente, e ela os morderá. Se forem levados para o cativeiro pelos seus inimigos, ali darei ordem à espada, e ela os matará; porei os meus olhos sobre eles para o mal e não para o bem.” Porque o Senhor, o Senhor dos Exércitos, é o que toca na terra, e ela se derrete, e todos os seus moradores estarão de luto. Toda a terra subirá como o Nilo e abaixará como o rio do Egito. Deus é o que edifica as suas câmaras no céu e firmou a sua abóbada sobre a terra. Ele é o que cham…”
Entendendo o Texto
Entendendo o Texto
Se antes o profeta viu símbolos que indicavam várias verdades explicadas pelo Senhor, agora o próprio Deus aparece para mostrar que Seu Juízo não tardará. Yahweh então aparece para Amós durante uma cerimônia no templo de Betel, onde os reis iam adorar, para anunciar ao profeta a destruição dos templos e a religião falsa que os israelitas criaram para si. Em confronto com a postura do rei Jeroboão que ministrava ele mesmo sacrifícios no altar do templo para sustentar seu reinado, agora o verdadeiro Rei aparece ao lado do altar para destruir tudo. No livro de 1 Reis capítulo 12, vemos como o primeiro Jeroboão instituiu uma festa, e construiu templos para impedir que o povo fosse a Jerusalém adorar e assim pudessem voltar lembrar-se dos tempos de Davi e então voltassem a aliança e unidade do povo destituindo o rei de Israel.
Os pedaços que esmagariam a cabeça de todos, representam a queda dos poderosos que se refugiavam na falsa religião, a queda do templo levaria consigo os sacerdotes que ministravam em causa própria, os juízes corruptos, reis e políticos desonestos, etc. A continuidade abrange o restante do povo, aqueles que contemplam esses pecados, mesmo que não sejam líderes, seriam exterminados a espada.
Os versos 2 e 3 abrangem o alerta de que não existe lugar na terra onde se esconder ou se proteger, Yahweh é o soberano e toda terra está sujeita aos seus decretos. Assim como Elias destruiu os profetas de Baal no monte Carmelo, o peixe engoliu Jonas no mar, o Senhor destruiu a torre de Babel e Satanás está aprisionado sob o domínio de Deus no abismo.
Da mesma maneira como os povos diversos obedecem a vontade dEle, se houverem israelitas que não creem em Deus que forem para o cativeiro, estes serão exterminados. Os olhos de juízo do Senhor estão em todo lugar e sobre todos, para quem foge da verdade o destino é a destruição.
Deus pode falar com a certeza de que não haverá escape para este povo em lugar nenhum do seu universo, porque ele é o Deus de tudo. Ele tem o domínio absoluto sobre toda a terra em sua essência física (v. 5a), sobre seus habitantes humanos (v. 5b) e sobre a sua situação em qualquer tempo (v. 5c); o celestial (v. 6a) e o terreno (v. 6b) estão igualmente sujeitos ao seu uso; e todos os elementos, representados aqui pela água e pela terra (v. 6c), são seus para ele fazer o que quiser.
O profeta viu o Senhor, e Ele é o Senhor dos Exércitos e Soberano Senhor, sua onipresença e onipotência estão diante de nós.
Se a primeira parte do texto mostra como a presença de Deus abrande todo lugar e e seu poder é sem limites, a segunda parte mostra que Ele sabe de tudo e está julgando a todos. Seu controle afeta a história de todos os povos, assim os israelitas não eram especiais apenas porque o Senhor os tirou do Egito, ele fez o mesmo com outros povos, o fato histórico não garante o futuro. O que preserva a vida é a obediência, e por isso e somente por isso Ele afirma no verso 8 “não destruirei por completo a casa de Jacó”, diz o SENHOR.” Am 9.8.
A figura da peneira no verso 9 representa bem essa idéia, de que havia um remanescente fiel, pois a peneira não foi feita para eliminar tudo como se não houve trigo bom, mas ela separa o bom do ruim, assim alguns escapariam do prumo e passariam pela peneira. O grande pecado a ser julgado era uma postura de negar o poder, presença e consciência de Deus a ponto de afirmarem ‘O mal não nos alcançará nem nos encontrará.’ Am 9.10.
Conclusão
Conclusão
O verdadeiro povo de Deus é um grupo de pecadores carregando a marca da preocupação moral e espiritual. Sabem da existência do crivo e estão preocupados em passar pelo exame; sabem da existência do prumo e estão preocupados em manter-se dentro do perímetro da graça, vivendo de conformidade com a lei. Eles continuarão sendo pecadores, mas serão sempre pecadores ansiosos por lutar contra o pecado, ansiosos por alcançar a santidade, amando a lei do seu Deus e descansando em sua graça. E eles serão considerados dignos.
Estes não serão exterminados pelo poder do Juiz Eterno, pois o reconhecem e ouvem a Sua voz, atentam para Suas Palavras e andam sob os Seus caminhos.
Aplicação
Aplicação
Olhando para essas verdades, precisamos analisar nossa postura e vida em relação a Deus, e para isso quero destacar alguns pontos:
Os falsos deuses não podem nos proteger;
Há uma peneira moral e espiritual sendo passada pelo Espírito Santo;
Pela fé há esperança;
