PANORAMA - AT #12 - MOISÉS NO EGITO - PARTE 2
Panorama do AT • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 1 viewNotes
Transcript
TEXTO
TEXTO
CONTEXTO - RECAPITULAÇÃO
CONTEXTO - RECAPITULAÇÃO
Gênesis está dividido em dois grupos maiores:
Deus e o mundo (Gn1-11)
Deus e um homem (Gn12-50)
A humanidade a cada dia se distancia mais de Deus
Deus escolhe Noé para que o mundo recomece apenas com o justo e sua família
Deus escolhe Abraão e o tira do meio dos pagãos
Abraão, Isaque e Israel recebem a promessa de uma terra, uma multidão como descendência e o mundo abençoado por meio dessa descendência
Israel e sua família vão ao Egito para não morrerem de fome e se multiplicarem
Um Faraó que nunca conheceu José sobe ao trono e escraviza os hebreus por medo
Moisés é adotado pela filha do Faraó
Moisés mata um egípcio e foge
Moisés faz uma família em Midiã
Moisés tem um encontro com Deus na Sarça
Moisés se encontra com Arão para ir ao Egito
EXPOSIÇÃO
EXPOSIÇÃO
MOISÉS X FARAÓ - ROUND 1 (Ex 5)
MOISÉS X FARAÓ - ROUND 1 (Ex 5)
Nova Almeida Atualizada Capítulo 5
1Depois Moisés e Arão foram e disseram a Faraó:
— Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: “Deixe o meu povo ir, para que me celebre uma festa no deserto.”
2Faraó respondeu:
— Quem é o SENHOR para que eu ouça a sua voz e deixe Israel ir? Não conheço o SENHOR e não deixarei Israel ir.
3Eles prosseguiram:
— O Deus dos hebreus veio ao nosso encontro; portanto, deixe-nos ir caminho de três dias ao deserto, para que ofereçamos sacrifícios ao SENHOR, nosso Deus, para evitar que ele venha sobre nós com peste ou com espada.
4Então o rei do Egito disse:
— Moisés e Arão, por que estão afastando o povo das suas tarefas? Voltem ao trabalho!
5E Faraó disse também:
— O povo da terra já é muito e vocês ainda querem que eles descansem de suas tarefas!
Nova Almeida Atualizada (Capítulo 5)
6Naquele mesmo dia Faraó deu uma ordem aos feitores do povo e aos seus capatazes, dizendo:
7— Daqui em diante não forneçam mais palha ao povo, para fazer tijolos, como antes; que eles mesmos ajuntem para si a palha. 8Mas exijam deles a mesma quantidade de tijolos que antes faziam. Não diminuam a cota. Eles estão desocupados e, por isso, gritam: “Vamos e sacrifiquemos ao nosso Deus.” 9Imponham mais serviço a esses homens, para que se mantenham ocupados e não deem ouvidos a palavras mentirosas.
12Então o povo se espalhou por toda a terra do Egito para ajuntar restolho em lugar de palha. 13Os feitores os pressionavam, dizendo:
— Terminem o trabalho de vocês, a tarefa do dia, como quando havia palha.
14E os capatazes dos filhos de Israel, que os feitores de Faraó tinham posto sobre eles, foram açoitados. Os feitores perguntavam aos capatazes:
— Por que não terminaram nem ontem nem hoje a tarefa de vocês, fazendo tijolos como antes?
15Então os capatazes dos filhos de Israel foram se queixar a Faraó, dizendo:
— Por que o senhor trata assim estes seus servos? 16Já não nos fornecem palha, mas nos dizem: “Façam tijolos.” Eis que estes seus servos são açoitados; porém o seu próprio povo é que tem a culpa.
17Mas Faraó respondeu:
— Vocês são uns desocupados! Vocês estão desocupados e, por isso, dizem: “Vamos e sacrifiquemos ao SENHOR.” 18Voltem, agora, ao trabalho. Vocês não receberão palha, mas terão de produzir a mesma quantidade de tijolos.
20Quando saíram da presença de Faraó, encontraram Moisés e Arão, que estavam à espera deles, 21e lhes disseram:
— Que o SENHOR olhe para vocês e os julgue, porque vocês nos fizeram odiosos aos olhos de Faraó e diante dos seus servos, dando-lhes a espada na mão para nos matar.
22Então Moisés, voltando-se ao SENHOR, disse:
— Ó Senhor, por que afligiste este povo? Por que me enviaste? 23Pois, desde que me apresentei a Faraó, para falar-lhe em teu nome, ele tem maltratado este povo; e tu nada fizeste para livrar o teu povo.
---------------------------------------------------------------------------------
A RESPOSTA DE DEUS (Ex 6)
A RESPOSTA DE DEUS (Ex 6)
1Então o SENHOR disse a Moisés:
— Agora você verá o que vou fazer a Faraó, pois, por mão poderosa, os deixará ir e, por mão poderosa, os expulsará da sua terra.
2Deus falou a Moisés e lhe disse:
— Eu sou o SENHOR. 3Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, O SENHOR, não lhes fui conhecido. 4Também estabeleci a minha aliança com eles, para dar-lhes a terra de Canaã, a terra em que viveram como estrangeiros. 5Eu também ouvi os gemidos dos filhos de Israel, os quais os egípcios escravizam, e me lembrei da minha aliança. 6Portanto, diga aos filhos de Israel: “Eu sou o SENHOR. Vou tirá-los dos trabalhos pesados no Egito, vou livrá-los da escravidão, vou resgatar vocês com braço estendido e com grandes manifestações de juízo. 7Eu os tomarei por meu povo e serei o seu Deus; e vocês saberão que eu sou o SENHOR, seu Deus, que os tiro dos trabalhos pesados no Egito. 8Eu os levarei para a terra que jurei dar a Abraão, a Isaque e a Jacó; darei essa terra a vocês como herança. Eu sou o SENHOR.”
9Desse modo Moisés falou aos filhos de Israel, mas eles não deram ouvidos a Moisés, por causa da angústia de espírito e da dura escravidão.
10O SENHOR falou a Moisés, dizendo:
11— Vá e diga a Faraó, rei do Egito, que deixe que os filhos de Israel saiam de sua terra.
12Moisés, porém, respondeu ao SENHOR, dizendo:
— Eis que os filhos de Israel não me têm ouvido; como, pois, me ouvirá Faraó? E não sei falar bem.
13No entanto, o SENHOR falou a Moisés e a Arão e lhes deu uma ordem para os filhos de Israel e para Faraó, rei do Egito: deveriam tirar os filhos de Israel da terra do Egito.
28No dia em que o SENHOR falou a Moisés na terra do Egito, 29o SENHOR disse a Moisés:
— Eu sou o SENHOR; diga a Faraó, rei do Egito, tudo o que eu digo a você.
30Porém Moisés respondeu na presença do SENHOR:
— Eu não sei falar bem. Como é que Faraó vai me ouvir?
---------------------------------------------------------------------------------
MOISÉS X FARAÓ - ROUND 2 (Ex 7)
MOISÉS X FARAÓ - ROUND 2 (Ex 7)
PRIMEIRA PRAGA
PRIMEIRA PRAGA
Nova Almeida Atualizada (Capítulo 7)
1Então o SENHOR disse a Moisés:
— Veja, eu o constituí como Deus sobre Faraó, e o seu irmão Arão será o seu profeta. 2Você falará tudo o que eu lhe ordenar e Arão, seu irmão, falará a Faraó, para que deixe sair da sua terra os filhos de Israel. 3Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas. 4Faraó não vai ouvir vocês; e eu porei a mão sobre o Egito e farei sair os meus exércitos, o meu povo, os filhos de Israel, da terra do Egito, com grandes manifestações de juízo. 5Os egípcios saberão que eu sou o SENHOR, quando eu estender a mão sobre o Egito e tirar do meio deles os filhos de Israel.
6Assim fizeram Moisés e Arão; como o SENHOR lhes havia ordenado, assim fizeram. 7Moisés tinha oitenta anos, e Arão, oitenta e três, quando falaram com Faraó.
8O SENHOR falou a Moisés e a Arão:
9— Quando Faraó lhes disser: “Façam um milagre”, você, Moisés, dirá a Arão: “Pegue o seu bordão e jogue-o diante de Faraó”; e o bordão virará uma serpente.
10Então Moisés e Arão foram até Faraó e fizeram como o SENHOR lhes havia ordenado. Arão jogou o seu bordão diante de Faraó e diante dos seus oficiais, e ele virou uma serpente. 11Faraó, porém, mandou vir os sábios e encantadores, e eles, os sábios do Egito, fizeram também o mesmo com as suas ciências ocultas. 12Pois cada um deles jogou o seu bordão, e eles viraram serpentes; mas o bordão de Arão devorou os bordões deles. 13No entanto, o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito.
14O SENHOR disse a Moisés:
— O coração de Faraó está obstinado. Ele não quer deixar o povo ir. 15Vá falar com Faraó pela manhã. Ele sairá às águas e você estará à espera dele na beira do rio. Leve o bordão que virou serpente 16e diga a Faraó: “O SENHOR, o Deus dos hebreus, me enviou para dizer-lhe: ‘Deixe o meu povo ir, para que me adore no deserto.’ Mas até agora você não quis ouvir. 17Assim diz o SENHOR: ‘Nisto você saberá que eu sou o SENHOR: com este bordão que tenho na mão ferirei as águas do rio, e elas vão virar sangue. 18Os peixes que estão no rio vão morrer, o rio vai cheirar mal, e os egípcios terão nojo de beber água do rio.’ ”
19O SENHOR disse ainda a Moisés:
— Diga a Arão que pegue o seu bordão e estenda a mão sobre as águas do Egito, sobre os seus rios, sobre os seus canais, sobre as suas lagoas e sobre todos os seus reservatórios, para que virem sangue. E haverá sangue em toda a terra do Egito, tanto nas vasilhas de madeira como nas de pedra.
20Moisés e Arão fizeram como o SENHOR lhes havia ordenado: Arão, levantando o bordão, feriu as águas que estavam no rio, à vista de Faraó e seus oficiais; e toda a água do rio virou sangue. 21Os peixes que estavam no rio morreram, o rio cheirou mal, e os egípcios não podiam beber a água do rio; e houve sangue por toda a terra do Egito. 22Porém os magos do Egito fizeram o mesmo com as suas ciências ocultas, de maneira que o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito. 23Faraó virou-se e foi para casa, sem dar atenção ao que havia acontecido. 24Todos os egípcios cavaram junto ao rio para encontrar água para beber, pois das águas do rio não podiam beber. 25Assim se passaram sete dias, depois que o SENHOR feriu o rio.
A relação entre as Dez Pragas do Egito e os deuses egípcios é central para compreender o propósito teológico por trás das pragas enviadas por Deus. Cada praga não apenas trouxe sofrimento sobre o Egito, mas também desafiou diretamente o sistema religioso egípcio, mostrando a superioridade de Yahweh sobre as divindades que o Egito adorava. As pragas podem ser vistas como um ataque direto contra os falsos deuses do Egito, desafiando sua autoridade e poder.
Alvo: Hapi, deus do Nilo – O rio Nilo era considerado a fonte da vida no Egito, adorado como uma divindade, pois sustentava a agricultura e a economia egípcia. Hapi era o deus associado à fertilidade do rio.
Desafio: Quando Deus transforma o Nilo em sangue, Ele desafia diretamente o poder e a vitalidade de Hapi, mostrando que o controle sobre o rio e sua vida pertence a Yahweh. Deus fez o deus da vida sangrar.
---------------------------------------------------------------------------------
MOISÉS X FARAÓ - ROUND 3 (Ex 8)
MOISÉS X FARAÓ - ROUND 3 (Ex 8)
SEGUNDA PRAGA
SEGUNDA PRAGA
Nova Almeida Atualizada (Capítulo 8)
1Depois o SENHOR disse a Moisés:
— Vá falar com Faraó e diga-lhe: Assim diz o SENHOR: “Deixe ir o meu povo, para que me adore. 2Se você não quiser deixá-lo ir, eis que castigarei com rãs todo o seu território. 3O rio produzirá rãs em abundância, que subirão e entrarão em sua casa, no seu quarto de dormir, sobre a sua cama, nas casas dos seus oficiais, sobre o seu povo, nos seus fornos e nas suas amassadeiras. 4As rãs virão sobre você, sobre o seu povo e sobre todos os seus oficiais.”
5O SENHOR disse ainda a Moisés:
— Diga a Arão que estenda a mão com o seu bordão sobre os rios, sobre os canais e sobre as lagoas e faça subir rãs sobre a terra do Egito.
6Arão estendeu a mão sobre as águas do Egito, e subiram rãs e cobriram a terra do Egito. 7Então os magos fizeram o mesmo com as suas ciências ocultas e fizeram aparecer rãs sobre a terra do Egito.
FARAÓ SE RENDE PARTE 1
FARAÓ SE RENDE PARTE 1
8Faraó chamou Moisés e Arão e lhes disse:
— Peçam ao SENHOR que tire as rãs de mim e do meu povo; então deixarei que o povo vá e ofereça sacrifícios ao SENHOR.
9Moisés disse a Faraó:
— Tenha a bondade de me dizer quando é que devo orar por você, pelos seus oficiais e pelo seu povo, para que as rãs sejam retiradas de você e das suas casas e fiquem somente no rio.
10Faraó respondeu:
— Amanhã.
Moisés disse:
— Seja conforme a sua palavra, para que você saiba que não há ninguém como o SENHOR, nosso Deus. 11As rãs se afastarão de você, das suas casas, dos seus oficiais e do seu povo; ficarão somente no rio.
12Então Moisés e Arão saíram da presença de Faraó. E Moisés clamou ao SENHOR por causa das rãs, conforme havia combinado com Faraó. 13E o SENHOR fez conforme a palavra de Moisés: morreram as rãs nas casas, nos pátios e nos campos. 14Os egípcios ajuntaram as rãs em montões e montões, e a terra cheirou mal. 15Vendo, porém, Faraó que havia alívio, continuou de coração endurecido e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito.
Alvo: Heket, deusa da fertilidade – Heket era representada como uma mulher com cabeça de rã e era associada ao nascimento e à fertilidade.
Desafio: A invasão de rãs descontroladas, que enchem o Egito, subverte o poder de Heket, transformando seu símbolo de vida e fertilidade em uma maldição. Deus mostra que Ele controla até os animais considerados sagrados.
TERCEIRA PRAGA
TERCEIRA PRAGA
16O SENHOR disse a Moisés:
— Diga a Arão que estenda o seu bordão e bata no pó da terra, para que se transforme em piolhos por toda a terra do Egito.
17Eles assim fizeram. Arão estendeu a mão com seu bordão e bateu no pó da terra, e houve muitos piolhos nas pessoas e no gado; todo o pó da terra se transformou em piolhos por toda a terra do Egito. 18E os magos fizeram o mesmo com as suas ciências ocultas para produzirem piolhos, mas não conseguiram. E havia piolhos nas pessoas e no gado. 19Então os magos disseram a Faraó:
— Isto é o dedo de Deus.
Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito.
Alvo: Geb, deus da terra – Geb era o deus da terra,estimula o mundo material dos indivíduos e lhes assegura enterro no solo após a morte. É o responsável pela fertilidade e pelo sucesso nas colheitas.
Desafio: Deus transforma a terra, fonte de vida, em fonte de tormento, mostrando que até a terra obedece a Ele, e não a Geb.
QUARTA PRAGA
QUARTA PRAGA
20O SENHOR disse a Moisés:
— Levante-se de manhã cedo e apresente-se a Faraó. Eis que ele sairá às águas. Diga-lhe: Assim diz o SENHOR: “Deixe o meu povo ir, para que me adore. 21Se você não deixar o meu povo ir, eis que eu enviarei enxames de moscas sobre você, sobre os seus oficiais, sobre o seu povo e nas suas casas. As casas dos egípcios se encherão destes enxames, e também a terra em que eles estiverem. 22Naquele dia, separarei a terra de Gósen, onde mora o meu povo, para que nela não haja enxames de moscas, e você saiba que eu sou o SENHOR no meio desta terra. 23Farei distinção entre o meu povo e o seu povo; amanhã se dará este sinal.”
24Assim fez o SENHOR, e vieram grandes enxames de moscas à casa de Faraó, às casas dos seus oficiais e sobre toda a terra do Egito. E a terra ficou arruinada com estes enxames.
25Faraó chamou Moisés e Arão e disse:
— Vão e ofereçam sacrifícios ao seu Deus, mas sem sair desta terra.
26Moisés respondeu:
— Não convém que façamos assim porque ofereceríamos ao SENHOR, nosso Deus, sacrifícios que são abomináveis aos egípcios. Se oferecermos tais sacrifícios diante dos seus olhos, não é verdade que eles nos apedrejarão? 27Temos de ir caminho de três dias ao deserto e ofereceremos sacrifícios ao SENHOR, nosso Deus, como ele nos disser.
28Então Faraó disse:
— Eu os deixarei ir, para que ofereçam sacrifícios ao SENHOR, seu Deus, no deserto. Só que vocês não devem ir muito longe. E orem também por mim.
29Moisés respondeu:
— Eis que saio da sua presença e orarei ao SENHOR. Amanhã, estes enxames de moscas se afastarão de Faraó, dos seus oficiais e do seu povo. Só que Faraó não deve me enganar outra vez, não deixando o povo ir para que ofereça sacrifícios ao SENHOR.
30Então Moisés saiu da presença de Faraó e orou ao SENHOR. 31E o SENHOR fez conforme a palavra de Moisés, e os enxames de moscas se afastaram de Faraó, dos seus oficiais e do seu povo; não ficou uma só mosca. 32Mas ainda desta vez Faraó endureceu o coração e não deixou o povo ir.
Alvo: Khepri, deus da criação e renovação – Khepri era representado como um escaravelho (besouro) e estava associado ao ciclo do sol e ao renascimento, renovação e ressurreição. O deus Khepri criou-se a partir da matéria primordial ao dizer seu próprio nome.
Desafio: A praga das moscas, possivelmente enxames de insetos, desafia o controle de Khepri sobre o ciclo da vida e criação, demonstrando que Yahweh é o Criador soberano sobre todas as criaturas.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Quantas vezes temos questionado a Deus quando sofremos por sermos cristãos?
Não espere que Deus te livrará de todo sofrimento e perseguição;
Não deixe a angústia e as dores te impedirem de crer e dar ouvidos a Deus;
Quando ouvir a voz de Deus, não endureça o seu coração;
Deus não permite que sejamos assolados pela sua ira, ele nos separa dos demais;
Tudo o que existe no mundo foi criado por Deus para nos servir, não o contrário;