Ministros fiéis ao Senhor
Carta aos Filipenses • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 12 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
Paulo escreveu essa carta para a igreja de Filipos quando estava preso na cidade de Roma, essa é a prisão domiciliar do apóstolo Paulo onde permaneceu por dois anos. A carta aos Filipenses foi escrita por volta de 61 d.C.
Paulo escreveu essa carta com três propósitos:
1. Para expressar a sua gratidão à igreja, porque a igreja de Filipos enviou Epafrodito até Roma para entregar a oferta financeira ao apóstolo Paulo.
2. Para relatar o motivo de enviar Epafrodito de volta à cidade de Filipos.
3. Paulo escreveu para exortar a igreja sobre alguns aspectos da vida cristã:
A unidade
A humildade
A alegria
Os falsos ensinos
Resolução de conflitos
E dentre outros assuntos que vão surgindo ao longo da carta.
Ideia Central
Ideia Central
Paulo estava preso em Roma, mas tinha o apoio dos seus companheiros.
Transição
Transição
Veremos dois ministros que são destacado pelo apóstolo Paulo.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
1° Timóteo, o obreiro aprovado (v. 19-24)
1° Timóteo, o obreiro aprovado (v. 19-24)
Paulo tinha os seus colaboradores, que o ajudavam na causa do evangelho e no cuidado com o pastoreio da igreja de Cristo. Paulo contava com o apoio de Timóteo, enquanto estava preso em Roma, porque Paulo gostaria de saber notícias da igreja (v. 19) e ele desejava ver os irmãos em breve (v. 23-24). O texto apresenta quatro verdades sobre Timóteo:
1ª Timóteo, o enviado de Paulo (v. 19)
1ª Timóteo, o enviado de Paulo (v. 19)
19 Espero no Senhor Jesus enviar-lhes Timóteo brevemente, para que eu também me sinta animado quando receber notícias de vocês.
Paulo estava preso em Roma, por isso não iria conseguir visitar os irmãos de Filipos. Por isso, a alternativa para ele saber notícias da igreja, era enviar Timóteo. Ele desejava saber notícias de como estava os irmãos, isso demonstra que Paulo era um pastor que se importava com o rebanho do Senhor, porque ele afirma que ficaria animado quando Timóteo trouxesse notícias da igreja.
O apóstolo envia Timóteo, para que a igreja pudesse ter notícias de Paulo, enquanto ele estava preso. Timóteo seria o canal de comunicação entre a igreja de Filipos e o apóstolo Paulo.
2ª Timóteo se preocupava com a igreja (v. 20-21)
2ª Timóteo se preocupava com a igreja (v. 20-21)
20 Não tenho ninguém que, como ele, tenha interesse sincero pelo bem-estar de vocês, 21 pois todos buscam os seus próprios interesses e não os de Jesus Cristo.
Paulo elogia Timóteo, afirmando que ele era interessado pelo bem - estar dos irmãos, isso é uma característica fundamental na vida de um pastor e ele se preocupava com as ovelhas de Cristo.
A Almeida Revista e Atualizada traduz esse texto da seguinte forma:
20 Porque a ninguém tenho de igual sentimento que, sinceramente, cuide dos vossos interesses;
A expressão “de igual sentimento” significa de mesma alma. Isso quer dizer que Timóteo tinha o mesmo caráter que o apóstolo Paulo.
Timóteo não era egoísta buscando apenas os seus próprios interesses, mas buscava os interesses do Cristo, do reino do Senhor, de fazer a obra de Deus. Ele aprendeu a buscar os interesses do outro com o exemplo de Cristo e com o apóstolo Paulo. Ele não buscava a glória para si, mas buscava para a glória de Deus. Ele não queria ser promovido no ministério. Ele não era um pastor que estava no ministério por causa de dinheiro. Ele não buscava reputação, mas o alvo dele era: “os interesses da igreja”.
3ª Timóteo era um homem de caráter (v. 22 a)
3ª Timóteo era um homem de caráter (v. 22 a)
22 Mas vocês sabem que Timóteo foi aprovado porque serviu comigo
Timóteo era um homem que tinha um bom testemunho de vida. Ele foi testado e aprovado diante de Deus e diante dos homens. Ele serviu ao Senhor no ministério junto com Paulo e do apóstolo testificou de que ele era um homem de caráter aprovado. As palavras de Paulo não era de ouvir falar sobre Timóteo, mas de conviver e ver de perto a conduta de Timóteo. Além de Paulo, a igreja de Filipos conhecia Timóteo e sabia do caráter dele.
4ª Timóteo pregava o evangelho (v. 22 b)
4ª Timóteo pregava o evangelho (v. 22 b)
22 no trabalho do evangelho como um filho ao lado de seu pai.
Timóteo serviu junto com o apóstolo Paulo, ele estava auxiliando Paulo, assim como um filho ajuda o seu pai no trabalho. Ele estava junto com o apóstolo pregando o evangelho de Cristo. Ele estava cumprindo com a ordem de Jesus Cristo que diz:
15 E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.
23 Portanto, é ele quem espero enviar, tão logo me certifique da minha situação, 24 confiando no Senhor que em breve também poderei ir.
Paulo iria enviar Timóteo, porém, ele estava ansiando ver os irmãos em Filipos. Por isso, ele afirmou que confiava no Senhor, para ser liberto da prisão e estaria livre para visitá-los e desfrutar da comunhão.
2° Epafrodito, o companheiro de lutas (v. 25-30)
2° Epafrodito, o companheiro de lutas (v. 25-30)
O Epafrodito foi enviado pela igreja de Filipos para entregar uma oferta financeira para o apóstolo. Paulo tinha uma grande consideração por ele, mas entendeu que era o momento de enviá-lo de volta a Filipos. Diante disso, veremos cinco considerações que Paulo faz sobre Epafrodito:
1ª Epafrodito era um cooperador do evangelho (v. 25)
1ª Epafrodito era um cooperador do evangelho (v. 25)
25 Contudo, penso que será necessário enviar-lhes de volta Epafrodito, meu irmão, cooperador e companheiro de lutas, mensageiro que vocês enviaram para atender às minhas necessidades.
A Bíblia não fala muito a respeito de Epafrodito, o nome dele só aparecesse nessa carta. Paulo diz que Epafrodito era seu irmão, mas irmão em Cristo, pois eles foram lavados e remidos no sangue do Senhor. Eles viviam em comunhão e o amor fraternal.
Paulo afirma que ele é um cooperador, isso quer dizer um companheiro de trabalho, ou seja, aquele que participa da mesma atividade. Nesse sentido Epafrodito trabalhava em prol do evangelho de Cristo, da mesma forma que Paulo.
Epafrodito era um companheiro de lutas, essa expressão significa uma pessoa que serve no mesmo exército. Isso mostra que ele lutava com Paulo para que o evangelho fosse expandido.
Epafrodito era um mensageiro, essa expressão significa “enviado”. Ele foi enviado pela igreja de Filipos até Roma, onde o apóstolo Paulo estava preso, para suprir as necessidades financeiras de Paulo:
18 Recebi tudo, e o que tenho é mais que suficiente. Estou amplamente suprido, agora que recebi de Epafrodito os donativos que vocês enviaram. São uma oferta de aroma suave, um sacrifício aceitável e agradável a Deus.
Paulo mostra o motivo de enviar Epafrodito novamente, por isso escreveu essa carta, provavelmente para que a igreja não pensasse que Epafrodito não estava servindo bem Paulo. Pelo contrário, ele estava apoiando o ministério.
2ª Epafrodito desejava ver a igreja (v. 26 a)
2ª Epafrodito desejava ver a igreja (v. 26 a)
26 Pois ele tem saudade de todos vocês
Epafrodito estava em Roma, mas desejava ver os irmãos em Filipos, pois estava com saudades da igreja. Mas o sentimento dele era de um intenso desejo para está com a igreja.
3ª Epafrodito ficou doente por servir ao Senhor (v. 26 b - 27)
3ª Epafrodito ficou doente por servir ao Senhor (v. 26 b - 27)
26 e está angustiado porque ficaram sabendo que ele esteve doente.
27 De fato, ficou doente e quase morreu. Mas Deus teve misericórdia dele, e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza.
Epafrodito ficou angustiado, essa palavra descreve alguém que está com uma aflição extrema espiritualmente. Ele ficou aflito porque a igreja estava preocupada com a doença dele. O texto bíblico não descreve essa doença, mas é notório ver que ela foi grave, pois o texto mostra que ele quase morreu, porém, o Senhor estendeu a sua misericórdia e livrou-o da morte e livrou Paulo de ficar triste.
4ª Epafrodito seria enviado de volta a Filipos (v. 28)
4ª Epafrodito seria enviado de volta a Filipos (v. 28)
28 Por isso, logo o enviarei, para que, quando o virem novamente, fiquem alegres e eu tenha menos tristeza.
Nesse texto o apóstolo Paulo relata o motivo de enviar Epafrodito de volta para que a igreja. Em primeiro lugar a presença dele iria trazer alegria para os irmãos em Filipos. Em segundo lugar, o apóstolo Paulo não iria se preocupar com a igreja, porque Epafrodito estaria com o povo, a fim de ajudá-los na ausência de Paulo.
5ª Epafrodito arriscou a sua vida (v. 29-30)
5ª Epafrodito arriscou a sua vida (v. 29-30)
29 E peço que vocês o recebam no Senhor com grande alegria e honrem homens como este, 30 porque ele quase morreu por amor à causa de Cristo, arriscando a vida para suprir a ajuda que vocês não me podiam dar.
Paulo roga a igreja para que receba Epafrodito com muita alegria e com honra. A igreja deve considerar esse tipo de homem que é fiel ao Senhor, com grande consideração, porque é valioso, fiel e e está disposto a pagar o preço e morrer por amor a Jesus Cristo. Ele arriscou a sua vida e quase enfrentou a morte.
Paulo afirma que a igreja precisa se submeter a liderança da igreja.
12 Agora lhes pedimos, irmãos, que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham. 13 Tenham-nos na mais alta estima, com amor, por causa do trabalho deles. Vivam em paz uns com os outros.
Conclusão
Conclusão
Para concluir, Paulo estava preso em Roma, mas ele tinha homens fiéis ao Senhor, que o ajudava no ministério. Ele destaca dois companheiros: “Timóteo e Epafrodito”, esses homens eram zelosos e dedicados na obra do Senhor.
Nos dias atuais existem muitos falsos mestres que propagam mentiras e que estão no ministério para se auto beneficiarem. Porém, existem homens de Deus, que pregam o evangelho e a palavra de Deus com fidelidade. A igreja de Cristo precisa valorizar os ministros que são fiéis ao Senhor, aqueles que se dedicam na obra do Senhor, aqueles que estão interessados no Reino de Deus.
Aplicação
Aplicação
Busque se dedicar na obra do Senhor e pregue o evangelho por onde você passar.
Busque valorizar homens fiéis ao Senhor e que dedicam as suas vidas em favor do Reino de Deus.
