Paulo no Areópago

Solo Scriptura  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

Paulo no Areópago

A 31 de Outubro de 1517 temos um marco histórico para aquilo que vemos como um grito contra a religião predominante, surge nesta data as 95 teses de Lutero conhecidas como Reforma Protestante.
Faz no final deste mês 507 anos de tal acontecimento quando Lutero afixou na porta da capela de Wittemberg 95 teses que gostaria de discutir com os teólogos católicos.
A história de Lutero mostra a sua experiencia depois de uma forte trovoada que o levou a fazer uma promessa que o levou inicialmente ao mosteiro como monge mais tarde professor em Wittemberg.
E exitem relatos que quando se confessava e saia para fazer penitencia, ele voltava a traz para o confessionário pois se tinha esquecido de confessar outro pecado e para ele era motivo de ser condenado.
Tinha como prática a autoflagelação como penitencia pelos seus pecados.
Existe uma leitura que mudou a forma de viver de Lutero
Romans 1:17 BEARA
visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.
Das 95 teses que Lutero escreveu, foram centradas naquilo que hoje são conhecidas como Cinco solas da Reforma Protestante
Sola scriptura - somente a Escritura
Sola fide - somente a fé
Sola gratia - somente a graça
Solus Christus - somente Cristo
Soli Deo gloria - glória somente a Deus
Quero hoje me centrar num dos 5 pilares da reforma protestante
Solo Scriptura - somente a escritura
Atos dos Apóstolos 17.16–34 (BEARA)
Enquanto Paulo os esperava em Atenas,o seu espírito se revoltava em face da idolatria dominante na cidade.
Por isso, dissertava na sinagoga entre os judeus e os gentios piedosos; também na praça, todos os dias, entre os que se encontravam ali.
E alguns dos filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele, havendo quem perguntasse: Que quer dizer esse tagarela? E outros: Parece pregador de estranhos deuses; pois pregava a Jesus e a ressurreição.
Então, tomando-o consigo, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos saber que nova doutrina é essa que ensinas?
Posto que nos trazes aos ouvidos coisas estranhas, queremos saber o que vem a ser isso.
Pois todos os de Atenas e os estrangeiros residentes de outra coisa não cuidavam senão dizer ou ouvir as últimas novidades.
Então, Paulo, levantando-se no meio do Areópago, disse: Senhores atenienses! Em tudo vos vejo acentuadamente religiosos;
porque, passando e observando os objetos de vosso culto, encontrei também um altar no qual está inscrito: Ao Deus Desconhecido. Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente aquele que eu vos anuncio.
O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas.
Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais;
de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação;
para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós;
pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração.
Sendo, pois, geração de Deus, não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem.
Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam;
porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos.
Quando ouviram falar de ressurreição de mortos, uns escarneceram, e outros disseram: A respeito disso te ouviremos noutra ocasião.
A essa altura, Paulo se retirou do meio deles.
Houve, porém, alguns homens que se agregaram a ele e creram; entre eles estava Dionísio, o areopagita, uma mulher chamada Dâmaris e, com eles, outros mais.
Introdução:
Paulo como talvez alguns de nós, sentimos um ardor por tanta maldade e idolatria à nossa volta, no entanto movido pelo E.S. e cheio de ousadia e sabedoria ele abre a boca no versículo
Acts 17:23 BEARA
porque, passando e observando os objetos de vosso culto, encontrei também um altar no qual está inscrito: Ao Deus Desconhecido. Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente aquele que eu vos anuncio.
Esta é uma afirmação fantástica, mas por outro lado bombástica!
Paulo por outras palavras diz: “Posso ter a vossa atenção, vocês são tão religiosos, tão preocupados em ter altares construídos para cada deus que se possa imaginar, que vocês têm até um altar construído para um Deus que vocês não conhecem. Bem, eu vou falar a respeito desse Deus que vocês não conhecem”, e então nos próximos versículos Paulo compartilha o Evangelho com eles.
O povo de Atenas não é diferente do povo que mora na nossa rua aqui no Cartaxo (Rio Maior, Arrifana) ou das pessoas na escola ou dos colegas que temos no nosso trabalho. Há muitas pessoas que acreditam que Deus seja “desconhecido”. Elas podem se referir a si próprios como “agnósticos”.  Quantos de vocês já ouviram esta palavra agnóstico? Os agnósticos acreditam que provavelmente exista algum tipo de deus, mas eles não acreditam que tal deus possa ser conhecido de uma forma pessoal.
Bem, a Bíblia nos ensina que existe apenas Um Deus e que nós podemos conhecê-Lo de uma forma especial, de verdade. A Bíblia nos ensina nesta manhã ( tarde) sobre o “Desconhecido Deus que pode ser conhecido.”
Existem algumas particularidades de Paulo quando anuncia as escrituras
I. Revelar o Evangelho de Deus para a Cultura (16-21)
Aproveitando para apanhar boleia do versículo chave para o livro é Atos 1:8. Jesus diz: “E recebereis poder quando vier sobre vós o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.
Então, nós, como seguidores de Jesus Cristo, somos Suas testemunhas, levando o Evangelho para as pessoas Cartaxo, Azambuja, Portugal, e confins da terra. E enquanto cumprimos esse Grande Comissionamento do nosso Senhor que ocorre simultaneamente, muitos de nós passa a maior parte do tempo aqui nesta comunidade, então nós temos este desafio de revelar o Evangelho de Deus à cultura ao nosso redor.
Paulo revela o Evangelho de Deus à cultura em Atenas. Atenas era uma grande cidade nos dias de Paulo, era uma cidade muito académica, um lugar cheio de cultura e história. Atenas era o lugar de grandes filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles. A cidade era cheia de construções impressionantes, estátuas, santuários e altares.
A Bíblia diz no versículo 16 que, enquanto ele aguardava Silas e Timóteo, seu espírito se “revoltava” em si mesmo quando ele viu que a cidade estava entregue aos ídolos. A NVI traz uma melhor tradução para a palavra, ela diz “profundamente indignado”. O coração de Paulo se condoeu por um povo que estava completamente entregue à idolatria. Eles estavam perdidos e sem Cristo.
E o que Paulo faz? Ele revela o Evangelho de Deus à cultura.
Acts 17:17 BEARA
Por isso, dissertava na sinagoga entre os judeus e os gentios piedosos; também na praça, todos os dias, entre os que se encontravam ali.
Ele estava a compartilhar o Evangelho aonde tivesse oportunidade. Eu quero ser assim, e tu meu irmão, minha irmã?
Pedimos tantas vezes a Deus para nos dar uma oportunidade de testemunhar.
Situação hipotética, alguém que tem confiança connosco fala que a vida está dificil (a oportunidade que pedimos pode ser esta) que fazemos? É verdade onde vamos parar assim.
No versículo 18 diz que Paulo encontrou: “alguns filósofos epicureus e estóicos”.
Os Epicureus eram pessoas que acreditavam que se existisse algum deus, então esse deus não tinha nada a ver com o mundo. Eles ficavam ausentes do mundo e os fatos aconteciam por acaso. Portanto, os Epicureus não acreditavam em julgamento de Deus, A sua filosofia baseava-se na ideia de que o prazer era o principal objetivo da vida..
Os Estóicos, por outro lado, eram panteístas. Eles acreditavam que deus era tudo e que suas vidas eram governadas pelo destino. O que quer que acontecesse a cada um, era o destino. O mundo era duro e cruel, mas era assim que o mundo era, então os Estóicos viviam uma vida de isolamento, inerte e indiferente, acreditavam que a chave para a felicidade era viver de modo racional e em harmonia com a natureza. Segundo eles, um homem realmente sábio era indiferente à dor ou ao prazer.
Esta é a cultura que Paulo encontra em Atenas. O versículo 18 diz que estes filósofos Epicureus e Estóicos ouvem Paulo e se referem a ele como um “tagarela”. Uma expressão como fala barato, diz coisas sem importância ou valor, aquele que fala muito; linguarudo.
E o que eles fazem com Paulo? Versículo 19: “Então, tomando-o consigo, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos saber que nova doutrina é essa que ensinas? ?” O Areópago era um conselho e tribunal, local onde as mais altas instancias estariam presentes.
O versículo 20 encaixa como uma luva com o 21 justificando também porque levaram Paulo ao Areopago: Eles tinham curiosidade.
O verdadeiro evangelho anunciado com ousadia, não cai em saco sem fundo
Para os mais interessados em perceber como Paulo adequava a mensagem, não a modificava, apenar adequava aos seus ouvintes encontramos 2 formas diferentes usadas por Paulo para anunciar o evangelho: atos 13:13-50 grupo na sinagoga em busca de respostas espirituais; atos 14:8-18 - Grupo de pessoas com menos cultura
II. Reconhecer a Grandeza de Deus na Criação (22-31)
o foco de Paulo pregar sobre a grandeza de Deus; a grandeza de Deus na criação.
Acts 17:22–23 BEARA
Então, Paulo, levantando-se no meio do Areópago, disse: Senhores atenienses! Em tudo vos vejo acentuadamente religiosos; porque, passando e observando os objetos de vosso culto, encontrei também um altar no qual está inscrito: Ao Deus Desconhecido. Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente aquele que eu vos anuncio.
Paulo movido pelo E.S. vê a ligação perfeita para apresentar Deus. Ele conhece o Deus que vai apresentar
Acts 17:24 BEARA
O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas.
Deus fez todas as coisas e se Deus fez todas as coisas então Ele é Senhor de todas as coisas. Ele não habita em coisas que os homens fizeram. Ele é muito maior que isso!
Deus é maior do que qualquer coisa que possamos imaginar. Ele é imenso. Sua grandeza excede todas as coisas. Paulo nos lembra que Deus é maior do que possamos imaginar e Ele nem precisa de nós.
Acts 17:25 BEARA
Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais;
Deus não pode ser servido por mãos de homens, como se necessitasse de alguma coisa! Deus não precisa de nada. Esta é a doutrina da auto-suficiência de Deus. Ele não precisa de nada. Ele não só não precisa como é Ele que dá– (o que?) – vida, respiração e todas as coisas”.
Um exercício rápido: Quantos de vocês estão vivos, podem levantar as mãos. Digam: “Obrigado, Deus, pela vida”. Quantos de vocês estão a respirar? Digam: “Obrigado, Deus pelo ar que respiramos”. Quantos de vocês têm roupa? Digam: “Obrigado, Senhor”.
Acts 17:26–27 BEARA
de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação; para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós;
Aqui está um reconhecimento da soberania de Deus sobre a criação. Ele criou todos os homens de um sangue, de Adão, e “determinou os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação”.
Isto é, “Deus colocou as pessoas onde Ele quer que elas estejam”. As pessoas de Atenas moravam em Atenas porque era ali que Deus os queria. Eu moro em Rio Maior agora porque é aqui que Deus me quer.
E o versículo 27 indica que Deus busca um relacionamento pessoal conosco. Deus coloca as pessoas onde ele as quer, “para que elas o busquem o Senhor e O encontrem, embora Ele não esteja longe de cada um de nós”. Nós devemos buscar Deus, mas por causa do nosso pecado, por causa da escuridão da nossa situação, nós somos como homens “tateando” no escuro e nós nem sequer nos damos conta de que “Ele não está longe de nós”.
Acts 17:28–30 BEARA
pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração. Sendo, pois, geração de Deus, não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem. Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam;
A biblia apresenta 2 caminhos 1 leva a perdição e outro à vida eterna por meio de Jesus Cristo e esta mudança de caminho nos leva em determinado momento da nossa vida a nos Arrependermos. Por que?
Acts 17:31 BEARA
porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos.
Há um dia para o julgamento. O tempo chega em que cada pessoa ficará diante do Juiz do universo. Nós vamos ficar diante de Deus e Deus vai nos julgar em justiça.
Aqui novamente, a razão pela qual os crentes devem ser agradecidos por serem julgados em Cristo Jesus. Jesus Cristo tomou nosso lugar ao morrer pelos nossos pecados . Deus olha para mim e vê as minhas vestes lavadas pelo sangue do cordeiro, Jesus Cristo. Nas palavras de John Newton:
…Uma vez que meu Salvador faz a intermediação, Aquele que derramou Seu precioso sangue,
É Ele ao invés de mim, quando eu me dirijo à Deus.
Assim, embora um pecador, estou seguro: Ele intercede junto ao trono
Sua vida e morte em meu favor, e chama de Seus os que são pecados meus.
Que amor maravilhoso, quanto mistério, é refletido nesse encontro!
Minhas violações à lei são Dele, e a obediência Dele, minha.
Isto leva ao fim de tudo a que tipo de resposta cada um dá individualmente
III. Resposta ao chamado de Deus em Cristo (32-34)
Paulo compartilhou o Evangelho com os Atenienses. Qual será a reação deles? Qual a resposta deles à salvação em Cristo?
Acts 17:32–34 (BEARA)
Quando ouviram falar de ressurreição de mortos, uns escarneceram, e outros disseram: A respeito disso te ouviremos noutra ocasião.
A essa altura, Paulo se retirou do meio deles.
Houve, porém, alguns homens que se agregaram a ele e creram; entre eles estava Dionísio, o areopagita, uma mulher chamada Dâmaris e, com eles, outros mais.
Vejamos aqui três respostas para o Evangelho: 1) escárnio, 2) voltaremos a falar, 3) crença.
Assim como com Paulo estas serão as 3 respostas que iremos encontrar, aqueles que vão a caminho da perdição e fazem pouco dos avisos para se arrependerem, outros que esperam uma outra oportunidade, não deixam de estar num local perigoso, pois a ninguém é dado a conhecer a hora que irá comparecer diante de Deus, e temos alguns, pelo termo usado percebemos que não foi a maioria, uma pequena parte creram na pregação de Paulo.
Queria aproveitar este momento para se por algum motivo alguém que aqui está hoje ainda está como inimigo de Deus, só existem 2 repostas, aceitar a salvação de Cristo ou rejeitar, mesmo os que aguardaram para mais tarde, naquele momento rejeitaram Cristo.
Porque eu trouxe esta mensagem hoje, e dei o titulo Sola Scriptura.
Porque o que vemos tanto em Paulo como na vida de Martinho Lutero, é a forma como a escritura é o poder de Deus
Romans 1:16 BEARA
Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deuspara a salvação de todo aquele que crê,primeiro do judeue também do grego;
Reconhecemos que a Palavra de Deus é a verdade e que quem a conhece será livre, não de uma prisão física, mas dos pecados que nos acorrentam (paulo experimentou isso a caminho de Damasco atos 9.
e enquanto igreja devemos evidenciar que a Bíblia é a nossa única regra de fé e prática.
Matthew 7:24–27 BEARA
Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.
Qual a postura diferenciada encontramos aqui?
PRATICA / NÃO PRATICA
Quando se vê o resultado?
QUANDO CAI A CHUVA, TRANSBORDAM OS RIOS E SOPRAM OS VENTOS
Related Media
See more
Related Sermons
See more