Aula 6 - Ministério Prático

Ministério Prático Rhema  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 39 views
Notes
Transcript

Ministério de Socorros

1 Corinthians 12:28 (NAA)
A uns Deus estabeleceu na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, os que têm dons de curar, ou de ajudar, ou de administrar, ou de falar em variedade de línguas.
Antilepsis - Auxiliar, Ajudar, Socorrer; um ajudador, um auxiliador.
Romans 12:6–8 (NAA)
Temos, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se é profecia, seja segundo a proporção da fé; se é ministério, dediquemo-nos ao ministério; o que ensina dedique-se ao ensino; o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com generosidade; o que preside, com zelo; quem exerce misericórdia, com alegria.
Os dons são dados de acordo com a graça de Deus (Efésios 4.7) dentro eles, temos Ministério.
Diakonia - Serviço a pedido de outro.
Acts 6:1–6 (NAA)
Naqueles dias, aumentando o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária. Então os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram:
— Não é correto que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas. Por isso, irmãos, escolham entre vocês sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, para os encarregarmos desse serviço. Quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra.
O parecer agradou a todos. Então elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia. Apresentaram estes homens aos apóstolos, que, orando, lhes impuseram as mãos.
Estevão era um diacono (ministro de socorros cheio de fé e de poder)
Acts 6:8–10 (NAA)
Estêvão, cheio de graça e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. Então alguns dos que eram da sinagoga chamada dos Libertos, dos cireneus, dos alexandrinos e dos da Cilícia e da província da Ásia se levantaram e discutiam com Estêvão. Mas eles não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito, pelo qual ele falava.
Estevão serviu a Deus com fidelidade e ousadia, sendo usado poderosamente, mesmo sem ter um Dom no Ministério quintoplo.

Os Apostolos, durante o ministério de Jesus, serviam as mesas

Matthew 14:19 (NAA)
E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a relva, pegando os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos para o céu, os abençoou. Depois, tendo partido os pães, deu-os aos discípulos, e estes deram às multidões.
No serviço, temos a oportunidade de ver o Poder de Deus operar atraves de nós.
Matthew 15:36 (NAA)
pegou os sete pães e os peixes e, tendo dado graças, os partiu e deu aos discípulos, e estes distribuíram ao povo.

Quem serve é ainda mais abençoado

Matthew 14:20 (NAA)
Todos comeram e se fartaram, e ainda recolheram doze cestos cheios dos pedaços que sobraram.
Matthew 15:37 (NAA)
Todos comeram e se fartaram; e, dos pedaços que sobraram, recolheram sete cestos cheios.
Enquanto serviam as mesas, os discipulos provaram do que ninguém mais provou:
O pão se multiplicou nas mãos deles e não nas de Jesus;
Eles ficaram com a abundancia do que sobejou.

Os discipulos preparam a Ceia

Matthew 26:17–19 (NAA)
No primeiro dia da Festa dos Pães sem Fermento, os discípulos vieram a Jesus e lhe perguntaram:
Onde quer que façamos os preparativos para que o senhor possa comer a Páscoa?
E ele lhes respondeu:
— Vão até a cidade, procurem certo homem e digam: “O Mestre diz: O meu tempo está próximo. É em sua casa que celebrarei a Páscoa com os meus discípulos.”
E eles fizeram como Jesus lhes havia ordenado e prepararam a Páscoa.

Cooperadores de Paulo

Romans 16:3–4 (NAA)
Saúdem Priscila e Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus, os quais pela minha vida arriscaram a sua própria cabeça; e isto lhes agradeço, não somente eu, mas também todas as igrejas dos gentios.
Romans 16:6 (NAA)
Saúdem Maria, que muito trabalhou por vocês.
Philemon 24 (NAA)
Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus colaboradores, mandam saudações a você.
Lucas nunca recebe um titulo ministerial, apesar de ter escrito 2 livros da Bíblia. No entanto, Paulo o chama de cooperador.

Exemplos de Ministério de Socorros

• Diaconato
• Introdução
• Música
• Teatro
• Ministério de crianças
• Trânsito
• Conselheiros
• Assistência social
• Secretaria
• Tesouraria

Ministério de Música

é ministério de socorros como todos os outros.
Vemos na antiga aliança os profetas sendo inspirados pela música ungida
2 Kings 3:15–16 (NAA)
Agora me tragam um músico.
Enquanto o músico tocava, o poder de Deus veio sobre Eliseu. Este disse:
— Assim diz o Senhor: “Façam, neste vale, covas e mais covas.

Ministério de Linguas e Interpretação

1 Corinthians 12:28–30 (NAA)
A uns Deus estabeleceu na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, os que têm dons de curar, ou de ajudar, ou de administrar, ou de falar em variedade de línguas. Será que são todos apóstolos? Será que são todos profetas? Será que são todos mestres? São todos operadores de milagres? Todos têm dons de curar? Todos falam em línguas? Todos têm o dom de interpretar essas línguas?

Linguas para edificação x para interpretação

1 Corinthians 14:18 (NAA)
Dou graças a Deus, porque falo em línguas mais do que todos vocês.
Mais do que todos - logo, todos falavam
1 Corinthians 14:2–4 (NAA)
Pois quem fala em línguas não fala para as pessoas, mas fala para Deus; ninguém o entende, pois, por meio do Espírito, fala mistérios. Mas o que profetiza fala para as pessoas, edificando, exortando e consolando. O que fala em línguas a si mesmo edifica, mas o que profetiza edifica a igreja.
1 Corinthians 14:14–15 (NAA)
Porque, se eu orar em línguas, o meu espírito, de fato, ora, mas a minha mente fica infrutífera. Que farei, então? Vou orar com o espírito, mas também vou orar com a mente; vou cantar com o espírito, mas também vou cantar com a mente.
Jude 20 (NAA)
Mas vocês, meus amados, edificando-se na fé santíssima que vocês têm, orando no Espírito Santo,
A “simples” oração em linguas é para Edificação Pessoal.
As Linguas para interpretação são para a Igreja.
1 Corinthians 14:6 (NAA)
E, agora, irmãos, se eu for até aí falando em línguas, que proveito vocês terão, se eu não falar por meio de revelação, de conhecimento, de profecia ou de doutrina?
1 Corinthians 14:13 (NAA)
Por isso, quem fala em línguas, ore para que as possa interpretar.
1 Corinthians 14:5 (NAA)
Eu quero que vocês todos falem em línguas, mas muito mais que profetizem. Pois quem profetiza é superior ao que fala em línguas, a não ser que as interprete, para que a igreja receba edificação.
1 Corinthians 14:26–28 NAA
Que fazer, então, irmãos? Quando vocês se reúnem, um tem um salmo, outro tem um ensino, este traz uma revelação, aquele fala em línguas, e ainda outro faz a interpretação. Que tudo seja feito para edificação. No caso de alguém falar em línguas, que não sejam mais do que dois ou, quando muito, três, e isto sucessivamente, e haja alguém que interprete. Mas, não havendo quem interprete, fique calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus.
Para o uso publico, é necessário Linguas para interpretação - neste caso, nem todos fluirão.

Disciplina na Igreja

Proverbs 15:10 (NAA)
Disciplina rigorosa há
para o que abandona o caminho,
e quem odeia a repreensão morrerá.
A disciplina é importante para salvar a vida do irmão que está desviando da verdade.

Como corrigir

Romans 15:14 (NAA)
E eu mesmo, meus irmãos, estou certo de que vocês estão cheios de bondade, têm todo o conhecimento e são aptos para admoestar uns aos outros.
1 Timothy 5:1–4 (NAA)
Não repreenda um homem mais velho; pelo contrário, exorte-o como você faria com o seu pai. Trate os mais jovens como irmãos, as mulheres mais velhas, como mães, e as mais jovens, como irmãs, com toda a pureza.
Honre as viúvas que não têm ninguém para cuidar delas. Mas, se alguma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiro a exercer piedade para com a própria casa e a recompensar os seus pais, pois isto é aceitável diante de Deus.

O Modelo de Jesus

Matthew 18:15–17 (NAA)
— Se o seu irmão pecar contra você, vá e repreenda-o em particular. Se ele ouvir, você ganhou o seu irmão. Mas, se não ouvir, leve ainda com você uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda questão seja decidida. E, se ele se recusar a ouvir essas pessoas, exponha o assunto à igreja; e, se ele se recusar a ouvir também a igreja, considere-o como gentio e publicano.
Em particular;
Com duas ou três testemunhas;
Trazer a público.
O objetivo da correção é ganhar o irmão - ele ser restaurado.
Galatians 6:1–2 (NAA)
Irmãos, se alguém for surpreendido em alguma falta, vocês, que são espirituais, restaurem essa pessoa com espírito de brandura. E que cada um tenha cuidado para que não seja também tentado. Levem as cargas uns dos outros e, assim, estarão cumprindo a lei de Cristo.

O coração para corrigir

Philippians 3:18 (NAA)
Pois muitos andam entre nós, dos quais repetidas vezes eu lhes dizia e agora digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo.
Eu digo chorando!
1 Corinthians 5:1–5 (NAA)
Ouve-se por aí que entre vocês existe imoralidade, e imoralidade tal como não existe nem mesmo entre os gentios, isto é, que alguém se atreva a possuir a mulher de seu próprio pai. E vocês andam cheios de orgulho, quando deveriam ter lamentado e tirado do meio de vocês quem fez uma coisa dessas. Eu, na verdade, ainda que fisicamente ausente, mas presente em espírito, já sentenciei, como se estivesse presente, o autor de tal infâmia. Em nome de nosso Senhor Jesus, reunidos vocês e o meu espírito, com o poder de Jesus, nosso Senhor, que esse tal seja entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor.
1 Corinthians 5:11–13 (NAA)
Mas, agora, escrevo a vocês que não se associem com alguém que, dizendo-se irmão, for devasso, avarento, idólatra, maldizente, bêbado ou ladrão; nem mesmo comam com alguém assim. Pois com que direito haveria eu de julgar os de fora? Mas será que vocês não devem julgar os de dentro? Os de fora, esses Deus julgará. Expulsem o malfeitor do meio de vocês.

O irmão de arrependeu!

2 Corinthians 7:8–10 (NAA)
Porque, mesmo que eu tenha entristecido vocês com a minha carta, não me arrependo — embora já tenha me arrependido, pois vi que aquela carta os deixou tristes, ainda que por breve tempo. Mas agora me alegro, não porque vocês ficaram tristes, mas porque essa tristeza os levou ao arrependimento. Pois vocês foram entristecidos segundo Deus, para que, de nossa parte, não sofressem nenhum dano. Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte.
2 Corinthians 2:5–11 (NAA)
Ora, se alguém causou tristeza, não o fez a mim, mas, para que eu não seja demasiadamente áspero, digo que em parte causou tristeza a todos vocês. Basta-lhe a punição imposta pela maioria. De modo que, agora, pelo contrário, vocês devem perdoar e consolar, para que esse indivíduo não seja consumido por excessiva tristeza. Por isso, peço que vocês confirmem o amor de vocês para com ele. E foi por isso também que eu lhes escrevi, para ter prova de que, em tudo, vocês são obedientes. A quem vocês perdoam alguma coisa, eu também perdoo. Pois o que perdoei, se é que perdoei alguma coisa, eu o fiz por causa de vocês na presença de Cristo, para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não ignoramos quais são as intenções dele.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.