Salmo 80

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 28 views
Notes
Transcript

Viticutor e Videira

introdução:

O Povo de israel está cativo devido a desobediência, após a morte de SALOMÃO, seu filho ROBOÃO assumiu o trono de Israel, e quando JEROBOÃO da tribo de EFRAIM soube disso, subiu do egito para conversar com ROBOÃO.
JEROBOÃO era um homem poderoso, e salomão enchergou isso nele, o colocou para governar toda a casa de José, porém o profeta Aías encontra JEROBOÃO com uma vestimenta nova, rasga ela em 12 partes e fala, que ele o Senhor Deus não está contente com Israel devido a idolatria, por isso ele vai dividir as tribos r JEROBOÃO, se tornará rei de 10 tribos, porém o Senhor guardara para si, por causa do servo Davi, e por causa de JERUSALÉM, a cidade de todas as tribos, porém Salomão tentou matar JEROBOÃO que por sua vez foge para o Egito, para SISAQUE REI DO EGITO, e permanece até a morte de SALOMÃO 1rs11.28-40 - 1Reis 11.28–40
Então quando JEROBOÃO fica sabendo da Morte de SALOMÃO, ele sobe do EGITO para ISRAEL e conversa com JOBOÃO O REI entronado, JEROBOÃO pede ao Rei oara diminuir os impostos sobre o povo, pois seu Pai REI SALOMÃO tinha pesado a Mão sobre o povo, e toda Israel sofreu muito com os altos impostos, ROBOÃO, escuta a petição e pede para JEROBOÃO, aguardar 3 dias e depois retornar novamente á pesença do Rei, nesse intervalo ROBOÃO procura conselhos com os conselheiros mais velhos da casa de seu Pai SALOMÃO, que o aconselha ser amigo do povo, pois se ele fosse bom com o Povo, Israel por gratidão o serviria para sempre, após essa primeir consulta aos conselheiros mais velhos, ROBOÃO vai se aconsehar com os mais jovens, seus amigos de infância que cresceu junto com ele, esses o aconselharam por não atender as petições do povo, e não somente isso, mas para arrochar ainda mais o que já estava arochado 1Reis 12.10–12 “10 E os jovens que haviam crescido com ele lhe disseram: Assim falarás a este povo que disse: Teu pai fez pesado o nosso jugo, mas tu alivia-o de sobre nós; assim lhe falarás: Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai. 11 Assim que, se meu pai vos impôs jugo pesado, eu ainda vo-lo aumentarei; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões. 12 Veio, pois,JEROBOÃO e todo o povo, ao terceiro dia, a ROBOÃO, como o rei lhes ordenara, dizendo: Voltai a mim ao terceiro dia.” Israel se revolta com ROBOÃO, e se rebelam contra o REI, que enviou ADORÃO, chefe dos tributos, e ISRAEL matou apedrejado, quando ROBOÃO ficou sabendo disse, ele fugiu rapidamente para JERUSALÉM, e assim como do profeta Aías profetizou, tudo se cumpriu, Israel entronou JEROBOÃO como REI das 1O tribos(REINO DO NORTE) e ROBOÃO REI DAS 2 TRIBOS (REINO DO SUL - JUDÁ E BENJAMIM) 1Reis 12.1–33
REINO NORTE Após essa divisão, vivem em desobediência, o Rei JEROBOÃO com medo de perder o trono proíbe qualquer um das tribos descer para Jerusalém para adorar no templo, construe dois bezerros de ouro e fala, esses seus deuses, após algumas sucessões no trono o REI ONRI fez bastante aliança com outros povos e ISRAEL, vive um periodo de prosperidade, faz de SAMARIA uma de suas capitais, e seu filho ACABE se casa com JEZABEL, que persegue os profetas de DEUS, por fim no ano 722 A.C os ASSÍRIOS destroí SAMARIA, e do REINO DO NORTE
REINO SUL o REI ROBOÃO cai na idolatria, seu ABIÃO, entrou em guerra com seus irmão, o povo de ISRAEL (10 tribos do REINO norte), apos algumas sucessões de trono, JORÃO filho do REI JOSAFÁ, assume o trono e introduz o culto a BAAL, JERUSALÉM é destruída pelos BABILONICOS EM 586 A.C
Salmo 80.título–1 (ARA) Salmo 80.1 1 Dá ouvidos, ó pastor de Israel, tu que conduzes a José como um rebanho; tu que estás entronizado acima dos querubins, mostra o teu esplendor.”
a) o Salmista lembra que o Deus é o Pastor de Israel.
b)o Salmista usa como exemplo o período que Deus conduziu José como um pastor onduz uma ovelha
c) o Salmista fala com tom de saudade do período em que a arca da Aliança estava no meio do povo de Israel.
Aplicação: Quando estamos em um situação de dificudades e elavos as nossas orações a Deus, e começamos a nos lembrar de tantas coisa que ele fez por nós, e que por mais que o céus parecem estar fechados, nós conhecemos a sua gloria, porque outrora já nos foi revelada, o nosso coração de enche de esperança mesmo em meio a tribulação
O Tesouro de Davi Versículo 1

“O Senhor é o Pastor de Israel, o Senhor que guiou José como um rebanho, o Senhor que habita entre Querubins”. Aquelas coisas que intensificam o favor e a providência de Deus revelados a Israel, ele traz à lembrança para que possa nutrir e fortalecer a confiança em oração.

Salmo 80.2–3 “2 Perante Efraim, Benjamim e Manassés, desperta o teu poder e vem salvar-nos. 3 Restaura-nos, ó Deus; faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos.”
a) o Salmista usa a palavra DESPERTA O TEU PODER palavra pois a impressão que eles tinham era que Deus retirado o seu poder do meio do povo, o poder de Deus não era mais visível, o que outrora era visivel não somente para toda Israel, mas também era visível para seus inimigos.
b) o Salmista pede para Deus restauração, para que então, após a restauração resplandeça a gloria de Deus, não podemos iverter a ordem, muitos querem a gloria mas não querem o conserto, muitos querem a gloria, mas não querem renuncia, muitos querem a gloria mas não querem abandonar as praticas que afastam de Deus, só querem, mas não se entregam a Deus com sinceridade.
c) o Salmista entende que não existe manifestação de Deus sem proposítos, o salmista quer ver a gloria de Deus, porque ele tem certez que o socorro vem de Deus, a providencia vem de Deus, a salvação vem de Deus, e quando ele se manifesta em seu favor, o milagre acontece.
Salmo 80.4–6 “4 Ó Senhor, Deus dos Exércitos, até quando estarás indignado contra a oração do teu povo? 5 Dás-lhe a comer pão de lágrimas e a beber copioso pranto. 6 Constituis-nos em contendas para os nossos vizinhos, e os nossos inimigos zombam de nós a valer.”
a) o Salmista agora diferente o versículo 3, onde clama Ó DEUS, agora o salmista, clama Ó SENHOR, DEUS DOS EXERCÍTOS, reconhendo em DEUS, o poder soberano, daquele que entra na guerra para vencer
b) o Salmista aqui deixa bem claro que Deus faz o que for necessário para realizar a sua vontade em nossa vida.
c) o Salmista fala de comer Pão de lagrimas e beber copioso pranto, que retrada que o sofrimento do povo era contínuo, diarío, e além de sofrerem, os inimigos zombavam deles.
Salmo 80.7 Restaura-nos, ó Deus dos Exércitos; faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos.”
a) o Salmista volta a clamar, pois quando estamos nessecitados de providencia divína, temos que abrir a boca, rasgar o nosso coração diante do altar e clamar incessantimente.
Salmo 80.8 Trouxeste uma videira do Egito, expulsaste as nações e a plantaste.”
a) Trouxestes: quem trouxe você aqui neste lugar foi DEUS, você não teria forças para vim sozinho, mas o SENHOR DEUS, na sua infinita misericordia te trouxe para esse lugar, terra de benção que mana leite e mel.
b) Uma: não existe duas, nem três, o SENHOR DEUS, escolheu dentre todos um povo para ser seu, um povo santo, lavado e remido no sangue do cordeiro.
b) Videira: Povo de Israel, Povo escolhido, Nação eleita, que hoje são todos aquele que aceitam a Jesus.
b) EGITO: Povo E da onde o Senhor Deus te trouxe? ele te tirou da terra do Egito, que representa o mundo, e te tirou da escravidão do pecado, para um lugar de benção.
b) Expulsaste as Nações E para isso ele lançou para fora da terra os Cananeus, e transpantou a videira(ISRAEL) nesse lugar que ele havia prometido a ABRÃAO, terra que mana Leite e Mel
Salmo 80.9–11 “9 Dispuseste-lhe(preparou um lugar) o terreno, ela deitou profundas raízes e encheu a terra. 10 Com a sombra dela os montes se cobriram, e, com os seus sarmentos, os cedros de Deus. 11 Estendeu ela a sua ramagem até ao mar e os seus rebentos, até ao rio.”
a) o Salmista nesse verso canta as promessas de DEUS para ABRAÃO, farei de ti uma grande nação, incontavéis assim como as estrelas do céu e a areia do mar, canta também a aliança feita com MOÍSES que tirou o povo do EGITO, e debaixo da direção divina, conduziu ISRAEL para uma terra que mana leite e mel.
a) o Salmista agora lembra que a promessa feita á um homem(ABRAÃO) lá em UR DOS CAUDEUS, agora é uma realida, pois essa videira(ISRAEL) se tornou tão grande encheu a terra com a sombra dela os montes se cobriram, e, com os seus ramos, os cedros de Deus, estendeu ela a sua ramagem até ao mar e os seus rebentos, até ao rio
Salmo 80.12 Por que lhe derribaste(derrubaste) as cercas, de sorte que a vindimam(apanham as uvas) todos os que passam pelo caminho?”
a) o Salmista atribui a Deus o desastre sobre ISRAEL, sabendo que DEUS está no controle de tudo, que se for necessário, ele tira a proteção absoluta sobre tua vida, deixa as cercas cairem, deixam os javalis entrar e destrui todo o campo, porque não existe um animal tão destruidor para os campos de plantação como o JAVALI, ele põe tudo para baixo, rasga com seus chifres navalhados tudo o que vê pela frente, e depois ainda pisoteia o que está no chão, e aos olhos dos homens não sobra nada.
b) E foi exatmente isso que aconteceu com Isreal, estava na terra prometida, mas preferia adorar outros deuses, desobedcer, pecar contra Deus, e viver uma vida de frieza na adoração e falta de compromisso com os mandamentos, então Deus tirou a cerca, a proteção, para o JAVALI destruir tudo, com o propósito do povo de Israel se lembrar de Deus.
Salmo 80.14 Ó Deus dos Exércitos, volta-te, nós te rogamos, olha do céu, e vê, e visita esta vinha;”
a) O JAVALI, pode destruit a superficie, aos olhos dos homens pode não ter solução, mas ele não pode matar a raiz, se existe raiz, ainda existe esperança.
b) Por isso o salmista clama por Deus, para que ele olhe dos altos céus e contemple a situação do povo, mas não somente isso, mas que ele visite a vinha com sua graça, com sua misericordia, com seu poder.
Salmo 80.15 protege o que a tua mão direita plantou, o sarmento(galho) que para ti fortaleceste.”
a) O salmista deixa claro que quem plantou a videira foi DEUS, quem chamou foi ele, quem cuidou foi ele, quem fortaleceu foi ele, não foi por nossa capacidade e nem por nossa força, mas foi pela misericordia de JESUS. Está destruida mas é dele, está doente mas é dele, está fraca mais é dele, está caída, no chão mas é dele, está chorando mas é dele...
Salmo 80.16 Está queimada, está decepada. Pereçam os nossos inimigos pela repreensão do teu rosto.”
a) O salmista fala em situação de destruição, a videira está queimada, destruida, e decepada, foi cortada ao meio, mas se ainda existe raiz, se ainda existe o dono da videira, ainda há esperança, basta a sua gloria resplander que os inimigos, podem ser importante o que for, pode ser IMPERADOR DA BABÍLONIA, que vai comer capim, se for necessário ele abre a cova e joga quem está te escravizando la dentro, ele move os céus, move a terra, da vida e tira vida, mas sua vontade sempre prevalecerá.
Salmo 80.17 Seja a tua mão sobre o povo da tua destra, sobre o filho do homem que fortaleceste para ti.”
a) Nações se levantam e caem, Reis são postos e despostos, presidentes vão e vem, por suas próprias forças não conseguem se estabelecer por muito tempo, pois sempre existe um mais poderoso, um mais articulado, um mais esperto, mas aquele que está a direita do Deus Pai, ele vem para levantae, e aquele que ele levantea ninguém abate, a porta que ele abre, ninguém fecha, ele veio para estabelecer sua igreja, e as portas do inferno não vai prevalecer, ele veio para salvar e livrar o homem do pecado e da morte
Salmo 80.18 E assim não nos apartaremos de ti; vivifica-nos, e invocaremos o teu nome.”
a) Aflições, lutas, provações, podem nos fazer desanimar, tirar nossas forças, mas o salmista nesse verso, recorre a Deus, pois é ele que nos vivífica, colocanto um novo cantíco em nossa boca, e dessa maneira, nós invocaremos o seu nome para sempre.
Salmo 80.19 Restaura-nos, ó Senhor, Deus dos Exércitos, faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos.”
a) Por fim o salmista finaliza esse louvou á Deus, mostrando que não existe nehuma extremidade tão ruim que não possa ser alcançada por cristo, Israel estava numa situação de escravidão, sofrendo, sua terra destruída, seu templo destruído, mas sempre há esperança de melhora em Cristo Jesus, porque ele é o único que pode realizar o impossível.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.