Sem título Sermão (14)
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 37 viewsNotes
Transcript
REFORMA PROTESTANTE
REFORMA PROTESTANTE
Martinho Lutero era um monge agostiniano, de origem pequeno-burguesa, da região daAlemanha. Seu rompimento com a igreja católica deu-se por causa da venda deindulgências (perdão, ou concessão de perdão em troca de dinheiro, o que implica naremissão da pena devida pelo pecado).
Para concluir a construção da Basílica de São Pedro, o papa Leão X (1513-1521), determinou a venda de indulgências para toda a cristandade e encarregou o fradedominicano Johann Tetzel de comerciá-las na Alemanha.Lutero protestou frontalmente contra esse comércio e, em 31 de outubro de 1517, afixou naporta da igreja de Wittenberg, onde era mestre e pregador, 95 proposiçõesonde, entreoutras coisas, condenava a prática vergonhosa da venda de indulgências.
1.
SOLA FIDE (Somente a Fé):
Sola Fide é o ensinamento de que a justificação, declarada apenas por Cristo, é recebidasomente pela fé, sem qualquer interferência ou necessidade de boas obras, ainda quecreiamos que a fé salvadora é sempre evidenciada, mas não determinada, pelas boas obras.Em síntese, a "
fé produz justificação e boas obras
", em contraste com a fórmula católicaapostólica romana "
fé e boas obras rendem justificação
".A salvação é um presente que Deus nos dá e isso se efetiva somente por meio da fé, jamaispelas obras humanas. Lutero compreendeu que não eram as penitências, sacrifícios oucompra de indulgências que podiam livrar o homem da condenação eterna, mas a graça deDeus, através da fé
(Ef 2.8)
. Após meditar no texto de
Rm 1.17
, que diz:
“O justo viverá dafé”
, Martinho Lutero percebeu que a justiça de Deus nessa passagem, é a justiça que ohomem piedoso recebe de Deus, pela fé, e não uma conquista humana.Na teologia católica, obras de justiça são consideradas meritórias para a salvação, além dafé, enquanto que, na teologia protestante, obras de justiça são vistas como o resultado eevidência de uma verdadeira justificação e regeneração que o crente recebeu somente pelafé.Na teologia católica, o meio pelo qual a justificação é aplicada para a alma é o sacramentodo batismo. No batismo, mesmo das crianças, a graça da justificação e santificação são
