Respostas de Deus aos questionamentos de um sofredor.

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 8 views

Somos crentes, mas quase sempre questionamos a Deus por algumas crises pelas quais passamos, até oramos pedindo a resolução delas - segundo a nossa vontade!) e nos frustramos quando Ele não nos atende como queremos.

Notes
Transcript

Hc.1.2-4;2.1

Introdução
Habacuc: “Abraço”.
Contemporâneo do profeta Jeremias cujo livro fora escrito ANTES do cativeiro babilônico (cerca de 600 AC). Então, pressupõe-se que os inimigos a que se refere Habacuque seriam os Caldeus ou babilônicos (Beacon).
Habacuque nos sugere que ele observava a sociedade judaica a partir do Templo, onde possivelmente servia como levita; conjectura-se que Habacuque tinha qualificações oficiais para tomar parte no canto litúrgico do Templo, ou seja, era integrante do coro do Templo. O capítulo três é uma canção, sendo que os últimos versos são considerados uma das maiores expressões de fé do Antigo Testamento.
O livro de Habacuque é diferente dos demais livros dos profetas em seu estilo literário, pois em momento algum há profecias contra esta ou aquela nação ou pessoa em particular, porém o que se pode ver é um diálogo entre o profeta e Deus. Entre seu texto há no capítulo dois a expressão: "O justo viverá da fé", que mais tarde inspiraria o apóstolo Paulo a escrever a mais teológica de suas cartas, a Carta aos Romanos, que posteriormente inspirou também Martinho Lutero na elaboração das 95 teses disparadoras da Reforma Protestante.
O profeta Habacuc inicia o livro interrogando a Deus e pedindo socorro, pois está cansado de ver o seu país sofrer opressão violenta, onde a Lei enfraquece e o direito está distorcido (1:2-4). A resposta de Deus é a intervenção de um grande império, que deveria corrigir os desmandos (1:5-10). Isso, porém, não satisfaz o profeta, pois o invasor não vem para fazer justiça, mas para substituir uma opressão por outra pior (1:12-17).
Habacuc continua esperando uma resposta satisfatória de Deus. A resposta definitiva é dada, agora, com mais clareza Deus expõe ao profeta seu plano que exige paciência, mas que não falha: "O justo viverá por sua fidelidade" (2:4). Com isso, os justos que (também) sofrem as consequências da violência são chamados a ser agentes na história, opondo-se firmemente aos que são vidas tortas. Tal acontecerá somente se esse grupo for fiel ao projeto de Deus; se estiver permanentemente vigilante na realização da justiça.
Habacuque é um dos poucos que foram ousados em argumentar e discutir com Deus. Talvez o versículo fundamental seja 2.1: “Sobre a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei, e vigiarei, para ver o que fala comigo e o que responderei, quando eu for arguido”. A resposta crucial está em 2.4b: “Mas o justo, pela sua fé, viverá”.
Desenvolvimento
Habacuque se desenvolve com base num diálogo entre o profeta e Deus, terminando com uma afirmação de que pode faltar tudo, mas o profeta continuaria FIRME com o Senhor. Isso deve se constituir num desafio para nós
1. Primeira pergunta do profeta (1.2-4)
a. Por que tanto sofrimento, tanta violência? Quando isso vai acabar?
b. A lei já não funciona mais, é manipulada pelos perversos.
2. Resposta do Senhor (1.5-11)
a. Vou levantar os babilônios/Caldeus – ferozes e violentos – para fazer o meu juízo sobre Israel.
b. Mas eles têm a sua própria força como se fossem Deus.
3. Segunda pergunta do profeta (1.12-2.1)
a. Se o Senhor é puro e não suporta ver o mal e a opressão, como seu amor para com teu povo vai reagir diante das barbaridades que os babilônios farão com teu povo? – ou seja, como explicar a tua ira e teus instrumentos de juízo com o teu grande amor? - nós perguntamos: “Se Deus é amor, por que Ele permite tanto sofrimento? Ele não faz nada para combater os sofrimentos?”
b. O profeta pergunta e diz: “Vou esperar a resposta do Senhor em meu “Quarto de Guerra”.
4. Resposta do Senhor (2.2-20
a. Escreva bem legível, para que todos possam ler. Todos têm que saber (Missões)
· Deus tem escrito LEGÍVEL seu plano de salvação (por meio de Jesus Cristo), mas os homens não querem saber dele. Então sofrem!
· Aquilo que semeamos, isso colhemos!
b. Os perversos e teimosos em seus pecados sofrerão o juízo. Os que têm praticado, roubado, enganado... receberão em paga mesma moeda por outros povos também levantados por Deus (a mim pertence a vingança – Rm.12.19; He.10.30; Dt.32.35
c. Pode não ser de imediato (2Pe.3.3-9) - mas o justo pela sua fé viverá. Ou: “o que perseverar até o fim será salvo” – Mt.24.12,13
d. Mas saibam que, mesmo que pareça que Deus está “nem aí” para o que acontece, Ele permanece ATENTO a todo movimento histórico. De sua morada Ele observa a tudo e a todos – “O Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra” – Hc.2.20. “Cale-se”é uma exclamação hebraica que significa “silêncio!” ou “fica quieto!” Deus está trabalhando. Sejam justos e sejam fiéis.
· Josafá – em 2Cr.20.15-17 (Ler o texto “marcado”)
· Aquietai e sabei que eu sou Deus – Sl.46.10
5. Oração de Habacuque em forma de cântico:
a. “Neste momento de tanta necessidade, ajuda-nos outra vez, como fizeste no passado”.
De que forma?
b. Avivando tua obra... fazendo-nos relembrar – Hc.3.2 (estudando a Palavra de Deus, aprendendo porque assim Deus agiu, como fez e o que pode e promete fazer.
c. Basta CRER. NÃO DUVIDAR, mesmo que as coisas parecem ir de mal a pior – Hc.3.17,18.
6. O cântico dos fortes e dos que creem é assim: Hc.3.17-19.
Conclusão
1. Quais perguntas você anda fazendo para Deus? Está indignado com os acontecimentos dos nossos dias? Estaria perguntando: “ONDE ESTÁ, Ó DEUS, QUE NÃO RESPONDE”?
Foi com esta frase que o poeta Castro Alves iniciou seu poema Vozes da África”. É o lamento do Continente Africano, vendo seus filhos serem levados como animais ao mercado de escravos.
Deus! Ó Deus! Onde estás que não respondes! Em que mundo, em que estrela tu te escondes Disfarçado nos céus? Há dois mil anos Te mandei meu grito, Que em vão, desde então, corre o infinito... Onde estás, senhor Deus?
À semelhança dos versos do poeta, muita gente deve ter perguntado onde estava Deus no dia 11 de setembro de 2001, quando mais de duas mil vidas chegaram a um ponto final de forma tão trágica. Por quê?
Onde estava Deus quando as nações realizaram a Primeira, e a Segunda Guerra Mundial quando foram eliminados milhões de judeus, em nome da superioridade ariana?
Onde está Deus quando nossos irmãos são enganados ou quando nós os enganamos? Quando mentimos para conseguir favores que desejamos? Quando desonramos o lar, com o adultério? Quando eliminamos a vida ainda em processo de gestação?
Onde está Deus quando deixamos nossos filhos ao acaso, sem orientação, preferindo nossa comodidade?
Onde está Deus quando, utilizando o poder que o mundo nos confere, ferimos pessoas, destruímos a honra de outras vidas?
O Senhor está no seu santo templo (contemplando a tudo). Cale-se diante dele toda a terra – Hc.2.20
Quando não temos respostas, Deus as tem através de Jesus Cristo e do Espírito Santo. O Espírito é o porta-voz do Filho, que intercede por nós com gemidos inexprimíveis e nos consola. Em Jesus temos as respostas. Diante dEle todos se aquietarão e reconhecerão que Sua justiça dominará toda a terra. Aquietai e sabei que o Senhor é Deus – que Jesus é Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more