ESTUDO 17 - JOSÉ GOVERNA O EGITO
MICALI • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsNotes
Transcript
ESTUDO 17 - JOSÉ GOVERNA O EGITO
ESTUDO 17 - JOSÉ GOVERNA O EGITO
Objetivos
Objetivos
Introduzir o assunto de graça e perdão
Incentivá-los a serem perseverantes na Palavra
Muitos abandonam sua fé quando passam por dificuldades. Seu relacionamento com Deus é utilitário e se Deus não dá o que querem o abandonam facilmente.
Trabalhar a ideia da importância da família, principalmente dos pais.
Muitas vezes os mais velhos não são alimentados devidamente.
Preparo:
Preparo:
Proposição inicial
Proposição inicial
Hoje nós aprenderemos a história sobre como José se tornou governador de todo o Egito e como ele salvou sua família da fome. Mesmo que seus irmãos fossem maus, José os salvou da fome.
Introdução
Introdução
José era o filho predileto de Israel,
Desenvolvimento
Desenvolvimento
Texto bíblico: Gênesis 37-50
Texto bíblico: Gênesis 37-50
José se torna governador do Egito (Gênesis 41:37-57)
José se torna governador do Egito (Gênesis 41:37-57)
O faraó ficou muito feliz porque José havia falado o significado de seus sonhos. Então fez com que ele se tornasse o governador do Egito. José se tornou tão grande no Egito que somente o faraó era maior que ele.
José guardou bastante comida durante os 7 primeiros anos. Ele pegava um pouco de cada roça de todas as pessoas e guardou muitas pilhas de comida na casa do faraó. Depois dos 7 anos, as roças pararam de produzir, assim como Deus havia falado para o faraó por meio do sonho. Então todas as pessoas iam até o faraó para comprar comida dele.
A reunião com os irmãos e a reconciliação (Gênesis 42-45)
A reunião com os irmãos e a reconciliação (Gênesis 42-45)
Nascimento de Benjamin
Nascimento de Benjamin
Israel teve outro filho com a mãe de José e colocou nessa criança o nome de Benjamim.
A fome
A fome
Os irmãos de José ficaram com muita fome durante o período de seca. Eles ouviram a palavra sobre o faraó ter bastante comida e foram até o Egito para pedir para comprar comida para eles. Então Israel enviou os seus filhos mais velhos ao Egito para comprarem comida do faraó, mas mandou que Benjamim ficasse com ele.
A primeira viajem dos irmãos de José
A primeira viajem dos irmãos de José
Eles foram até o faraó e José os atendeu. Eles não reconheceram José porque ele estava já grande e vestido com roupas dos egípcios. José também só falava a língua dos egípcios na frente de seus irmãos. Um servo de José o traduzia na conversa. José falou que aqueles homens eram mentirosos e que estavam lá para roubar os bens do faraó. Seus irmãos ficaram com muito medo e falaram que isso não era verdade. Contaram que seu pai era velho e estava vivo. Contaram que Israel havia ficado com seu filho mais novo Benjamim. José ordenou que um deles ficasse preso enquanto os outros buscassem seu pai e seu irmão mais novo porque gostaria de vê-los. Eles foram embora e Simeão ficou preso acorrentado no Egito.
A segunda viajem
A segunda viajem
Quando toda comida acabou, eles voltaram a sofrer muito por causa da fome e foram de volta para o Egito. Mesmo que Israel não quisesse enviar Benjamim eles foram. Israel tinha medo de que Benjamim morresse como ele pensava que José havia morrido, por isso não queria que fossem, mas estavam com fome e não tinham escolha. Somente Israel ficou com suas esposas e escravos em Canaã.
José se revela
José se revela
Quando eles chegam no Egito, todos vão falar com José para mostrar que não são ladões. José vendeu a comida para eles e deu uma refeição muito boa para eles com bastante comida. Porém na hora de vender mais comida, escondeu seu próprio copo no saco de Benjamim, seu irmão mais novo. Os soldados foram procurar o copo de José. Os irmãos falaram: -“Nós não somos ladrões. Se algum de nós roubou, que ele fique preso!”. Mas, os soldados acharam o copo de José na bolsa de Benjamim. Os soldados começaram a arrastar Benjamim para ser preso. Os irmãos começaram a ficar com muito medo e disseram para José: -“Não o prenda! Prenda a mim no lugar dele". José ouviu que eles estavam protegendo seu irmão mais novo e pensou que talvez a mente deles havia mudado. José começou a chorar e mostrou que ele era José. Todos choraram de alegria.
José mandou que trouxessem seu pai de Canaã e deu muitas terras para que eles morassem no Egito e os alimentou por todo o período de fome.
Cristologia do texto
Cristologia do texto
José sofreu muito antes de tornar chefe de todo o povo do Egito. Mas, por causa de seu sofrimento ele virou alguém importante. Depois que ele se tornou importante ele salvou sua família de morrer de fome. Se José não fosse grande, ele não poderia salvar sua família da fome. Se José nunca houvesse sofrido, ele jamais poderia salvar sua família. Da mesma forma, Jesus sofreu muito morrendo numa cruz para que pudéssemos ser lavados de nossos pecados. Se Jesus não tivesse sofrido nós não poderíamos ser salvos por Deus. Ficamos felizes porque Jesus sofreu em nosso lugar.
Conclusão
Conclusão
Hoje nós aprendemos a história sobre como José se tornou governador de todo o Egito e como ele salvou sua família da fome. Mesmo que seus irmãos fossem maus, José os salvou da fome.