Episódio 7
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
Eu quero falar com vocês hoje sobre muitos momentos em que nossa vida parece não ter direção e solução.
Olhamos para o lado, vemos que não temos o dinheiro necessário.
Olhamos para o outro lado, vemos que pessoas que poderiam ajudar não irão nos ajudar, ou não querem nos ajudar.
Neste caso ficamos totalmente sem direção e muitas vezes tentamos coisas que coisas extremas para resolver o que precisa ser resolvido.
Hoje vamos aprender a forma correta, mas pra que ela funciona, precisamos ter fé, sem fé nunca iremos conhecer a Deus.
A passagem de hoje se encontra em João 6.1-15
Leitura
Leitura
6 Algum tempo depois, Jesus partiu para a outra margem do mar da Galiléia (ou seja, do mar de Tiberíades), 2 e grande multidão continuava a segui-lo, porque vira os sinais miraculosos que ele tinha realizado nos doentes. 3 Então Jesus subiu ao monte e sentou-se com os seus discípulos. 4 Estava próxima a festa judaica da Páscoa.
5 Levantando os olhos e vendo uma grande multidão que se aproximava, Jesus disse a Filipe: “Onde compraremos pão para esse povo comer?” 6 Fez essa pergunta apenas para pô-lo à prova, pois já tinha em mente o que ia fazer.
7 Filipe lhe respondeu: “Duzentos denários não comprariam pão suficiente para que cada um recebesse um pedaço!”
8 Outro discípulo, André, irmão de Simão Pedro, tomou a palavra: 9 “Aqui está um rapaz com cinco pães de cevada e dois peixinhos, mas o que é isto para tanta gente?”
10 Disse Jesus: “Mandem o povo assentar-se”. Havia muita grama naquele lugar, e todos se assentaram. Eram cerca de cinco mil homens. 11 Então Jesus tomou os pães, deu graças e os repartiu entre os que estavam assentados, tanto quanto queriam; e fez o mesmo com os peixes.
12 Depois que todos receberam o suficiente para comer, disse aos seus discípulos: “Ajuntem os pedaços que sobraram. Que nada seja desperdiçado”. 13 Então eles os ajuntaram e encheram doze cestos com os pedaços dos cinco pães de cevada deixados por aqueles que tinham comido.
14 Depois de ver o sinal miraculoso que Jesus tinha realizado, o povo começou a dizer: “Sem dúvida este é o Profeta que devia vir ao mundo”. 15 Sabendo Jesus que pretendiam proclamá-lo rei à força, retirou-se novamente sozinho para o monte.
Nova Versão Internacional (2001). São Paulo: Sociedade Bíblica Internacional, p. Jo 6.1–15.
Contexto
Contexto
O que eu quero que vocês entendam hoje é que vocês não estão sozinhos.
Muitas vezes vocês passam por dificuldades e acham que foram abandonados, que ninguém olha pra vocês.
Mas a verdade é que todos nós passamos por problemas e dificuldades. O que quero que vocês hoje aprendam é que existe uma forma correta de enfrentar os problemas de vocês.
Nessa passagem vemos uma situação onde uma multidão precisa de alimento e Jesus estava diante do seus filhos, e as pessoas estavam diante do seu Senhor. Mesmo os discipulos não tinham fé ainda o suficiente pra crer que Jesus poderia realizar um milagre.
Explicação e Aplicação
Explicação e Aplicação
1 - Dinheiro não é a solução
1 - Dinheiro não é a solução
Duzentos denários não comprariam pão suficiente para que cada um recebesse um pedaço!”
Enquanto nossa vida, alegria e solução estiver voltadas ao dinheiro, continuaremos sempre sofrendo, com a nossa confiança em coisas materiais.
2 - Os homens não são a solução
2 - Os homens não são a solução
Aqui está um rapaz com cinco pães de cevada e dois peixinhos, mas o que é isto para tanta gente?”
Da mesma forma, enquanto nossa esperança estiver em pessoas, com certeza iremos ser decepcionado e abandonados. É claro que as pessoas podem sim nos abençoar e cuidar da gente, mas somente um Homem com certeza nunca nos abandonará, independente da circunstancia.
3 - Quando o problema parece não ter mais solução
3 - Quando o problema parece não ter mais solução
Eram cerca de cinco mil homens.
Aqui vemos um exemplo em que a situação precisa chegar ao extremos para que as pessoas crescem no milagre.
Quantas vezes depois de ter uma solução de um problema, mesmo ao pedir a Deus ajuda, acabamos por creditar algo a alguma pessoa ou a nós mesmos. Mas é quando o problema chega a ficar completamente sem solução é que entendemos que somente um milagre poderá resolver nossa problema.
Todos receberam o suficiente, sem dúvidas este é o profeta que deveria vir ao mundo
Todos receberam o suficiente, sem dúvidas este é o profeta que deveria vir ao mundo
Após um milagre, todos sairam satisfeitos e creram que Jesus realmente era o Cristo.
Por isso meu pedido hoje é que vocês entreguem totalmente a vida de vocês a Jesus, com fé, crendo que o problema sem solução de vocês só será solucionado quando vocês se entregarem totalmente a Jesus.
Muitas vezes a solução não será o que vocês estão imaginando, e por isso Jesus nos ensinou a orar ao Pai dizendo “seja feita a sua vontade”.
Que o Deus da paz que nos traz vida alcance a vida de vocês, trazendo todos os seus anseios debaixo de suas mãos e vocês passem a ter vida completa nEle.
Amém
